sábado, dezembro 11, 2010

RENATA LO PRETE - PAINEL DA FOLHA

Que tal Ciro?
RENATA LO PRETE
FOLHA DE SÃO PAULO - 11/12/10

Em conversa com o presidente do PSB, Eduardo Campos, que entrou pela madrugada de ontem, Dilma Rousseff ressuscitou a ideia de levar Ciro Gomes para o primeiro escalão na cota do PSB.
No desenho proposto por ela, Ciro voltaria para a Integração Nacional e Fernando Bezerra, que Campos havia escolhido para essa pasta, assumiria a Secretaria de Portos. Caso Ciro recusasse a oferta, Bezerra ficaria com a Integração, deixando Portos para Beto Albuquerque. A volta do nome de Ciro, que está no exterior, levou a uma série de conversas internas no PSB ontem. A definição deve ficar para quarta-feira.


Escanteio Dilma não gostou da entrevista em que Antonio Carlos Valladares (PSB-SE) manifestou desinteresse em assumir o Ministério da Micro e Pequena Empresa. A petista se viu com a faca no pescoço, já que é conhecida sua intenção em levar José Eduardo Dutra à vaga de Valladares no Senado. 

A tiracolo Candidato derrotado ao Senado na Bahia, César Borges (PR) acompanhou Alfredo Nascimento (PR-AM), futuro ministro dos Transportes, em visita recente a Dilma. Ele estaria interessado em assumir o Dnit. 

Padrinho Embora deputado reeleito pelo Maranhão, o futuro ministro do Turismo, Pedro Novais (PMDB), vive no Rio há muitos anos e não pertence ao grupo de José Sarney. Sua indicação conta pontos para o líder peemedebista na Câmara, Henrique Alves (RN). 

Recado A rejeição do PT mineiro à candidatura de Cândido Vaccarezza (PT-SP) para a presidência da Câmara foi interpretada como uma resposta à composição ministerial. Até agora, Minas tem só um nome certo no novo governo: Fernando Pimentel (Desenvolvimento). 

Missão Para evitar sequelas no partido, Lula pediu ao presidente do PT, José Eduardo Dutra, que mergulhe de cabeça na disputa pela presidência da Câmara. 

Calculadora O governo vai tentar aprovar o Orçamento mantendo a previsão do salário mínimo em R$ 540. O valor só será alterado caso seja necessário algum ajuste de última hora vital para a aprovação da peça.

Hic! Apesar da pressão generalizada por cargos em seu governo e de uma crise de soluço que o castigou por dois dias inteiros, Geraldo Alckmin tem exibido bom humor surpreendente, relatam membros da transição. 

Também quero Um dos aliados que pressionam Alckmin é o PV, que tem Fábio Feldmann cotado para o Meio Ambiente. Os verdes também tentam emplacar o deputado estadual Chico Sardelli na pasta de Esportes. Ele é vice-presidente da Federação Paulista de Futebol. 

Com licença Feldmann enfrenta forte oposição do núcleo "tocador de obras" do PSDB pelo histórico de rigor na liberação de licenciamento ambiental para projetos viários e habitacionais na gestão de Mário Covas. 

Visitas à Folha Armando Monteiro Neto, senador eleito pelo PTB de Pernambuco, visitou ontem a Folha, a convite do jornal. Estava acompanhado de Iris Campos, assessora de imprensa. 

Thomas Shannon, embaixador dos EUA no Brasil, visitou ontem a Folha. Estava com Thomas Kelly, cônsul-geral em São Paulo, Jennifer Siragor, vice-cônsul, Benjamin Chiang, adido de imprensa, e Ana Paula Ferreira, assessora de imprensa. 


tiroteio

"Dilma inaugurou a era da política mística. Seu futuro ministério é a prova de que pode haver reencarnação em vida."
DO CIENTISTA POLÍTICO RUBENS FIGUEIREDO, sobre o elevado índice de reaproveitamento da equipe de Lula no primeiro escalão de sua sucessora.

Contraponto

Livrai-nos do mal

Em reunião do PT na Câmara, Arlindo Chinaglia (SP) provocou o colega Luiz Couto (PB), que é padre:
-Explique: por que no Pai Nosso usa-se a conjunção adversativa "mas" antes de "não nos deixeis cair em tentação"? Ela não anula o enunciado anterior?
Em socorro ao padre, um assessor citou um estudo sobre a "relação sintático-semântica" da conjunção na referida passagem, segundo o qual a versão correta da oração seria em francês. Nela, em vez do "mas", aparece "et surtout", que significa "e sobretudo".
Chinaglia voltou a fustigar o padre-deputado:
-Está vendo como eu estou certo?

MÔNICA BERGAMO

A IGREJA TEM QUE ORIENTAR OS ELEITORES 
MÔNICA BERGAMO
FOLHA DE SÃO PAULO - 11/12/10

De terno preto, dom Raymundo Damasceno, arcebispo de Aparecida, recém-nomeado cardeal pelo papa Bento 16, chega a um lounge VIP do shopping Iguatemi, onde aconteceu a pré-estreia do filme "Aparecida - O Milagre", sobre a padroeira do Brasil. "Trouxe a batina na pasta, caso tenha outro cardeal aí", diz ele, que viajou a SP de helicóptero. Depois de um lanche com cerejas, damascos e sanduíches, ele falou à coluna:

Folha - Como recebeu a nomeação como cardeal?
Dom Raymundo Damasceno - Primeiro é a surpresa, um certo temor, evidentemente, um certo sentimento de humildade diante da tarefa a cumprir. Mas ao mesmo tempo tem um sentimento de gratidão a Deus por ter a oportunidade de fazer uma experiência eclesial em âmbito universal. E um sentimento de gratidão também ao Santo Padre, ao papa [Bento 16], por confiar na minha pessoa, uma vez que os cardeais são os colaboradores mais próximos no âmbito do governo da igreja.

O senhor esteve com o papa logo depois de ele ter dito que os bispos brasileiros deveriam intervir na política brasileira e condenar o aborto.
Aquela declaração do Santo Padre evidentemente não foi motivada pela campanha política que se realizava no Brasil naquele momento, entende? O Santo Padre tem se colocado de uma maneira muito firme em defesa da vida, e achou conveniente dirigir essa mensagem. Eu creio também que é um tema de discussão política, porque se trata da vida, e é importante que o eleitor, para exercer de uma maneira livre, responsável, o seu voto, conheça as posições dos candidatos em certas questões, digamos, éticas, morais.

Houve a interpretação de que a posição favorecia o candidato José Serra.
Não, não, não teve propósito nesse sentido. Foi simplesmente a afirmação de uma tese que para nós é fundamental. E inegociável.

Houve grande envolvimento de parte da igreja na eleição.
A igreja não deve assumir posição político-partidária, mas também não pode deixar de dar critérios, orientações para o eleitor. A igreja é separada do Estado, mas não é separada da sociedade.

Qual a importância de Aparecida para a igreja do país?
Aparecida é uma referência. São milhões de romeiros que acorrem diariamente de todas as partes do Brasil, do Norte, Sul, Leste e Oeste. Recebemos pessoas das mais diversas categorias. Sempre digo: temos romeiros de helicóptero, de carro, de ônibus, a cavalo e a pé.

Dom Damasceno assistiu à sessão ao lado da socialite Maricy Trussardi. Abençoou vidros de água benta e puxou uma "Ave Maria". Os convidados, incluindo o sindicalista e ex-deputado Luiz Antônio de Medeiros, rezaram. "Sempre fui devoto", diz ele. Sua mulher, Lenita, diz que Medeiros tem 11 imagens de Nossa Senhora na cabeceira.

Rosangela Lyra, uma das socialites que organizaram a pré-estreia, diz a Maria Pia Ugolini que "o filme vai aumentar nossa legião. Você viu que minha filha saiu de lá, né?". Ela é mãe de Caroline Celico, mulher do jogador Kaká -e "lá" é a Igreja Renascer em Cristo, com quem os dois romperam. "O Kaká também saiu?", pergunta o ator Murilo Rosa, protagonista do filme. Rosangela confirma, e ele comenta: "Fico muito feliz. Um ídolo como ele, é muito perigoso errar desse jeito".

DIÁLOGO
O médico Miguel Srougi reunirá 35 professores titulares de medicina de SP para um almoço em torno do governador eleito Geraldo Alckmin (PSDB-SP) nos próximos dias. A ideia é trocarem ideias para a área da saúde.

COISA DE JOVEM
Ao falar sobre juventude para a revista "Alfa" que está nas bancas, o senador Aécio Neves (PSDB-MG) diz o seguinte: "Todo mundo teve 18 anos... Ah, experimentou um baseado com 18 anos? Sim. E ponto final."

ENTREGA EXPRESSA
O Iasp (Instituto dos Advogados de São Paulo) mandou um ofício para o presidente Lula, em outubro, pedindo urgência na escolha do 11º primeiro ministro do STF. Só neste mês chegou a resposta, da Diretoria de Documentação Histórica: o documento foi encaminhado à Casa Civil para "análise e eventuais providências".

MINAS NO CHILE
Ronaldo Fraga inaugura em Santiago, no Chile, uma mostra no Museo de la Moda com peças de sua coleção inspirada em Pina Bausch.

ARRASTÃO
Ontem, às 7h30, vários andares de um prédio na rua Gustavo Teixeira, em Perdizes, sofreram um arrastão.

MIL COISAS
Na plateia de debate sobre "Tropa de Elite 2", nessa semana, Monica Serra, mulher do ex-governador José Serra (PSDB-SP), disse ter se surpreendido com as referências do diretor José Padilha e do roteirista Bráulio Mantovani. "Não é só imaginação e ação. É uma vida que vai lapidando o artista."

EM BRANCO
Monica Serra, por sinal, diz que não faz a menor ideia sobre o futuro político de seu marido: "Não tenho opinião, não penso nessas coisas. Não vai sair [na imprensa]: "a Monica acha isso, a Monica pensa aquilo'".

DEPOIS DA FEIRA
O Skol Sensation, evento de música eletrônica que acontece em abril, mudará de data em 2011, por causa do cronograma de feiras do Anhembi, onde é realizado.
Será no dia 18 de junho.

CURTO-CIRCUITO

O grupo Instituto apresenta o show "Racional", com participações de Thalma de Freitas e BNegão, no dia 23, no Studio SP. 18 anos.

Moacyr Luz apresenta o show "Para Ver as Meninas", com Veronica Ferriani, Mariana Baltar e Ana Costa, hoje, às 12h, no bar Pirajá. Livre.

O Rothko Restaurante será inaugurado hoje, na rua Wisard, na Vila Madalena.

Roberto Cavalli lança coleção inverno 2011 junto com os mercados europeu e americano, hoje, na loja da rua Bela Cintra, nos Jardins.

O festival "Moules et Frites" do Ici Bistrô, do chef Benny Novak e Renato Ades, vai até amanhã no restaurante.

Clara Monforte autografa o livro "Colunismo Social", amanhã, às 18h30, no Griffe Hall, em Santos.

com DIÓGENES CAMPANHA, LÍGIA MESQUITA e THAIS BILENKY

O VAGABUNDO DO PLANALTO

DOM ODILO P. SCHERER

Migrantes, refugiados e o Natal
Dom Odilo P. Scherer 

O ESTADO DE SÃO PAULO - 11/12/10
No Natal comemoramos uma vez mais o nascimento de Jesus Cristo, ocorrido há mais de 2 mil anos. O evangelista São Lucas conta-nos que os pais de Jesus eram de Nazaré, na Galileia, mas na condição de migrantes forçados encontravam-se em Belém, na Judeia; não houve acolhida nas casas para eles - "não havia lugar para eles" - e Jesus teve de nascer fora da cidade, num abrigo para animais (cf. Lc 2,7). Logo em seguida, o rei Herodes quis matar o menino Jesus, porque via nele uma ameaça ao seu trono. Então, Maria e José fugiram às pressas, para salvar o menino, e viveram como exilados no Egito (cf Mt 2,13-15).
O cristianismo começa, pois, com fatos de migração forçada e exílio. O Filho de Deus, vindo ao mundo, conheceu logo as inseguranças e angústias da humanidade; por isso, a Igreja fundada por ele entende ser também seu dever estar ao lado dos que continuam a sofrer o desrespeito aos seus mais elementares direitos. E convida a humanidade a superar suas divisões, relações injustas e a indiferença diante daquilo que avilta a dignidade do próximo.
A Comissão Católica Internacional para as Migrações (CCIM) é um organismo fundado em 1951 pelo papa Pio XII, com sede em Genebra, na Suíça, para unir e coordenar os esforços das associações e obras que já se ocupavam dos migrantes e refugiados e para suscitar novas e eficazes iniciativas em favor dos muitos desalojados e desenraizados pela 2.ª Grande Guerra Mundial. A comissão nunca mais parou de trabalhar. Guerras sucessivas, desigualdades econômicas e outros fatores continuaram a produzir milhões de migrantes e refugiados em todo o mundo. Nos anos 60, empenhou-se no socorro a refugiados políticos por causa das ditaduras e guerrilhas na América Latina; nos anos 70, centenas de milhares de pessoas foram socorridas no Sudeste Asiático, sobretudo por causa da Guerra do Vietnã. Nos anos 80, os refugiados do Leste Europeu precisaram ser socorridos.
Os conflitos na região balcânica, nos anos 90, deram origem a novas levas de refugiados, que precisaram ser socorridos e realocados; no mesmo período, tensões étnicas no continente africano criaram situações de verdadeira calamidade humanitária; a CCIM, mais uma vez, entrou em campo para socorrer populações feridas e indefesas no Burundi e na Guiné. Agora faz o mesmo no Afeganistão, no Iraque e no Sudão... No Sudeste Asiático, tsunamis, enchentes e catástrofes naturais, além de conflitos e miséria, não cessam de pôr em marcha milhões de pessoas à procura de abrigo seguro. Ondas migratórias atravessam o Mediterrâneo e o Caribe, muitas vezes em embarcações frágeis e superlotadas, ou cruzam as fronteiras secas do México e também do Brasil.
Mulheres, crianças e idosos são as maiores vítimas.
A CCIM continua com sua atenção voltada para a recolocação de refugiados, especialmente os mais vulneráveis. Ao contrário do que se poderia imaginar, são relativamente poucos os países dispostos a acolher refugiados. A comissão atua em sintonia com o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur), com a Cruz Vermelha e com a Cáritas Internacional. A questão tem implicações políticas, que precisam ser trabalhadas nas instâncias internacionais competentes. O papa Bento XVI bem recordou, na encíclica Caritas in Veritate, que nenhum país consegue enfrentar sozinho a questão migratória e, por isso, deve haver uma conjugação de esforços em âmbito internacional. Torna-se sempre mais necessário desenvolver políticas globais para as migrações a fim de harmonizar os esforços internacionais com as normas locais, para salvaguardar a dignidade e os direitos das pessoas e das famílias migrantes (cf. n. 62).
A comissão empenha-se na defesa da dignidade e dos direitos dos migrantes e refugiados; e não é sem razão, pois numa massa tão grande e tão fragilizada também medram organizações criminosas dispostas a explorar de forma desumana essas pessoas. O tráfico de pessoas para a exploração sexual, a mão de obra semiescrava e até para o comércio de órgãos é um fato vergonhoso para a civilização do século 21 e envolve números alarmantes.
Recentemente, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) estimou que a cada ano cerca de 2,4 milhões de homens e mulheres caem nas redes desses inescrupulosos mercantes de seres humanos. Muitas vezes, depois de terem pago a peso de ouro as promessas de documentos, emprego e moradia a seus exploradores, essas pessoas são abandonadas à própria sorte em alto mar, em embarcações à deriva; outras vezes, ao chegarem ao sonhado país da liberdade e da prosperidade, são recolhidas em campos de prófugos, que mais parecem campos de concentração, ou são imediatamente devolvidas ao país de origem, com todo o sofrimento e os riscos que isso comporta. A dignidade dessas pessoas é aviltada completamente.
Mas voltemos ao Natal: o Filho de Deus veio unir na fraternidade e na paz toda a humanidade. Somos todos parte de uma única família de povos, raças, culturas, irmãos uns dos outros, de filhos e filhas amados por Deus. Esta é a grande mensagem do Natal para a humanidade; conforme o anjo anunciou aos pastores de Belém (cf. Lc 2,10), "será uma grande alegria para todo o povo!"
A comemoração do Natal se expressa em gestos de solidariedade, amor desinteressado, perdão e acolhida simples e fraterna. Por que será? Será por uma trégua do poder do egoísmo que governa o mundo? Acho que não. São manifestações da inquieta nostalgia do bem que há no coração do homem, daquilo que há de mais verdadeiro e genuíno em nós.
Que bom seria se fosse Natal todos os dias!
Não haveria mais migrantes forçados nem refugiados.
CARDEAL-ARCEBISPO DE SÃO PAULO

JOSÉ SIMÃO

WikiLeaks! Eu comi duas suecas!
JOSÉ SIMÃO
FOLHA DE SÃO PAULO - 11/12/10

Se eu fosse o Assange, vazava: "Comi duas suecas! Uma sem camisinha e outra dormindo!". E pronto


BUEMBA! BUEMBA! Macaco Simão Urgente! O esculhambador-geral da República!
E sabe como é amigo secreto de corintiano? Ninguém ganha nada! Por cem anos! Rarará!
E sabe por que a Ideli Salvatti foi escolhida para ministra da Pesca? Porque ela é uma sereia. Rarará. Corpo de minhoca e Q.I. de sereia!
E o Lula defendeu o WikiLeaks. Sensacional! Adorei! Só que o Lula vai lançar uma nova versão do WikiLeaks: UÍSQUELeaks! E a Hillary lançou um absorvente para conter os vazamentos: Sempre Leaks!
E essas duas suecas que estão acusando o Assange de assédio sexual? Olha, se eu fosse o Assange, eu vazava no WikiLeaks: "COMI DUAS SUECAS! Uma foi sem camisinha e outra foi dormindo mesmo!". E acaba com essa palhaçada!
Frase no Twitter: "Austrália: Julien Assange. Brasil: Paulo Maluf. Estou me sentindo mal representado na Interpol". Rarará.
E o WikiLeaks tem Twitter. A tecnologia complicou a minha língua: Twitter do WikiLeaks.
Coitado do Papai Noel. Olha o pedido que ele recebeu: "Quero um AiX01 com cabo HDMI e MP3 com 64 Gb". O velhinho não entendeu nada. Rarará!
E vazou no WikiLeaks: "Para os Estados Unidos, Dilma planejou assalto a banco". E agora ela planeja como o banco vai assaltar a gente.
E torno a insistir que a Hillary é abelhuda porque tem chifre mal curado. Ela vai lançar a biografia: "Tomei Cornil! O Chifre Sumiu". Porque o pingolim do Bill Pinton é como fofoca: corre de boca em boca. Rarará! É mole? É mole, mas sobe!
A VOLTA DO GERVÁSIO! O brasileiro é cordial! Olha as placas de uma empresa em São Bernardo: "Esse banheiro é lugar de fazer necessidades e não ver revista de putaria. Se eu pegar o cabrunco que fica aqui dentro com sem-vergonhice, vou cortar o pinto na prensa. Conto com todos. Assinado: Gervásio". Outra do Gervásio: "Se por acaso eu pegar o estupor que usou o ar comprimido para limpar marmita, vou fazer o cabra comer o resto da comida com cavaco do torno para moer as tripas. Conto com todos. Assinado: Gervásio". E depois tem gente que tem medo do Ahmadinejad e do Kim Jong-il!
E sabe o que eu fiquei sabendo? Que a mulher do Gervásio se chama Maria Bonita. Ele é o nosso Lampião. O Paladino da Justiça! Gervásio para prefeito. Gervásio neles. Rarará. Nóis sofre, mas nóis goza!
Que eu vou pingar o meu colírio alucinógeno!

GOSTOSA

DIOGO MAINARDI

Meu adeus como colunista
DIOGO MAINARDI
REVISTA VEJA



“VEJA é uma Ferrari. Para poder me livrar do dilmismo, estou pronto a ceder minha vaga na escuderia. O que eu quero, neste momento, é pilotar um kart. De agora em diante, escreverei apenas um artigo mensal para VEJA”
Esta é minha última coluna.
Eu passei oito anos zombando do lulismo. Se agora eu passasse a zombar do dilmismo, que é uma mera pantomima do lulismo, eu me tornaria uma mera pantomima de mim mesmo.
— Diogo é um Arlecchino! Diogo é um Pantalone! Diogo é uma Colombina!
O lulismo queria que eu fosse embora do Brasil. Eu fui. O lulismo queria que eu me desinteressasse do presidente da República. Eu me desinteressei. O lulismo queria que eu renunciasse à minha coluna. Eu renunciei. Eu sou igual a um marido que, para poder se livrar da mulher amarga e rancorosa, cede todos os seus bens e vai morar num flat. Eu fui morar num flat mental. Eu fui morar numa kitchenette existencial. Eu sei que o lulismo está feliz de se separar de mim, mas garanto que eu estou incomparavelmente mais feliz de me separar dele.
Rubens Barrichello compreendeu a natureza do dilmismo. Quando lhe perguntaram o nome da presidente eleita, ele respondeu sabiamente:
— Como é que se chama a mulher?
A partir de hoje, esse é meu lema. Eu posso falar sobre Bartolomeo Bon. Eu posso falar sobre Anco Marcio. Eu posso falar sobre Cosmè Tura. Quem mais? Eu posso falar sobre Sexto Empirico. Eu posso falar sobre Pavel Chichikov. Eu posso falar sobre Pepe Le Pew. Só a presidente eleita está proibida de entrar em meu flat mental. Sobre ela, minha resposta será sempre a mesma:
— Como é que se chama a mulher?
Além de compreender a natureza do dilmismo, Rubens Barrichello compreendeu também a natureza do automobilismo. Ele demonstrou que, se é para guiar devagar, ninguém precisa de uma Ferrari. VEJA é uma Ferrari. Para poder me livrar do dilmismo, estou pronto a ceder minha vaga na escuderia. O que eu quero, neste momento, é pilotar um kart. De agora em diante, escreverei apenas um artigo mensal para VEJA. Renuncio à coluna, portanto, mas continuo aqui, em marcha lenta. Milan Kundera disse que quem anda devagar contempla as “janelas de Deus”. Rubens Barrichello anda devagar e contempla as janelas de Deus. Sou bem mais modesto do que ele. Para mim, basta poder contemplar as janelas da minha kitchenette existencial.
O primeiro ato de um espetáculo grotesco, como aquele encenado pelo lulismo até 2006, pode despertar algum interesse. O segundo ato é inevitavelmente mais sonolento. Mas é o terceiro e último ato, repetindo as mesmas galhofas dos anteriores, que realmente entedia e aporrinha o espectador. Foi para poupar o público desse constrangimento que resolvi sair do palco.
— Onde está o Arlecchino? Onde está o Pantalone? Onde está a Colombina?
(Um espectador aplaude. Outro atira um tomate. Outro ronca. Luzes.)

RUTH DE AQUINO

O que quer dizer “sine qua non”?
REVISTA ÉPOCA
RUTH DE AQUINO
Época
RUTH DE AQUINO
é diretora da sucursal de ÉPOCA no Rio de Janeiro
raquino@edglobo.com.br
Quando Lula usa e abusa da expressão “sine qua non”, ele pode estar certo de que a imensa maioria dos brasileiros não faz ideia do que isso significa. Nesses momentos, Lula fala, com orgulho, para a elite. Se é impossível para o brasileiro médio entender as sutilezas de um texto em português, o que dirá em latim? A presidente eleita Dilma Rousseff precisará redirecionar seus gastos se quiser tirar o povo da ignorância. Pode começar desistindo do Aerodilma.
Mesmo com um avanço no segundo mandato de Lula, não há como festejar o resultado brasileiro na última avaliação de estudantes de 15 anos em 65 países. São seis os níveis de conhecimento da pesquisa conhecida como Pisa, na sigla em inglês (Programa Internacional de Avaliação de Alunos). Em matemática, 69,1% dos alunos brasileiros não passaram do nível 1, o pior de todos. Em leitura, quase metade (49,6%) dos brasileiros também ficou no nível 1. O estudo é feito a cada três anos e envolve países da OCDE (desenvolvidos) e convidados. O Brasil ficou em 53º lugar, atrás de Bulgária, Romênia, Tailândia, México, Chile, Uruguai e Turquia, entre outros. O melhor Estado brasileiro, o Distrito Federal, ainda ficou abaixo da média internacional.
Nosso pior Estado, Alagoas, só foi melhor que o lanterninha no Pisa, o Quirguistão, um país que quase ninguém no Brasil nem sequer sabe localizar no mapa. É inacreditável que, depois de oito anos de mandato de um presidente de esquerda, uma economia pujante como a brasileira ainda esteja na rabeira do mundo em educação. Quando um aluno do 3º ano do ensino médio, Evanildo da Silva Costa, com 18 anos, não sabe quanto é 8 dividido por 4, o país inteiro deve ficar constrangido.
Na média, a nota do Brasil em leitura melhorou entre 2000 e 2009. Mas as porcentagens escondem uma crueldade: na prática, segundo o relatório oficial, quem melhorou foram os alunos ricos, que já eram bem avaliados dez anos atrás. Os outros continuam com muita dificuldade para ler, entender, discernir.
Existe em nosso país uma inversão assustadora de valores. Quando o palhaço Tiririca recebeu a maior votação de um deputado federal, mesmo sem saber ler e escrever direito (ou talvez por causa disso), políticos demagogos se apressaram em apresentar projetos para permitir a candidatura de analfabetos no Brasil. Como se fosse preconceito impedir alguém que não sabe ler de ocupar uma cadeira no Congresso.
Lula adora a expressão. Seu governo devia ter investido mais para que o brasileiro médio pudesse entendê-la
É claro que cultura não rima necessariamente com honestidade, sabedoria e inteligência. Há os cultos que são ladrões e mal-educados. E os incultos que são honestos e educados. Mas o fato de um ex-torneiro mecânico ser o presidente mais popular da história do Brasil não pode tornar a falta de instrução uma qualidade. O escritor Marçal Aquino acha um erro que as escolas obriguem alunos a ler livros totalmente fora do contexto de sua vida – e a decorá-los: “O aluno acha a leitura um troço chato e passa a odiar o escritor”. Mais dramática é a situação de nossas escolas rurais, sem recursos. Professor de geografia dá aula de matemática. Aluno chega com fome e não consegue prestar atenção em nada. Isso é, para a oitava economia do mundo, uma humilhação.
Em novembro do ano passado, num congresso científico, Lula afirmou que “a educação é condição sine qua non para o crescimento”. E continuou, arrancando risos: “Eu tô falando sine qua non porque o Caetano Veloso vai ouvir que tô falando sine qua non, e vai dizer ‘porra, como o Lula tá culto’”. O presidente agora adotou de vez a expressão, que quer dizer “indispensável”.
Para Lula, hoje, “humilhação” é o avião presidencial precisar fazer escala em suas viagens internacionais. Deve ser constrangedor, não? Por isso, cinco anos depois de comprar um Airbus por US$ 57 milhões, o governo negocia a compra de outro Airbus por US$ 300 milhões. Nossos alunos de matemática podem tentar fazer uma conta simples: a diferença entre o Aerolula e o Aerodilma daria para construir quantas escolas e para alfabetizar quantos brasileiros em um ano?

MÍRIAM LEITÃO

Vai desacelerar
Míriam Leitão
 O GLOBO - 11/12/10

No ano que vem, o Brasil vai crescer menos do que em 2010. Mesmo que o governo não faça qualquer aperto fiscal e monetário, o país deve crescer em torno de 4% e não acima de 7%, como será este ano. Em parte, porque o efeito estatístico que favoreceu o último ano do governo Lula - a comparação com a recessão de 2009 - ocorrerá no sentido oposto no primeiro ano de Dilma.

Mesmo assim, se der o que os analistas estão prevendo, será um bom ano, muito melhor do que o ano de estreia do período Lula. Parte grande do crescimento de 2010 é a recuperação da queda de 2009, que esta semana foi recalculada para -0,6%, o maior tombo desde 1990. Em parte, o crescimento foi turbinado por aumento de gastos públicos e expansão do consumo via crédito. No final do ano, o governo teve que conter o consumo do crédito através das medidas anunciadas há uma semana pelo Banco Central.

A RC Consultores registra que em 2010 o crescimento do crédito foi de 23% e acredita que em 2011 continuará subindo forte, mas em 14%. A consultoria prevê que no ano que vem o PIB fique em 4%.

André Loes, economista-chefe do HSBC, acha que é até desejável que o crescimento do PIB desacelere, porque o ritmo atual está aprofundando o déficit em transações correntes e pressionando a inflação:

- Todo país só tem chance de crescer acima do potencial por alguns trimestres, que é o que vai acontecer este ano.

Ele acha que a inflação é mais fácil resolver, com aperto monetário, mas que o déficit em transações correntes continuará alto, em parte porque há muito investimento em bens de capital e a Petrobras tem alugado muito equipamento, que entra na conta de serviços. Num cenário em que fique mais difícil financiar o déficit, o real se desvaloriza. As empresas precisam estar preparadas porque em 2008, quando o dólar subiu, houve riscos concretos para várias delas.

- As empresas precisam aproveitar este momento de dólar farto e barato para fazer investimentos. Mas isso não vai durar para sempre, é preciso cuidado com a alavancagem - disse Loes.

O que as consultorias e os departamentos econômicos dos bancos estão prevendo é um quarto trimestre mais forte do que o terceiro. Depois disso, um ano que vem mais fraco do que o atual, mas mesmo assim com um ritmo bom de crescimento. Na verdade, muitos analistas têm o hábito de projetar o futuro como igual ao presente, com pequenas mudanças. Há muitas incertezas na situação da Europa. Se ela se complicar, o mundo pode entrar num quadro bem mais difícil de administrar, e isso atinge o Brasil. Mas, por enquanto, os analistas olham para o ano que vem e projetam crescimento entre 4% e 4,5%, o que é um bom ritmo, apesar de menor do que o de 2010.

- O risco é saber como a demanda vai se comportar com as restrições de crédito - diz Sérgio Valle, da MB Associados.

Ele acha que no começo de 2011 a indústria poderá ter taxas negativas, pela base de comparação. A indústria, como se viu neste terceiro trimestre, encolheu, no meio do crescimento do PIB, porque a alta do consumo foi em parte atendida pelas importações. Sem nenhuma reforma que a ajude a superar o diferencial de competitividade e com o câmbio baixo, a indústria continuará sendo o mais fraco dos setores. Além disso, há problema até de medidas.

- É difícil saber como estão os estoques industriais, há muita imprecisão. As importações estão muito fortes, suprindo parte da demanda. A tendência em 2011 é não termos crescimento tão forte do consumo interno - disse Felipe Salles, do Itaú Unibanco.

O economista Marcelo Varejão, da Socopa Corretora, acha que o comércio vai continuar aquecido, puxado pelos três itens que ficarão de pé: crédito, renda e nível de emprego. Ainda que o ritmo de expansão de cada item seja mais fraco do que foi em 2010.

A mineração vai continuar indo bem porque a demanda da China permanecerá e não há projetos importantes de expansão da oferta que possa afetar os preços. Ainda que, contraditoriamente, ele ache que para o aço, feito com minério, o cenário não é animador porque continua o excedente de produção mundial. Na construção civil, apesar de admitir que há um grande aumento de preços dos terrenos nas grandes cidades, Varejão não vê riscos de bolha. Mesmo assim, considera que o cenário é mais contido para 2011.

Fábio Silveira, da RC Consultores, acha que uma das razões da redução do ritmo de crescimento do PIB é que este ano os juros reais foram de 3,2% e no ano que vem eles serão maiores:

- Projetamos juros reais de 6,9%. A inflação começará a cair no segundo semestre e a Selic será maior.

Ele acha que juros maiores e as restrições do crédito farão com que o consumo cresça menos, o que afetará a produção industrial:

- A massa salarial vai desacelerar de 7,5%, este ano, para 2,8%, ano que vem. Já o varejo, de 11% para 6,5%.

A agricultura também terá crescimento menor em 2011, segundo projeções tanto da RC Consultores quanto da MB Associados. A MB está mais pessimista. Mas as razões são quebras de safra que já aconteceram, como na soja e no milho; além de ser o ano de safra menor no café. A cana-de-açúcar também crescerá menos. Sobre a redução geral do ritmo, Silveira acha que isso reduzirá desequilíbrios:

- Já há gargalos até na iniciativa privada. Celulares tendo dificuldade para pegar em algumas áreas, falta de equipamentos para instalação de TV por assinatura, problemas com conexão para internet. Do ponto de vista logístico, fila de navios em portos, aeroportos lotados.

É cedo ainda para dizer, porque na mudança de governo há muitas incertezas e no cenário internacional, também. Mas já se pode afirmar que no primeiro ano do governo Dilma o Brasil vai crescer menos que este ano, porém mais do que no primeiro ano do governo Lula.

GOSTOSA

ALEXANDRE BARROS

Militar é militar, polícia é polícia
Alexandre Barros 

O ESTADO DE SÃO PAULO - 11/12/10
Estamos à beira de uma ladeira descendente. Se tudo correr conforme anunciado, as Forças Armadas virarão polícia e ocuparão mais favelas no Rio. Declarações oficiais dão conta de que a ocupação será "por tempo indeterminado".
Entre 1922 e 1985 as Forças Armadas brasileiras fizeram política. A Escola Militar era na Praia Vermelha, no Rio de Janeiro, a poucos quilômetros dos Palácios do Catete e Guanabara. Volta e meia, os cadetes saíam da escola para "dar um golpe".
Mudaram-na para Realengo, bem mais longe. Não melhorou muito. De 1922 a 1985 os transportes progrediram e a chegada de Realengo e da Vila Militar aos centros de poder foi ficando mais rápida.
Nesse meio tempo, tropas brasileiras participaram da 2.ª Guerra Mundial (se estiver interessado em saber mais sobre o assunto, vale a pena ler As Duas Faces da Glória, do jornalista e cientista político William Waack). Voltaram da Itália, derrubaram Getúlio Vargas. De 1946 a 1964 vivemos uma sucessão de golpes e contragolpes abortados. Em 1964 os militares tomaram o poder e não o entregaram a civis. E lá ficaram até 1985.
Um dos segredos da longevidade do regime militar brasileiro foi o estabelecimento de regras claras e previsíveis de sucessão, desde que um militar sucedesse a outro militar. Oscilamos entre períodos de linha mais e menos dura, mas quase todos os grupos político-militares tiveram sua vez. O regime militar brasileiro saiu melhor na foto histórica graças a essa previsibilidade da sucessão entre as várias facções militares do que foi o caso na Argentina e no Chile, este com Pinochet e aquela com a sucessão de Juntas.
Poucos se lembram, mas nossa atual democracia, inaugurada em 1985, já está durando mais do que a que prevaleceu entre 1946 e 1964.
As sucessivas entradas dos militares na política eram um resquício do período aristocrático (principalmente europeu), em que não havia diferença entre guerreiros e policiais. Os mesmos aristocratas faziam guerras externas e garantiam o poder internamente. O término do ciclo das ditaduras militares do fim do século 20 pretendeu enterrar esse período e mandar os militares para os quartéis.
Isso criou uma crise de identidade para os militares. De repente ficaram sem função, porque perderam suas funções tradicionais, que ainda mesclavam policiais e guerreiros. A experiência não foi boa.
Militares são treinados para matar e policiais, para combater criminosos, de acordo com as leis.
"Vivemos numa democracia. Se os senhores mandarem, assumiremos o controle da ordem interna, mas é bom que fique claro que nossos soldados são treinados para matar, não para ler os direitos constitucionais de suspeitos", disse um general americano em depoimento ao Congresso. Os congressistas desistiram da solução militar interna. Continuaram a fazer guerras em outros países.
No Brasil a crise de identidade permaneceu e os militares sentiam-se desconfortáveis com isso. Para eles, parece uma humilhação, mas, na realidade, não é. A IBM passou por uma bruta crise de identidade na década de 1990. O que ela sabia fazer - computadores - e a maneira como se organizava para fazê-los e vendê-los ficou defasada. Quase foi à falência. Demitiu mais de 100 mil funcionários no mundo, reorganizou-se, redefiniu sua função e vai muito bem, obrigada. Suas ações valem agora na Bolsa de Nova York cerca de US$ 145.
Os militares brasileiros também enfrentam sua crise de identidade. Para superá-la foram redefinidas suas funções como forças pacificadoras em países em crises de paz ou de guerra. Elas são exercidas em territórios de terceiros países e por tempo limitado, até que a ordem se restabeleça.
A participação dos militares na recente "pacificação" da Vila Cruzeiro e das favelas do Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro, abriu um precedente perigoso. As primeiras notícias eram de que a Marinha cedera alguns carros de combate blindados para transportar policiais na ocupação das favelas. Era só apoio logístico.
Mas, da mesma maneira que o amor próprio rapidamente se pode tornar impróprio, o Exército também entrou em cena. Os soldados desceram dos carros blindados e passaram a ocupar entradas, saídas e território, até que, no sábado 4 de dezembro, anunciaram o governador do Rio de Janeiro e o ministro da Defesa que as Forças Armadas (as que lá estão e outras que venham a ser mobilizadas) ocuparão as favelas já "pacificadas" e as que ainda virão a sê-lo "por tempo indeterminado".
Como gostava de dizer Castelo Branco, foram bulir com os granadeiros e chamá-los a fazer o que não era sua tarefa.
As Forças de Paz que ocupam territórios de terceiros países, mal ou bem, têm um controle civil e/ou de uma organização internacional. Se as Forças Armadas voltarem a se ocupar de ordem interna no Brasil, a possibilidade de que os vícios que caracterizam as chamadas "bandas podres" das polícias contaminem os militares são grandes. Depois que eles estiverem dentro das cidades (favelas ou não), não será fácil desalojá-los. Chamar os militares implica também adiar a tarefa prioritária de reformar e modernizar as forças policiais.
O curioso dessa história é que sumiu da discussão o tráfico de drogas, como se, por milagre, ele tivesse desaparecido só porque os militares entraram em cena. Mas a demanda por drogas está aí, não acabou. Alguém vai cuidar da oferta. Um risco é que os militares também entrem nisso.
Antes que o filme queime, mantenhamos polícias sendo polícias e militares sendo militares. Seria um retrocesso muito grande eliminar essa distinção, pelas consequências de médio prazo que já sabemos que não são boas. Só não sabemos quanto tempo demoram a ocorrer.
CIENTISTA POLÍTICO, É DIRETOR-GERENTE DA EARLY WARNING: ANÁLISE DE RISCO POLÍTICO (BRASÍLIA)

CLÓVIS ROSSI

Feio fazem os outros, não os EUA 
Clóvis Rossi
FOLHA DE S. PAULO - 11/12/10

Vazamentos mostram retrato que compromete mais os aliados americanos do que Washington


Bem feitas as contas, os vazamentos do site WikiLeaks traçam um retrato muito mais feio dos parceiros/interlocutores dos Estados Unidos do que da própria diplomacia norte-americana. Salvo, claro, que ainda haja algo muito sórdido a surgir, hipótese improvável.Sei que essa sensação contraria o senso mais comum, o que talvez se explique pela minha expectativa inicial. Assim que foi pré-anunciado o vazamento, fiquei esperando algo à la Chile.

Ou seja, algo que revelasse monstruosas conspirações como a que Washington executou no Chile e acabou levando ao golpe que derrubou o governo constitucional de Salvador Allende, em 1973, e desaguou em um banho de sangue.

Explico melhor a expectativa: a participação norte-americana na conspiração está tão bem documentada nos anais do Senado que dispensa vazamentos.

Além disso, há um livro indispensável para entender toda a história, escrito pelo ex-embaixador dos EUA em Santiago, chamado Nathaniel Davis. De certa forma, é como se o embaixador fosse um precursor do WikiLeaks, tal a quantidade de revelações constantes de "Os três últimos anos de Salvador Allende".

Se autoridades revelam, voluntariamente, algo que o resto do mundo julga ignóbil, era lógico supor que papéis roubados trariam coisa muito pior, certo?

Errado. O que vazou até agora mostra funcionários norte-americanos cumprindo o dever de defender os interesses de seu país e/ou colhendo informações, que é precisamente o que fazem diplomatas de todos os países mundo afora.

Ou você esperava que diplomatas dos EUA quisessem vender aviões suecos, em vez de norte-americanos?

Conto, a propósito, história de uns dez anos atrás: liguei para alto (altíssimo) funcionário para tentar antecipar a agenda de uma iminente cúpula latino-americana, a realizar-se em Caracas.

Sua observação: "O Caldera [Rafael Caldera, então presidente da Venezuela] quer discutir corrupção mas não dá para discutir esse assunto na presença do Menem [Carlos Menem, então presidente da Argentina]".

Se um alto funcionário se anima a dizer algo do gênero a uma figura perigosa, como somos os jornalistas, morro de curiosidade por saber o que diriam os telegramas que a embaixada em Buenos Aires enviava a Brasília.

Certamente, conteriam mais pimenta do que indagar pela saúde física e mental da presidente Cristina Kirchner, como fez Hillary Clinton, segundo o WikiLeaks.

Os parceiros norte-americanos é que são pilhados em inconveniências mais graves.

Dirigentes árabes pedem, por exemplo, para "cortar a cabeça" da "serpente" iraniana, coisa que não se atrevem jamais a dizer em público com medo da reação das massas.

Ou, como relatou "El País"" nesta semana, gente graúda na Arábia Saudita dá festas regadas a álcool e mulheres seminuas, sem ligar a mínima para a polícia da moral e dos bons costumes, porque protegida pela presença de um dos 10 mil príncipes do reino.

Autoridades brasileiras também foram pilhadas vociferando contra os EUA em público e alisando-os em privado. O relato dessas conversas -e das outras- é apenas o espelho que mostra faces desagradáveis.

O OCASO DO VAGABUNDO

MERVAL PEREIRA

Os conflitos de Lula
MERVAL PEREIRA
O GLOBO - 11/12/10


O presidente Lula está exibindo em público seus conflitos internos à medida que a hora de deixar o poder se aproxima. Desde que Dilma Rousseff saiu do Ministério para dar início à campanha eleitoral como candidata a presidente, e mesmo depois de eleita, Lula vem enviando a mensagem, por gestos e atos, de que não quer deixar o protagonismo político.

Ora surge no noticiário a revelação de que, conversando com um assessor, diz que gostaria que não chegasse o dia em que terá que deixar o cargo; ora ele mesmo brinca em público sobre o fim do mandato.

Um das características do presidente Lula é ser espontâneo no seu relacionamento com o público, revela suas emoções e se torna um íntimo dos eleitores.

E ele está fazendo questão de não esconder a dificuldade com que lida com a perspectiva do fim do poder, a ponto de precisar reafirmar sua ascendência sobre a presidente eleita, forçando a indicação de ministros - foi o que fez com o ministro da Educação, Fernando Haddad, e com a ministra do Melo Ambiente, Izabella Teixeira - ou de interferir nas decisões do futuro governo, como no caso da desautorização pública nos cortes do PAC.

Esses são sintomas de que Lula não se adaptará à vida longe da Presidência da República, ou de que pretende exercer uma interferência aberta no governo Dilma Rousseff?

Será que Lula sofrerá da "síndrome de abstinência" longe do poder ou, mais ainda, Lula ficará longe do poder?

Três especialistas não em política, mas nos segredos da alma humana, analisaram para a coluna as reações do presidente Lula e o que elas podem sinalizar.

O psicanalista Joel Birman acha que o sucesso obtido no governo, e o consequente alto nível de aprovação por parte da população, deu a Lula um sentimento de satisfação imenso. "Ele tem um nível de felicidade no exercício do poder que poucos políticos têm, de forma que a perda disso é difícil."

Para Birman, Lula vai ter de ter um "trabalho de luto". "É como quando morre alguém querido, você tem que enterrar, tem o tempo de tristeza. O Lula está vivendo isso por antecipação, de uma certa maneira ele está prevendo, está calculando o que val acontecer daqui a vinte e poucos dias", avalia.

Já o psicanalista Chaim Samuel Katzdizque diz que "todo mundo que sai do centro do poder sofre daquilo que chamamos de narcisismo. E o dele foi alimentado pelo povo de modo muito, muito forte".

Mas, para Chaim, Lula não vai perder poder, vai se recompor e continuará a dar ordens de modo indireto.

O analista Fábio Lacombe considera que Lula, "com toda a sua esperteza política, é capaz de perceber que pode ser inadequado levar o narcisismo dele às raias do insuportável".

Ele ressalta, porém, que "muitos dos atos dele sugerem que vai ser muito difícil não ficar nesse primeiro plano. Ele não vai ter mais em cima dele toda a mídia, e aí é o difícil".

Essa dificuldade, também prevê Joel Birman, para quem Lula "vai ter a experiência de perda, de um dia para o outro ele não vai poder o exercer o que faz com satisfação". Lula já disse que sentirá falta "dos microfones", e, para Birman, o fato de ele estar falando isso com uma certa liberdade é bom, "é sinal de que ele está de certa maneira se antecipando ao que vai acontecer. Quer dizer que ele está elaborando isso".

Já Chaim Katz acha que é preciso considerar que "há também um certo charme da parte dele". Para ele, esse é um jeito que faz Lula muito popular. "Para um grupo mais intelectualizado, pode parecer que ele está sofrendo, mas para o povo isso parece uma afirmação gozosa do tipo que a gente faz só numa intimidade que domina", comenta.

O comentário de que vai ficar três meses calado quando sair da Presidência, para só depois falar como ex-presidente, é entendido por Birman como"uma proposta do tempo para fazer o "trabalho do luto".

O psicanalista vê na "ambiguidade entre o luto inequívoco e inevitável e o desejo de querer continuar governando" a explicitação da "gratificação imensa" que o exercício da Presidência deu para ele.

O que ele está fazendo no fim do mandato, ampliando suas participações públicas, seria uma maneira de criar um clima de festa na despedida, diz Birman. "Quando a possibilidade da perda se anuncia, alimentar o clima de festa é alimentar um momento de embriaguez, uma maneira de ele se contrapor à perda que está se anunciando".

O analista Fabio Lacombe acha que vivemos num ambiente que privilegia basicamente o registro do imaginário, um dos três registros da existência humana, sendo os outros dois o simbólico e o real, e "só o simbólico é verdadeiramente capaz de acessar o real".

E Lula, diz Lacombe, tornou-se "um mestre" na manipulação imaginária. "O imaginário é o mais primitivo dos registros, principalmente porque ele se quer real. O sujeito vive a imagem como real. Para que ele possa sustentar essa posição, ele precisa evitar o simbólico, aquilo que faz o ser humano pensar", analisa.

Para ele, a nossa política, e talvez não só a nossa, "está totalmente açambarcada por essa voragem do imaginário".

A liderança de Lula, o que ele tem de excelência, é exatamente aquilo que traduz a precariedade da nossa realidade política, analisa Lacombe.

"Ele é um espelho dessa precariedade, passa a ser o grande representante da precariedade da política, não há a possibilidade do favorecimento de um verdadeiro pensamento. Só faz um jogo imagético."

É preciso perguntar o que há em termos simbólicos, verdadeiros, nesses níveis de popularidade. O que esses índices representam em termos de verdade?, questiona Lacombe.

(AMANHÃ. LULA O PAI)

CELSO MING

Critérios dúbios
CELSO MING
O ESTADO DE SÃO PAULO - 11/12/10


Na segunda-feira passada, o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, se queixou de que as agências de classificação de risco atribuem nota pior para o Brasil do que para países ameaçados de moratória da União Europeia.


Apenas para quem não está familiarizado com essas coisas do mercado financeiro global, agências de classificação de risco são instituições que avaliam o grau de confiança que se pode terem que um devedor honre seus títulos de dívida de acordo com os termos contratuais. Essas agências avaliam as condições patrimoniais, fiscais e financeiras do devedor e,em seguida, classificam a qualidade que aferem do título de acordo com uma escala alfanumérica. Os títulos que mais inspiram confiança são os bônus do Tesouro dos Estados Unidos. São a referência (benchmark). Depois vêm os outros. Na rabeira estão títulos de países africanos e da América Central.


A tabela acima mostra que as três mais importantes agências de classificação de risco - Moody"s, Standard & Poors e Fitch - cometem o erro denunciado por Meirelles.


Os prejuízos para o Brasil são grandes. As avaliações sobre a qualidade da dívida brasileira embutem um risco de calote maior do que o desses países fortemente ameaçados de inadimplência. E, se o risco de um título brasileiro é maior, a remuneração cobrada pelos credores também é mais alta. A classificação de risco define, portanto, o custo do endividamento e o Brasil acaba tendo de pagar juros mais altos do que os Pigs (Portugal, Irlanda, Grécia e Espanha).


Problema antigo. As inconsistências de análise das agências não são de ontem. Até mesmo antes da crise vinham expondo notórias lambanças na sua função institucional de avaliação de risco e, durante a turbulência global, o que ficou exposto seria suficiente para desmoralizá- las.Quando faliu, a Enronexibia avaliações das agências de risco como se fosse uma empresa de primeira linha. A mesma coisa aconteceu com o Lehman Brothers pouco antes de afundar. Depois se viu que as agências participavam diretamente de um esquema perverso.

Repassaram atestados de excelência a pacotes de bônus que foram vendidos aos magotes a investidores de todo mundo. Alguns meses depois se viu que não passavam de "lixo tóxico" ou, simplesmente, de "títulos podres", cujo valor presente ninguém conseguia aferir.


Em certo sentido, essas agências fazem um trabalho tão especializado quanto o das empresas de auditoria, que também têm passado atestados de saúde a tantas empresas em estado pré-falimentar. São tantos os problemas que é difícil deixar de perguntar se se trata apenas de incompetência no desempenho de sua função ou se não tem havido mancomunação com a fraude.


Um problema de natureza ética, comum aos dois setores, até agora não foi resolvido. Quem paga pelos serviços de classificação de risco ou de auditoria são os mais diretamente interessados na apresentação de bons atestados. É a situação típica de promiscuidade de interesses da qual resultados como os mencionados podem não acontecer sempre, mas são esperados.


Esses campos não são como os da caça, em que se pode abrir mão da ajuda de cães.Alguém sempre terá de executar os serviços tanto de avaliação de risco quanto os de auditoria.O problema é que essas falhas colossais de responsabilidade não estão sendo devidamente punidas.


O Brasil ostenta grau de investimento desde 2008 e, por isso, consegue tratamento melhor para sua dívida. Mas não se pode ignorar um efeito colateral importante. Quanto melhor for a classificação dos títulos brasileiros tanto mais o Brasil estará atraindo capitais. E quanto mais capitais desembarcarem por aqui, maior a tendência à valorização do real (baixa da cotação do dólar

GALINHAGEM

PAULO TARSO RESENDE

Privatização, fantasma a assombrar políticos
PAULO TARSO RESENDE

O ESTADO DE SÃO PAULO - 11/12/10


Em períodos de eleição,tudo o que é sólido no pensamento de um político se desmancha no ar,sobretudo quando o assunto é privatização. Diante do fantasma da concessão de serviços públicos à gestão da iniciativa privada, os candidatos se fecham em casulos nacionalistas, como se a sociedade não prestasse atenção às suas mudanças de comportamento assim que tomam posse. Definitivamente, já está passando da hora de se criar um ambiente de debate técnico que os alivie do fardo da resposta pragmática,talvez até transferindo para a sociedade o ônus da tomada de posição.


Nesse contexto, o Brasil não pode mais negligenciar suas demandas por investimentos em infraestrutura, dadas as consequências negativas para o seu crescimento econômico de longo prazo e para a sua competitividade no comércio global. Ocorre que o setor público não tem recursos para todos os projetos necessários,da ordem de US$ 30 bilhões por ano somente para as áreas de transportes,energia,mobilidade urbana e telecomunicações. E, se tivesse, não teria condições de garantir a manutenção dos sistemas implementados em níveis de eficiência compatíveis com o exigido para um país que quer chegar ao Primeiro Mundo.


Resulta, então, que o País precisa criar condições para promover maior disponibilidade de recursos para a infraestrutura, e a iniciativa privada como parceira é a saída. À medida que o ambiente regulatório e legal se consolida, as incertezas políticas diminuem, os mecanismos de redução de burocracia e conflitos legais se impõem, as licenças ambientais se desenvolvem em ambiente técnico não ideologizado, dentro de uma estratégia de eficiência em infraestrutura nacional, pode-se certamente ter o setor privado como parceiro, com garantias de retornos de investimentos em prazos maiores, o que resulta em reduções substanciais nos serviços cobrados, como os pedágios, por exemplo. Mais ainda, com transparência nos processos de concessão, com igualdade de condições para investidores e com concorrências menos dispendiosas,pode-se transmitir à sociedade brasileira um nível de conhecimento que garanta maior aceitação do papel da iniciativa em vários setores.


O maior exemplo de quem sabe tratar essa questão na América Latina é o Chile, que hoje ocupa a 24.ª posição no ranking de competitividade global do World Economic Forum, em termos de qualidade geral da infraestrutura, enquanto o Brasil ocupaa 84.ª posição.

Com um processo iniciado na década de 1990, o Chile garantiu a concessão de mais de 2milkm de estradas, o que resultou em investimentos de US$ 4 bilhões,chegando hoje a mais de US$ 9 bilhões. O sucesso gerou um programa de concessões para portos, aeroportos, hospitais e prisões que resultará em mais de US$ 20 bilhões em investimentos privados entre 2010 e 2014. E não se tem notícias de que a sociedade chile na viva em protesto contra a participação da iniciativa privada.


As décadas de quase completa ausência de investimentos em infraestrutura no Brasil não serão recuperadas facilmente se não praticarmos o princípio do equilíbrio entre as fontes de recursos públicas e privadas. As parcerias são fundamentais para a recuperação da demanda reprimida e a garantia de suprimento da demanda vindoura, com vigilância regulamentada,marcos regulatórios sólidos, num ambiente de estabilidade administrativa. Entretanto, infelizmente, ainda existem alas do governo recusando peremptoriamente o debate técnico. Nesse caso, uma saída é a estratégia seletiva, quando se recomenda aos investidores classificarem riscos e oportunidades por regiões. Deve-se, então, considerar que Estados com governos propícios à participação privada se transformem em prioritários para os projetos em infraestrutura. Isso fará com que apenas algumas regiões usufruam desses recursos, o que não é o ideal. Diante de posturas inflexíveis, no entanto, ganha-se pouco, mas é melhor do que perder tudo.


PROFESSOR E COORDENADOR DO NÚCLEO DE INFRAESTRUTURA E LOGÍSTICA DA FUNDAÇÃO DOM CABRAL

GERALDO BARROS

Quem vai pagar a conta da nova política industrial no país?

GERALDO BARROS
FOLHA DE SÃO PAULO - 11/12/10

Uma das muitas vantagens de se engajar no comércio exterior é estar sob permanente teste de estresse em competitividade: quem não é capaz de exportar pode acabar sofrendo as consequências das importações.
Competitividade deve vir da produtividade, e não da manipulação do câmbio e de outras formas de subsídios.
A discussão sobre o comportamento das taxas de câmbio tem sido intensa e calorosa, tanto no Brasil como no mundo todo.
As queixas de muitos países se voltam contra a desvalorização do dólar promovida pelos Estados Unidos, que, para se recuperarem da crise, não param de injetar dólares na sua economia e no restante do mundo.
As reclamações vão também para a China, que amarrou sua moeda ao dólar e, assim, vai surfando com facilidade no comércio de quase todos os tipos de bens.
No Brasil, o setor industrial bate continuamente na tecla da sobrevalorização do real e da consequente ameaça de desindustrialização do país.
Por isso, desde o início do governo Lula está em preparação em Brasília uma terceira versão de política industrial, visando alcançar a almejada competitividade industrial.
Para ter uma ideia das necessidades de apoio ao setor, basta lembrar que alguns analistas avaliam que o câmbio se torna competitivo com o dólar a R$ 2,50.
Como não há no horizonte a mínima chance de se chegar a tal desvalorização cambial, a única saída é apoiar o setor com alguma forma de subsídio, seja no campo fiscal, seja no campo creditício, seja no campo tarifário.
É preciso considerar que o setor industrial contou com cerca de 40 anos de apoio e proteção durante o período de substituição de importações. Mas, quando da sua interrupção nos anos 1980, ficou claro que o crescimento obtido não era sustentável economicamente.

VÍTIMAS DE SEMPRE
Edmar Bacha e Roger Bonelli mostram que, de 1960 a 1990, a produtividade industrial havia crescido apenas 1,8% ao ano.
Como comparação, a produtividade da agropecuária -que contava também com apoio, mas principalmente para compensar parte das perdas da política industrial de então- tinha se expandido em 3,6% ao ano.
Quando os programas de liberalização foram implantados nos anos 1990, as produtividades de ambos se aceleraram, mas, paradoxalmente, o setor industrial não aparentava satisfação talvez por causa do aumento de concorrência.
Assim, quando os programas de apoio se escassearam, a agropecuária surgiu com expressiva competitividade: desde o Plano Real até 2008, o quantum de suas exportações cresceu 366%, enquanto na indústria o crescimento foi de apenas 102%.
Desde que o desenvolvimento tem sido irremediavelmente atrelado à industrialização e não à produtividade e ao bem-estar da população, fatalmente virão novos apoios àquele processo no Brasil.
A pergunta que fica é: quem vai pagar a conta? O contribuinte, especialmente o mais pobre, que, mais uma vez verá a carga fiscal aumentar.
O trabalhador comum, que se verá privado de produtos importados mais baratos e, quase sempre, de melhor qualidade.
A agropecuária, que, por ser concorrencial, não tem como repassar a carga tributária ao consumidor, ao contrário do que ocorre com a indústria e o setor financeiro. Enfim, as vítimas de sempre. Esperemos que, desta vez, os resultados sejam concretos e duradouros.

GERALDO BARROS é professor titular da USP/Esalq e coordenador científico do Cepea/Esalq/USP