segunda-feira, novembro 24, 2008

LAURO JARDIM

RADAR ONLINE

CONGRESSO

Suplente de Garibaldi é serrista há 45 anos

A relação do presidente do Senado, Garibaldi Alves, com o senador José Serra passa por seu suplente, o ex-deputado João Faustino, que é hoje sub-secretário da Casa Civil de Serra. Nas próximas semanas, Faustino deixará o governo de São Paulo para assumir a secretaria de governo da prefeita eleita de Natal, Micarla de Sousa, que, com apoio do senador democrata José Agripino Maia do DEM, derrotou o PT na capital. "Vou sair, mas sem me desvincular politicamente do govenador. Desde 1963 tenho vinculação política com ele. Militávamos juntos no movimento estudantil", justifica.

TRÊS PODERES

Troca de farpas iminente

Na sexta-feira, uma solenidade no Palácio do Planalto vai reunir Lula e os presidentes do Supremo, Gilmar Mendes, do Congresso, Garibaldi Alves, e da Câmara, Arlindo Chinaglia.  Em princípio o evento é só para assinar um documento autorizando as televisões públicas federais - TV Brasil, TV Justiça, TV Senado e TV Câmara - a transmitirem em sinal digital. Mas nas últimas vezes em que Lula, Garibaldi e Gilmar discursaram em um mesmo evento público, não faltaram cobranças de parte a parte. E o que não vai falta é tema: o excesso de medidas provisórias, a devolução das medidas provisórias, a infidelidade partidária, o estado policial...

TELEVISÃO

Sem contrato

As afiliadas da Globo controladas por Boni no Vale do Paraíba (SP) - sob o chapéu de Rede Vanguarda - estão operando sem contrato com a rede da família Marinho. O contrato acabou em abril, não se chegou a um acordo para a renovação e fez-se uma prorrogação por seis meses. Agora, as afiliadas estão no ar na base da palavra. Quem conhece as duas empresas, porém, não tem um pingo de dúvida de que elas chegarão a um acordo de verdade nos próximos meses.

CÂMARA

Retaliação a Serraglio

Os artculadores da candidatura de Michel Temer à presidência da Câmara estão montando uma estratégia para retaliar o deputado Osmar Serraglio, também do PMDB, que na semana passada enviou uma carta a todos os deputados do partido pregando uma reavaliação da escolha de Temer como nome da legenda na disputa.

Acerto de cúpula

O objetivo é reunir a Executiva do PMDB em janeiro para anunciar um apoio formal do partido a Temer, que em outubro fora lançado candidato apenas com o apoio formal da bancada na Câmara. Agora, se a Executiva fechar questão, Serraglio irá contra uma resolução do partido caso se lançe candidato avulso. Isso abre a possibilidade de pedirem sua expulsão da legenda após a eleição da Mesa.

Cartas marcadas

Temer não só é presidente do partido como têm nas mãos a maioria da Executiva.

PARA...HIHIHIHI

 Antes que Comece!!
 O marido olha pra esposa e diz pra ela:
 - 'Rápido, me traga uma cerveja antes que comece!'
 A mulher não entendeu muito, mas pegou a cerveja e levou
 para ele.
 Quando ele terminou aquela cerveja, ele disse:
 - Rápido, me traga outra cerveja, já está quase
 começando !!
 Ela ficou mais confusa ainda, mas trouxe a cerveja. O cara
 terminou a
 segunda lata e disse:
 - Vai, rápido, me traga mais uma, vai começar a qualquer
 momento!!!
 E a mulher, revoltada:
 - Ah, chega! Que droga é essa, você está aí todo folgado, chega e nem me fala oi,  não levanta essa bunda gorda daí e acha que vou ficar trazendo cerveja pra você  igual uma escrava? Você não percebe que eu trabalheio dia inteiro,
 lavei, passei, limpei a casa, cozinhei, e ainda fiz compras
 - Pronto... COMEÇOU !!*
Enviada por APOLO

VAMOS FAZER UMA FESTA?

Som
Coisa de gente grande

Os tocadores de MP3 deixaram a vanguarda 
da música digital. As novidades nesse campo
concentram-se em sistemas que parecem
usinas de som

LP Dock Ion
Esta é a maneira mais fácil de transferir músicas do vinil para o formato digital. O LP Dock grava a música do disco diretamente no iPod. Possui uma conexão USB para transferir o áudio para o computador. Ainda não está disponível no Brasil.
Preço: 250 dólares

 

TuneStudio Belkin
Esta mesa de som comporta uma banda. Ela grava simultaneamente quatro instrumentos musicais. O som captado é convertido automaticamente para o formato MP3 e enviado ao iPod (foto). Por meio de uma conexão USB, o material gravado pode ser transferido para o computador. Os canais de mixagem possuem equalizadores para graves, agudos e médios. O TuneStudio também reproduz as músicas gravadas no iPod. Será lançado no Brasil em janeiro.
Preço: 1 070 reais

 

Zeppelin Bowers & Wilkins
Este aparelho da britânica Bowers & Wilkins emplacou oito prêmios internacionais de design e tecnologia. Com 7,5 quilos, o Zeppelin pode ser conectado a um iPod (foto), rádio, tocador de CD, computador ou televisão. A posição dos alto-falantes (um grave no centro do aparelho e, nas laterais, dois agudos e dois médios) atenua distorções.
Preço: 3 500 reais

ANCELMO DE GOIS

Efeito Obama

O Globo - 24/11/2008
 

A literatura econômica dos EUA tem se perguntado por que há tão poucos empresários negros no país de Obama. 

Aqui, estudo de Marcelo Neri, da FGV, mostra que a situação melhorou. A proporção de microempresários negros nas metrópoles cresceu 34%, entre 2003 e 2008; a de brancos aumentou só 16% no período. 

Segue... 

Segundo Neri, "é a primeira vez que os indicadores dos negros brasileiros melhoram mais que os dos brancos". 

Ele observa que as diferenças sociais entre brancos e negros caíram. "Em cinco anos, o ganho para os negros foi de 20% a mais em relação aos brancos", diz. A pesquisa será divulgada hoje na FGV-Rio. 

Menos, gente... menos 

Outro dia, funcionários do Arquivo Nacional, diante de um seminário sobre vítimas das ditaduras latino-americanas, apareceram com um cartaz: 

"Corte de ponto também é tortura". 

Só que... 

O redator do reclame provavelmente nunca foi posto nu e recebeu, depois de molhado, choques elétricos. Ainda bem.

Batalha da Aids 

O número de casos de Aids no Sudeste caiu, entre 2000 e 2006, de 24,4 para 22,5 casos por 100 mil habitantes. Na região estão 60% dos pacientes brasileiros. 

A informação está num relatório que o Ministério da Saúde divulga hoje.

Obama e Lula 

Celso Amorim oficializou, em Washington, por intermédio de Madeleine Albright, representante de Obama na reunião do G-20, um convite para o democrata vir ao Brasil.

COLUNA PAINEL

Longo prazo

Folha de S. Paulo - 24/11/2008
 

O relatório parcial contra o banqueiro Daniel Dantas enviado pela Polícia Federal à Justiça há duas semanas deve demorar para ter um segundo capítulo.
A previsão que chegou à CPI dos Grampos é que o sistema de proteção de dados do computador de Dantas será quebrado apenas em abril de 2009. Especialistas estrangeiros estão sendo contatados para ajudar, mas os milhares de emails trocados pelo banqueiro não devem ser analisados antes de junho.
Esse ritmo preocupa o governo, que havia decidido correr com uma parte do inquérito justamente para não dar a impressão de que tudo o que importa são os erros cometidos pelo delegado Protógenes Queiroz.

Consolo
Apesar da lentidão, o governo avalia que o relatório parcial da Satiagraha, somado aos gastos recordes da operação, desconstrói a tese de Protógenes de que a investigação foi boicotada pela PF.


Paradoxo
Os responsáveis pela reforma tributária decidiram aumentar os royalties pagos pela extração de minérios no exato momento em que o setor começa a sentir os efeitos da queda da demanda internacional. O argumento será esgrimido pelas empresas, Vale à frente, no esforço para derrubar em plenário o que foi aprovado na comissão especial da Câmara. 

Unplugged
Em encontro na quarta-feira com representantes de movimentos sociais, Dilma Rousseff não será protagonista, fato raro em eventos no Planalto. A ministra da Casa Civil terá somente dez minutos para falar do PAC, menos do que o colega Luiz Dulci (Secretaria Geral), interlocutor do governo com o setor. E sem direito a seu inseparável "power point".

Com a barriga
Renan Calheiros e companheiros de PMDB deixarão correr toda sorte de especulações sobre a eleição à presidência do Senado para só em janeiro colocar na praça oficialmente o nome de José Sarney. Trata-se de estratégia para diminuir a margem de manobra do PT, que lançou Tião Viana. 

O favorito
A chamada "terceira via" da Câmara, formada por cerca de 30 deputados, deve se reunir nesta semana para discutir em quem votar para presidente da Casa. Parte do grupo flerta com a idéia de apoiar Osmar Serraglio (PMDB-PR). 


Bula 1
Trecho de cartilha elaborada pelo Instituto Teotônio Vilela para os prefeitos eleitos do PSDB: "Faça o dever de casa no início da gestão. É óbvio que a popularidade obtida triunfalmente nas urnas será afetada, mas ganha-se credibilidade". 

Bula 2
A cartilha destaca ainda a importância do marketing para o sucesso das administrações: "É preciso comunicar-se intensamente, não jogar na defesa e partir para o ataque". 

Preventiva
Na semana em que ex-diretores da Anac foram indiciados pelo acidente com o Airbus da TAM, no ano passado, a agência começou a distribuir sua nova cartilha de segurança de vôo. Foram elaborados 12 mil exemplares.

Tiroteio

"A hora de mexer no sistema tributário é quando há crescimento e prosperidade, não quando o ambiente já está problemático." 
Do governador 
PAULO HARTUNG (PMDB-ES), criticando a proposta de reforma tributária recém-aprovada em comissão especial da Câmara.

Contraponto 

Babel

Ao abrir, na terça passada, seminário da CNI sobre os 20 anos da Constituição, o jornalista William Waack pediu que os palestrantes procurassem respeitar o limite de dez minutos para suas exposições iniciais. Aos nove, daria um aviso de que o tempo estava se esgotando.
-Quero meu aviso em alemão-, brincou FHC, primeiro a falar, por saber que Waack é fluente no idioma.
À platéia, o ex-presidente explicou:
-Como não entendo alemão, continuarei falando...
Quando FHC encerrou, dentro do tempo estipulado, suas considerações, foi a vez de o ministro da Justiça, Tarso Genro, provocar o mestre de cerimônias:
-O meu aviso, por favor, em chinês...

COTAS



FERNANDO RODRIGUES

O racismo mais cordial

Folha de S. Paulo - 24/11/2008
 

Há algum valor no fato de "apenas" 26% dos brasileiros não enxergarem racismo na frase "negro bom é negro de alma branca". Em 1995, segundo levantamento do Datafolha, 47% não viam nada de mais nesse enunciado.
Hoje, "só" 9% continuam a considerar apropriada a afirmação "se Deus fez raças diferentes é para que elas não se misturem". Há 13 anos, o percentual era 23%.
Essas medições da utilíssima pesquisa publicada ontem pela 
Folha indicam ter havido, no mínimo, uma transformação na forma pela qual o preconceito de cor se manifesta no país. Mas nunca é demais notar a distância enorme a nos separar da noção -já sepultada- de que no Brasil vigoraria uma peculiar democracia racial. Como dizia Florestan Fernandes nos anos 60, "o brasileiro não evita, mas tem vergonha de ter preconceito".
Em 1995, quando saiu a primeira pesquisa Datafolha sobre preconceito de cor no país, cunhou-se um termo para sintetizar o resultado: racismo cordial. Era uma alusão à definição de Sérgio Buarque de Holanda (1902-1982), em "Raízes do Brasil". Para ele, a cordialidade do brasileiro "pode iludir na aparência -e isso se explica pelo fato de a atitude polida consistir precisamente em uma espécie de mímica deliberada de manifestações". Por fim, "a polidez é, de algum modo, organização de defesa ante a sociedade. Detém-se na parte exterior, epidérmica do indivíduo, podendo mesmo servir, quando necessário, de peça de resistência".
De 1995 para cá, o "politicamente correto" inundou a sociedade. Os brasileiros estão alertas. Exceto uma minoria isolada de internet, TV ou rádio, poucos duvidam do racismo embutido nos enunciados do início deste texto. É um avanço.
Mas essa atitude pública comportada talvez só mascare o forte racismo presente no país. Ainda que hoje expresso de forma mais cordial.

KAKAKAKAKAKA....


SEGUNDA NOS JORNAIS


Globo: Obama fecha equipe de economia com novas medidas

 

Folha: Chuvas provocam 20 mortes em Santa Catarina

 

Estadão: Governo quer novo pacote contra a crise

 

JB: Milícias chegam à Região dos Lagos

 

Correio: Empresas dão golpe nos terceirizados

 

Valor: Apesar da crise, empresas investem em tecnologia