sábado, junho 26, 2010

DIOGO MAINARDI


O caso do Sr. D

DIOGO MAINARDI

REVISTA VEJA

“Acreditar que um de nós possa ter mais autonomia de pensamento do que um pombo é um daqueles desejos infantis interpretados por Sigmund Freud. Continue a insultar e a castigar o pessoal da imprensa, Dunga!”
Sigmund Freud? Na última semana, o jornal O Globo consultou uma série de psicanalistas para tentar entender a personalidade de Dunga. Ou, freudianamente: “O caso do Sr. D”. Isso demonstra que ele, Dunga, está certo: o pessoal da imprensa realmente merece ser insultado e castigado. Que o Brasil — e, em particular, o Rio de Janeiro — tenha uma série de psicanalistas já é um contrassenso. O que caracteriza os brasileiros é nossa mente perfeitamente desprovida de pensamentos conscientes ou inconscientes. O técnico da Eslováquia, Vladimir Weiss, poderia ser psicanalisado. Assim como Dunga, ele costuma insultar e castigar os repórteres, chamando-os de estúpidos. Mas, ao contrário do que ocorre com os eslovacos, as categorias da psicanálise sempre soam ridiculamente impróprias quando aplicadas aos brasileiros.
O Brasil, mais do que um ensaio de psicanálise, é um teste behaviorista. E, se o Brasil é um teste behaviorista, Dunga só pode ser nosso B.F. Skinner. Ele faz com seus jogadores precisamente o mesmo que, nos primórdios do behaviorismo, B.F. Skinner fazia com os pombos e com os macacos de seu laboratório. Primeiro, prende-os numa gaiola. Segundo, isola-os de qualquer contato com o exterior. Terceiro, raciona seus alimentos. Quarto, condiciona seu comportamento administrando-lhes choques elétricos. Luis Fabiano recebe 220 volts no pé direito toda vez que perde um gol. Quer saber o que é melhor? Funciona. Acreditar que um de nós possa ter mais autonomia de pensamento do que um pombo ou do que um macaco de laboratório é um daqueles desejos infantis interpretados por Sigmund Freud. Continue a insultar e a castigar o pessoal da imprensa, Dunga! Pode ser que um dia eles também aprendam que, quando aquela luzinha vermelha se acende, dentro da gaiola, está na hora de fugir.
No período em que jogou no time da Fiorentina, Dunga interessou-se pela obra de Maquiavel. B.F. Skinner, em seu romance behaviorista Walden II, idealizou uma sociedade totalitária e coletivista, que seria comandada, segundo ele, por um “Maquiavel moderno, mecanizado e empresarial”. Dunga transformou-se exatamente nisso no comando do time do Brasil, unindo, com seu 4-4-2, os dois eminentes liberticidas: B.F. Skinner e Maquiavel. A utopia futebolística de Dunga, que se baseia no comportamento de pombos e de macacos engaiolados num laboratório, é um mecanismo sem falhas. O time só perde quando os adversários acendem uma luzinha vermelha dentro de campo e nossos jogadores, temendo choques elétricos, fogem destrambelhados para o vestiário.

PAINEL DA FOLHA

Sujou geral
RENATA LO PRETE
FOLHA DE SÃO PAULO - 26/06/10

A cúpula do PSDB bem que tentou, ao longo do dia, minimizar a revolta do aliado DEM com a indicação do tucano Álvaro Dias para vice de José Serra e com a forma pela qual a notícia veio à tona -via Twitter do presidente do PTB, Roberto Jefferson. Mas o dano causado foi muito além do que o comando da campanha poderia supor. À noite, o entorno de Serra já discutia seriamente a possibilidade de rever a escolha.
Em meio à chuva de declarações iradas dos "demos", chamou a atenção o silêncio do deputado José Carlos Aleluia -justamente o nome do partido mais bem colocado na lista de possíveis vices de Serra.



Brincadeirinha Circula na praça uma teoria segundo a qual a escolha de Álvaro teria sido um "truque" para forçar seu irmão, Osmar Dias (PDT), a anunciar apoio aos tucanos no Paraná, abandonando o projeto de disputar o governo e dar palanque a Dilma Rousseff (PDT. O PSDB nega. "Nunca faríamos esta molecagem", diz um dirigente próximo a Serra. 

Pêndulo Osmar, que durante o dia deu aos tucanos reiteradas garantias de que, com o irmão na vice, não seria candidato ao governo, saiu de reunião com representantes do "outro lado", no início da noite, pedindo mais um dia para pensar. 

Novela Por tudo isso, Álvaro já está sendo chamado de "vice Porcina": o que foi sem nunca ter sido. 

Calcanhar A militância petista já colocou na rede vídeo no qual Álvaro aparece como responsável, quando governador, pelo uso da cavalaria da PM para reprimir manifestação de professores. 

Vuvuzela O aliado Roberto Freire (PPS) ironizou no Twitter: "Só o PSDB, com seu tino de marketing, para indicar vice em dia jogo do Brasil". Cesar Maia (DEM) alfinetou: "Não creio que o Paraná seja mais importante que o Brasil". O deputado Ronaldo Caiado (GO) foi além: "Senador sem voto e odiado pelos professores". 

Mais um Os presidentes do PSDB, Sérgio Guerra, e do DEM, Rodrigo Maia, foram a Aracaju apagar o incêndio causado pela recusa do tucano Albano Franco, candidato ao Senado, em apoiar o "demo" João Alves ao governo.

Me dê motivo A engenharia que deu a Hélio Costa (PMDB) a cabeça de chapa em Minas afastou dois amigos de décadas: os petistas Fernando Pimentel e Virgílio Guimarães. Isso ajuda a explicar a ida de Clésio Andrade (PR), e não do deputado, para a suplência do ex-prefeito de BH ao Senado. Pimentel avalia que Virgílio trabalhou para que Costa vencesse a queda de braço que sepultou sua candidatura ao governo. 

Prancheta Do presidente do PT, José Eduardo Dutra, cornetando a atuação do lateral Michel Bastos durante o jogo do Brasil contra Portugal na Copa: "Michel, pra mim, só Platini e Temer". 

Verde Para evitar desgaste em ano eleitoral, o governo Jaques Wagner (PT-BA) trabalhou para cancelar uma audiência na Comissão de Meio Ambiente da Câmara, na semana passada, que avaliaria os impactos ambientais da implantação de um porto, um terminal privado em Ilhéus e a construção de uma ferrovia para transportar minério até o litoral. 

Cadeiras O advogado Pedro Abramovay deverá ser o substituto de Romeu Tuma Júnior, despejado da Secretaria Nacional de Justiça após investigações da Polícia Federal detectarem suposta ligação dele com a máfia chinesa em São Paulo. 

com SILVIO NAVARRO e LETICIA NAVARRO

tiroteio

Dada a precariedade dos programas de TV dos aliados de Serra, que nada têm a propor, deveríamos entrar no TSE e pedir reprise. 

DO DEPUTADO ANDRÉ VARGAS (PR), secretário de Comunicação do PT, sobre a participação do candidato tucano na propaganda partidária de DEM, PPS e PTB.

contraponto

Voto do além Votava-se na Câmara, dias atrás, a definição da ordem dos candidatos na urna eletrônica deste ano. Como nomes e ilustrações eram fictícios, os deputados se puseram a brincar: enquanto a bancada do Rio de Janeiro queria escolher Vinícius de Moraes para presidente, a de São Paulo tentava emplacar Monteiro Lobato para governador. Quando os baianos ameaçaram arranjar confusão em defesa de Castro Alves, Júlio Delgado (PSB-MG) achou por bem encerrar a discussão:
-Chega! A gente sabe que no Brasil ainda tem muito morto votando, mas se candidatando não...

REMÉDIO

MERVAL PEREIRA

Quem é vice?
MERVAL PEREIRA
O GLOBO - 26/06/10


De repente, quando ninguém queria ser o vice de José Serra, abre-se uma crise na coligação oposicionista justamente devido à disputa pelo posto. Os últimos dias foram gastos em reuniões infindáveis para analisar o que estaria acontecendo no Sudeste para permitir a ultrapassagem da candidata oficial logo na região onde a oposição tinha mais possibilidade de se impor ao governo.
As pesquisas recentes confirmavam que o país está dividido, desde a eleição de 2006, mesmo com a alta popularidade do presidente Lula, e que as questões regionais têm mais preponderância na escolha do voto que ideologias.

Toda a estratégia oposicionista está baseada em garantir as regiões “tucanas” e tentar reduzir a diferença nas dominadas pelo “lulismo”.

Na mais recente pesquisa do Ibope, em que surgiu pela primeira vez a candidata oficial, Dilma Rousseff, à frente de Serra, o candidato tucano melhorou no Nordeste (27% para 30%) e no Norte/ Centro Oeste (31% para 34%), cumprindo assim com sucesso a estratégia.

Mas caiu justamente nas duas regiões em que predomina o eleitorado “tucano”. No Sul, caiu de 46% para 42%, mas ainda lidera a disputa. E, no Sud e s t e , registrou se a maior reviravolta: Serra caiu 5 pontos, indo para 36%, e Dilma cresceu 4 pontos, alcançando um empate técnico.

Numa visão otimista, é melhor que essa mudança tenha se registrado em regiões onde o PSDB e aliados são fortes, pois indicaria que há condições de reverter esse processo.

U m processo , aliás , que teve início na ameaça de dissidência do Rio de Janeiro na chapa de Fernando Gabeira, com o PV e o PSDB reagindo a uma coligação com o DEM de Cesar Maia.

Por pouco a convenção para ratificar a candidatura de Gabeira não se realizou.

Por mais dificuldades que os parceiros tenham para caminharem juntos, é preciso fazer movimentos coordenados com os aliados, e não é isso o que está se vendo na escolha do vice.

O processo decisório começou com um equívoco político realmente sério, com a ideia de emplacar a vereadora Patrícia Amorim, do PSDB do Rio, c o m o c ompanheira de chapa de Serra.

Chegou a haver consultas sérias a respeito, e o melhor argumento a favor era o de que a vereadora, presidente do Flamengo, poderia levar para a candidatura um sopro popular no Rio de Janeiro, com reflexos em outros estados do país onde a torcida do Flamengo é grande.

Um argumento típico de quem está perdido na busca de um reforço em um dos estados da região Sudeste onde Serra perde terreno.

Apesar da pressa de alguns políticos imediatistas, que já cercavam a vereadora como se ela fosse a salvação da campanha, ao final de algumas consultas ficou claro que não era ali que estava a solução de uma questão política.

Já a escolha do senador Álvaro Dias, do PSDB do Paraná, tem a vantagem de consolidar a presença da oposição no Sul do país, garantindo a adesão do senador Osmar Dias, seu irmão.

Mas se esqueceram de combinar com os russos, como diria Garrincha.

O DEM, parceiro de primeira hora do PSDB, já se sente em condições de reivindicar posição de honra na coligação, digerida a crise do mensalão de Brasília.

O PSDB, e o próprio Serra, não pensam desse jeito, e gostariam de manter a coligação, com os preciosos três minutos de propaganda de rádio e televisão, mas sem ter que sair de mãos dadas com o partido que, temem, ainda está com a reputação abalada pelo escândalo.

Mas, como não é possível explicitar tais sentimentos, o PSDB esperava que o DEM ficasseem uma posição recatada nas discussões, acatando qualquer decisão que surgisse de um suposto “comando de campanha” do qual o presidente de honra do DEM, ex-senador Jorge Bornhausen, e o presidente, deputado Rodrigo Maia, fazem parte, mas de cujas reuniões, se é que aconteceram, não foram convidados a participar.

O resultado da fatídica pesquisa do Ibope deu forças ao DEM para reivindicar seu lugar na chapa, colocando na balança seus minutos de propaganda eleitoral.

A discussão não é feita em termos tão crus, embora seja isso mesmo o que está acontecendo.

Os dirigentes do Democratas consultados mostraramse unidos na recusa em abrir mão do cargo, a não ser que fosse para o ex-governador mineiro Aécio Neves, e alegaram temer não terem condições de controlar suas “bases” na convenção marcada para o dia 30, prazo derradeiro para a definição oficial da coligação.

No mesmo dia , por exemplo, as regionais de Sergipe e Pernambuco farão suas convenções, totalmente fora do controle na direção nacional, se não houver o compromisso de que o partido ficará com a vice-presidência.

O deputado Ronaldo Caiado, por exemplo, que apoia de má vontade o senador tucano Marconi Perilo em Goiás, está doido para romper a aliança.

Em todas as conversas, a impossibilidade de garantira realização da convenção nacional do partido a tempo de formalizar a aliança é colocada na mesa, travando a decisão final.

Que já tem no senador Álvaro Dias um vice convidado e que aceitou, e está sendo vetado por um dos grupos aliados. Para quem não tinha vice nenhum, até que a confusão está de bom tamanho.

SONIA RACY - DIRETO DA FONTE

Patologia
SONIA RACY
O ESTADO DE SÃO PAULO - 26/06/10

Após o incêndio no Instituto Butantã, pesquisadores de outros centros estão preocupados em perder seus trabalhos para o fogo. O prédio do Instituto Biológico, por exemplo, não tem brigada de incêndio, nem portas corta-fogo. Parte da rede elétrica é antiga e fica exposta. Há laboratórios em que não se pode ligar dois aparelhos elétricos de uma vez, pois a energia cai.
Também falta acessibilidade. Com sete andares e cerca de 120 servidores, conta apenas com dois elevadores da década de 40, que apresentam problemas quase que semanalmente.
Patologia 2
A direção do IB confirma as informações. Mas avisa que tramita projeto de R$ 30 milhões para o restauro total do prédio e de suas unidades.
Devagarinho
O MinC aprovou nesta semana projeto de R$ 2 milhões para captação de verba, por meio de renúncia fiscal, para celebrar os dez anos do Via Funchal. Com realização de dez shows.
Só que o projeto é de dois anos atrás. E a casa de shows já caminha para seus 12 anos. Ao saber da aprovação, a equipe do Via Funchal disse que buscará outro mote para comemorar.
Raio X
O Instituto Análise coletou novos dados sobre o uso do serviço municipal de saúde de SP. Entre os que têm plano de saúde, 46% dizem optar pelo atendimento público por causa da praticidade -como o uso ambulatorial (81%) e a retirada grátis de remédios (80%).
Control C
Miguel Bucalem, do Desenvolvimento Urbano, passa uma semana na África do Sul. Busca inspiração para potencializar a aplicação de verbas em infraestrutura na Copa de 2014. E, também, saber como atrair recursos de investidores.
Invasão literária
São Paulo será invadida por livros gigantes na primeira semana de agosto. Os exemplares têm mais de 1,80 de altura e servirão para propagandear a Bienal do Livro na cidade. Com aval da Cidade Limpa.
Controle remoto
Às saudosas de Eduardo Moscovis na televisão, calma. O ator fará uma participação na série da TV Globo, As Cariocas, de Daniel Filho.
A previsão de estreia é no segundo semestre.
Para todos
À frente da Organização Social Santa Marcelina Cultura e do Festival Internacional de Campos do Jordão, Paulo Zuben está mergulhado em uma missão cultural. Quer democratizar o acesso à música erudita. Para tanto, investe na expansão do festival, aumentando o número de eventos gratuitos e trazendo a série especial de concertos pela primeira vez para SP.
Como será a expansão do festival e os diferenciais em relação aos últimos anos?
O festival tinha o perfil de orquestra jovem, só acontecia em Campos do Jordão e a programação era de três semanas. Este ano, conversamos com a Secretaria de Cultura e resolvemos expandir, trazendo o evento para São Paulo. O melhor da programação que só acontecia em Campos virá à Sala São Paulo e para o Sesc Vila Mariana. Além disso, teremos mais tempo para concertos e aprimorar as atividades pedagógicas.
O publico também terá mais acesso à programação?
A ideia de expansão significa mais lugares e apresentações gratuitas. Teremos 40 concertos na praça do Capivari, em Campos, por exemplo. Outro objetivo é ter formação de publico. Queremos iniciar um programa de formação musical na cidade, aproximar a população do festival. Vamos explicar um pouco das peças que serão tocadas e capacitar 50 professores da rede. 
E qual será a participação da Osesp no evento?
A Osesp levará nove concertos para Campos. Com uma programação diferenciada, que vai trazer mais visibilidade para o festival. Democratizar esse acesso já é, por si só, uma mudança significativa.
Qual é a principal atração do festival este ano?
Ah, serão várias. Mas só para citar algumas especiais, teremos Nelson Freire com a Filarmônica de Minas Gerais, Cristina Ortiz, que tocará peças de Chopin e o duo inédito de Maria João Pires com Antonio de Menezes.
MARILIA NEUSTEIN
Na frente
Daniel Galera e Rafael Coutinho lançam hoje o livro de quadrinhos Cachalote. Na loja de mesmo nome.
A Editora Paz e Terra, o Instituto FHC e o Centro Edelstein de Pesquisas Sociais promovem, dia 1º,debate sobre as FARC. Com Daniel Pécaut, Luiz Felipe Lampreia e Raul Jungmann.
Aliás, FHC foi visto, anteontem, jantando no restaurante Chez Georges, em Paris.
Otto volta aos palcos paulistanos com show do disco Certa Manhã Acordei de Sonhos Intranquilos, dia 2, na choperia do Sesc Pompeia.
Rubens Barrichello ficou para trás no golfe. Em 13º, no 29 Aberto de Golfe Embrase Terras de São José.

GOSTOSA

JOSÉ (MACACO) SIMÃO

Sem Kaká é um Kokô!
JOSÉ SIMAO
FOLHA DE SÃO PAULO - 26/06/10


E agora vamos pegar o Chile. O Chile é bom pra esquiar. Ueba! Vamos esquiar nos chilenos



BUEMBA! BUEMBA! Macaco Simão Urgente! Direto da Cópula do Mundo!
Dunga burro! Jegue empacado. Com aquela camisa de técnico de informática!
Brasil contra Portugal. Patrocínio: Playboy! PELADA! Pelada por pelada, eu prefiro a minha nega!
E se o Dunga gosta tanto de volante, ele deveria ser motorista de Kombi escolar!
Empate pra ele é vitória. A vitória do empate!
E duas coisas que ainda não vi nesta Copa: a seleção jogar bonito e o pescoço do Maradona!
E o Júlio Baptista assistiu ao jogo de um lugar vip: do meio do campo. Nem relou na bola!
E a mãe do Cristiano Ronaldo fez uma promessa para o jogo de ontem. Se Portugal ganhasse, ela raspava o bigode. Rarará!
E o Kaká no banco? Orando pelo Twitter. Rarará! Mas a seleção sem o Kaká é um Kokô!
E cadê o Robinho? Para pular mais do que saci de duas pernas?
E o Galvão? O Hexagerado! Adoro a matemática maluca do Galvão: "Se a Inglaterra empatar com os pigmeus de Botsuana, a Eslováquia fizer um gol, o vento bater a favor e o cara conseguir vender todo o engradado de cerveja dele, o Brasil faz dez pontos".
E a Fifa elege Cristiano Ronaldo como o melhor em campo! É piada de português? O Cristiano Ronaldo é o melhor jogador DEPILADO em campo!
E o site sensacionalista revela que os portugueses continuam assistindo à reprise do jogo. Na esperança de que Portugal desempate! Rarará!
E agora vamos pegar o Chile. O Chile é bom pra esquiar. Ueba! Vamos esquiar nos chilenos.
E o Ciro Botelho me disse que vai dar um "antônio nunes" no Dunga! Antôôôônio nuuuunes PÁ!
Seleção dos peladeiros! Sugestão de um leitor de uma seleção melhor que a do Dunga contra Portugal. Seleção dos Caçadores da Serra da Jiboia: Téo Maneta, Muela, Zé Metranca, Pé de Cabra, Alaor Capeta e Curisco Ruim. Capiroto, Tonho Gonorreia e Macabro. Ataque: Matoso Rola Preta e Dino Rabicó! Isso é ataque nuclear. E ainda tem gente com medo do Irã? Rarará.
E, em represália a Portugal, hoje eu não compro pãozinho na padaria. Só pão Pullman no supermercado! Rarará! Nóis sofre, mas nóis goza. Que eu vou pingar o meu colírio alucinógeno!

MÔNICA BERGAMO

EI DO SOPRO 
Mônica Bergamo
FOLHA DE SÃO PAULO - 26/06/10
O paulista Flavio Gabriel Parro da Silva, 30, começou a tocar trompete aos 11 anos e hoje é um dos integrantes da Osesp; neste ano, ele conquistou o segundo lugar em um dos mais renomados concursos internacionais de música, o "Primavera de Praga"
VITRINE BLINDADA

O shopping Cidade Jardim, que passou por dois assaltos entre maio e junho, vai usar a área da rampa de entrada, por onde os bandidos entraram em ambos os roubos e que foi desativada, para construir um anexo de três andares. A expansão terá cerca de 15 lojas e deve ficar pronta no início do próximo ano.

VOTO GAY
Enquete promovida pelo site da revista gay "G Magazine" pergunta em quem o internauta vai votar para presidente. A candidata Dilma Rousseff (PT-RS) lidera a PESQUISA com 40% das intenções, de um total de cerca de 180 mil votos. José Serra (PSDB-SP) e Marina Silva (PV-AC) empatam na casa dos 20%.

ROLA A BOLA
E o tucano José Serra deve assistir à partida do BRASIL nas oitavas de final da Copa, na semana que vem, ao lado de Geraldo Alckmin (PSDB), candidato ao governo de São Paulo, no interior do Estado. A reunião da agenda de campanha do presidenciável, que normalmente acontece às segundas, foi transferida para a última quinta, para não concorrer com o jogo.

AVIÃO NA PISTA
O Catavento, museu de ciências no parque Dom Pedro, vai gastar cerca de R$ 60 mil para transportar um avião DC-3 do Museu da Tecnologia, na Cidade Universitária, até sua sede. Ele será levado em duas etapas: na madrugada de amanhã, vai o corpo da aeronave; na de segunda, vão as asas. A operação contará com 20 pessoas, uma carreta, três carros de escolta, duas viaturas da CET e um guindaste.

ESQUINA DE GIL E PELÉ
O cantor Gilberto Gil, que comemora aniversário hoje com show em Jequié, na Bahia, teve uma rua batizada com seu nome na cidade Senhor do Bonfim, no mesmo Estado. A via faz esquina com a rua Edson Arantes do Nascimento, o Pelé.

DE OLHO NO VALE
Representantes do Conselho Nacional de CULTURA e Artes do Chile estiveram no BRASIL há alguns dias para conhecer programas do MINISTÉRIO DA CULTURA - entre eles, o VALE-CULTURA.

NOTAS MUSICAIS
A atriz Débora Bloch apresentará o Prêmio da Música Brasileira, no dia 11 de agosto, no Theatro Municipal do Rio. O evento homenageará Dona Ivone Lara.

ÚLTIMA PEGADA
O astronauta Gene Cernan, comandante da espaçonave Apollo 17, em 1972, e último americano a pisar na Lua, vai participar de um seminário de segurança de voo que a Bombardier promove no dia 11 de agosto, em SP.

CARIOCA GRINGA
A atriz Denise Dumont, radicada nos Estados Unidos, fará uma participação na minissérie "As Cariocas", da TV Globo. Será a mãe da personagem de Paola Oliveira.


PÃO DE QUEIJO NO PALITINHO
O Instituto Tomie Ohtake inaugurou a exposição "Guignard e o Oriente: China, Japão e Minas" nesta semana, em São Paulo. A mostra reúne 45 pinturas de Guignard e paisagens do chinês Zhang Daqian, entre outras obras.

HORA DO SHOW
A banda Capital Inicial fez festa de lançamento da turnê "Das Kapital" na recém-inaugurada casa de shows Estúdio Emme, na avenida Pedroso de Morais, em Pinheiros.

CURTO-CIRCUITO
O grafiteiro Zezão inaugura a exposição "Vari Ações Urbanas" hoje, às 16h, na galeria Choque Cultural.
O Sesc Pinheiros comemora um ano do PROJETO "Improviso" com apresentações de dança de diversos grupos, hoje, das 10h às 22h, na praça de eventos da unidade. Livre.
A designer Regina Dutra realiza hoje, às 17h, em seu ateliê, o evento "Abertura de Fornada", com exposição de cerâmicas e pinturas.
Acontece hoje o "Arraial 284", na loja da marca 284, na rua Oscar Freire, nos Jardins, das 14h às 18h.
O PROJETO "Toyota Trilhas da Natureza" acontece hoje, em Indaiatuba (SP), com show gratuito da banda Os Paralamas do Sucesso. Livre.

com DIÓGENES CAMPANHA, LEANDRO NOMURA e LÍGIA MESQUITA