segunda-feira, julho 20, 2009

PARA OS AMIGOS LEITORES


FELIZ SEMANA MUNDIAL DO AMIGO !!!!!!


CLIQUE NA FOTO PARA AMPLIAR

ENVIADO PELO AMIGO APOLO

RICARDO NOBLAT

Lavanderia Lula

O GLOBO - 20/07/09

“Um homem decente envergonha-se do governo sob o qual vive” (H. L. Mencken, jornalista americano do século passado)

O senador Antonio Carlos Magalhães inaugurou a Lavanderia Lula. Em 2003, acusado de grampear telefones de adversários políticos na Bahia, correu o risco de ser julgado pelo Conselho de Ética do Senado por quebra de decoro. Apoiara a eleição de Lula um ano antes. Lula retribuiu salvando-lhe o mandato.

Desde então a lavanderia é um sucesso.

O que Lula fez por ACM não impediu que os dois quase saíssem no tapa anos mais tarde. ACM sentiu seu império baiano ameaçado pelo PT de Jaques Wagner. Soltou os cachorros em cima de Lula. Que respondeu chamando-o de rato e suando a camisa para eleger Wagner. Os dois só voltaram a se encontrar quando ACM estava em um hospital de São Paulo a poucos dias de morrer. Lula fez questão de visitá-lo.

Entre ACM e José Sarney (PMDB-AP), o mais recente freguês da lavanderia, Lula meteu as mãos em muito pano sujo. O êxito dele não consiste em transformar pano sujo em pano imaculado.

Por ora, ainda não opera milagres. Amanhã, nunca se sabe. Mas Lula sempre tenta dar um jeito de impedir que pano encardido acabe jogado no lixo por imprestável.

Na maioria das vezes, é bem-sucedido.

Lula não discrimina entre aliados fiéis, aliados nem tão confiáveis assim, adversários moderados e adversários históricos. Se vir alguma vantagem em enxaguá-los até que recuperem parte da pureza perdida ou se livrem de nódoas comprometedoras, ele se entrega à tarefa com gosto. Do controverso Roberto Jefferson, na época presidente do PTB, Lula disse que se tratava de um homem a quem daria um cheque em branco.

O homem merecedor de tamanha prova de confiança deflagrou o escândalo que quase derrubou o governo.

Em meio ao escândalo, informado sobre a disposição do publicitário Marcos Valério de contar tudo o que sabia, um Lula alterado por algumas doses a mais de bebida chegou a falar em renúncia.

Foi um Deus nos acuda. Lula só sossegou quando lhe garantiram que Valério estava sob controle. Está até hoje.

Procurem algo de duro dito depois por Lula a respeito de Jefferson. É possível que encontrem um elogio. Nada encontrarão contra José Dirceu, apontado pelo Procurador Geral da República como o chefe da “sofisticada organização criminosa” que quis se apoderar de parte do aparelho do Estado.

Lula escalou Dirceu para pagar a conta do mensalão.

Para compensar, lava a biografia do amigo toda vez que julga necessário.

Foi quase pedindo desculpas públicas a Antonio Palocci que Lula o demitiu do Ministério da Fazenda forçado pelo caso da quebra do sigilo bancário do caseiro Francenildo Pereira. Palocci jurou diante de uma CPI que jamais frequentara certa mansão suspeita de Brasília. O caseiro jurou têlo visto por lá uma dezena de vezes. Lula chamou Palocci de “meu irmão”. E sonha com o dia de tê-lo de volta no governo.

E o “nosso Delúbio”, hein? E Romero Jucá, que ofereceu fazendas inexistentes como garantia de um empréstimo tomado em banco oficial? Lula saiu em defesa dos dois. Ficou rouco de repetir: “Ninguém é culpado até ser condenado pela Justiça”.

Ao pé da letra, de acordo.

Mas o que se espera de um presidente não é o mesmo que se espera de um juiz. Presidente deve satisfações à sociedade. Juiz, somente à sua consciência.

Um mau exemplo dado por um juiz nem de longe equivale a um mau exemplo dado pela pessoa mais observada e admirada pelos brasileiros.

Foi um bom exemplo o empenho de Lula em manter Renan Calheiros (PMDB-AL) na presidência do Senado? Quase conseguiu. Lula dá um bom exemplo quando chama Sarney de “pessoa incomum” e obriga o PT a sustenta-lo no cargo? A Lavanderia Lula presta inestimáveis serviços ao seu fundador e único dono, e também aos que dela precisam.

Mas bem não faz — pelo contrário — ao avanço entre nós de uma prática política decente e justa, capaz de atrair gente interessada em servir à coisa pública, e não em se servir dela. Essa será a herança maldita de Lula.

INFORME JB

A estratégia da oposição na CPI

Autor(es): Vasconcelo Quadros
Jornal do Brasil - 20/07/2009

O procurador Roberto Gurgel concordou com o pedido da oposição e deve designar uma equipe de procuradores para, se for o caso, abrir inquérito a cada denúncia consistente que surgir durante a CPI da Petrobras. Ela começa a funcionar no próximo dia 6. Normalmente, o MPF só investiga depois que a CPI é concluída. A estratégia tem a finalidade de combater a manobra do grupo governista, que quer uma investigação chapa branca e rápida. Se depender do presidente da CPI, João Pedro (PT-AM), e do relator, Romero Jucá (PMDB-AM), o presidente da estatal, Sérgio Gabrielli, será o primeiro a prestar depoimento – o que quebraria a lógica de qualquer investigação e tornaria a CPI natimorta.

Apurar primeiro

"Caso os dirigentes sejam convocados no início, não teremos elementos para questioná-los", reclama o tucano Álvaro Dias (foto). A oposição quer esgotar as suspeitas em torno da Refinaria Abreu de Lima, os contratos aditivos das obras de plataformas em alto mar, os gastos e destino da verba de patrocínios e a suposta intermediação no esquema de royalties.

Ida e volta

Movimento gaúcho que luta pela abertura dos arquivos da ditadura quer que Yeda Crusius se retrate por ter chamado de torturadores os professores que fizeram manifestação em frente à sua casa. A governadora entrou na justiça contra os organizadores por ter se sentido impedida no direito de ir e vir.

Refém

Do cientista político David Fleisher sobre as sucessivas declarações do presidente defendendo dirigentes peemedebistas. "O Lula é refém do PMDB. Ele acha que sem o partido não tem governabilidade nem candidatura de Dilma".

Alto clero

O distrital Berinaldo Pontes (PP) gastou uma fortuna em outdoors plantados nas saídas de Brasília para informar que foi citado em pesquisa entre os 150 mais destacados parlamentares do país.

Grampo

Sai esta semana o relatório do inquérito do grampo que abalou o país. Se nenhum fato novo surgir, ninguém saberá quem escutou a angelical conversa entre o presidente do STF, Gilmar Mendes, e o senador Demóstenes Torres.

Eles sabem

Grupos de direitos humanos estão pedindo que o general Mário Lucio Araujo, responsável pelas expedições ao Araguaia, ouça quem sabe onde foram colocados os restos dos guerrilheiros desaparecidos. Pela ordem de importância ainda estão por aí o coronel Sebastião Rodrigues de Moura, o major Curió, o tenente José Reis e o sargento José Sarmento Santa Cruz.

Outros

Também podem contribuir, se quiserem, o coronel Lício Ribeiro, o tenente José Jiménez, um oficial conhecido por Cid e o seleto grupo que participou da etapa final da Marajoara, a operação em que foram presos e executados os últimos guerrilheiros.

Sêneca

Sarney poderia ter se inspirado em outras citações de Sêneca para justificar seu jeito de combater injustiças. O filósofo também sentencia que "a linguagem da verdade é simples" e que "nós descemos e não descemos duas vezes o mesmo rio".

Boi Barrica

O vazamento estratégico da Operação Boi Barrica, no ano passado, deu mais fôlego às investigações contra Fernando Sarney.

GOSTOSA


CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR

RUY CASTRO

Endereços com história


FOLHA DE SÃO PAULO - 20/07/09

Só se soube outro dia, por uma coluna de jornal, que a bela casa em forma de navio na Rua Codajás, numa seção exclusiva do Leblon chamada Jardim Pernambuco, foi abaixo em silêncio e em segredo há alguns anos. Em seu lugar, surgiu outra, talvez mais moderna e confortável, mas sem o mesmo charme. A casa original tinha história: Tom Jobim morou nela durante toda a segunda metade dos anos 1960.

Conheci essa casa de Tom. Foi nela que ele me recebeu, em março de 1967, para uma entrevista para a revista Manchete e, uma hora depois, sugeriu que fôssemos continuar a conversa em seu QG, o bar Veloso, em Ipanema. Foi daquela casa que Tom saiu para gravar em Los Angeles com Frank Sinatra e foi também nela que ele compôs Wave, Chovendo na Roseira, Sabiá, Retrato em Branco e Preto e finalizou Águas de Março.

Em compensação, grandes endereços anteriores de Tom, berços indisputados da bossa nova, estão de pé e podem ser admirados sem problema. O predinho da Rua Nascimento Silva, 107, típico da velha Ipanema, continua firme, com o apartamento onde ele compôs A Felicidade, Se Todos Fossem Iguais a Você, Chega de Saudade, Dindi, Fotografia, Brigas Nunca Mais etc., e todas as canções de Canção do Amor Demais.

E a casa da Rua Barão da Torre, por acaso também 107, para onde ele se mudou em 1960 e onde nasceram Corcovado, Ela é Carioca, Samba do Avião, Só Danço Samba, Inútil Paisagem, O Morro Não Tem Vez e, como se chamava mesmo?, Garota de Ipanema, está tal e qual e é agora uma... pousada.

Como se vê, nem toda a história está perdida. Mas o Rio tem toneladas de história, e nem sempre se pode impedir que, por ignorância ou incúria, uma parte tão preciosa dela tombe a golpes de insensibilidade e marreta.

PAINEL DA FOLHA

Justiça cega

FOLHA DE SÃO PAULO - 20/07/09

Nem bem o PT proclamou o lançamento da pré-candidatura de Tarso Genro ao governo do Rio Grande do Sul, os presidentes dos principais partidos de oposição a Lula passaram a fazer campanha por sua demissão imediata do Ministério da Justiça.
‘O ministro da Justiça do país tem de estar afastado da conjuntura eleitoral’, diz o senador Sérgio Guerra (PSDB). Para o presidente do DEM, Rodrigo Maia (RS), a permanência de Tarso se torna insustentável, uma vez que a Polícia Federal atua na investigação das denúncias de corrupção no governo Yeda Crusius (PSDB). ‘Há incompatibilidade clara. Se a PF já atuava com viés político, imagine agora’, diz o deputado.

Não saio - Confrontado com o questionamento, Tarso diz que, se houvesse impedimento de pré-candidatos atuarem no Executivo, a própria Yeda teria de deixar o governo. ‘Minhas funções de ministro não se confundem com atuação política.’

Oficial - Em pelo menos um evento internacional do qual Dilma Rousseff (Casa Civil) participou como ministra, seu currículo com informações incorretas foi usado para apresentá-la. Foi em março de 2005, num seminário do Banco Mundial sobre o futuro da energia, em Washington.

Bastão - O adiamento para depois do recesso da ida de José Múcio para o TCU, sem razão que o justifique, foi lido por aliados como a certeza de que Lula só espera o julgamento de Antonio Palocci pelo STF, marcado para agosto, para fazer dele o novo articulador político do governo.

Dominó 1 - Presidente da TV Brasil, Teresa Cruvinel se desentendeu com mais um dos diretores que ajudaram a colocar de pé o projeto da emissora. Agora foi Delcimar Pires, diretor de administração, ligado ao chefe de gabinete de Lula, Gilberto Carvalho.

Dominó 2 - A demissão não havia sido formalizada até sexta-feira, mas ninguém acreditava haver clima para o retorno de Pires ao cargo. Três diretores já deixaram a TV por motivos semelhantes: Orlando Senna, Mario Borgneth e Leopoldo Nunes.

Nova sigla 1 - Será anunciada nesta semana a criação de um novo partido, o PSR (Partido Socialista da República). A legenda nasce com 3 deputados federais, 6 estaduais e 2 distritais. Só falta colher as 500 mil assinaturas necessárias para o registro.

Nova sigla 2 - Os 3 representantes do novo partido na Câmara dos Deputados serão Silvio Costa (PMN-PE), Bispo Rodovalho (DEM-DF) e Manoel Júnior (PSB-PB). Em comum, todos estavam sem ambiente nos atuais partidos.

Baianidade - José Serra estará duas vezes em Salvador e Aécio Neves, uma, em agosto. O governador paulista participa de uma palestra na Associação Comercial e, dias depois, assina um convênio com o governo estadual. Já o mineiro receberá o título de cidadão baiano da Assembleia.

Dilma potiguar? - Quem leu entrevista de Lina Vieira à ‘Tribuna do Norte’, em que condena a falta de punição aos que enriquecem por meio da corrupção, ficou com a impressão de que a ex-titular da Receita será mais uma técnica a abraçar a política em 2010.

Vem cá - O governador Eduardo Campos vai chamar o PP, que quer apoiar a reeleição de Sérgio Guerra (PSDB) ao Senado, para dizer que, em Pernambuco, quem estiver no palanque de Dilma e dele terá de ser fiel à chapa inteira.

Tiroteio

Se os senadores são os pizzaiolos, então o presidente Lula foi o grande chef do mensalão.

Do deputado VIC PIRES (DEM-PA), sobre a frase do presidente comparando os senadores a pizzaiolos, na semana passada, por conta da criação da CPI da Petrobras.

Entre amigos - A UNE negocia com a Funcef, o fundo de pensão dos funcionários da Caixa, adiantamento para começar a reforma da sede, orçada em R$ 30 milhões, enquanto o Congresso não aprova projeto do governo que destina recursos para a obra.

Passar bem

Em sua primeira campanha, em 2006, Flávio Dino (PC do B-MA) visitava Matões e foi pedir votos a Lula Pereira, um líder político muito respeitado na cidade.
- Sou juiz federal e estou deixando a carreira para me candidatar a deputado. Gostaria de ter seu apoio -, disse.
- Meu filho, desista. Não tem a menor chance -, respondeu o coronel, secamente.
Dino, espantado, ainda tentou argumentar:
- Mas seus filhos me conhecem e serão meus eleitores...
- Um juiz largar a carreira para ser candidato a deputado só pode ser maluco. E eu não voto em doido -, explicou o velhinho, já se levantando para encerrar a conversa.

QUADRILHA

SEGUNDA NOS JORNAIS

- Globo: CPMF: governo é acusado de negligência administrativa

- Folha: Cesarianas já são 84,5% dos partos na rede privada

- Estadão: Fim de contratos atrasa investimento em portos

- JB: Brasil lidera ranking de mortes nos estádios

- Correio: 1 milhão de assinaturas contra os fichas-sujas

- Valor: Crise aumenta o déficit comercial da indústria

- Estado de Minas: Prefeitura vai licitar feira da Afonso Pena