segunda-feira, setembro 15, 2008

Morre Richard Wright, um dos fundadores do Pink Floyd

O músico Richard Wright, 65, tecladista e um dos fundadores do grupo de rock Pink Floyd, morreu nesta segunda-feira (15). Ele sofria de câncer, segundo anunciou seu porta-voz.
ECONOMIA: COTAÇÕES

15/09/2008 - 11:30 hs


RASGA ANJO
BILÚ, BILÚ, BILÚ, BILÚ....BILÚ, TETÉIA
Informe JB

Dilma trabalha pela Petrobras
Márcio Falcão

Janeiro é o prazo para que a Petrobras se enquadre na resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente que exige redução no nível de poluentes do diesel produzido pela estatal. O jogo político, no entanto, já começou e é forte. Na sexta-feira, técnicos dos ministérios do Meio Ambiente, do Desenvolvimento e de Minas e Energia estiveram na Casa Civil para uma reunião com a ministra Dilma Rousseff. E ouviram que a ordem é que não se mexa na Petrobras até que a empresa tenha condições de adaptar a tecnologia limpa, que já exporta, para o mercado interno. E isso passará ao largo da data limite de janeiro. Palavra de futura candidata.

Encalhou Em alta
O governo está com problemas para emplacar a construção do primeiro submarino nuclear do país. Os franceses da DCN estão segurando a transferência da tecnologia do propulsor. O ministro de Assuntos Estratégicos, Mangabeira Unger, já conversa com empresários russos, que têm o serviço para pronta entrega.

Espião
Mesmo com a má fama da Abin e da suspeita de envolvimento na crise dos grampos, parece que todo mundo quer ser espião. Ao todo, 58 mil pessoas se inscreveram para disputar as 160 vagas do concurso marcado para 12 de outubro. Mais impressionante ainda é o universo de gente que tentou se inscrever, mas acabou perdendo o prazo: 146 mil.

Passado
O deputado Raul Jungmann (PPS-PE) tornou-se um dos maiores críticos da Abin diante da crise. Parece ter esquecido o passado. Arapongas sustentam que, quando foi ministro do Desenvolvimento Agrário, Jungmann foi quem mais requisitou serviços da agência para acompanhar ações do MST.

Defesa
Nem todo mundo na Esplanada está contra as escutas telefônicas. O ministro da Controladoria-Geral da União, Jorge Hage, tem dito que não se pode banir o instrumento das investigações, uma vez que, hoje, o grampo é uma das armas mais poderosas contra a corrupção.

Troco
Os ministros do STF estão ansiosos para que o Congresso coloque em votação o projeto que aumenta seus vencimentos dos atuais R$ 24.500 para R$ 25.725. Os parlamentares estão resistentes. Não esqueceram que, em 2006, a Suprema Corte anulou ato da Câmara e do Senado que equiparava os salários dos congressistas aos dos ministros.

Sem pressa
O deputado Ciro Nogueira (PP-PI) não se impressiona com a pressa de seu principal concorrente à presidência da Câmara, o deputado Michel Temer (PMDB- SP). Enquanto o peemedebista prepara um evento para o dia 8 de outubro, Ciro quer distância de badalação. Para o progressista, Temer corre para unificar o PMDB. Ciro diz contar com o voto de pelo menos 15 peemedebistas.

Energia
O governador Cid Gomes quer marcar seu primeiro mandato tornando o Ceará auto-suficiente em energia até 2011. Serão 14 parques eólicos que, juntos, vão gerar uma potência de 500,5 megawatts.
SEM TÍTULO


LEIA UM LIVRO
MEMÓRIAS PÓSTUMAS DE BRÁS CUBAS-CONT.

MACHADO DE ASSIS

CAPÍTULO 11

O menino é pai do homem

Cresci; e nisso é que a família não interveio; cresci naturalmente, como crescem as magnólias e os gatos. Talvez os gatos são menos matreiros, e, com certeza, as magnólias são menos inquietas do que eu era na minha infância. Um poeta dizia que o menino é pai do homem. Se isto é verdade, vejamos alguns lineamentos do menino.
Desde os cinco anos merecera eu a alcunha de "menino diabo"; e verdadeiramente não era outra coisa; fui dos mais malignos do meu tempo, arguto, indiscreto, traquinas e voluntarioso. Por exemplo, um dia quebrei a cabeça de uma escrava, porque me negara uma colher do doce de coco que estava fazendo, e, não contente com o malefício, deitei um punhado de cinza ao tacho, e, não satisfeito da travessura, fui dizer à minha mãe que a escrava é que estragara o doce "por pirraça"; e eu tinha apenas seis anos. Prudêncio, um moleque de casa, era o meu cavalo de todos os dias; punha as mãos no chão, recebia um cordel nos queixos, à guisa de freio, eu trepava-lhe ao dorso, com uma varinha na mão, fustigava-o, dava mil voltas a um e outro lado, e ele obedecia, — algumas vezes gemendo, — mas obedecia sem dizer palavra, ou, quando muito, um — "ai, nhonhô!" — ao que eu retorquia: — "Cala a boca, besta!" — Esconder os chapéus das visitas, deitar rabos de papel a pessoas graves, puxar pelo rabicho das cabeleiras, dar beliscões nos braços das matronas, e outras muitas façanhas deste jaez, eram mostras de um gênio indócil, mas devo crer que eram também expressões de um espírito robusto, porque meu pai tinha-me em grande admiração; e se às vezes me repreendia, à vista de gente, fazia
o por simples formalidade: em particular dava-me beijos.
Não se conclua daqui que eu levasse todo o resto da minha vida a quebrar a cabeça dos outros nem a esconder-lhes os chapéus; mas opiniático, egoísta e algo contemptor dos homens, isso fui; se não passei o tempo a esconder-lhes os chapéus, alguma vez lhes puxei pelo rabicho das cabeleiras.
Outrossim, afeiçoei-me à contemplação da injustiça humana, inclinei-me a atenuá-la, a explicá-la, a classificá-la por partes, a entendê-la, não segundo um padrão rígido, mas ao sabor das circunstâncias e lugares. Minha mãe doutrinava-me a seu modo, fazia-me decorar alguns preceitos e orações; mas eu sentia que, mais do que as orações, me governavam os nervos e o sangue, e a boa regra perdia o espírito, que a faz viver, para se tomar uma vã fórmula. De manhã, antes do mingau, e de noite, antes da cama, pedia a Deus que me perdoasse, assim como eu perdoava aos meus devedores; mas entre a manhã e a noite fazia uma grande maldade, e meu pai, passado o alvoroço, dava-me pancadinhas na cara, e exclamava a rir: Ah! brejeiro! ah! brejeiro!
Sim, meu pai adorava-me. Minha mãe era uma senhora fraca, de pouco cérebro e muito coração, assaz crédula, sinceramente piedosa, — caseira, apesar de bonita, e modesta, apesar de abastada; temente às trovoadas e ao marido. O marido era na terra o seu deus. Da colaboração dessas duas criaturas nasceu a minha educação, que, se tinha alguma coisa boa, era no geral viciosa, incompleta, e, em partes, negativa. Meu tio cônego fazia às vezes alguns reparos ao irmão; dizia-lhe que ele me dava mais liberdade do que ensino e mais afeição do que emenda; mas meu pai respondia que aplicava na minha educação um sistema inteiramente superior ao sistema usado; e por este modo, sem confundir o irmão, iludia-se a si próprio.
De envolta com a transmissão e a educação, houve ainda o exemplo estranho, o meio doméstico. Vimos os pais; vejamos os tios. Um deles, o João, era um homem de língua solta, vida galante, conversa picaresca. Desde os onze anos entrou a admitir-me às anedotas reais ou não, eivadas todas de obscenidade ou imundície. Não me respeitava a adolescência, como não respeitava a batina do irmão; com a diferença que este fugia logo que ele enveredava por assunto escabroso. Eu não; deixava-me estar, sem entender nada, a princípio, depois entendendo e enfim achando-lhe graça. No fim de certo tempo, quem o procurava era eu; e ele gostava muito de mim, dava-me doces, levava-me a passeio. Em casa, quando lá ia passar alguns dias, não poucas vezes me aconteceu achá-lo, no fundo da chácara, no lavadouro, a palestrar com as escravas que batiam roupa; aí é que era um desfiar de anedotas, de ditos, de perguntas, e um estalar de risadas, que ninguém podia ouvir, porque o lavadouro ficava muito longe de casa. As pretas, com uma tanga no ventre, a arregaçar-lhes um palmo dos vestidos, umas dentro do tanque, outras fora, inclinadas sobre as peças de roupa, a batê-las, a ensaboá-las, a torcê-las, iam ouvindo e redargüindo às pilhérias do tio João, e a comentá-las de quando em quando com esta palavra:
— Cruz, diabo!... Este sinhô João é o diabo!
Bem diferente era o tio cônego. Esse tinha muita austeridade e pureza; tais dotes, contudo, não realçavam um espírito superior, apenas compensavam um espírito medíocre. Não era homem que visse a parte substancial da Igreja; via o lado externo, a hierarquia, as preeminências, as sobrepelizes, as circunflexões. Vinha antes da sacristia que do altar. Uma lacuna no ritual excitava-o mais do que uma infração dos mandamentos. Agora, a tantos anos de distância, não estou certo se ele poderia atinar facilmente com um trecho de Tertuliano, ou expor, sem titubear, a história do símbolo de Nicéia; mas ninguém, nas festas cantadas, sabia melhor o número e caso das cortesias que se deviam ao oficiante. Cônego foi a única ambição de sua vida; e dizia de coração que era a maior dignidade a que podia aspirar. Piedoso, severo nos costumes, minucioso na observância das regras, frouxo, acanhado, subalterno, possuía algumas virtudes, em que era exemplar, mas carecia absolutamente da força de as incutir, de as impor aos outros.
Não digo nada de minha tia materna, Dona Emerenciana, e aliás era a pessoa que mais autoridade tinha sobre mim; essa diferençava-se grandemente dos outros; mas viveu pouco tempo em nossa companhia, uns dois anos. Outros parentes e alguns íntimos não merecem a pena de ser citados; não tivemos uma vida comum, mas intermitente, com grandes claros de separação. O que importa é a expressão geral do meio doméstico, e essa aí fica indicada, — vulgaridade de caracteres, amor das aparências rutilantes, do arruído, frouxidão da vontade, domínio do capricho, e o mais. Dessa terra e desse estrume é que nasceu esta flor.

CONT. AMANHÃ