PERCA TEMPO - O BLOG DO MURILO

sábado, abril 30, 2011

WALCYR CARRASCO - Drogas na esquina


 Drogas na esquina
WALCYR CARRASCO
REVISTA VEJA -SP


A maioria dos pais não tem ideia de como seus filhos entram em contato com as drogas. Eles gostam de pensar em traficantes perversos, verdadeiros lobos maus disfarçados de coelhinhos. Bobagem. A garotada experimenta sua primeira droga ilícita através dos coleguinhas de escola, com a turma nas baladas. Ou mesmo dentro da própria família. Nunca me esquecerei do depoimento de um pai em uma palestra que dei no interior de São Paulo. Quando afirmei que as drogas estão mais próximas do que se pensa, o homem se ergueu chorando:
— Meu filho faleceu de aids. Ele contraiu o vírus em seringas compartilhadas. Mais tarde descobri que o meu irmão, seu tio, foi quem o levou ao consumo.
Emudeci. A plateia ficou em silêncio. O que dizer diante do sofrimento daquele homem? Da curiosidade ao vício, o roteiro é conhecido. O adolescente falta às aulas. Fica trancado no quarto ou some com a galera. Pede grana extra. Finalmente, algo de valor desaparece da casa. E aí a família reage... demitindo a empregada! É sempre a primeira suspeita. Uma conhecida cuja filha chegou a ser internada lastimou-se:
— Ainda não entendo como não percebi. Ela mudou de comportamento, rebelava-se o tempo todo, sumia. E eu achava que era uma fase.
Para alguns adolescentes, o uso de drogas parece normal. Seus próprios pais as usam. Principalmente as consideradas leves, como a maconha. O pai do amiguinho muitas vezes oferece o primeiro cigarro ao garoto, como se fosse um ritual de iniciação ao mundo dos adultos. Já ouvi pais como esses argumentar:
— A maconha é menos perigosa que o cigarro.
Pode até ser, embora eu duvide. Nunca vi um fumante convencional se tornar uma pessoa lerda, com pensamentos vagos, como o usuário de maconha. E a maconha vem misturada, ninguém sabe com o quê. E também, se algo é menos perigoso, não significa que seja bom. Também ouço outro tipo de defesa:
— A bebida é muito pior que qualquer droga.
Concordo. O alcoólatra destrói a própria vida. Mas a maioria das pessoas bebe só socialmente. As drogas parecem produzir reações químicas em que a dependência é quase imediata. Mais que isso: drogas são proibidas. Para comprá-las é preciso dialogar com traficantes, entrar no submundo do crime. Quem deve no bar, no máximo ganha um esculacho do gerente. No caso das drogas, leva tiros.
+ Confira o blog do Walcyr no site da VEJA SÃO PAULO
Durante anos conheci um produtor de teatro, sério, competente. Há algum tempo soube que estava nas ruas após cair no crack. Muitas carreiras, inclusive artísticas, são destruídas. A pessoa começa a faltar ao trabalho, a não cumprir compromissos. Torna-se impossível trabalhar com ela. No caso de famosos, a situação é abafada até o possível. Algumas vezes vem à tona, como no caso do cantor que engoliu pilhas.
É óbvio, o viciado começou de algum jeito. Eu garanto: sempre com alguém muito próximo apresentando o primeiro cigarrinho, a dose inicial. Pessoalmente, acho a política de controle das drogas um desastre. A proibição por si só levou ao aumento do poder dos traficantes. Mas adolescentes e jovens continuam mais expostos do que nunca. A estratégia um dia terá de ser repensada. Mas quem sou eu para oferecer uma solução para esse mundo de traficantes e usuários?
Uma coisa eu sei: a educação começa em casa. Pais carinhosos conseguem estabelecer uma relação de amor e confiança com os filhos. E saber o que está acontecendo. Talvez seja impossível resolver a questão da droga no planeta. Mas é dentro de casa que se dá o primeiro passo
Postado por MURILO às 12:05 Um comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

MANOEL CARLOS - Pé descalço


Pé descalço

MANOEL CARLOS


REVISTA VEJA -RIO


Quem não se lembra desta frase:

— Fala baixo, que tem gente de pé descalço.
O “pé descalço” era sempre uma criança, menino ou menina, que, em matéria de curiosidade infantil, todas são iguais. Ouvi muito essa recomendação trocada entre os adultos, e fingia estar dormindo. Gostava de me deitar no chão, enquanto os mais velhos conversavam. O cenário era sempre a sala de visitas, onde ficava o piano, peça nobre, tal como a cristaleira era a rainha da sala de jantar. Ter esses dois espaços em casa, ensinar música às crianças e servir licor após o jantar estavam entre as diversas condições que separavam a classe média alta da baixa, mais tarde diferenciadas pelas letras A e B. Hoje, segundo os boletins que medem a audiência da televisão, essa diferença se estende de A a E!
Bem, todo esse preâmbulo para contar aos meus possíveis leitores uma história tragicômica que ouvi na tal sala de visitas da minha casa, onde vivíamos — eu, duas irmãs e um irmão mais novo, ao lado dos nossos pais e da vó Leonor, a santa gorda da minha infância.
A história girava em torno de um casal de vizinhos, seu Oscar e dona Iracema, exemplos de harmonia conjugal, cantada e decantada em todo o bairro. Vai que um dia ele ficou muito doente e foi para o hospital. Lá os médicos, sem meias palavras, afirmaram que o pobre homem, com menos de 50 anos, tinha poucos dias de vida. Dona Iracema chorou muito e o filho único — criança como eu — quedou-se apalermado diante da notícia. Vendo-se às vésperas da morte, seu Oscar pediu à esposa que, assim que ele morresse, abrisse uma determinada gaveta em sua escrivaninha doméstica, que lá encontraria uma carta a ela dirigida. Dito isso, deu à dona Iracema uma chave da qual nunca antes se separara.
Acontece que o Destino não concordou com os médicos: para espanto de todos, seu Oscar recuperou-se e voltou para casa, não posso dizer que saltitante, mas razoavelmente bem de saúde. Pouco tempo depois, o Destino fez uma nova surpresa: dona Iracema, até então uma quarentona enxuta e cobiçada, teve um mal súbito e... morreu. O espanto não podia ter sido maior. Todos sofreram muito diante do inesperado e seu Oscar mais do que todos, já que carregava a culpa de ter sido infiel à esposa, praticamente desde a lua de mel.
Tal foi o remorso que seu Oscar chegou a lamentar não ter morrido antes, pois assim a esposa teria encontrado na tal gaveta fechada uma confissão completa de suas aventuras extraconjugais, acompanhada de um pedido de perdão de comover as pedras da calçada.
Esse sofrimento seu Oscar viveu durante dois meses, precisamente até o dia em que resolveu mudar-se para uma casa menor, em busca de uma vida mais simples, mais adequada à sua nova condição de viúvo solitário e amargurado. Foi quando o Destino entrou em cena pela terceira vez: ao cuidar da mudança, seu Oscar encontrou no pequeno altar mantido no quarto de casal, onde dona Iracema costumava ajoelhar-se e recitar suas orações diurnas e noturnas, escondida bem atrás da imagem de São Judas, uma carta a ele endereçada. Abriu o envelope lacrado com mãos trêmulas de emoção, e qual não foi sua surpresa ao encontrar, com aquela letrinha miúda, juvenil e encantadora da esposa, a confissão de que ela, também ela, fora infiel no casamento, mantendo um longo romance com o “turco” Ramiro, dono da papelaria. De início, diante daquela revelação, seu Oscar ficou pálido de espanto e... por que não dizer, de indignação. Depois... pensou bem e sentiu um grande alívio por livrar-se daquela culpa que o afligia, a culpa de ter sido infiel. Afinal, se ela lhe dera o troco, estavam quites. E, finalmente, para coroar sua liberdade com mais alegria, lembrou-se de que o “turco” Ramiro havia morrido fazia dois anos. Tudo, portanto, lhe abria a oportunidade de viver o que lhe restava de vida, sem o remorso a lhe roer o coração. Tomou um banho, barbeou-se, vestiu-se com esmero e foi à procura de Renatinha, também quarentona e cobiçada, e por quem sempre se interessara antes que tudo isso acontecesse. Se o romance vingou ou não, nunca se soube, já que seu Oscar, depois de trancafiar o filho único num internato, mudou-se e não deixou endereço nem telefone.
Independentemente do desfecho, essa é uma história que conto a vocês, tal como guardou minha memória, depois de ouvi-la meia dúzia de vezes nas conversas da sala de visitas, como um pé descalço que fingia estar dormindo.
Postado por MURILO às 12:05 Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

RUTH DE AQUINO - O bullying do Senado


O bullying do Senado
RUTH DE AQUINO

REVISTA ÉPOCA


Época
RUTH DE AQUINO é colunista de ÉPOCA
raquino@edglobo.com.br
Somos vítimas de bullying político, moral e cívico. E nada fazemos. O país parece anestesiado pela overdose real de William e Kate naquela ilha ao norte do Equador. Ao sul, em nossa república tropicalista, assistimos passivamente a uma das cerimônias mais vergonhosas do Senado. Renan Calheiros acaba de entrar para a Comissão de Ética. Roberto Requião arranca gravador de repórter para apagar sua própria entrevista. Tudo com o beneplácito do padrinho-mor José Sarney.
Tapa na cara, bofetada na nação, cinismo institucional. Assim cientistas políticos e especialistas em ética classificaram as últimas ações do Senado. Roberto Romano, da Unicamp, declarou: “Se o Senado fechar amanhã, ninguém vai sentir falta, salvo os lobistas e os políticos que querem atingir o Tesouro Nacional por meio da troca de favores”. Claudio Abramo, diretor da ONG Transparência Brasil, foi além: “O Senado não precisa existir, não tem função. Não há nada que ele faça que a Câmara não possa fazer. Pode desaparecer sem prejuízo e seria até mais barato”.
Essas reações podem parecer destemperadas numa democracia que atribui seu equilíbrio à existência de duas Casas: a Câmara e o Senado. Mas respeito e credibilidade não são automáticos. Oito senadores indicados para a Comissão de Ética respondem a inquéritos ou processos no Supremo Tribunal Federal. A missão desse grupo “seleto” é vigiar e garantir o decoro dos 81 senadores. No novo conselho, muitos são amigos íntimos, alguns conterrâneos, do maranhense Sarney. O próprio Sarney esteve envolvido em 11 processos no ano passado – mas foi entronizado como “homem não comum” pelo ex-presidente Lula.
O presidente da Comissão de Ética, João Alberto, do PMDB, governou o Maranhão em 1990. Nesse ano, uma lei estadual doou um prédio histórico à família Sarney. Quem é João Alberto para ser o guardião do decoro do Senado? Quais são suas credenciais para o país acreditar em seu slogan “Vamos cortar na nossa própria carne”? Nas três vezes em que ocupou o mesmo cargo, João Alberto engavetou todos os processos abertos na Comissão de Ética. No Brasil de hoje, “formação de quadrilha” deixou de ser acusação.
Mais escandaloso é o resgate do líder do PMDB, o alagoano Renan Calheiros. O conselho aprovou em 2007 sua cassação, rejeitada pelo plenário. Calheiros enfrentou denúncias de quebra de decoro, corrupção, desvio de dinheiro público, sonegação de bens, uso de laranjas. Renunciou à presidência do Senado e foi absolvido pelos pares.
Oito senadores indicados para a Comissão de Ética estão enrolados na Justiça. É um tapa na cara da nação
A denúncia mais ruidosa contra Calheiros foi a de usar o lobista de uma construtora para pagar uma pensão mensal a Mônica Veloso, com quem teve uma filha fora do casamento. Ele alegou que alimentava a menina com a venda de bois nas suas fazendas. As notas fiscais estavam irregulares.
Mônica teve seus 15 minutos de fama, posou nua e hoje apresenta um programa de carros, Vrum, na televisão mineira.
Ela deixou imortalizada em seu livro uma descrição humana do amante. Segundo Mônica, Renan fingia que ia se separar. “No início do namoro, ele estava meio gordinho, mas fez dieta.” O casalzinho ia a festas, e Mônica era tratada “com deferência” no Senado. Para Renan, ela era “uma rosa única entre milhões de rosas”. O então presidente do Senado cantarolava “Eu sei que vou te amar” de noite ao telefone, e queria pular Carnaval de rua com ela na Bahia. Mônica chamava Renan de “docinho”, “de tão meigo que ele era”, mas ele entrou em pânico quando ela disse estar grávida.
Tudo o que Calheiros possa ter de “docinho”, seu colega de Senado Roberto Requião tem de truculento. Arrancou na segunda-feira um gravador das mãos de um repórter. Irritou-se com uma pergunta procedente: ele abriria mão da aposentadoria de R$ 24.117 que recebe como ex-governador do Paraná? Requião só devolveu o gravador após apagar a entrevista. Sarney o defendeu: “Requião é um cavalheiro”. Na tribuna, o senador disse ser vítima do “bullying de uma imprensa às vezes provocadora e muitas vezes irresponsável”.
Bullying é o que os senhores, senadores, resolveram praticar contra quem paga seus subsídios.
Postado por MURILO às 12:04 Um comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

ARTHUR VIRGÍLIO - Partido Democrata do Brasil?


Partido Democrata do Brasil?
ARTHUR VIRGÍLIO
BLOG DO NOBLAT

O PSDB se perde em brigas internas e, por isso, se mostra incapaz de fazer oposição focada e densa.

Divide-se em grupos, cada um com seu candidato presidencial preferido, como se a eleição de 2014 fosse amanhã e não tivesse adversário a enfrentar. O clima está longe de ser promissor ou construtivo.

Dilma Rousseff é refém da crise fiscal que fez Lula popular e a elegeu Presidente. Não toma atitudes fortes contra a valorização do real, que ameaça desindustrializar o País, porque dólar desvalorizado facilita importações e impede inflação ainda mais explosiva que a de hoje. E porque precisa de fortes entradas de dólares para cobrir o rombo das contas externas.

Daí os juros elevados. Medidas “meia-boca”. Imobilismo.

O governo anunciou cortes orçamentários de R$50 bilhões, que não realizará, e repassa mais R$55 bilhões, recolhidos no mercado a juros pesados, para o BNDES emprestar a grandes empresas a juros subsidiados. Corte mesmo só em itens como o combate ao trabalho escravo.

A “mágica” se esgotou. ¼ da renda das famílias vai para pagamento de dívidas. Idosos pendurados no crédito consignado.

Nada de reformas. A fisiologia corre solta. Há Ministros debochados. E Ministérios demais.

A máquina incha. Cargos para a companheirada, esbofeteando quem fez concurso e não será chamado. Desiludindo quem pretende submeter-se a concursos que não serão convocados.

Quatro meses de gestão e nada. Prato cheio para uma oposição coesa e fraterna. Não importa o número. O PT contava com oito senadores e poucos deputados, mas conseguia mobilizar forças da sociedade para enfrentar o governo Fernando Henrique, que é, aliás, o grande nome das oposições. Sua figura mais lúcida e generosa.

Tinha razão Tancredo. Presidência é destino e não promoção burocrática. O PSDB deveria ter predestinados a menos e companheiros humildes a mais. Poderia estar encurralando um governo nascido de estelionato eleitoral, que não tem saída econômica fácil: se correr o bicho pega, se ficar bicho come.

Mas está encurralando a si mesmo no jogo de egos. Parece o Partido Democrata dos EUA, especializado em perder eleições para os Republicanos.

Arthur Virgílio é diplomata, foi líder do PSDB no Senado
Postado por MURILO às 11:26 Um comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

FERNANDA TORRES - Pertencer


Pertencer

FERNANDA TORRES

FOLHA DE SÃO PAULO - 30/04/11 

Tentar extrair do universo criativo uma planilha de resultado é um risco admirável, quase suicida


ANO PASSADO, fui mestre de cerimônia ao lado de Oscar Filho, o pequeno pônei do CQC, de uma noite dedicada às marcas e às campanhas publicitárias mais lembradas pelos consumidores em São Paulo. Na plateia, estavam presentes representantes das principais agências de propaganda brasileiras e seus respectivos clientes.
Já na primeira lista de concorrentes, quando mencionamos o nome dos criadores e produtos, eu e Oscar fomos surpreendidos por uma fanfarra de cornetas, confetes e serpentinas vinda das mesas no fundo da plateia.
A euforia estabeleceu um padrão de comportamento ascendente no restante do evento. Cada cliente e agência chamados à ribalta superava as manifestações de alegria, orgulho e entusiasmo dos anteriores em ritmo exponencial. Não demorou, perdemos o controle da situação.
O nobre teatro ganhou ares de Coliseu Romano. Parecia o encontro da Gaviões da Fiel com a Mancha Verde e a Raça Rubro Negra. Devido ao avançado da hora e para não excitar ainda mais os ânimos, deixamos o palco logo após um encerramento sucinto.
No hotel, não consegui dormir, impressionada com a passionalidade da festa. Não conheço fervor parecido na área da cultura. Talvez por ela não movimentar o volume de dinheiro que o setor publicitário movimenta, ou por não lidar com a responsabilidade de metas e resultados que o mundo corporativo requer.
Dedé Laurentino é um pernambucano inteligentíssimo, escritor, começou como diretor de arte e acabou em Londres, como chefe de criação, importado por uma baita agência com ramificações no Brasil. Dedé me contou uma vez que, logo que chegou a São Paulo, se surpreendeu ao ser perguntado de onde era. "De Recife", respondeu. Mas a pergunta se referia não à sua origem, e sim à empresa que o empregava.
O fato diz muito a respeito da importância do trabalho em São Paulo e da segurança quase cívica de fazer parte de uma grande organização, seja uma agência de propaganda, um jornal ou uma rede alimentícia.
Desde "Os Normais" eu não tinha contrato mais extenso com a Rede Globo de Televisão. Em fevereiro deste ano, ao atravessar a roleta do impressionante complexo industrial do Projac e embarcar no carrinho de golfe que me conduziria até o estupendo estúdio, senti novamente o estranho alívio de fazer parte de uma macroestrutura econômica.
Raramente me sinto assim. Sou filha de saltimbancos desgarrados. Por alguma deformação grave, me sinto insegura quando estou empregada.
Não existem corporações no Rio, só a Rede Globo. A Petrobras é estatal, e a Eletrobrás também, resquícios da Capital Federal. Temos a siderurgia, que eu conheço pouco, temos Eike Batista, mas Eike é um investidor com interesses diversos, muito diferente da figura patriarcal do Doutor Roberto Marinho.
Em "Tapas e Beijos", série que gravo no atual momento, uma rua inteira de Copacabana foi construída na cidade cenográfica. Os apartamentos dos prédios de três, quatro andares, têm paredes e decoração. Dois cromaquis gigantescos fecham as laterais do cenário. Equipes de finalização aplicam digitalmente a continuação das avenidas e dos prédios sem que se perceba no ar a diferença entre o real e o gerado por computador.
No dia em que conheci nosso quarteirão, eu e minha colega Andrea Beltrão nos confessamos o pânico de não corresponder às expectativas de tamanho investimento. Semanas depois, em um evento de lançamento em São Paulo, cruzei com os executivos que aprovaram a verba para o programa e novamente confidenciamos as nossas mútuas apreensões.
A criação artística é um dragão de mil cabeças, todas imprevisíveis. O desejo do público é igualmente incerto. Tentar extrair do universo criativo uma planilha de resultado é um risco admirável, quase suicida.
Marcelo Camelo declarou com razão que vivemos em um fundamentalismo materialista. São tempos de pesquisas e resultados. É o universo das corporações, da violência da democracia global, do desejo da maioria e das grades comparativas de performance.
Apesar do empenho para me adequar à ordem vigente, sou toda século retrasado. Uma individualista romântica, influenciada pelo cinismo de Flaubert, pela casmurrice de Machado e pela indolência tropical do "Cortiço" de Azevedo.
Macunaíma em rédea curta.
Postado por MURILO às 10:12 Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

ANCELMO GÓIS - Escola de cinema


Escola de cinema
ANCELMO GÓIS
O GLOBO - 30/04/11

Sabe aquele belo palacete encalhado da família Linneo de Paula Machado, em Botafogo, no Rio, que foi cogitado para abrigar o Instituto Lula? Ufa! Foi vendido. O casarão, de estilo renascentista francês, com mais de 1.500m², foi comprado pela Firjan por R$ 11 milhões. O acordo foi assinado ontem por Eduardo Eugênio Gouvêa Vieira, presidente da entidade, com os 11 herdeiros da tradicional
família Paula Machado. 

Melhor da história... 
No lugar, vão funcionar, veja que legal, um centro cultural do Sesi e uma escola do Senai
de formação de profissionais para a indústria criativa — cinema, teatro, software e computação, moda, design, TV etc. 

Sois rei
Acredite. Ontem, poucas horas após a cerimônia na Abadia de Westminster, camelôs da Rua Uruguaiana, no Centro do Rio, já vendiam, a R$ 10, DVDs piratas com os melhores momentos do casamento de William e Kate. Com direito a bônus de velhas imagens de Charles e Diana. 

No mais... 
Em tempo de casório real, um versinho de “Nem o pobre nem o rei”, de Gonzaguinha: — Mas eu só sei, eu só sei e eu só sei/Ninguém é feliz sozinho/ Nem o pobre nem o rei... 

Namorada 
O site iG devulgou ontem que Eike Sempre Ele Batista estaria de namorada nova, a modelo tcheca Veronika Varekova. Mas o empresário nega. Diz que continua namorando a advogada Flávia Sampaio.

Relaxa e goza
De Marta Suplicy, defendendo a imediata votação no PT da volta de Delúbio Soares, o tesoureiro do mensalão, ao partido: — É melhor votar logo, pois o assunto terá pouco espaço nos jornais, por causa do casamento do príncipe William.

País rico é... pirata
A Associação dos Designers Gráficos enviou carta a Helena Chagas, secretária de Comunicação de Dilma, alertando para o risco de pirataria em massa da nova marca do governo, “País rico é país sem pobreza”. 

É que...
A nova identidade visual usa letras da tipologia Gotham, licenciada exclusivamente pela empresa americana H&FJ. Uma licença básica custa US$ 199 dólares (R$ 330). Para usar a fonte em outras ocasiões, como em placas de obras, o preço muda. E quem usar sem pagar a licença estará pirateando a tipologia. 

Em tempo...
A logomarca do governo Lula (“Brasil, um país de todos”) usava as fontes Times New Roman e Frutiger, cujas licenças fazem parte de pacotes de softwares populares.

Alô, é Dilma?
Chico Anysio, depois de seis meses afastado por problemas de saúde, voltou a gravar, quinta, um quadro para o humorístico “Zorra total”, da TV Globo, que vai ao ar hoje. Como na semana passada, Chico interpreta Salomé. 

Segue...
Desta vez, Salomé liga para Dilma e parabeniza a presidente por ser “uma das cem pessoas mais influentes do mundo machista, onde a mulher ainda é sinônimo de fogão”. 

Cobra na festa
Uma cobra de uns três metros surpreendeu os convidados da festa de comemoração do Dia Nacional da Holanda, ontem à noite, na Lagoa. O Corpo de Bombeiros teve de ser chamado às pressas para tirar a penetra do rega-bofe. 

Doação de campanha 

A 14a- Câmara Cível do Rio negou pedido de indenização de Luiz Mauro Raposo contra o Partido Trabalhista Cristão. Candidato a vereador de Niterói em 2008, Raposo alegava que o PTC não teria cumprido promessa verbal de doar R$ 1 mil para sua campanha. Com isso, seus cheques foram devolvidos por falta de fundos. 

Cuba livre

Quinta, quando o cubano Barbarito Torres, do Buena Vista Social Club, cantou “Guantanamera”, no Circo Voador, um grupo na plateia puxou o coro: “Cuba socialista! Cuba socialista!” Um dos músicos da banda se abraçou à bandeira cubana. É. Pode ser.

ZONA FRANCA

 A ABL abre terça a exposição “Dinah, caríssima Dinah”, em homenagem a Dinah Silveira Queiroz.
 Jairo de Sender e a Scatto Lampadário abrem, dia 5, loja de lustres no Fashion Mall.
 CEBDS, prefeitura e estado lançaram o projeto Rio Cidade Sustentável, no Chapéu Mangueira/Babilônia. 
 Hoje, assistentes sociais do INSS se reúnem no Sindsprev para tratar das 30h semanais sem redução salarial.
 Ronaldo Gotlib lança a segunda edição do livro “Advogado S/A”.
 Fernanda Abreu canta hoje na Rocinha, no Favela Festival da Cufa.
 É terça o Cultura Brasil 2011, de 10h às 19h, no Centro SulAmérica.
 Enotria Bistrô lança menu de tomate
 Hoje, na Fundição, haverá desfile e show do Rio Maracatu.
Postado por MURILO às 10:12 Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

GOSTOSA

Postado por MURILO às 10:11 Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

EDITORIAL - O ESTADÃO - A festança das centrais



A festança das centrais
EDITORIAL

O Estado de S.Paulo - 30/04/11

Houve tempo em que dirigentes sindicais responsáveis faziam do dia 1.º de maio um momento de reflexão sobre os problemas que atormentavam os trabalhadores. Em muitos países, a data foi transformada no Dia do Trabalhador para homenagear aqueles que dedicaram a vida à defesa dos direitos de seus parceiros de trabalho. Nos últimos anos, porém, as centrais sindicais brasileiras transformaram o Dia do Trabalhador num pretexto para festas e discursos demagógicos, desvirtuando seu significado original.

Dinheiro para festejar não lhes falta. Além da generosa fatia a que têm direito na partilha do dinheiro extraído anualmente do bolso dos trabalhadores na forma de imposto sindical, o que lhes garante mais de R$ 100 milhões por ano, as centrais obtiveram patrocínio de empresas estatais e de algumas companhias privadas para realizar sua festança deste domingo.

Estima-se que as duas grandes festas das centrais sindicais em São Paulo - uma liderada pela Força Sindical, com o apoio de outras quatro entidades, outra preparada pela Central Única dos Trabalhadores (CUT) - custarão R$ 5 milhões.

Alguns artistas renomados, outros nem tanto, políticos e sindicalistas se apresentarão para cerca de 2 milhões de pessoas, atraídas não para discutir as grandes questões que afetam o mercado de trabalho e angustiam os trabalhadores, mas para ver seus artistas prediletos e concorrer a prêmios valiosos, como 20 automóveis novos.

Seria muito bom se a realidade justificasse tanta festa. As condições de trabalho e de vida no Brasil e no mundo mudaram radicalmente em relação àquelas que prevaleciam no fim do século 19, quando a data foi escolhida para homenagear os trabalhadores. E continuam a mudar para melhor. Mas problemas novos surgiram.

Nos últimos anos, o avanço da tecnologia na indústria e no setor de serviços e a internacionalização das atividades econômicas e financeiras impuseram mudanças profundas nas relações do trabalho, num processo de desregulamentação que enfraqueceu os vínculos formais entre empregador e empregado.

Com muito raras exceções, os líderes sindicais não entenderam as transformações no mundo do trabalho, no exterior e no Brasil. Continuam presos a velhas palavras de ordem, que repetem como se quisessem ter a sensação do cumprimento de seu dever. Há dias, os dirigentes das centrais sindicais apresentaram ao presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT-RS), a lista do que consideram prioritário. Os pontos são velhos conhecidos: redução da jornada de trabalho, eliminação do fator previdenciário e regulamentação do trabalho terceirizado.

Nada disseram sobre problemas graves do mercado de trabalho, que não lhes parecem causar preocupação. Alguns são tão antigos como o Brasil e outros são bastante recentes. Mas as lideranças sindicais parecem alheias às mudanças que ocorreram diante de seus narizes.

Pretendendo representar os trabalhadores em nome dos quais dizem atuar, na realidade as centrais representam, no máximo, metade dos brasileiros que vivem de seu trabalho. Dados recentes mostram que a informalidade no mercado de trabalho vem diminuindo, mas, ainda hoje, 51,5% das pessoas que vivem de seu trabalho não têm registro em carteira. Não contam com nenhum direito trabalhista e, por omissão dos sindicatos, não têm direito nem mesmo à sindicalização.

Os que mais precisam de apoio dos sindicatos são por estes inteiramente ignorados, como mostra o fato de terem sido surpreendidos pela recente onda de revoltas nos canteiros de obras de usinas hidrelétricas. Não sabiam o que ocorria em algumas das maiores aglomerações de trabalhadores do País.

Além disso, eles nada têm feito para treinar os trabalhadores de suas bases para as novas demandas do mercado de trabalho. Há empregos, mas é cada vez maior a falta de trabalhadores qualificados para ocupá-los. É preciso preparar os trabalhadores, mas, para os sindicatos, esse não é problema deles, como não são muitos outros. Por isso, a festa de Primeiro de Maio deixou de ser a festa dos trabalhadores para virar a festa das lideranças sindicais.
Postado por MURILO às 10:11 Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

ALDO REBELO - Código Florestal, o equilíbrio possível



Código Florestal, o equilíbrio possível
ALDO REBELO
O Estado de S.Paulo - 30/04/11

Depois de quase dois anos de debates e negociações, a Câmara dos Deputados deverá votar a atualização do Código Florestal para responder a uma necessidade inadiável: a adequação da legislação atual, que põe na ilegalidade praticamente 100% dos pequenos e médios agricultores do País. A situação levou o governo a adiar por decreto a aplicação de multas por exigência da averbação de reserva legal, ou seja, a parte da propriedade destinada à vegetação nativa. O decreto expira em junho, abrindo um vazio legal que só poderá ser preenchido de três maneiras: a aplicação da lei e a consequente enxurrada de multas e processos contra milhões de agricultores, o que o governo não deseja e a população não toleraria; a edição de outro decreto, adiando a entrada em vigor do que deveria estar em vigor; ou o ajustamento da lei à realidade.

O acordo possível pactua concessões de parte a parte, mediadas pelo princípio de favorecer a consolidação das áreas atualmente em uso pela agropecuária em troca de preservação. As regras de recomposição e compensação de reserva legal (RL) e de área de preservação permanente (APP) serão mais amplas, ao tempo em que continuarão rígidos os compromissos de proteção da floresta, da vegetação nativa e dos recursos hídricos.

Os agricultores, em sua maioria, prefeririam ver-se livres da obrigatoriedade da RL, sob o argumento de que ela não existe em nenhuma legislação do mundo, mas terão de conviver com ela, na proporção de 80% na Amazônia e 20% em outras regiões. As APPs das margens de rios continuarão a ter medidas de 30 até 500 metros, sem paralelo mesmo nos países tidos como "civilizados", que ou não adotam metragem alguma (a maioria), ou prescrevem medidas modestas, como as de 5 até 20 metros da Austrália. O Brasil continuará definindo como APPs as terras de altitude superior a 1.800 metros, o que tornaria inviável a civilização no altiplano boliviano e peruano e em boa parte da Ásia e da Europa, mas aqui será norma.

As correntes ambientalistas mais intransigentes terão de aceitar o cômputo da RL juntamente com as APPs e a mudança da lei para atender aos pequenos agricultores com até quatro módulos fiscais e aos agricultores familiares. Confiscar dos pequenos proprietários áreas de reserva legal e de preservação permanente na mesma proporção dos grandes é praticar uma política de extermínio, ambientalmente iníqua e socialmente trágica. No Nordeste, mais da metade das propriedades tem até 5 hectares, nas quais RL e APPs, somadas, não chegam a 1% e cada metro quadrado é decisivo para a sobrevivência. Uma APP de 100 metros seria suficiente para extinguir o espaço agricultável e mesmo uma de 15 metros poderia levar 30% da propriedade. A Câmara deverá adotar o conceito de legislação da época para que a propriedade aberta ao tempo de Tomé de Souza não seja multada pela ausência de uma reserva legal que aquela época desconhecia.

Teremos o arcabouço legal mais protecionista da natureza de todo o mundo e assumiremos que um produtor brasileiro da Amazônia terá destinado 80% de sua propriedade para RL, sem que, em contrapartida, seu concorrente europeu ou norte-americano guarde 1% sequer para a mesma finalidade. E ainda ceda 500 metros de cada margem de um grande rio que cruze sua propriedade, enquanto seu congênere da Europa e da América do Norte continuará plantando tranquilamente nas margens do Rio Reno, do Danúbio ou do Mississippi.

O Brasil teve reduzido em mais de 23 milhões de hectares o espaço ocupado pela agropecuária nos últimos dez anos, segundo o censo do IBGE divulgado no ano passado, o que deve ter ocorrido, entre outras razões, por causa da demarcação de novos parques, terras indígenas e florestas nacionais. Transformamos em parques terras aptas para a agricultura, enquanto os demais países só o fazem com desertos, geleiras ou montanhas rochosas.

A verdade é que o acordo em curso torna possível a legalização da agricultura no Brasil e a manutenção da base da legislação existente, mas não pode nem deve ocultar o impasse que é adiado. Não está em disputa um metro a mais ou a menos de proteção necessária ao solo e à água, e muito menos o porcentual de RL na propriedade. Esse debate simplesmente inexiste nos Parlamentos e na mídia dos países que para cá despacham suas ONGs. Área de preservação permanente e reserva legal são expressões inexistentes na Holanda do Greenpeace e nem a multinacional do ambientalismo tem reivindicação alguma de metragem para proteção de rios e florestas no país onde tem sua sede.

O contencioso, na realidade, é se o Brasil pode dispor de seu território, seu solo, subsolo, seus recursos hídricos e sua inteligência para elevar o padrão de vida material e espiritual de sua população, ou se imobilizará suas riquezas em benefício das nações desenvolvidas. A resolução do impasse fica para as próximas gerações. A elas caberá decidir se continuaremos a constituir um projeto civilizatório ambientalmente responsável, mas consciente de nossa legítima aspiração ao desenvolvimento, ou se abdicaremos desse objetivo, prisioneiros dos interesses que usam o meio ambiente para nos bloquear o acesso a uma vida melhor.

Somos uma nação em processo de formação e amadurecimento, portadora de características únicas de generosidade, mas também de traços de crença ingênua na boa vontade do mundo. É bom que conservemos a generosidade herdada de nossa formação social, mas a elite política, intelectual e empresarial tem o dever de ajudar a educar a Nação sobre os riscos e desafios com que se depara a construção de um País pacífico, democrático, socialmente equilibrado e senhor de seu destino.

DEPUTADO FEDERAL (PC DO B-SP), É RELATOR DO NOVO CÓDIGO FLORESTAL.
Postado por MURILO às 10:11 Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

TRAMBIQUE

Postado por MURILO às 10:11 Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

JORGE BASTOS MORENO - NHENHENHÉM - Bolsa caradura


Bolsa caradura
JORGE BASTOS MORENO
O GLOBO - 30/04/11

 Quando a política era apenas a política, ninguém se metia com outro partido. Era uma regra sagrada. E, na linguagem da época,
mas que se aplica agora literalmente ao PT, a volta dos mensaleiros, por exemplo, seria assunto “intestino” ou da “economia doméstica” da legenda. Realmente, trazer de volta Delúbio e agregados é uma decisão intestinal. Mas o que preocupa é a tal da “economia doméstica”. Será que eles vão pedir indenização pelo tempo em que estiveram afastados dos grandes negócios nacionais?

Vai dar... nerds

 O PT é o partido do governo, certo? Ninguém parece ter dúvida disso, a não ser o Zé Dirceu. Pois bem, o PT acaba de eleger presidente o camarada Rui Falcão. Que está processando o ministro Pimentel, queridinho da Dilma. Pode dar certo? 

Que vergonha!

 A atração do Fórum Econômico Mundial, realizado no Rio, foi a deputada venezuelana Maria Corina Machado, a parlamentar mais votada do país, principal opositora de Hugo Chávez e provável candidata das oposições à Presidência da República. Considerada uma mulher de extrema inteligência e de beleza estonteante, Maria encantou Brasília, fez São Paulo tremer e o Rio delirar. Passou por aqui como um furacão. Recebida com tapetes vermelhos pelas principais autoridades do governo e da oposição, a deputada esteve, entre outros, com FH, Michel Temer e Aldo Rebelo. Mas foi com este último que veio a encrenca. A deusa latina colocou em seu site uma foto sua com Aldo. Mas o PCdoB, em nota, reprovou o gesto e reafirmou sua admiração ao chavismo. A nota do PCdoB não foi nem deselegante. Foi falta de educação mesmo, que envergonha a nossa conhecida civilidade. 

Aldo ficou constrangido com a nota do PCdoB

 Evidentemente que, diante desse incidente diplomático, procurei Aldo Rebelo, o nordestino mais mineiro de todos os deputados paulistas: 
— O senhor se lembra da deputada Maria Corina?
— Quem haverá de esquecê-la, meu filho?
— Ainda bem, depois que impedistes Lula de devolver o canhão paraguaio, achei que o senhor tinha mudado e não sabia
mais reconhecer a beleza e a inteligência.
— Beleza minha e inteligência dela, não é?
— O senhor leu a nota do PCdoB contra ela?
— Meu filho, eu estou recebendo bordoada de todos os ladospor conta do Código Florestal e você ainda quer me arrumar mais essa confusão? Diga que eu não li.
— Está bem, mas acho essa resposta a pior.
— É mesmo. Se eu disser que não li, fico ruim no partido. Se eu disser que li e não quero comentar, fico ruim com ela.
— Qual vai ser a sua opção então?
— Minha opção é perguntar por que você está fazendo isso comigo? Por que você não pergunta à Manuela D’Ávila, que é bonita e inteligente? Por que você não me faz pergunta boa?
— Então diga o que o senhor acha da volta do Delúbio?
— O que você está fazendo já é bullying!

‘Habemus’ candidato!

 Liga-me de Roma ontem à noite o vice-presidente Michel Temer para contar, eufórico, que Gabriel Chalita acabara de ter seu ingresso no PMDB e sua candidatura à prefeitura de São Paulo ungidos pelos principais cardeais brasileiros que foram para a festa do Vaticano, durante jantar na nossa embaixada. E botou o ungido no telefone. Perguntei-lhe: 
— Quem será seu vice? 
— Quem o PT indicar. 
— Rui Falcão na presidência do PT incomoda? 
— Pelo contrário, temos uma excelente convivência. 

Cena carioca
 Quem não estava lá na festa do Vaticano, mas que ontem recebeu uma prova concreta da existência de Deus, foi o ex-ateu FH.
Ao entrar no elevador do prédio onde mora seu filho Paulo Henrique, o ex-presidente deparou-se com a deusa Carolina Dieckmann.
FH perdeu a fala! 

Babado 
 Se tivesse falado só coisas boas no café com Lula, na terça, Cabral já teria passado tudo para o Ancelmo.

Frustração
 Mas tenho minhas dúvidas se Cabral daria alguma coisa para o Ancelmo. Ele ficou chateado com o colunista, não por ter anunciado
a sua centésima viagem a Paris como governador. Mas por ter errado na data. Cabral checou e descobriu que só vai em 31 de maio, como palestrante do jantar anual França-Brasil. Não se sabe quem falará pelo Brasil. 

Notícia boa
 O novo presidente da Vale, Murilo Ferreira, encontrou- se num evento social com a belíssima atriz Maria Ribeiro. E revelou o novo projeto da empresa: investir nas culturas regionais através do teatro, principalmente.
Postado por MURILO às 10:11 Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

KÁTIA ABREU - Burocracia, ambiente e bom senso


Burocracia, ambiente e bom senso

KÁTIA ABREU 

FOLHA DE SÃO PAULO - 30/04/11


A burocracia é o grande entrave aos produtores rurais e atinge, sobretudo, os pequenos e os médios

UM DOS SINAIS mais evidentes dos desajustes da legislação ambiental brasileira -e que inviabiliza imenso contingente de produtores, sobretudo os pequenos e os médios- pode ser demonstrado em números, eloquentes e autoexplicativos.
Um produtor que tem entre um e mil hectares de terra gasta, entre taxas ambientais e projetos técnicos para cultivá-los, quase R$ 60 mil.
No caso de um produtor que possua apenas cinco hectares, esse custo corresponde a 300% do valor da terra, cujo preço médio de mercado é de R$ 4.000 por hectare.
Quanto menor a propriedade, maior a discrepância entre o custo fiscal de sua utilização e o valor comercial. São taxas (e siglas) aos borbotões e não só para licenciar desmatamento, mas também para plantação em áreas antigas.
A taxa para Licenciamento Florestal da Propriedade Rural (LFPR), definição de área legal e APP, para até mil hectares, custa R$ 1.597, mais R$ 7.500 para o projeto.
A taxa para Autorização de Exploração Florestal (AEF), mais Autorização para Supressão Vegetal (ASV), sai por R$ 2.225,32 e o projeto, por R$ 11 mil.
As taxas para as licenças prévias (LP) de Instalação (LI) e de Operação (LO) saem por R$ 11.238,75, além dos respectivos projetos, que custam R$ 22 mil. E há ainda a taxa de Reposição Florestal Obrigatória (RFO), que sai por R$ 2.500.
O total é R$ 58.061,57 para quem tem um ou mil hectares, não importa, segundo dados que expressam a média dos valores dos vários Estados. Não se deve esquecer o tempo que o produtor gasta na burocracia estatal para obter essas licenças, que podem durar meses e meses.
A burocracia tornou-se o grande entrave à produção rural e atinge, sobretudo, pequenos e médios.
O Estado brasileiro tem hoje mais poderes que capacidade para geri-los, prejudicando os que dele dependem e o sustentam.
O Código Florestal vigente é de 1965, quando o país tinha pouco mais de um terço da atual população e era grande importador de alimentos. De lá para cá, a lei foi mudada de modo indevido e autoritário por meio de 60 emendas, feitas por decretos e por medidas provisórias, sem nenhuma participação do Congresso ou da sociedade, sob pressão de lobbies multinacionais, alguns vinculados a empresas que disputam com o Brasil o mercado mundial de alimentos.
Tais anomalias resultaram no paroxismo de colocar nada menos que 90% de todas as propriedades rurais produtivas na ilegalidade. Mas o Brasil, bem ao contrário, é, em todo o mundo, o país que conserva o maior volume de vegetação nativa.
Nada menos que 61% estão como Pedro Álvares Cabral os encontrou!
A progressão dessa ocupação tem sido criteriosa, como em nenhum outro país. Em 1960, a iniciativa privada ocupava 250 milhões de hectares, sendo 56 milhões de cobertura vegetal nativa. A produção de alimentos ocupava 194 milhões de hectares, ou 23% do território.
Naquela época, o país importava alimentos e, por isso mesmo, os vendia caro. Meio século depois, com a expansão da fronteira agrícola para o Norte e o Centro-Oeste, a partir da construção de Brasília, a iniciativa privada ocupa 330 milhões de hectares e, dentro deles, aumentou a cobertura vegetal nativa para 94 milhões de hectares.
Ou seja, a ocupação produtiva do território cresceu, em meio século, cerca de 32%, enquanto a área preservada dentro das propriedades aumentou 68,5%. Mesmo assim, o país, no período, tornou-se não apenas autossuficiente na produção de alimentos, mas um dos maiores produtores do mundo.
O agronegócio do Brasil responde pelo superavit da balança comercial, por 22,4% do PIB e por 37,4% dos empregos. Oferece a melhor e a mais barata comida do mundo a sua população. Na década de 70, o brasileiro comprometia 48% da sua renda com comida; hoje, compromete só 18%.
É contra esse patrimônio que investem, de um lado, a burocracia estatal e, de outro, as multinacionais ambientais, na cega defesa do atual Código Florestal, cuja reforma, urgente e indispensável, o Congresso examina.
A esses, cabe refletir sobre a sentença do jurista francês Georges Ripert: "Quando o direito ignora a realidade, a realidade ignora o direito".
Postado por MURILO às 10:10 Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

GOSTOSAS

Postado por MURILO às 10:10 Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

HUGO STUDART - Por que João ainda encanta?



Por que João ainda encanta?
HUGO STUDART

O Estado de S.Paulo - 30/04/11

"Santo subito" - exigia a multidão durante os funerais de Karol Wojtyla, em abril de 2005. Vox populi, vox Dei - responderam os prelados católicos. Preparem-se, prezados leitores, pois vem aí o papa santo! João Paulo II será beatificado neste domingo, o último estágio antes da canonização oficial. É intrigante entender o que fez desse homem alguém tão encantador. Seis anos após a sua morte, como consegue continuar mobilizando multidões? Qual o conteúdo mágico de suas mensagens? Talvez esse papa exprimisse a esperança de um tempo. Já escreveram que ele seria o 13.º apóstolo. O apóstolo do novo mundo.

Na hierarquia das nações, um papa é só um sacerdote, o chefe dos católicos, religião praticada por 17% da população mundial. Manda de fato em apenas uns poucos quarteirões da cidade de Roma - o Vaticano - e em alguns milhares de sacerdotes. Contudo, talvez pelo que pregou ou por conduta pessoal, a verdade é que não houve na tumultuada transição do século 20 para o terceiro milênio nenhum outro líder político ou religioso de quem emanasse tanta autoridade moral. Ele foi, decerto, um dos gigantes do cenário político mundial, como Winston Churchill e Konrad Adenauer, talvez o último apóstolo com visões amplas e princípios universais a apontar para um novo mundo - daquela estirpe que gerou Gandhi e Martin Luther King.

Por onde passava, governantes paravam para recebê-lo e multidões corriam para aclamá-lo. Reunia legiões que ultrapassam, com frequência, 1 milhão de pessoas. Mais de 200 milhões foram às ruas aplaudi-lo. Antes dele, somente três homens haviam mobilizado multidões fora da terra natal: Alexandre da Macedônia, Júlio César e John Kennedy. Em seu pontificado, pronunciou 2.357 discursos no exterior, fez 102 viagens, levou sua pregação a 129 nações, visitou 620 cidades. O recordista anterior era o papa Paulo VI, com 12 viagens. Somente o apóstolo Paulo de Tarso, no início do cristianismo, havia ousado algo semelhante, ao peregrinar por todo o Império Romano levando a sua mensagem.

Apenas dois grandes países, China e Rússia, não foram visitados por ele. Ao não conseguir autorização para entrar na China, pregou para poucos nas Ilhas Fiji e Seychelles. Quando comprovou as injustiças sociais na América Latina, disse que "a dívida externa de um país não poderá nunca ser paga à custa da fome e da miséria de seu povo". E daí? Na prática, criou um impasse moral que acabou levando organismos como o FMI a rever seus conceitos.

Qualquer que seja o prisma pelo qual se olhe Karol Wojtyla, ainda que se discorde de suas ideias, há que admitir que ele foi um dos titãs da humanidade. Mas, afinal, o que ele dizia de marcante? Coisas simples, nada além da pregação normal do Evangelho. Geralmente falava de justiça social, com ênfase na ideia de solidariedade entre os povos e fraternidade entre os homens. As multidões costumavam ficar estupefatas quando esse homem vestido de branco acenava para um mundo melhor com a mais absoluta convicção.

André Frossard, ex-dirigente do Partido Comunista Francês, certa vez observou que esse papa vindo de Cracóvia passara diretamente para a Palestina, pois dizia palavras que escapavam ao abismo do tempo, como se fosse o 13.º apóstolo. "Ele não apenas soube falar aos católicos, mas também se dirigiu a todos os cristãos", explica Georges Suffert, autor de Tu És Pedro, livro sobre a história dos papas. "Ele inventou uma linguagem acessível à imensa maioria dos viventes. Foi como se a maioria tivesse aceitado, tacitamente, que esse papa exprimia as esperanças comuns dos homens do seu tempo".

"Num palco mundial dominado por profundas divisões econômicas, nacionais e religiosas, o papa destacou-se como o único porta-voz universal dos valores universais", escreve o vaticanista Marco Politi. "Ele ofereceu um evangelho de salvação e de esperança diante dos novos ídolos - egoísmo tribal, nacionalismo exacerbado, lucro sem preocupação com a vida humana".

João Paulo II assumiu o Vaticano numa das piores crises da História. Havia um cisma branco quase consolidado: à esquerda, a Teologia da Libertação, tentando enxertar no Evangelho a revolução socialista; à direita, o clero tradicionalista, que se recusava a acatar as reformas do Concílio Vaticano II. E um rebanho em fuga. Qual foi a estratégia de João Paulo II?

Primeiro, excomungou a direita. Depois, amordaçou a esquerda. Aposentou bispos e esquartejou prelazias progressistas, como a de São Paulo. Impôs rígida disciplina às hostes canônicas e ceifou a democracia interna. Por fim, reafirmou os valores mais conservadores, como o celibato sacerdotal e a família mononuclear. Condenou o aborto, a eutanásia, a união entre homossexuais e até os preservativos. Quanto às ovelhas, mandou deixar ir as desgarradas. Contudo, mandou que se abrigassem os divorciados e os filhos das relações pós-modernas. Deixou o cetro de uma Igreja ainda em crise moral profunda. Mas em todo o mundo os templos voltaram a ficar cheios.

Um de seus traços marcantes é que esse homem jamais foi um eremita encastelado, frágil e ascético, mas forjou sua personalidade e posições políticas nas mais duras experiências da vida. Foi soldado da resistência ao nazismo e ator na clandestinidade. Operário, quebrava pedras para comer. Seus biógrafos o poupam da divulgação de duas informações: se ceifou vidas e se provou da carne. Tudo indica, porém, que, até os 24 anos, tenha sido um soldado, um ator e um operário como qualquer outro de seu tempo. Depois virou sacerdote. Agora caminha para ser um santo popular, o papa santo!

O que diria João sobre essa beatificação? "Domine, non sum dignus" (Senhor, eu não sou digno), costumava repetir.

JORNALISTA E HISTORIADOR
Postado por MURILO às 10:10 Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Postagens mais recentes Postagens mais antigas Página inicial
Assinar: Postagens (Atom)

GOOGLE

NOTÍCIAS

Seguidores

Arquivo do blog

  • ►  2023 (1)
    • ►  fevereiro 2023 (1)
      • ►  fev. 19 (1)
  • ►  2022 (6)
    • ►  dezembro 2022 (1)
      • ►  dez. 06 (1)
    • ►  outubro 2022 (1)
      • ►  out. 02 (1)
    • ►  agosto 2022 (1)
      • ►  ago. 22 (1)
    • ►  junho 2022 (1)
      • ►  jun. 17 (1)
    • ►  abril 2022 (1)
      • ►  abr. 28 (1)
    • ►  janeiro 2022 (1)
      • ►  jan. 22 (1)
  • ►  2021 (56)
    • ►  dezembro 2021 (1)
      • ►  dez. 12 (1)
    • ►  novembro 2021 (1)
      • ►  nov. 22 (1)
    • ►  setembro 2021 (2)
      • ►  set. 05 (1)
      • ►  set. 02 (1)
    • ►  agosto 2021 (22)
      • ►  ago. 27 (1)
      • ►  ago. 26 (4)
      • ►  ago. 25 (3)
      • ►  ago. 24 (1)
      • ►  ago. 23 (3)
      • ►  ago. 22 (6)
      • ►  ago. 21 (1)
      • ►  ago. 20 (2)
      • ►  ago. 06 (1)
    • ►  julho 2021 (8)
      • ►  jul. 26 (1)
      • ►  jul. 25 (5)
      • ►  jul. 21 (1)
      • ►  jul. 01 (1)
    • ►  junho 2021 (4)
      • ►  jun. 13 (2)
      • ►  jun. 09 (1)
      • ►  jun. 06 (1)
    • ►  maio 2021 (1)
      • ►  mai. 27 (1)
    • ►  abril 2021 (2)
      • ►  abr. 29 (1)
      • ►  abr. 04 (1)
    • ►  março 2021 (12)
      • ►  mar. 28 (1)
      • ►  mar. 19 (1)
      • ►  mar. 17 (1)
      • ►  mar. 16 (2)
      • ►  mar. 14 (5)
      • ►  mar. 10 (1)
      • ►  mar. 07 (1)
    • ►  fevereiro 2021 (1)
      • ►  fev. 20 (1)
    • ►  janeiro 2021 (2)
      • ►  jan. 31 (2)
  • ►  2020 (1161)
    • ►  dezembro 2020 (1)
      • ►  dez. 28 (1)
    • ►  novembro 2020 (10)
      • ►  nov. 25 (1)
      • ►  nov. 22 (4)
      • ►  nov. 19 (2)
      • ►  nov. 14 (1)
      • ►  nov. 01 (2)
    • ►  outubro 2020 (8)
      • ►  out. 30 (1)
      • ►  out. 27 (1)
      • ►  out. 26 (1)
      • ►  out. 25 (4)
      • ►  out. 04 (1)
    • ►  setembro 2020 (3)
      • ►  set. 26 (1)
      • ►  set. 24 (2)
    • ►  agosto 2020 (5)
      • ►  ago. 13 (1)
      • ►  ago. 12 (2)
      • ►  ago. 09 (1)
      • ►  ago. 08 (1)
    • ►  julho 2020 (37)
      • ►  jul. 28 (1)
      • ►  jul. 23 (3)
      • ►  jul. 17 (1)
      • ►  jul. 16 (3)
      • ►  jul. 13 (2)
      • ►  jul. 12 (5)
      • ►  jul. 11 (1)
      • ►  jul. 10 (13)
      • ►  jul. 08 (1)
      • ►  jul. 07 (1)
      • ►  jul. 05 (4)
      • ►  jul. 04 (2)
    • ►  junho 2020 (305)
      • ►  jun. 27 (4)
      • ►  jun. 26 (11)
      • ►  jun. 25 (7)
      • ►  jun. 24 (12)
      • ►  jun. 23 (11)
      • ►  jun. 22 (7)
      • ►  jun. 21 (12)
      • ►  jun. 20 (10)
      • ►  jun. 19 (13)
      • ►  jun. 18 (1)
      • ►  jun. 17 (19)
      • ►  jun. 16 (7)
      • ►  jun. 14 (4)
      • ►  jun. 10 (20)
      • ►  jun. 09 (16)
      • ►  jun. 08 (18)
      • ►  jun. 07 (20)
      • ►  jun. 06 (18)
      • ►  jun. 05 (17)
      • ►  jun. 04 (20)
      • ►  jun. 03 (22)
      • ►  jun. 02 (19)
      • ►  jun. 01 (17)
    • ►  maio 2020 (420)
      • ►  mai. 31 (24)
      • ►  mai. 30 (16)
      • ►  mai. 29 (14)
      • ►  mai. 28 (12)
      • ►  mai. 27 (17)
      • ►  mai. 26 (18)
      • ►  mai. 25 (15)
      • ►  mai. 24 (21)
      • ►  mai. 23 (12)
      • ►  mai. 17 (19)
      • ►  mai. 16 (10)
      • ►  mai. 15 (16)
      • ►  mai. 14 (14)
      • ►  mai. 13 (23)
      • ►  mai. 12 (16)
      • ►  mai. 11 (8)
      • ►  mai. 10 (22)
      • ►  mai. 09 (20)
      • ►  mai. 08 (14)
      • ►  mai. 07 (16)
      • ►  mai. 06 (16)
      • ►  mai. 05 (14)
      • ►  mai. 04 (13)
      • ►  mai. 03 (21)
      • ►  mai. 02 (14)
      • ►  mai. 01 (15)
    • ►  abril 2020 (325)
      • ►  abr. 30 (13)
      • ►  abr. 29 (16)
      • ►  abr. 28 (12)
      • ►  abr. 27 (15)
      • ►  abr. 26 (27)
      • ►  abr. 25 (14)
      • ►  abr. 24 (14)
      • ►  abr. 23 (19)
      • ►  abr. 22 (18)
      • ►  abr. 21 (13)
      • ►  abr. 20 (14)
      • ►  abr. 19 (14)
      • ►  abr. 17 (3)
      • ►  abr. 16 (2)
      • ►  abr. 14 (12)
      • ►  abr. 13 (14)
      • ►  abr. 12 (22)
      • ►  abr. 11 (9)
      • ►  abr. 10 (13)
      • ►  abr. 09 (16)
      • ►  abr. 08 (10)
      • ►  abr. 07 (14)
      • ►  abr. 06 (5)
      • ►  abr. 05 (5)
      • ►  abr. 04 (4)
      • ►  abr. 03 (3)
      • ►  abr. 02 (4)
    • ►  março 2020 (39)
      • ►  mar. 31 (3)
      • ►  mar. 30 (3)
      • ►  mar. 29 (9)
      • ►  mar. 28 (4)
      • ►  mar. 26 (4)
      • ►  mar. 23 (1)
      • ►  mar. 21 (4)
      • ►  mar. 20 (2)
      • ►  mar. 19 (4)
      • ►  mar. 17 (3)
      • ►  mar. 02 (2)
    • ►  fevereiro 2020 (1)
      • ►  fev. 11 (1)
    • ►  janeiro 2020 (7)
      • ►  jan. 27 (1)
      • ►  jan. 26 (2)
      • ►  jan. 24 (1)
      • ►  jan. 20 (1)
      • ►  jan. 13 (1)
      • ►  jan. 11 (1)
  • ►  2019 (1530)
    • ►  dezembro 2019 (3)
      • ►  dez. 26 (1)
      • ►  dez. 17 (1)
      • ►  dez. 02 (1)
    • ►  novembro 2019 (2)
      • ►  nov. 02 (2)
    • ►  outubro 2019 (2)
      • ►  out. 27 (1)
      • ►  out. 11 (1)
    • ►  setembro 2019 (1)
      • ►  set. 19 (1)
    • ►  agosto 2019 (84)
      • ►  ago. 21 (2)
      • ►  ago. 17 (1)
      • ►  ago. 13 (2)
      • ►  ago. 12 (3)
      • ►  ago. 10 (6)
      • ►  ago. 09 (2)
      • ►  ago. 08 (8)
      • ►  ago. 07 (13)
      • ►  ago. 06 (8)
      • ►  ago. 05 (10)
      • ►  ago. 04 (15)
      • ►  ago. 03 (8)
      • ►  ago. 02 (5)
      • ►  ago. 01 (1)
    • ►  julho 2019 (359)
      • ►  jul. 31 (11)
      • ►  jul. 30 (7)
      • ►  jul. 29 (4)
      • ►  jul. 28 (8)
      • ►  jul. 27 (9)
      • ►  jul. 26 (14)
      • ►  jul. 25 (11)
      • ►  jul. 24 (14)
      • ►  jul. 23 (17)
      • ►  jul. 22 (13)
      • ►  jul. 21 (14)
      • ►  jul. 20 (10)
      • ►  jul. 19 (12)
      • ►  jul. 18 (8)
      • ►  jul. 17 (14)
      • ►  jul. 16 (11)
      • ►  jul. 15 (14)
      • ►  jul. 14 (14)
      • ►  jul. 13 (16)
      • ►  jul. 12 (15)
      • ►  jul. 11 (8)
      • ►  jul. 10 (12)
      • ►  jul. 09 (10)
      • ►  jul. 08 (10)
      • ►  jul. 07 (7)
      • ►  jul. 06 (15)
      • ►  jul. 05 (15)
      • ►  jul. 04 (11)
      • ►  jul. 03 (11)
      • ►  jul. 02 (12)
      • ►  jul. 01 (12)
    • ►  junho 2019 (316)
      • ►  jun. 30 (13)
      • ►  jun. 29 (12)
      • ►  jun. 28 (13)
      • ►  jun. 27 (12)
      • ►  jun. 26 (11)
      • ►  jun. 25 (13)
      • ►  jun. 24 (3)
      • ►  jun. 23 (13)
      • ►  jun. 22 (8)
      • ►  jun. 21 (2)
      • ►  jun. 20 (9)
      • ►  jun. 19 (4)
      • ►  jun. 18 (17)
      • ►  jun. 17 (7)
      • ►  jun. 16 (11)
      • ►  jun. 15 (11)
      • ►  jun. 14 (16)
      • ►  jun. 13 (14)
      • ►  jun. 12 (18)
      • ►  jun. 11 (2)
      • ►  jun. 10 (1)
      • ►  jun. 09 (14)
      • ►  jun. 08 (13)
      • ►  jun. 07 (16)
      • ►  jun. 06 (10)
      • ►  jun. 05 (8)
      • ►  jun. 04 (11)
      • ►  jun. 03 (13)
      • ►  jun. 02 (7)
      • ►  jun. 01 (14)
    • ►  maio 2019 (414)
      • ►  mai. 31 (14)
      • ►  mai. 30 (12)
      • ►  mai. 29 (21)
      • ►  mai. 28 (16)
      • ►  mai. 27 (10)
      • ►  mai. 26 (18)
      • ►  mai. 25 (13)
      • ►  mai. 24 (14)
      • ►  mai. 23 (15)
      • ►  mai. 22 (16)
      • ►  mai. 21 (16)
      • ►  mai. 20 (8)
      • ►  mai. 19 (16)
      • ►  mai. 18 (15)
      • ►  mai. 17 (10)
      • ►  mai. 16 (6)
      • ►  mai. 15 (11)
      • ►  mai. 14 (12)
      • ►  mai. 13 (14)
      • ►  mai. 12 (19)
      • ►  mai. 11 (11)
      • ►  mai. 10 (13)
      • ►  mai. 09 (9)
      • ►  mai. 08 (13)
      • ►  mai. 07 (12)
      • ►  mai. 06 (14)
      • ►  mai. 05 (16)
      • ►  mai. 04 (16)
      • ►  mai. 03 (12)
      • ►  mai. 02 (11)
      • ►  mai. 01 (11)
    • ►  abril 2019 (265)
      • ►  abr. 30 (11)
      • ►  abr. 29 (10)
      • ►  abr. 28 (22)
      • ►  abr. 27 (14)
      • ►  abr. 26 (13)
      • ►  abr. 25 (18)
      • ►  abr. 24 (17)
      • ►  abr. 23 (8)
      • ►  abr. 22 (10)
      • ►  abr. 21 (11)
      • ►  abr. 20 (6)
      • ►  abr. 19 (12)
      • ►  abr. 18 (2)
      • ►  abr. 17 (2)
      • ►  abr. 16 (10)
      • ►  abr. 15 (12)
      • ►  abr. 13 (9)
      • ►  abr. 12 (5)
      • ►  abr. 11 (10)
      • ►  abr. 09 (10)
      • ►  abr. 08 (6)
      • ►  abr. 07 (11)
      • ►  abr. 05 (9)
      • ►  abr. 04 (10)
      • ►  abr. 03 (7)
      • ►  abr. 02 (7)
      • ►  abr. 01 (3)
    • ►  março 2019 (83)
      • ►  mar. 31 (10)
      • ►  mar. 30 (7)
      • ►  mar. 29 (13)
      • ►  mar. 28 (8)
      • ►  mar. 27 (10)
      • ►  mar. 26 (10)
      • ►  mar. 25 (8)
      • ►  mar. 24 (9)
      • ►  mar. 23 (8)
    • ►  fevereiro 2019 (1)
      • ►  fev. 24 (1)
  • ►  2018 (901)
    • ►  novembro 2018 (1)
      • ►  nov. 02 (1)
    • ►  outubro 2018 (30)
      • ►  out. 30 (1)
      • ►  out. 29 (3)
      • ►  out. 27 (1)
      • ►  out. 25 (1)
      • ►  out. 23 (2)
      • ►  out. 22 (2)
      • ►  out. 21 (3)
      • ►  out. 19 (1)
      • ►  out. 17 (1)
      • ►  out. 16 (1)
      • ►  out. 15 (3)
      • ►  out. 13 (2)
      • ►  out. 12 (3)
      • ►  out. 04 (2)
      • ►  out. 02 (1)
      • ►  out. 01 (3)
    • ►  setembro 2018 (10)
      • ►  set. 28 (3)
      • ►  set. 27 (1)
      • ►  set. 26 (2)
      • ►  set. 24 (1)
      • ►  set. 21 (1)
      • ►  set. 19 (2)
    • ►  agosto 2018 (13)
      • ►  ago. 22 (4)
      • ►  ago. 21 (3)
      • ►  ago. 19 (2)
      • ►  ago. 13 (1)
      • ►  ago. 10 (3)
    • ►  julho 2018 (10)
      • ►  jul. 23 (1)
      • ►  jul. 20 (1)
      • ►  jul. 17 (1)
      • ►  jul. 11 (3)
      • ►  jul. 10 (3)
      • ►  jul. 08 (1)
    • ►  junho 2018 (34)
      • ►  jun. 30 (2)
      • ►  jun. 11 (2)
      • ►  jun. 10 (4)
      • ►  jun. 07 (6)
      • ►  jun. 05 (8)
      • ►  jun. 04 (5)
      • ►  jun. 03 (7)
    • ►  maio 2018 (25)
      • ►  mai. 20 (1)
      • ►  mai. 16 (2)
      • ►  mai. 15 (10)
      • ►  mai. 14 (3)
      • ►  mai. 13 (9)
    • ►  abril 2018 (101)
      • ►  abr. 27 (1)
      • ►  abr. 25 (7)
      • ►  abr. 23 (2)
      • ►  abr. 22 (7)
      • ►  abr. 20 (8)
      • ►  abr. 19 (13)
      • ►  abr. 18 (3)
      • ►  abr. 17 (8)
      • ►  abr. 16 (6)
      • ►  abr. 15 (10)
      • ►  abr. 14 (1)
      • ►  abr. 12 (8)
      • ►  abr. 11 (3)
      • ►  abr. 10 (2)
      • ►  abr. 08 (4)
      • ►  abr. 07 (5)
      • ►  abr. 05 (1)
      • ►  abr. 04 (1)
      • ►  abr. 03 (11)
    • ►  março 2018 (119)
      • ►  mar. 30 (2)
      • ►  mar. 29 (2)
      • ►  mar. 28 (7)
      • ►  mar. 27 (5)
      • ►  mar. 26 (7)
      • ►  mar. 25 (6)
      • ►  mar. 24 (7)
      • ►  mar. 23 (7)
      • ►  mar. 22 (4)
      • ►  mar. 18 (1)
      • ►  mar. 16 (1)
      • ►  mar. 14 (1)
      • ►  mar. 13 (6)
      • ►  mar. 11 (8)
      • ►  mar. 08 (1)
      • ►  mar. 06 (12)
      • ►  mar. 05 (8)
      • ►  mar. 04 (11)
      • ►  mar. 03 (12)
      • ►  mar. 02 (8)
      • ►  mar. 01 (3)
    • ►  fevereiro 2018 (334)
      • ►  fev. 28 (7)
      • ►  fev. 27 (15)
      • ►  fev. 26 (12)
      • ►  fev. 25 (17)
      • ►  fev. 24 (16)
      • ►  fev. 23 (14)
      • ►  fev. 22 (8)
      • ►  fev. 20 (13)
      • ►  fev. 19 (12)
      • ►  fev. 18 (17)
      • ►  fev. 17 (2)
      • ►  fev. 16 (14)
      • ►  fev. 15 (13)
      • ►  fev. 14 (8)
      • ►  fev. 13 (12)
      • ►  fev. 12 (12)
      • ►  fev. 11 (18)
      • ►  fev. 09 (14)
      • ►  fev. 08 (14)
      • ►  fev. 07 (15)
      • ►  fev. 06 (11)
      • ►  fev. 05 (10)
      • ►  fev. 04 (19)
      • ►  fev. 03 (15)
      • ►  fev. 02 (9)
      • ►  fev. 01 (17)
    • ►  janeiro 2018 (224)
      • ►  jan. 31 (11)
      • ►  jan. 30 (10)
      • ►  jan. 29 (10)
      • ►  jan. 28 (17)
      • ►  jan. 27 (7)
      • ►  jan. 26 (12)
      • ►  jan. 25 (9)
      • ►  jan. 24 (17)
      • ►  jan. 23 (7)
      • ►  jan. 22 (8)
      • ►  jan. 21 (12)
      • ►  jan. 20 (14)
      • ►  jan. 19 (11)
      • ►  jan. 18 (8)
      • ►  jan. 17 (11)
      • ►  jan. 16 (7)
      • ►  jan. 15 (5)
      • ►  jan. 14 (13)
      • ►  jan. 13 (5)
      • ►  jan. 12 (2)
      • ►  jan. 09 (6)
      • ►  jan. 08 (5)
      • ►  jan. 07 (10)
      • ►  jan. 04 (3)
      • ►  jan. 02 (4)
  • ►  2017 (998)
    • ►  dezembro 2017 (40)
      • ►  dez. 31 (2)
      • ►  dez. 27 (9)
      • ►  dez. 26 (9)
      • ►  dez. 25 (8)
      • ►  dez. 24 (9)
      • ►  dez. 20 (1)
      • ►  dez. 19 (1)
      • ►  dez. 18 (1)
    • ►  novembro 2017 (55)
      • ►  nov. 27 (3)
      • ►  nov. 26 (4)
      • ►  nov. 13 (3)
      • ►  nov. 09 (1)
      • ►  nov. 08 (5)
      • ►  nov. 07 (3)
      • ►  nov. 05 (3)
      • ►  nov. 03 (12)
      • ►  nov. 02 (11)
      • ►  nov. 01 (10)
    • ►  outubro 2017 (312)
      • ►  out. 31 (9)
      • ►  out. 30 (3)
      • ►  out. 29 (19)
      • ►  out. 28 (8)
      • ►  out. 27 (10)
      • ►  out. 26 (13)
      • ►  out. 25 (4)
      • ►  out. 24 (10)
      • ►  out. 23 (2)
      • ►  out. 22 (11)
      • ►  out. 21 (7)
      • ►  out. 20 (10)
      • ►  out. 19 (6)
      • ►  out. 18 (13)
      • ►  out. 17 (6)
      • ►  out. 16 (9)
      • ►  out. 15 (12)
      • ►  out. 14 (8)
      • ►  out. 13 (13)
      • ►  out. 12 (15)
      • ►  out. 11 (5)
      • ►  out. 10 (13)
      • ►  out. 09 (11)
      • ►  out. 08 (15)
      • ►  out. 07 (10)
      • ►  out. 06 (12)
      • ►  out. 05 (14)
      • ►  out. 04 (11)
      • ►  out. 03 (9)
      • ►  out. 02 (10)
      • ►  out. 01 (14)
    • ►  setembro 2017 (114)
      • ►  set. 30 (7)
      • ►  set. 29 (6)
      • ►  set. 28 (12)
      • ►  set. 27 (12)
      • ►  set. 26 (2)
      • ►  set. 25 (6)
      • ►  set. 24 (6)
      • ►  set. 23 (7)
      • ►  set. 21 (6)
      • ►  set. 20 (6)
      • ►  set. 19 (5)
      • ►  set. 18 (5)
      • ►  set. 15 (3)
      • ►  set. 14 (2)
      • ►  set. 13 (6)
      • ►  set. 12 (6)
      • ►  set. 11 (5)
      • ►  set. 10 (4)
      • ►  set. 09 (5)
      • ►  set. 06 (1)
      • ►  set. 04 (2)
    • ►  agosto 2017 (53)
      • ►  ago. 21 (1)
      • ►  ago. 10 (10)
      • ►  ago. 09 (8)
      • ►  ago. 07 (5)
      • ►  ago. 06 (20)
      • ►  ago. 05 (4)
      • ►  ago. 04 (4)
      • ►  ago. 03 (1)
    • ►  julho 2017 (39)
      • ►  jul. 31 (6)
      • ►  jul. 30 (20)
      • ►  jul. 29 (1)
      • ►  jul. 26 (1)
      • ►  jul. 12 (10)
      • ►  jul. 03 (1)
    • ►  junho 2017 (81)
      • ►  jun. 28 (2)
      • ►  jun. 21 (1)
      • ►  jun. 20 (5)
      • ►  jun. 19 (3)
      • ►  jun. 16 (1)
      • ►  jun. 15 (1)
      • ►  jun. 12 (5)
      • ►  jun. 10 (3)
      • ►  jun. 07 (8)
      • ►  jun. 06 (6)
      • ►  jun. 05 (8)
      • ►  jun. 04 (17)
      • ►  jun. 03 (2)
      • ►  jun. 02 (10)
      • ►  jun. 01 (9)
    • ►  maio 2017 (227)
      • ►  mai. 31 (6)
      • ►  mai. 30 (1)
      • ►  mai. 29 (9)
      • ►  mai. 28 (20)
      • ►  mai. 27 (5)
      • ►  mai. 26 (6)
      • ►  mai. 25 (6)
      • ►  mai. 24 (8)
      • ►  mai. 23 (11)
      • ►  mai. 22 (3)
      • ►  mai. 21 (9)
      • ►  mai. 20 (6)
      • ►  mai. 19 (6)
      • ►  mai. 18 (6)
      • ►  mai. 17 (14)
      • ►  mai. 16 (11)
      • ►  mai. 15 (11)
      • ►  mai. 14 (14)
      • ►  mai. 13 (10)
      • ►  mai. 12 (9)
      • ►  mai. 11 (4)
      • ►  mai. 10 (10)
      • ►  mai. 09 (9)
      • ►  mai. 08 (4)
      • ►  mai. 07 (7)
      • ►  mai. 06 (9)
      • ►  mai. 05 (3)
      • ►  mai. 04 (6)
      • ►  mai. 01 (4)
    • ►  abril 2017 (8)
      • ►  abr. 29 (8)
    • ►  março 2017 (52)
      • ►  mar. 17 (1)
      • ►  mar. 13 (2)
      • ►  mar. 12 (7)
      • ►  mar. 10 (4)
      • ►  mar. 09 (10)
      • ►  mar. 08 (8)
      • ►  mar. 07 (5)
      • ►  mar. 06 (7)
      • ►  mar. 05 (7)
      • ►  mar. 01 (1)
    • ►  janeiro 2017 (17)
      • ►  jan. 31 (1)
      • ►  jan. 28 (6)
      • ►  jan. 18 (5)
      • ►  jan. 17 (4)
      • ►  jan. 16 (1)
  • ►  2016 (3049)
    • ►  dezembro 2016 (27)
      • ►  dez. 30 (1)
      • ►  dez. 23 (4)
      • ►  dez. 17 (1)
      • ►  dez. 16 (3)
      • ►  dez. 12 (7)
      • ►  dez. 11 (10)
      • ►  dez. 05 (1)
    • ►  novembro 2016 (108)
      • ►  nov. 24 (7)
      • ►  nov. 17 (6)
      • ►  nov. 16 (9)
      • ►  nov. 15 (5)
      • ►  nov. 13 (5)
      • ►  nov. 12 (7)
      • ►  nov. 11 (1)
      • ►  nov. 10 (6)
      • ►  nov. 09 (1)
      • ►  nov. 08 (11)
      • ►  nov. 07 (10)
      • ►  nov. 06 (12)
      • ►  nov. 05 (7)
      • ►  nov. 04 (9)
      • ►  nov. 03 (1)
      • ►  nov. 02 (10)
      • ►  nov. 01 (1)
    • ►  outubro 2016 (239)
      • ►  out. 31 (13)
      • ►  out. 30 (14)
      • ►  out. 29 (10)
      • ►  out. 28 (7)
      • ►  out. 27 (3)
      • ►  out. 25 (5)
      • ►  out. 23 (10)
      • ►  out. 20 (7)
      • ►  out. 19 (11)
      • ►  out. 18 (3)
      • ►  out. 16 (17)
      • ►  out. 15 (6)
      • ►  out. 13 (14)
      • ►  out. 12 (16)
      • ►  out. 11 (12)
      • ►  out. 10 (14)
      • ►  out. 09 (14)
      • ►  out. 08 (9)
      • ►  out. 07 (9)
      • ►  out. 06 (3)
      • ►  out. 05 (17)
      • ►  out. 04 (17)
      • ►  out. 03 (8)
    • ►  setembro 2016 (447)
      • ►  set. 30 (10)
      • ►  set. 29 (16)
      • ►  set. 28 (12)
      • ►  set. 27 (17)
      • ►  set. 26 (1)
      • ►  set. 25 (23)
      • ►  set. 24 (21)
      • ►  set. 23 (8)
      • ►  set. 22 (21)
      • ►  set. 21 (17)
      • ►  set. 20 (15)
      • ►  set. 19 (17)
      • ►  set. 18 (20)
      • ►  set. 17 (6)
      • ►  set. 16 (1)
      • ►  set. 15 (13)
      • ►  set. 14 (15)
      • ►  set. 13 (18)
      • ►  set. 12 (18)
      • ►  set. 11 (21)
      • ►  set. 10 (18)
      • ►  set. 09 (17)
      • ►  set. 08 (12)
      • ►  set. 07 (20)
      • ►  set. 06 (14)
      • ►  set. 05 (15)
      • ►  set. 04 (19)
      • ►  set. 03 (11)
      • ►  set. 02 (12)
      • ►  set. 01 (19)
    • ►  agosto 2016 (465)
      • ►  ago. 31 (17)
      • ►  ago. 30 (13)
      • ►  ago. 29 (10)
      • ►  ago. 28 (25)
      • ►  ago. 27 (15)
      • ►  ago. 26 (13)
      • ►  ago. 25 (17)
      • ►  ago. 24 (17)
      • ►  ago. 23 (13)
      • ►  ago. 22 (9)
      • ►  ago. 21 (15)
      • ►  ago. 20 (16)
      • ►  ago. 19 (12)
      • ►  ago. 18 (17)
      • ►  ago. 17 (15)
      • ►  ago. 16 (15)
      • ►  ago. 15 (10)
      • ►  ago. 14 (12)
      • ►  ago. 13 (10)
      • ►  ago. 12 (21)
      • ►  ago. 11 (21)
      • ►  ago. 10 (19)
      • ►  ago. 09 (21)
      • ►  ago. 08 (12)
      • ►  ago. 07 (24)
      • ►  ago. 06 (15)
      • ►  ago. 05 (13)
      • ►  ago. 04 (9)
      • ►  ago. 03 (17)
      • ►  ago. 02 (10)
      • ►  ago. 01 (12)
    • ►  julho 2016 (507)
      • ►  jul. 31 (19)
      • ►  jul. 30 (14)
      • ►  jul. 29 (20)
      • ►  jul. 28 (15)
      • ►  jul. 27 (17)
      • ►  jul. 26 (18)
      • ►  jul. 25 (14)
      • ►  jul. 24 (16)
      • ►  jul. 23 (18)
      • ►  jul. 22 (17)
      • ►  jul. 21 (11)
      • ►  jul. 20 (13)
      • ►  jul. 19 (14)
      • ►  jul. 18 (21)
      • ►  jul. 17 (18)
      • ►  jul. 16 (18)
      • ►  jul. 15 (13)
      • ►  jul. 14 (15)
      • ►  jul. 13 (19)
      • ►  jul. 12 (12)
      • ►  jul. 11 (16)
      • ►  jul. 10 (16)
      • ►  jul. 09 (18)
      • ►  jul. 08 (11)
      • ►  jul. 07 (18)
      • ►  jul. 06 (20)
      • ►  jul. 05 (13)
      • ►  jul. 04 (15)
      • ►  jul. 03 (23)
      • ►  jul. 02 (18)
      • ►  jul. 01 (17)
    • ►  junho 2016 (225)
      • ►  jun. 30 (18)
      • ►  jun. 29 (17)
      • ►  jun. 28 (19)
      • ►  jun. 27 (11)
      • ►  jun. 26 (20)
      • ►  jun. 25 (14)
      • ►  jun. 24 (16)
      • ►  jun. 23 (7)
      • ►  jun. 22 (13)
      • ►  jun. 21 (15)
      • ►  jun. 20 (20)
      • ►  jun. 17 (11)
      • ►  jun. 15 (17)
      • ►  jun. 14 (12)
      • ►  jun. 13 (15)
    • ►  maio 2016 (277)
      • ►  mai. 31 (9)
      • ►  mai. 30 (4)
      • ►  mai. 29 (13)
      • ►  mai. 28 (1)
      • ►  mai. 26 (4)
      • ►  mai. 23 (4)
      • ►  mai. 22 (4)
      • ►  mai. 21 (10)
      • ►  mai. 20 (10)
      • ►  mai. 19 (12)
      • ►  mai. 18 (6)
      • ►  mai. 16 (11)
      • ►  mai. 15 (21)
      • ►  mai. 14 (12)
      • ►  mai. 13 (15)
      • ►  mai. 12 (10)
      • ►  mai. 11 (18)
      • ►  mai. 10 (1)
      • ►  mai. 09 (14)
      • ►  mai. 08 (20)
      • ►  mai. 07 (17)
      • ►  mai. 06 (17)
      • ►  mai. 05 (10)
      • ►  mai. 04 (13)
      • ►  mai. 03 (13)
      • ►  mai. 02 (4)
      • ►  mai. 01 (4)
    • ►  abril 2016 (210)
      • ►  abr. 30 (12)
      • ►  abr. 29 (7)
      • ►  abr. 27 (12)
      • ►  abr. 26 (10)
      • ►  abr. 25 (5)
      • ►  abr. 24 (13)
      • ►  abr. 23 (8)
      • ►  abr. 21 (8)
      • ►  abr. 20 (12)
      • ►  abr. 19 (10)
      • ►  abr. 18 (11)
      • ►  abr. 17 (11)
      • ►  abr. 16 (8)
      • ►  abr. 13 (13)
      • ►  abr. 12 (4)
      • ►  abr. 11 (11)
      • ►  abr. 10 (9)
      • ►  abr. 09 (11)
      • ►  abr. 08 (10)
      • ►  abr. 07 (8)
      • ►  abr. 05 (11)
      • ►  abr. 04 (5)
      • ►  abr. 02 (1)
    • ►  março 2016 (245)
      • ►  mar. 31 (8)
      • ►  mar. 30 (10)
      • ►  mar. 29 (14)
      • ►  mar. 28 (10)
      • ►  mar. 27 (18)
      • ►  mar. 26 (11)
      • ►  mar. 25 (11)
      • ►  mar. 24 (14)
      • ►  mar. 23 (5)
      • ►  mar. 22 (11)
      • ►  mar. 21 (6)
      • ►  mar. 20 (12)
      • ►  mar. 19 (10)
      • ►  mar. 18 (14)
      • ►  mar. 17 (6)
      • ►  mar. 15 (14)
      • ►  mar. 14 (15)
      • ►  mar. 13 (6)
      • ►  mar. 12 (7)
      • ►  mar. 11 (6)
      • ►  mar. 10 (5)
      • ►  mar. 09 (1)
      • ►  mar. 08 (8)
      • ►  mar. 07 (10)
      • ►  mar. 06 (10)
      • ►  mar. 04 (2)
      • ►  mar. 01 (1)
    • ►  fevereiro 2016 (52)
      • ►  fev. 28 (9)
      • ►  fev. 27 (1)
      • ►  fev. 26 (1)
      • ►  fev. 25 (2)
      • ►  fev. 24 (1)
      • ►  fev. 23 (2)
      • ►  fev. 17 (7)
      • ►  fev. 16 (8)
      • ►  fev. 15 (3)
      • ►  fev. 10 (10)
      • ►  fev. 07 (4)
      • ►  fev. 02 (4)
    • ►  janeiro 2016 (247)
      • ►  jan. 30 (4)
      • ►  jan. 29 (9)
      • ►  jan. 28 (10)
      • ►  jan. 27 (9)
      • ►  jan. 26 (4)
      • ►  jan. 22 (9)
      • ►  jan. 21 (10)
      • ►  jan. 20 (11)
      • ►  jan. 19 (11)
      • ►  jan. 17 (16)
      • ►  jan. 15 (5)
      • ►  jan. 14 (11)
      • ►  jan. 13 (8)
      • ►  jan. 12 (13)
      • ►  jan. 11 (12)
      • ►  jan. 10 (3)
      • ►  jan. 08 (13)
      • ►  jan. 07 (12)
      • ►  jan. 06 (7)
      • ►  jan. 05 (17)
      • ►  jan. 04 (10)
      • ►  jan. 03 (20)
      • ►  jan. 02 (11)
      • ►  jan. 01 (12)
  • ►  2015 (1575)
    • ►  dezembro 2015 (145)
      • ►  dez. 31 (9)
      • ►  dez. 30 (6)
      • ►  dez. 29 (11)
      • ►  dez. 28 (7)
      • ►  dez. 27 (13)
      • ►  dez. 26 (8)
      • ►  dez. 25 (13)
      • ►  dez. 23 (9)
      • ►  dez. 22 (9)
      • ►  dez. 18 (10)
      • ►  dez. 16 (4)
      • ►  dez. 14 (1)
      • ►  dez. 11 (1)
      • ►  dez. 10 (9)
      • ►  dez. 08 (1)
      • ►  dez. 07 (7)
      • ►  dez. 06 (7)
      • ►  dez. 05 (11)
      • ►  dez. 04 (9)
    • ►  novembro 2015 (189)
      • ►  nov. 30 (2)
      • ►  nov. 29 (2)
      • ►  nov. 23 (6)
      • ►  nov. 21 (6)
      • ►  nov. 20 (13)
      • ►  nov. 17 (4)
      • ►  nov. 16 (7)
      • ►  nov. 15 (5)
      • ►  nov. 13 (6)
      • ►  nov. 12 (10)
      • ►  nov. 11 (12)
      • ►  nov. 10 (3)
      • ►  nov. 09 (10)
      • ►  nov. 08 (21)
      • ►  nov. 07 (11)
      • ►  nov. 06 (10)
      • ►  nov. 05 (14)
      • ►  nov. 04 (14)
      • ►  nov. 03 (14)
      • ►  nov. 02 (11)
      • ►  nov. 01 (8)
    • ►  outubro 2015 (354)
      • ►  out. 30 (14)
      • ►  out. 29 (11)
      • ►  out. 28 (15)
      • ►  out. 27 (4)
      • ►  out. 26 (3)
      • ►  out. 25 (10)
      • ►  out. 24 (13)
      • ►  out. 23 (11)
      • ►  out. 22 (13)
      • ►  out. 21 (20)
      • ►  out. 20 (11)
      • ►  out. 19 (11)
      • ►  out. 18 (22)
      • ►  out. 17 (14)
      • ►  out. 16 (14)
      • ►  out. 15 (15)
      • ►  out. 14 (21)
      • ►  out. 13 (15)
      • ►  out. 12 (18)
      • ►  out. 11 (4)
      • ►  out. 10 (15)
      • ►  out. 09 (13)
      • ►  out. 08 (10)
      • ►  out. 07 (15)
      • ►  out. 06 (11)
      • ►  out. 05 (16)
      • ►  out. 04 (5)
      • ►  out. 02 (7)
      • ►  out. 01 (3)
    • ►  setembro 2015 (85)
      • ►  set. 30 (20)
      • ►  set. 29 (7)
      • ►  set. 28 (14)
      • ►  set. 27 (3)
      • ►  set. 21 (2)
      • ►  set. 17 (6)
      • ►  set. 16 (5)
      • ►  set. 15 (6)
      • ►  set. 11 (5)
      • ►  set. 06 (17)
    • ►  agosto 2015 (13)
      • ►  ago. 31 (1)
      • ►  ago. 26 (1)
      • ►  ago. 25 (2)
      • ►  ago. 22 (1)
      • ►  ago. 21 (1)
      • ►  ago. 17 (1)
      • ►  ago. 07 (5)
      • ►  ago. 05 (1)
    • ►  julho 2015 (47)
      • ►  jul. 28 (5)
      • ►  jul. 27 (5)
      • ►  jul. 26 (1)
      • ►  jul. 25 (10)
      • ►  jul. 24 (2)
      • ►  jul. 23 (5)
      • ►  jul. 22 (3)
      • ►  jul. 21 (1)
      • ►  jul. 20 (1)
      • ►  jul. 19 (7)
      • ►  jul. 18 (2)
      • ►  jul. 02 (5)
    • ►  junho 2015 (176)
      • ►  jun. 30 (3)
      • ►  jun. 27 (5)
      • ►  jun. 25 (3)
      • ►  jun. 24 (1)
      • ►  jun. 22 (2)
      • ►  jun. 21 (13)
      • ►  jun. 20 (2)
      • ►  jun. 19 (10)
      • ►  jun. 18 (5)
      • ►  jun. 15 (6)
      • ►  jun. 14 (12)
      • ►  jun. 13 (7)
      • ►  jun. 12 (5)
      • ►  jun. 11 (11)
      • ►  jun. 10 (14)
      • ►  jun. 09 (13)
      • ►  jun. 08 (8)
      • ►  jun. 07 (12)
      • ►  jun. 06 (13)
      • ►  jun. 05 (8)
      • ►  jun. 03 (13)
      • ►  jun. 02 (7)
      • ►  jun. 01 (3)
    • ►  maio 2015 (93)
      • ►  mai. 31 (9)
      • ►  mai. 30 (3)
      • ►  mai. 29 (7)
      • ►  mai. 28 (5)
      • ►  mai. 27 (3)
      • ►  mai. 25 (1)
      • ►  mai. 21 (10)
      • ►  mai. 18 (1)
      • ►  mai. 17 (18)
      • ►  mai. 16 (2)
      • ►  mai. 15 (12)
      • ►  mai. 12 (4)
      • ►  mai. 11 (1)
      • ►  mai. 10 (12)
      • ►  mai. 09 (5)
    • ►  abril 2015 (46)
      • ►  abr. 30 (6)
      • ►  abr. 20 (1)
      • ►  abr. 19 (5)
      • ►  abr. 18 (6)
      • ►  abr. 13 (5)
      • ►  abr. 12 (10)
      • ►  abr. 05 (1)
      • ►  abr. 03 (6)
      • ►  abr. 02 (6)
    • ►  março 2015 (141)
      • ►  mar. 29 (13)
      • ►  mar. 27 (11)
      • ►  mar. 25 (9)
      • ►  mar. 23 (5)
      • ►  mar. 22 (16)
      • ►  mar. 19 (1)
      • ►  mar. 18 (9)
      • ►  mar. 15 (4)
      • ►  mar. 14 (8)
      • ►  mar. 13 (3)
      • ►  mar. 11 (6)
      • ►  mar. 10 (4)
      • ►  mar. 08 (13)
      • ►  mar. 07 (10)
      • ►  mar. 06 (3)
      • ►  mar. 04 (7)
      • ►  mar. 02 (3)
      • ►  mar. 01 (16)
    • ►  fevereiro 2015 (253)
      • ►  fev. 28 (9)
      • ►  fev. 26 (7)
      • ►  fev. 25 (14)
      • ►  fev. 23 (14)
      • ►  fev. 22 (27)
      • ►  fev. 21 (17)
      • ►  fev. 20 (2)
      • ►  fev. 19 (9)
      • ►  fev. 18 (11)
      • ►  fev. 17 (10)
      • ►  fev. 15 (11)
      • ►  fev. 14 (12)
      • ►  fev. 13 (10)
      • ►  fev. 12 (1)
      • ►  fev. 10 (11)
      • ►  fev. 08 (21)
      • ►  fev. 07 (13)
      • ►  fev. 06 (17)
      • ►  fev. 05 (12)
      • ►  fev. 04 (22)
      • ►  fev. 03 (3)
    • ►  janeiro 2015 (33)
      • ►  jan. 25 (2)
      • ►  jan. 17 (1)
      • ►  jan. 16 (15)
      • ►  jan. 15 (9)
      • ►  jan. 04 (6)
  • ►  2014 (5633)
    • ►  dezembro 2014 (124)
      • ►  dez. 29 (8)
      • ►  dez. 28 (6)
      • ►  dez. 27 (4)
      • ►  dez. 26 (1)
      • ►  dez. 21 (21)
      • ►  dez. 19 (8)
      • ►  dez. 18 (7)
      • ►  dez. 17 (1)
      • ►  dez. 16 (2)
      • ►  dez. 15 (2)
      • ►  dez. 14 (19)
      • ►  dez. 13 (12)
      • ►  dez. 11 (2)
      • ►  dez. 10 (1)
      • ►  dez. 09 (3)
      • ►  dez. 07 (6)
      • ►  dez. 06 (20)
      • ►  dez. 01 (1)
    • ►  novembro 2014 (178)
      • ►  nov. 19 (8)
      • ►  nov. 16 (23)
      • ►  nov. 15 (20)
      • ►  nov. 14 (10)
      • ►  nov. 13 (14)
      • ►  nov. 12 (11)
      • ►  nov. 10 (11)
      • ►  nov. 09 (16)
      • ►  nov. 08 (7)
      • ►  nov. 07 (12)
      • ►  nov. 06 (15)
      • ►  nov. 05 (14)
      • ►  nov. 04 (1)
      • ►  nov. 03 (13)
      • ►  nov. 02 (2)
      • ►  nov. 01 (1)
    • ►  outubro 2014 (335)
      • ►  out. 29 (5)
      • ►  out. 28 (19)
      • ►  out. 27 (8)
      • ►  out. 26 (6)
      • ►  out. 25 (16)
      • ►  out. 24 (12)
      • ►  out. 23 (18)
      • ►  out. 22 (10)
      • ►  out. 21 (9)
      • ►  out. 20 (1)
      • ►  out. 19 (20)
      • ►  out. 18 (4)
      • ►  out. 17 (10)
      • ►  out. 16 (10)
      • ►  out. 15 (20)
      • ►  out. 14 (15)
      • ►  out. 13 (16)
      • ►  out. 12 (18)
      • ►  out. 11 (13)
      • ►  out. 10 (19)
      • ►  out. 09 (16)
      • ►  out. 08 (13)
      • ►  out. 07 (12)
      • ►  out. 06 (10)
      • ►  out. 05 (5)
      • ►  out. 04 (11)
      • ►  out. 03 (8)
      • ►  out. 02 (11)
    • ►  setembro 2014 (221)
      • ►  set. 30 (10)
      • ►  set. 28 (11)
      • ►  set. 27 (7)
      • ►  set. 26 (12)
      • ►  set. 25 (1)
      • ►  set. 24 (12)
      • ►  set. 23 (1)
      • ►  set. 21 (22)
      • ►  set. 20 (13)
      • ►  set. 19 (15)
      • ►  set. 18 (3)
      • ►  set. 17 (15)
      • ►  set. 16 (1)
      • ►  set. 14 (19)
      • ►  set. 13 (4)
      • ►  set. 12 (5)
      • ►  set. 11 (9)
      • ►  set. 10 (20)
      • ►  set. 09 (1)
      • ►  set. 08 (9)
      • ►  set. 07 (7)
      • ►  set. 06 (5)
      • ►  set. 05 (16)
      • ►  set. 04 (2)
      • ►  set. 03 (1)
    • ►  agosto 2014 (499)
      • ►  ago. 31 (3)
      • ►  ago. 30 (5)
      • ►  ago. 29 (16)
      • ►  ago. 28 (12)
      • ►  ago. 27 (6)
      • ►  ago. 26 (12)
      • ►  ago. 24 (20)
      • ►  ago. 23 (7)
      • ►  ago. 22 (16)
      • ►  ago. 19 (14)
      • ►  ago. 18 (11)
      • ►  ago. 17 (24)
      • ►  ago. 16 (15)
      • ►  ago. 15 (23)
      • ►  ago. 14 (24)
      • ►  ago. 13 (24)
      • ►  ago. 12 (26)
      • ►  ago. 11 (4)
      • ►  ago. 10 (30)
      • ►  ago. 09 (20)
      • ►  ago. 08 (26)
      • ►  ago. 07 (19)
      • ►  ago. 06 (11)
      • ►  ago. 05 (21)
      • ►  ago. 04 (23)
      • ►  ago. 03 (36)
      • ►  ago. 02 (23)
      • ►  ago. 01 (28)
    • ►  julho 2014 (601)
      • ►  jul. 31 (18)
      • ►  jul. 30 (20)
      • ►  jul. 29 (19)
      • ►  jul. 28 (16)
      • ►  jul. 26 (19)
      • ►  jul. 25 (22)
      • ►  jul. 24 (24)
      • ►  jul. 23 (27)
      • ►  jul. 22 (24)
      • ►  jul. 20 (22)
      • ►  jul. 19 (1)
      • ►  jul. 18 (22)
      • ►  jul. 17 (15)
      • ►  jul. 16 (17)
      • ►  jul. 15 (23)
      • ►  jul. 14 (22)
      • ►  jul. 13 (31)
      • ►  jul. 12 (16)
      • ►  jul. 11 (25)
      • ►  jul. 10 (18)
      • ►  jul. 09 (26)
      • ►  jul. 08 (27)
      • ►  jul. 07 (25)
      • ►  jul. 06 (33)
      • ►  jul. 05 (24)
      • ►  jul. 04 (24)
      • ►  jul. 03 (18)
      • ►  jul. 02 (6)
      • ►  jul. 01 (17)
    • ►  junho 2014 (338)
      • ►  jun. 26 (22)
      • ►  jun. 24 (11)
      • ►  jun. 23 (16)
      • ►  jun. 22 (14)
      • ►  jun. 21 (2)
      • ►  jun. 20 (16)
      • ►  jun. 19 (22)
      • ►  jun. 15 (11)
      • ►  jun. 14 (6)
      • ►  jun. 13 (18)
      • ►  jun. 12 (29)
      • ►  jun. 11 (13)
      • ►  jun. 10 (23)
      • ►  jun. 09 (19)
      • ►  jun. 08 (21)
      • ►  jun. 07 (23)
      • ►  jun. 06 (21)
      • ►  jun. 03 (29)
      • ►  jun. 02 (21)
      • ►  jun. 01 (1)
    • ►  maio 2014 (504)
      • ►  mai. 31 (14)
      • ►  mai. 30 (18)
      • ►  mai. 29 (20)
      • ►  mai. 28 (2)
      • ►  mai. 27 (17)
      • ►  mai. 26 (7)
      • ►  mai. 25 (25)
      • ►  mai. 24 (20)
      • ►  mai. 23 (25)
      • ►  mai. 22 (18)
      • ►  mai. 21 (15)
      • ►  mai. 20 (21)
      • ►  mai. 19 (13)
      • ►  mai. 18 (22)
      • ►  mai. 17 (5)
      • ►  mai. 16 (26)
      • ►  mai. 15 (15)
      • ►  mai. 14 (22)
      • ►  mai. 13 (18)
      • ►  mai. 12 (15)
      • ►  mai. 11 (22)
      • ►  mai. 10 (11)
      • ►  mai. 09 (23)
      • ►  mai. 08 (23)
      • ►  mai. 07 (12)
      • ►  mai. 06 (19)
      • ►  mai. 05 (17)
      • ►  mai. 04 (6)
      • ►  mai. 03 (12)
      • ►  mai. 02 (14)
      • ►  mai. 01 (7)
    • ►  abril 2014 (498)
      • ►  abr. 29 (12)
      • ►  abr. 28 (15)
      • ►  abr. 27 (14)
      • ►  abr. 26 (1)
      • ►  abr. 25 (28)
      • ►  abr. 24 (14)
      • ►  abr. 23 (15)
      • ►  abr. 22 (16)
      • ►  abr. 21 (17)
      • ►  abr. 20 (13)
      • ►  abr. 18 (12)
      • ►  abr. 17 (17)
      • ►  abr. 16 (6)
      • ►  abr. 15 (17)
      • ►  abr. 14 (20)
      • ►  abr. 13 (25)
      • ►  abr. 12 (1)
      • ►  abr. 11 (25)
      • ►  abr. 10 (23)
      • ►  abr. 09 (27)
      • ►  abr. 08 (31)
      • ►  abr. 07 (13)
      • ►  abr. 06 (25)
      • ►  abr. 05 (13)
      • ►  abr. 04 (21)
      • ►  abr. 03 (24)
      • ►  abr. 02 (29)
      • ►  abr. 01 (24)
    • ►  março 2014 (557)
      • ►  mar. 31 (19)
      • ►  mar. 27 (21)
      • ►  mar. 26 (20)
      • ►  mar. 25 (13)
      • ►  mar. 24 (16)
      • ►  mar. 23 (20)
      • ►  mar. 22 (26)
      • ►  mar. 21 (21)
      • ►  mar. 19 (1)
      • ►  mar. 17 (16)
      • ►  mar. 16 (13)
      • ►  mar. 15 (22)
      • ►  mar. 14 (29)
      • ►  mar. 13 (16)
      • ►  mar. 12 (12)
      • ►  mar. 11 (29)
      • ►  mar. 10 (29)
      • ►  mar. 09 (36)
      • ►  mar. 08 (28)
      • ►  mar. 07 (36)
      • ►  mar. 06 (30)
      • ►  mar. 05 (26)
      • ►  mar. 04 (11)
      • ►  mar. 03 (23)
      • ►  mar. 02 (17)
      • ►  mar. 01 (27)
    • ►  fevereiro 2014 (865)
      • ►  fev. 28 (24)
      • ►  fev. 27 (11)
      • ►  fev. 26 (30)
      • ►  fev. 25 (6)
      • ►  fev. 24 (30)
      • ►  fev. 23 (28)
      • ►  fev. 22 (28)
      • ►  fev. 21 (20)
      • ►  fev. 20 (31)
      • ►  fev. 19 (33)
      • ►  fev. 18 (38)
      • ►  fev. 17 (30)
      • ►  fev. 16 (42)
      • ►  fev. 15 (37)
      • ►  fev. 14 (24)
      • ►  fev. 13 (31)
      • ►  fev. 12 (32)
      • ►  fev. 11 (21)
      • ►  fev. 10 (28)
      • ►  fev. 09 (54)
      • ►  fev. 08 (32)
      • ►  fev. 07 (36)
      • ►  fev. 06 (37)
      • ►  fev. 05 (37)
      • ►  fev. 04 (37)
      • ►  fev. 03 (32)
      • ►  fev. 02 (48)
      • ►  fev. 01 (28)
    • ►  janeiro 2014 (913)
      • ►  jan. 31 (26)
      • ►  jan. 30 (16)
      • ►  jan. 29 (27)
      • ►  jan. 28 (31)
      • ►  jan. 27 (32)
      • ►  jan. 26 (40)
      • ►  jan. 25 (1)
      • ►  jan. 24 (19)
      • ►  jan. 23 (22)
      • ►  jan. 22 (22)
      • ►  jan. 21 (32)
      • ►  jan. 20 (33)
      • ►  jan. 19 (48)
      • ►  jan. 18 (23)
      • ►  jan. 17 (40)
      • ►  jan. 16 (35)
      • ►  jan. 15 (34)
      • ►  jan. 14 (30)
      • ►  jan. 13 (30)
      • ►  jan. 12 (46)
      • ►  jan. 11 (39)
      • ►  jan. 10 (18)
      • ►  jan. 09 (35)
      • ►  jan. 08 (35)
      • ►  jan. 07 (36)
      • ►  jan. 06 (22)
      • ►  jan. 05 (28)
      • ►  jan. 04 (23)
      • ►  jan. 03 (38)
      • ►  jan. 02 (37)
      • ►  jan. 01 (15)
  • ►  2013 (12488)
    • ►  dezembro 2013 (1044)
      • ►  dez. 31 (22)
      • ►  dez. 30 (26)
      • ►  dez. 29 (51)
      • ►  dez. 28 (38)
      • ►  dez. 27 (37)
      • ►  dez. 26 (33)
      • ►  dez. 25 (25)
      • ►  dez. 24 (32)
      • ►  dez. 23 (33)
      • ►  dez. 22 (47)
      • ►  dez. 21 (32)
      • ►  dez. 20 (36)
      • ►  dez. 19 (31)
      • ►  dez. 18 (38)
      • ►  dez. 17 (38)
      • ►  dez. 16 (19)
      • ►  dez. 15 (37)
      • ►  dez. 14 (34)
      • ►  dez. 13 (36)
      • ►  dez. 12 (31)
      • ►  dez. 11 (22)
      • ►  dez. 10 (33)
      • ►  dez. 09 (28)
      • ►  dez. 08 (41)
      • ►  dez. 07 (36)
      • ►  dez. 06 (36)
      • ►  dez. 05 (34)
      • ►  dez. 04 (38)
      • ►  dez. 03 (35)
      • ►  dez. 02 (22)
      • ►  dez. 01 (43)
    • ►  novembro 2013 (1170)
      • ►  nov. 30 (38)
      • ►  nov. 29 (38)
      • ►  nov. 28 (15)
      • ►  nov. 27 (36)
      • ►  nov. 26 (37)
      • ►  nov. 25 (32)
      • ►  nov. 24 (58)
      • ►  nov. 23 (44)
      • ►  nov. 22 (41)
      • ►  nov. 21 (34)
      • ►  nov. 20 (35)
      • ►  nov. 19 (37)
      • ►  nov. 18 (40)
      • ►  nov. 17 (44)
      • ►  nov. 16 (46)
      • ►  nov. 15 (46)
      • ►  nov. 14 (20)
      • ►  nov. 13 (39)
      • ►  nov. 12 (36)
      • ►  nov. 11 (35)
      • ►  nov. 10 (51)
      • ►  nov. 09 (38)
      • ►  nov. 08 (43)
      • ►  nov. 07 (42)
      • ►  nov. 06 (36)
      • ►  nov. 05 (39)
      • ►  nov. 04 (36)
      • ►  nov. 03 (49)
      • ►  nov. 02 (38)
      • ►  nov. 01 (47)
    • ►  outubro 2013 (1022)
      • ►  out. 31 (35)
      • ►  out. 30 (35)
      • ►  out. 29 (37)
      • ►  out. 28 (27)
      • ►  out. 27 (35)
      • ►  out. 26 (40)
      • ►  out. 25 (40)
      • ►  out. 24 (17)
      • ►  out. 23 (37)
      • ►  out. 22 (17)
      • ►  out. 21 (32)
      • ►  out. 20 (17)
      • ►  out. 19 (36)
      • ►  out. 18 (38)
      • ►  out. 17 (28)
      • ►  out. 16 (37)
      • ►  out. 15 (30)
      • ►  out. 14 (22)
      • ►  out. 13 (42)
      • ►  out. 12 (33)
      • ►  out. 11 (14)
      • ►  out. 10 (34)
      • ►  out. 09 (44)
      • ►  out. 08 (31)
      • ►  out. 07 (36)
      • ►  out. 06 (47)
      • ►  out. 05 (39)
      • ►  out. 04 (42)
      • ►  out. 03 (32)
      • ►  out. 02 (35)
      • ►  out. 01 (33)
    • ►  setembro 2013 (1054)
      • ►  set. 30 (32)
      • ►  set. 29 (52)
      • ►  set. 28 (28)
      • ►  set. 27 (41)
      • ►  set. 26 (12)
      • ►  set. 25 (40)
      • ►  set. 24 (19)
      • ►  set. 23 (30)
      • ►  set. 22 (42)
      • ►  set. 21 (38)
      • ►  set. 20 (34)
      • ►  set. 19 (21)
      • ►  set. 18 (38)
      • ►  set. 17 (35)
      • ►  set. 16 (36)
      • ►  set. 15 (51)
      • ►  set. 14 (39)
      • ►  set. 13 (35)
      • ►  set. 12 (33)
      • ►  set. 11 (40)
      • ►  set. 10 (37)
      • ►  set. 09 (30)
      • ►  set. 08 (45)
      • ►  set. 07 (32)
      • ►  set. 06 (36)
      • ►  set. 05 (41)
      • ►  set. 04 (41)
      • ►  set. 03 (25)
      • ►  set. 02 (28)
      • ►  set. 01 (43)
    • ►  agosto 2013 (1018)
      • ►  ago. 31 (31)
      • ►  ago. 30 (28)
      • ►  ago. 29 (30)
      • ►  ago. 28 (41)
      • ►  ago. 27 (20)
      • ►  ago. 26 (23)
      • ►  ago. 25 (49)
      • ►  ago. 24 (33)
      • ►  ago. 23 (29)
      • ►  ago. 22 (12)
      • ►  ago. 21 (42)
      • ►  ago. 20 (36)
      • ►  ago. 19 (26)
      • ►  ago. 18 (44)
      • ►  ago. 17 (38)
      • ►  ago. 16 (35)
      • ►  ago. 15 (34)
      • ►  ago. 14 (26)
      • ►  ago. 13 (30)
      • ►  ago. 12 (32)
      • ►  ago. 11 (44)
      • ►  ago. 10 (32)
      • ►  ago. 09 (42)
      • ►  ago. 08 (35)
      • ►  ago. 07 (26)
      • ►  ago. 06 (25)
      • ►  ago. 05 (33)
      • ►  ago. 04 (46)
      • ►  ago. 03 (23)
      • ►  ago. 02 (37)
      • ►  ago. 01 (36)
    • ►  julho 2013 (1133)
      • ►  jul. 31 (33)
      • ►  jul. 30 (38)
      • ►  jul. 29 (21)
      • ►  jul. 28 (48)
      • ►  jul. 27 (35)
      • ►  jul. 26 (42)
      • ►  jul. 25 (25)
      • ►  jul. 24 (36)
      • ►  jul. 23 (33)
      • ►  jul. 22 (35)
      • ►  jul. 21 (46)
      • ►  jul. 20 (36)
      • ►  jul. 19 (38)
      • ►  jul. 18 (35)
      • ►  jul. 17 (34)
      • ►  jul. 16 (42)
      • ►  jul. 15 (33)
      • ►  jul. 14 (50)
      • ►  jul. 13 (40)
      • ►  jul. 12 (39)
      • ►  jul. 11 (37)
      • ►  jul. 10 (37)
      • ►  jul. 09 (36)
      • ►  jul. 08 (38)
      • ►  jul. 07 (41)
      • ►  jul. 06 (32)
      • ►  jul. 05 (37)
      • ►  jul. 04 (39)
      • ►  jul. 03 (35)
      • ►  jul. 02 (30)
      • ►  jul. 01 (32)
    • ►  junho 2013 (1032)
      • ►  jun. 30 (41)
      • ►  jun. 29 (35)
      • ►  jun. 28 (38)
      • ►  jun. 27 (38)
      • ►  jun. 26 (27)
      • ►  jun. 25 (41)
      • ►  jun. 24 (34)
      • ►  jun. 23 (46)
      • ►  jun. 22 (43)
      • ►  jun. 21 (40)
      • ►  jun. 20 (44)
      • ►  jun. 19 (38)
      • ►  jun. 18 (39)
      • ►  jun. 17 (28)
      • ►  jun. 16 (42)
      • ►  jun. 15 (25)
      • ►  jun. 14 (36)
      • ►  jun. 13 (30)
      • ►  jun. 12 (35)
      • ►  jun. 11 (34)
      • ►  jun. 10 (29)
      • ►  jun. 09 (34)
      • ►  jun. 08 (21)
      • ►  jun. 07 (34)
      • ►  jun. 06 (33)
      • ►  jun. 05 (25)
      • ►  jun. 04 (33)
      • ►  jun. 03 (15)
      • ►  jun. 02 (37)
      • ►  jun. 01 (37)
    • ►  maio 2013 (876)
      • ►  mai. 31 (21)
      • ►  mai. 30 (32)
      • ►  mai. 29 (35)
      • ►  mai. 28 (30)
      • ►  mai. 27 (29)
      • ►  mai. 26 (38)
      • ►  mai. 25 (30)
      • ►  mai. 24 (26)
      • ►  mai. 23 (27)
      • ►  mai. 22 (4)
      • ►  mai. 21 (21)
      • ►  mai. 20 (28)
      • ►  mai. 19 (38)
      • ►  mai. 18 (16)
      • ►  mai. 17 (34)
      • ►  mai. 16 (28)
      • ►  mai. 15 (32)
      • ►  mai. 14 (31)
      • ►  mai. 13 (19)
      • ►  mai. 12 (38)
      • ►  mai. 11 (12)
      • ►  mai. 10 (35)
      • ►  mai. 09 (29)
      • ►  mai. 08 (34)
      • ►  mai. 07 (32)
      • ►  mai. 06 (24)
      • ►  mai. 05 (41)
      • ►  mai. 04 (23)
      • ►  mai. 03 (26)
      • ►  mai. 02 (33)
      • ►  mai. 01 (30)
    • ►  abril 2013 (1041)
      • ►  abr. 30 (30)
      • ►  abr. 29 (29)
      • ►  abr. 28 (35)
      • ►  abr. 27 (27)
      • ►  abr. 26 (34)
      • ►  abr. 25 (32)
      • ►  abr. 24 (36)
      • ►  abr. 23 (35)
      • ►  abr. 22 (34)
      • ►  abr. 21 (39)
      • ►  abr. 20 (28)
      • ►  abr. 19 (38)
      • ►  abr. 18 (33)
      • ►  abr. 17 (41)
      • ►  abr. 16 (34)
      • ►  abr. 15 (35)
      • ►  abr. 14 (36)
      • ►  abr. 13 (27)
      • ►  abr. 12 (32)
      • ►  abr. 11 (33)
      • ►  abr. 10 (39)
      • ►  abr. 09 (39)
      • ►  abr. 08 (35)
      • ►  abr. 07 (41)
      • ►  abr. 06 (35)
      • ►  abr. 05 (40)
      • ►  abr. 04 (39)
      • ►  abr. 03 (36)
      • ►  abr. 02 (39)
      • ►  abr. 01 (30)
    • ►  março 2013 (1133)
      • ►  mar. 31 (44)
      • ►  mar. 30 (38)
      • ►  mar. 29 (33)
      • ►  mar. 28 (34)
      • ►  mar. 27 (36)
      • ►  mar. 26 (32)
      • ►  mar. 25 (35)
      • ►  mar. 24 (42)
      • ►  mar. 23 (38)
      • ►  mar. 22 (37)
      • ►  mar. 21 (36)
      • ►  mar. 20 (40)
      • ►  mar. 19 (38)
      • ►  mar. 18 (36)
      • ►  mar. 17 (46)
      • ►  mar. 16 (35)
      • ►  mar. 15 (36)
      • ►  mar. 14 (31)
      • ►  mar. 13 (38)
      • ►  mar. 12 (42)
      • ►  mar. 11 (31)
      • ►  mar. 10 (47)
      • ►  mar. 09 (34)
      • ►  mar. 08 (39)
      • ►  mar. 07 (35)
      • ►  mar. 06 (39)
      • ►  mar. 05 (37)
      • ►  mar. 04 (30)
      • ►  mar. 03 (43)
      • ►  mar. 02 (30)
      • ►  mar. 01 (21)
    • ►  fevereiro 2013 (904)
      • ►  fev. 28 (33)
      • ►  fev. 27 (36)
      • ►  fev. 26 (34)
      • ►  fev. 25 (32)
      • ►  fev. 24 (41)
      • ►  fev. 23 (30)
      • ►  fev. 22 (34)
      • ►  fev. 21 (34)
      • ►  fev. 20 (36)
      • ►  fev. 19 (35)
      • ►  fev. 18 (33)
      • ►  fev. 17 (41)
      • ►  fev. 16 (30)
      • ►  fev. 15 (33)
      • ►  fev. 14 (29)
      • ►  fev. 13 (36)
      • ►  fev. 12 (25)
      • ►  fev. 11 (19)
      • ►  fev. 10 (36)
      • ►  fev. 09 (20)
      • ►  fev. 08 (29)
      • ►  fev. 07 (30)
      • ►  fev. 06 (38)
      • ►  fev. 05 (33)
      • ►  fev. 04 (18)
      • ►  fev. 03 (40)
      • ►  fev. 02 (33)
      • ►  fev. 01 (36)
    • ►  janeiro 2013 (1061)
      • ►  jan. 31 (34)
      • ►  jan. 30 (34)
      • ►  jan. 29 (32)
      • ►  jan. 28 (26)
      • ►  jan. 27 (53)
      • ►  jan. 26 (32)
      • ►  jan. 25 (40)
      • ►  jan. 24 (39)
      • ►  jan. 23 (36)
      • ►  jan. 22 (32)
      • ►  jan. 21 (28)
      • ►  jan. 20 (48)
      • ►  jan. 19 (39)
      • ►  jan. 18 (37)
      • ►  jan. 17 (35)
      • ►  jan. 16 (39)
      • ►  jan. 15 (34)
      • ►  jan. 14 (37)
      • ►  jan. 13 (39)
      • ►  jan. 12 (37)
      • ►  jan. 11 (33)
      • ►  jan. 10 (39)
      • ►  jan. 09 (35)
      • ►  jan. 08 (33)
      • ►  jan. 07 (28)
      • ►  jan. 06 (38)
      • ►  jan. 05 (31)
      • ►  jan. 04 (26)
      • ►  jan. 03 (23)
      • ►  jan. 02 (26)
      • ►  jan. 01 (18)
  • ►  2012 (11618)
    • ►  dezembro 2012 (1089)
      • ►  dez. 31 (21)
      • ►  dez. 30 (33)
      • ►  dez. 29 (30)
      • ►  dez. 28 (31)
      • ►  dez. 27 (33)
      • ►  dez. 26 (28)
      • ►  dez. 25 (20)
      • ►  dez. 24 (32)
      • ►  dez. 23 (41)
      • ►  dez. 22 (30)
      • ►  dez. 21 (33)
      • ►  dez. 20 (27)
      • ►  dez. 19 (35)
      • ►  dez. 18 (44)
      • ►  dez. 17 (39)
      • ►  dez. 16 (46)
      • ►  dez. 15 (26)
      • ►  dez. 14 (34)
      • ►  dez. 13 (33)
      • ►  dez. 12 (35)
      • ►  dez. 11 (38)
      • ►  dez. 10 (39)
      • ►  dez. 09 (49)
      • ►  dez. 08 (37)
      • ►  dez. 07 (42)
      • ►  dez. 06 (40)
      • ►  dez. 05 (39)
      • ►  dez. 04 (36)
      • ►  dez. 03 (33)
      • ►  dez. 02 (46)
      • ►  dez. 01 (39)
    • ►  novembro 2012 (1126)
      • ►  nov. 30 (44)
      • ►  nov. 29 (38)
      • ►  nov. 28 (40)
      • ►  nov. 27 (41)
      • ►  nov. 26 (25)
      • ►  nov. 25 (44)
      • ►  nov. 24 (41)
      • ►  nov. 23 (33)
      • ►  nov. 22 (34)
      • ►  nov. 21 (41)
      • ►  nov. 20 (33)
      • ►  nov. 19 (30)
      • ►  nov. 18 (16)
      • ►  nov. 17 (39)
      • ►  nov. 16 (33)
      • ►  nov. 15 (33)
      • ►  nov. 14 (41)
      • ►  nov. 13 (43)
      • ►  nov. 12 (43)
      • ►  nov. 11 (48)
      • ►  nov. 10 (32)
      • ►  nov. 09 (41)
      • ►  nov. 08 (39)
      • ►  nov. 07 (37)
      • ►  nov. 06 (42)
      • ►  nov. 05 (39)
      • ►  nov. 04 (43)
      • ►  nov. 03 (40)
      • ►  nov. 02 (36)
      • ►  nov. 01 (37)
    • ►  outubro 2012 (1009)
      • ►  out. 31 (39)
      • ►  out. 30 (40)
      • ►  out. 29 (28)
      • ►  out. 28 (42)
      • ►  out. 27 (36)
      • ►  out. 26 (33)
      • ►  out. 25 (38)
      • ►  out. 24 (37)
      • ►  out. 23 (39)
      • ►  out. 22 (31)
      • ►  out. 21 (42)
      • ►  out. 20 (20)
      • ►  out. 19 (35)
      • ►  out. 18 (40)
      • ►  out. 17 (37)
      • ►  out. 16 (29)
      • ►  out. 15 (36)
      • ►  out. 14 (45)
      • ►  out. 13 (36)
      • ►  out. 12 (31)
      • ►  out. 11 (36)
      • ►  out. 10 (35)
      • ►  out. 09 (33)
      • ►  out. 08 (1)
      • ►  out. 07 (13)
      • ►  out. 06 (24)
      • ►  out. 05 (18)
      • ►  out. 04 (35)
      • ►  out. 03 (33)
      • ►  out. 02 (35)
      • ►  out. 01 (32)
    • ►  setembro 2012 (993)
      • ►  set. 30 (38)
      • ►  set. 29 (33)
      • ►  set. 28 (33)
      • ►  set. 27 (31)
      • ►  set. 26 (35)
      • ►  set. 25 (33)
      • ►  set. 24 (23)
      • ►  set. 23 (36)
      • ►  set. 22 (25)
      • ►  set. 21 (29)
      • ►  set. 20 (36)
      • ►  set. 19 (31)
      • ►  set. 18 (38)
      • ►  set. 17 (30)
      • ►  set. 16 (51)
      • ►  set. 15 (29)
      • ►  set. 14 (31)
      • ►  set. 13 (32)
      • ►  set. 12 (33)
      • ►  set. 11 (36)
      • ►  set. 10 (34)
      • ►  set. 09 (39)
      • ►  set. 08 (28)
      • ►  set. 07 (22)
      • ►  set. 06 (38)
      • ►  set. 05 (31)
      • ►  set. 04 (35)
      • ►  set. 03 (23)
      • ►  set. 02 (51)
      • ►  set. 01 (29)
    • ►  agosto 2012 (949)
      • ►  ago. 31 (36)
      • ►  ago. 30 (35)
      • ►  ago. 29 (35)
      • ►  ago. 28 (35)
      • ►  ago. 27 (33)
      • ►  ago. 26 (44)
      • ►  ago. 25 (21)
      • ►  ago. 24 (35)
      • ►  ago. 23 (39)
      • ►  ago. 22 (30)
      • ►  ago. 21 (34)
      • ►  ago. 20 (32)
      • ►  ago. 19 (44)
      • ►  ago. 18 (30)
      • ►  ago. 17 (33)
      • ►  ago. 16 (30)
      • ►  ago. 15 (35)
      • ►  ago. 14 (19)
      • ►  ago. 13 (35)
      • ►  ago. 12 (28)
      • ►  ago. 09 (20)
      • ►  ago. 08 (32)
      • ►  ago. 07 (37)
      • ►  ago. 06 (33)
      • ►  ago. 05 (42)
      • ►  ago. 04 (36)
      • ►  ago. 03 (32)
      • ►  ago. 02 (27)
      • ►  ago. 01 (27)
    • ►  julho 2012 (810)
      • ►  jul. 31 (29)
      • ►  jul. 30 (24)
      • ►  jul. 29 (31)
      • ►  jul. 28 (1)
      • ►  jul. 27 (30)
      • ►  jul. 26 (16)
      • ►  jul. 25 (10)
      • ►  jul. 24 (25)
      • ►  jul. 23 (20)
      • ►  jul. 22 (29)
      • ►  jul. 21 (21)
      • ►  jul. 20 (20)
      • ►  jul. 19 (25)
      • ►  jul. 18 (22)
      • ►  jul. 17 (34)
      • ►  jul. 16 (19)
      • ►  jul. 15 (42)
      • ►  jul. 14 (31)
      • ►  jul. 13 (26)
      • ►  jul. 12 (25)
      • ►  jul. 11 (31)
      • ►  jul. 10 (29)
      • ►  jul. 09 (28)
      • ►  jul. 08 (34)
      • ►  jul. 07 (22)
      • ►  jul. 06 (31)
      • ►  jul. 05 (33)
      • ►  jul. 04 (35)
      • ►  jul. 03 (31)
      • ►  jul. 02 (30)
      • ►  jul. 01 (26)
    • ►  junho 2012 (961)
      • ►  jun. 30 (22)
      • ►  jun. 29 (37)
      • ►  jun. 28 (16)
      • ►  jun. 27 (33)
      • ►  jun. 26 (35)
      • ►  jun. 25 (41)
      • ►  jun. 24 (45)
      • ►  jun. 23 (30)
      • ►  jun. 22 (35)
      • ►  jun. 21 (32)
      • ►  jun. 20 (10)
      • ►  jun. 19 (30)
      • ►  jun. 18 (41)
      • ►  jun. 17 (40)
      • ►  jun. 16 (37)
      • ►  jun. 15 (33)
      • ►  jun. 14 (37)
      • ►  jun. 13 (32)
      • ►  jun. 12 (16)
      • ►  jun. 11 (23)
      • ►  jun. 10 (44)
      • ►  jun. 09 (24)
      • ►  jun. 08 (40)
      • ►  jun. 07 (31)
      • ►  jun. 06 (30)
      • ►  jun. 05 (29)
      • ►  jun. 04 (36)
      • ►  jun. 03 (39)
      • ►  jun. 02 (38)
      • ►  jun. 01 (25)
    • ►  maio 2012 (844)
      • ►  mai. 31 (30)
      • ►  mai. 30 (33)
      • ►  mai. 29 (25)
      • ►  mai. 26 (1)
      • ►  mai. 23 (39)
      • ►  mai. 22 (35)
      • ►  mai. 21 (41)
      • ►  mai. 20 (39)
      • ►  mai. 19 (36)
      • ►  mai. 18 (34)
      • ►  mai. 17 (33)
      • ►  mai. 16 (33)
      • ►  mai. 15 (31)
      • ►  mai. 14 (31)
      • ►  mai. 13 (40)
      • ►  mai. 12 (27)
      • ►  mai. 11 (34)
      • ►  mai. 10 (31)
      • ►  mai. 09 (35)
      • ►  mai. 08 (36)
      • ►  mai. 07 (35)
      • ►  mai. 06 (43)
      • ►  mai. 05 (22)
      • ►  mai. 04 (35)
      • ►  mai. 03 (26)
      • ►  mai. 02 (9)
      • ►  mai. 01 (30)
    • ►  abril 2012 (887)
      • ►  abr. 30 (21)
      • ►  abr. 29 (37)
      • ►  abr. 28 (15)
      • ►  abr. 27 (31)
      • ►  abr. 26 (26)
      • ►  abr. 25 (33)
      • ►  abr. 24 (20)
      • ►  abr. 23 (24)
      • ►  abr. 22 (33)
      • ►  abr. 21 (26)
      • ►  abr. 20 (27)
      • ►  abr. 19 (26)
      • ►  abr. 18 (30)
      • ►  abr. 17 (19)
      • ►  abr. 16 (29)
      • ►  abr. 15 (38)
      • ►  abr. 14 (19)
      • ►  abr. 13 (31)
      • ►  abr. 12 (31)
      • ►  abr. 11 (35)
      • ►  abr. 10 (41)
      • ►  abr. 09 (30)
      • ►  abr. 08 (37)
      • ►  abr. 07 (27)
      • ►  abr. 06 (23)
      • ►  abr. 05 (33)
      • ►  abr. 04 (40)
      • ►  abr. 03 (33)
      • ►  abr. 02 (37)
      • ►  abr. 01 (35)
    • ►  março 2012 (1067)
      • ►  mar. 31 (25)
      • ►  mar. 30 (35)
      • ►  mar. 29 (34)
      • ►  mar. 28 (38)
      • ►  mar. 27 (40)
      • ►  mar. 26 (36)
      • ►  mar. 25 (46)
      • ►  mar. 24 (24)
      • ►  mar. 23 (39)
      • ►  mar. 22 (38)
      • ►  mar. 21 (41)
      • ►  mar. 20 (36)
      • ►  mar. 19 (29)
      • ►  mar. 18 (41)
      • ►  mar. 17 (27)
      • ►  mar. 16 (35)
      • ►  mar. 15 (35)
      • ►  mar. 14 (31)
      • ►  mar. 13 (29)
      • ►  mar. 12 (32)
      • ►  mar. 11 (49)
      • ►  mar. 10 (32)
      • ►  mar. 09 (36)
      • ►  mar. 08 (34)
      • ►  mar. 07 (38)
      • ►  mar. 06 (36)
      • ►  mar. 05 (32)
      • ►  mar. 04 (37)
      • ►  mar. 03 (21)
      • ►  mar. 02 (29)
      • ►  mar. 01 (32)
    • ►  fevereiro 2012 (853)
      • ►  fev. 29 (27)
      • ►  fev. 28 (37)
      • ►  fev. 27 (34)
      • ►  fev. 26 (49)
      • ►  fev. 25 (30)
      • ►  fev. 24 (33)
      • ►  fev. 23 (35)
      • ►  fev. 22 (41)
      • ►  fev. 21 (26)
      • ►  fev. 20 (28)
      • ►  fev. 19 (30)
      • ►  fev. 18 (12)
      • ►  fev. 17 (32)
      • ►  fev. 16 (28)
      • ►  fev. 15 (35)
      • ►  fev. 14 (26)
      • ►  fev. 13 (25)
      • ►  fev. 12 (33)
      • ►  fev. 11 (7)
      • ►  fev. 10 (32)
      • ►  fev. 09 (30)
      • ►  fev. 08 (27)
      • ►  fev. 07 (23)
      • ►  fev. 06 (35)
      • ►  fev. 05 (34)
      • ►  fev. 04 (25)
      • ►  fev. 03 (16)
      • ►  fev. 02 (27)
      • ►  fev. 01 (36)
    • ►  janeiro 2012 (1030)
      • ►  jan. 31 (36)
      • ►  jan. 30 (23)
      • ►  jan. 29 (45)
      • ►  jan. 28 (30)
      • ►  jan. 27 (30)
      • ►  jan. 26 (27)
      • ►  jan. 25 (27)
      • ►  jan. 24 (34)
      • ►  jan. 23 (27)
      • ►  jan. 22 (44)
      • ►  jan. 21 (28)
      • ►  jan. 20 (39)
      • ►  jan. 19 (36)
      • ►  jan. 18 (32)
      • ►  jan. 17 (27)
      • ►  jan. 16 (22)
      • ►  jan. 15 (42)
      • ►  jan. 14 (28)
      • ►  jan. 13 (33)
      • ►  jan. 12 (24)
      • ►  jan. 11 (41)
      • ►  jan. 10 (36)
      • ►  jan. 09 (41)
      • ►  jan. 08 (51)
      • ►  jan. 07 (33)
      • ►  jan. 06 (36)
      • ►  jan. 05 (32)
      • ►  jan. 04 (38)
      • ►  jan. 03 (25)
      • ►  jan. 02 (27)
      • ►  jan. 01 (36)
  • ▼  2011 (12099)
    • ►  dezembro 2011 (1038)
      • ►  dez. 31 (30)
      • ►  dez. 30 (27)
      • ►  dez. 29 (33)
      • ►  dez. 28 (34)
      • ►  dez. 27 (30)
      • ►  dez. 26 (31)
      • ►  dez. 25 (14)
      • ►  dez. 24 (25)
      • ►  dez. 23 (39)
      • ►  dez. 22 (37)
      • ►  dez. 21 (42)
      • ►  dez. 20 (32)
      • ►  dez. 19 (29)
      • ►  dez. 18 (41)
      • ►  dez. 17 (33)
      • ►  dez. 16 (37)
      • ►  dez. 15 (36)
      • ►  dez. 14 (40)
      • ►  dez. 13 (35)
      • ►  dez. 12 (35)
      • ►  dez. 11 (45)
      • ►  dez. 10 (28)
      • ►  dez. 09 (34)
      • ►  dez. 08 (29)
      • ►  dez. 07 (38)
      • ►  dez. 06 (32)
      • ►  dez. 05 (28)
      • ►  dez. 04 (36)
      • ►  dez. 03 (28)
      • ►  dez. 02 (39)
      • ►  dez. 01 (41)
    • ►  novembro 2011 (1026)
      • ►  nov. 30 (37)
      • ►  nov. 29 (39)
      • ►  nov. 28 (35)
      • ►  nov. 27 (49)
      • ►  nov. 26 (36)
      • ►  nov. 25 (35)
      • ►  nov. 24 (31)
      • ►  nov. 23 (37)
      • ►  nov. 22 (33)
      • ►  nov. 21 (32)
      • ►  nov. 20 (44)
      • ►  nov. 19 (34)
      • ►  nov. 18 (32)
      • ►  nov. 17 (30)
      • ►  nov. 16 (39)
      • ►  nov. 15 (30)
      • ►  nov. 14 (22)
      • ►  nov. 13 (49)
      • ►  nov. 12 (31)
      • ►  nov. 11 (31)
      • ►  nov. 10 (25)
      • ►  nov. 09 (32)
      • ►  nov. 08 (33)
      • ►  nov. 07 (31)
      • ►  nov. 06 (42)
      • ►  nov. 05 (34)
      • ►  nov. 04 (28)
      • ►  nov. 03 (29)
      • ►  nov. 02 (35)
      • ►  nov. 01 (31)
    • ►  outubro 2011 (1078)
      • ►  out. 31 (39)
      • ►  out. 30 (35)
      • ►  out. 29 (29)
      • ►  out. 28 (37)
      • ►  out. 27 (29)
      • ►  out. 26 (32)
      • ►  out. 25 (29)
      • ►  out. 24 (27)
      • ►  out. 23 (44)
      • ►  out. 22 (27)
      • ►  out. 21 (40)
      • ►  out. 20 (38)
      • ►  out. 19 (37)
      • ►  out. 18 (40)
      • ►  out. 17 (38)
      • ►  out. 16 (44)
      • ►  out. 15 (33)
      • ►  out. 14 (31)
      • ►  out. 13 (25)
      • ►  out. 12 (30)
      • ►  out. 11 (28)
      • ►  out. 10 (28)
      • ►  out. 09 (41)
      • ►  out. 08 (31)
      • ►  out. 07 (39)
      • ►  out. 06 (34)
      • ►  out. 05 (38)
      • ►  out. 04 (37)
      • ►  out. 03 (39)
      • ►  out. 02 (50)
      • ►  out. 01 (29)
    • ►  setembro 2011 (1123)
      • ►  set. 30 (41)
      • ►  set. 29 (40)
      • ►  set. 28 (32)
      • ►  set. 27 (36)
      • ►  set. 26 (27)
      • ►  set. 25 (41)
      • ►  set. 24 (29)
      • ►  set. 23 (44)
      • ►  set. 22 (34)
      • ►  set. 21 (32)
      • ►  set. 20 (33)
      • ►  set. 19 (37)
      • ►  set. 18 (41)
      • ►  set. 17 (38)
      • ►  set. 16 (43)
      • ►  set. 15 (39)
      • ►  set. 14 (33)
      • ►  set. 13 (38)
      • ►  set. 12 (39)
      • ►  set. 11 (50)
      • ►  set. 10 (39)
      • ►  set. 09 (35)
      • ►  set. 08 (33)
      • ►  set. 07 (40)
      • ►  set. 06 (33)
      • ►  set. 05 (30)
      • ►  set. 04 (54)
      • ►  set. 03 (32)
      • ►  set. 02 (36)
      • ►  set. 01 (44)
    • ►  agosto 2011 (1093)
      • ►  ago. 31 (38)
      • ►  ago. 30 (29)
      • ►  ago. 29 (40)
      • ►  ago. 28 (42)
      • ►  ago. 27 (37)
      • ►  ago. 26 (39)
      • ►  ago. 25 (36)
      • ►  ago. 24 (40)
      • ►  ago. 23 (38)
      • ►  ago. 22 (37)
      • ►  ago. 21 (55)
      • ►  ago. 20 (31)
      • ►  ago. 19 (44)
      • ►  ago. 18 (40)
      • ►  ago. 17 (34)
      • ►  ago. 16 (35)
      • ►  ago. 15 (34)
      • ►  ago. 14 (43)
      • ►  ago. 13 (39)
      • ►  ago. 12 (30)
      • ►  ago. 11 (31)
      • ►  ago. 10 (25)
      • ►  ago. 09 (34)
      • ►  ago. 08 (25)
      • ►  ago. 07 (39)
      • ►  ago. 06 (35)
      • ►  ago. 05 (38)
      • ►  ago. 04 (30)
      • ►  ago. 03 (30)
      • ►  ago. 02 (26)
      • ►  ago. 01 (19)
    • ►  julho 2011 (765)
      • ►  jul. 31 (40)
      • ►  jul. 30 (30)
      • ►  jul. 29 (8)
      • ►  jul. 28 (23)
      • ►  jul. 27 (32)
      • ►  jul. 26 (10)
      • ►  jul. 25 (23)
      • ►  jul. 24 (6)
      • ►  jul. 23 (14)
      • ►  jul. 22 (21)
      • ►  jul. 21 (4)
      • ►  jul. 20 (12)
      • ►  jul. 19 (32)
      • ►  jul. 18 (20)
      • ►  jul. 17 (42)
      • ►  jul. 16 (21)
      • ►  jul. 15 (28)
      • ►  jul. 14 (29)
      • ►  jul. 13 (31)
      • ►  jul. 12 (35)
      • ►  jul. 11 (25)
      • ►  jul. 10 (40)
      • ►  jul. 09 (17)
      • ►  jul. 08 (31)
      • ►  jul. 07 (28)
      • ►  jul. 06 (35)
      • ►  jul. 05 (24)
      • ►  jul. 04 (17)
      • ►  jul. 03 (26)
      • ►  jul. 02 (34)
      • ►  jul. 01 (27)
    • ►  junho 2011 (760)
      • ►  jun. 30 (27)
      • ►  jun. 29 (33)
      • ►  jun. 28 (13)
      • ►  jun. 27 (17)
      • ►  jun. 26 (33)
      • ►  jun. 25 (25)
      • ►  jun. 24 (18)
      • ►  jun. 23 (23)
      • ►  jun. 22 (24)
      • ►  jun. 21 (23)
      • ►  jun. 20 (23)
      • ►  jun. 19 (29)
      • ►  jun. 18 (31)
      • ►  jun. 17 (25)
      • ►  jun. 16 (7)
      • ►  jun. 15 (35)
      • ►  jun. 14 (24)
      • ►  jun. 13 (25)
      • ►  jun. 12 (37)
      • ►  jun. 11 (6)
      • ►  jun. 10 (38)
      • ►  jun. 09 (20)
      • ►  jun. 08 (30)
      • ►  jun. 07 (21)
      • ►  jun. 06 (33)
      • ►  jun. 05 (43)
      • ►  jun. 04 (15)
      • ►  jun. 03 (42)
      • ►  jun. 02 (20)
      • ►  jun. 01 (20)
    • ►  maio 2011 (1066)
      • ►  mai. 31 (16)
      • ►  mai. 30 (41)
      • ►  mai. 29 (35)
      • ►  mai. 28 (31)
      • ►  mai. 27 (39)
      • ►  mai. 26 (31)
      • ►  mai. 25 (37)
      • ►  mai. 24 (44)
      • ►  mai. 23 (31)
      • ►  mai. 22 (42)
      • ►  mai. 21 (46)
      • ►  mai. 20 (47)
      • ►  mai. 19 (19)
      • ►  mai. 18 (31)
      • ►  mai. 17 (41)
      • ►  mai. 16 (31)
      • ►  mai. 15 (43)
      • ►  mai. 14 (35)
      • ►  mai. 13 (26)
      • ►  mai. 12 (1)
      • ►  mai. 11 (46)
      • ►  mai. 10 (24)
      • ►  mai. 09 (19)
      • ►  mai. 08 (44)
      • ►  mai. 07 (41)
      • ►  mai. 06 (33)
      • ►  mai. 05 (37)
      • ►  mai. 04 (43)
      • ►  mai. 03 (38)
      • ►  mai. 02 (32)
      • ►  mai. 01 (42)
    • ▼  abril 2011 (1131)
      • ▼  abr. 30 (43)
        • WALCYR CARRASCO - Drogas na esquina
        • MANOEL CARLOS - Pé descalço
        • RUTH DE AQUINO - O bullying do Senado
        • ARTHUR VIRGÍLIO - Partido Democrata do Brasil?
        • FERNANDA TORRES - Pertencer
        • ANCELMO GÓIS - Escola de cinema
        • GOSTOSA
        • EDITORIAL - O ESTADÃO - A festança das centrais
        • ALDO REBELO - Código Florestal, o equilíbrio possível
        • TRAMBIQUE
        • JORGE BASTOS MORENO - NHENHENHÉM - Bolsa caradura
        • KÁTIA ABREU - Burocracia, ambiente e bom senso
        • GOSTOSAS
        • HUGO STUDART - Por que João ainda encanta?
        • RUY CASTRO - Lábios trêmulos
        • VERGONHA
        • ZUENIR VENTURA - Questão de temperamento
        • WALTER CENEVIVA - ONU: velhice e ineficácia
        • ANNA RAMALHO - Cadê?
        • GOSTOSA
        • PAULO PAIVA - A indexação está de volta
        • ILIMAR FRANCO - Apetite
        • FODA-SE
        • SONIA RACY - DIRETO DA FONTE
        • PAUL KRUGMAN - O Fed intimidado
        • GOSTOSA
        • HUMBERTO COSTA - A reforma política não é um Fla-Flu
        • MÔNICA BERGAMO - FORA DO ALVO
        • TUDO TERMINA EM SAMBA
        • MERVAL PEREIRA - Projetos
        • RENATA LO PRETE - PAINEL DA FOLHA
        • GOSTOSA
        • FERNANDO DE BARROS E SILVA - PT e anti-PT em São P...
        • FERNANDO RODRIGUES - Outra fusão: PSD & DEM
        • PT: UM DE SUJOS
        • CESAR MAIA - Fusão ou confusão?
        • JOSÉ SIMÃO - Buemba! Lady Kate tá no trono!
        • GOSTOSA
        • MÍRIAM LEITÃO - Mãos à obra
        • PAULO NOGUEIRA BATISTA JR - Pensamento grupal
        • CLÁUDIO HUMBERTO
        • PT NÃO É PARTIDO. É UMA QUADRILHA
        • SÁBADO NOS JORNAIS
      • ►  abr. 29 (40)
      • ►  abr. 28 (33)
      • ►  abr. 27 (36)
      • ►  abr. 26 (30)
      • ►  abr. 25 (31)
      • ►  abr. 24 (35)
      • ►  abr. 23 (17)
      • ►  abr. 22 (31)
      • ►  abr. 21 (21)
      • ►  abr. 20 (30)
      • ►  abr. 19 (33)
      • ►  abr. 18 (34)
      • ►  abr. 17 (48)
      • ►  abr. 16 (41)
      • ►  abr. 15 (43)
      • ►  abr. 14 (36)
      • ►  abr. 13 (39)
      • ►  abr. 12 (39)
      • ►  abr. 11 (31)
      • ►  abr. 10 (48)
      • ►  abr. 09 (46)
      • ►  abr. 08 (44)
      • ►  abr. 07 (41)
      • ►  abr. 06 (37)
      • ►  abr. 05 (46)
      • ►  abr. 04 (38)
      • ►  abr. 03 (56)
      • ►  abr. 02 (42)
      • ►  abr. 01 (42)
    • ►  março 2011 (1078)
      • ►  mar. 31 (37)
      • ►  mar. 30 (42)
      • ►  mar. 29 (46)
      • ►  mar. 28 (23)
      • ►  mar. 27 (46)
      • ►  mar. 26 (42)
      • ►  mar. 25 (43)
      • ►  mar. 24 (40)
      • ►  mar. 23 (38)
      • ►  mar. 22 (15)
      • ►  mar. 21 (35)
      • ►  mar. 20 (48)
      • ►  mar. 19 (11)
      • ►  mar. 18 (40)
      • ►  mar. 17 (41)
      • ►  mar. 16 (40)
      • ►  mar. 15 (38)
      • ►  mar. 14 (37)
      • ►  mar. 13 (40)
      • ►  mar. 12 (35)
      • ►  mar. 11 (38)
      • ►  mar. 10 (24)
      • ►  mar. 09 (22)
      • ►  mar. 08 (34)
      • ►  mar. 07 (31)
      • ►  mar. 06 (26)
      • ►  mar. 05 (25)
      • ►  mar. 04 (41)
      • ►  mar. 03 (34)
      • ►  mar. 02 (31)
      • ►  mar. 01 (35)
    • ►  fevereiro 2011 (969)
      • ►  fev. 28 (27)
      • ►  fev. 27 (48)
      • ►  fev. 26 (36)
      • ►  fev. 25 (42)
      • ►  fev. 24 (36)
      • ►  fev. 23 (38)
      • ►  fev. 22 (36)
      • ►  fev. 21 (32)
      • ►  fev. 20 (47)
      • ►  fev. 19 (37)
      • ►  fev. 18 (36)
      • ►  fev. 17 (32)
      • ►  fev. 16 (31)
      • ►  fev. 15 (36)
      • ►  fev. 14 (32)
      • ►  fev. 13 (42)
      • ►  fev. 12 (32)
      • ►  fev. 11 (35)
      • ►  fev. 10 (39)
      • ►  fev. 09 (31)
      • ►  fev. 08 (17)
      • ►  fev. 07 (26)
      • ►  fev. 06 (32)
      • ►  fev. 05 (32)
      • ►  fev. 04 (30)
      • ►  fev. 03 (34)
      • ►  fev. 02 (35)
      • ►  fev. 01 (38)
    • ►  janeiro 2011 (972)
      • ►  jan. 31 (25)
      • ►  jan. 30 (40)
      • ►  jan. 29 (35)
      • ►  jan. 28 (41)
      • ►  jan. 27 (33)
      • ►  jan. 26 (33)
      • ►  jan. 25 (29)
      • ►  jan. 24 (32)
      • ►  jan. 23 (39)
      • ►  jan. 22 (38)
      • ►  jan. 21 (37)
      • ►  jan. 20 (35)
      • ►  jan. 19 (32)
      • ►  jan. 18 (33)
      • ►  jan. 17 (28)
      • ►  jan. 16 (41)
      • ►  jan. 15 (31)
      • ►  jan. 14 (28)
      • ►  jan. 13 (34)
      • ►  jan. 12 (33)
      • ►  jan. 11 (32)
      • ►  jan. 10 (33)
      • ►  jan. 09 (33)
      • ►  jan. 08 (33)
      • ►  jan. 07 (33)
      • ►  jan. 06 (28)
      • ►  jan. 05 (31)
      • ►  jan. 04 (33)
      • ►  jan. 03 (6)
      • ►  jan. 02 (20)
      • ►  jan. 01 (13)
  • ►  2010 (8968)
    • ►  dezembro 2010 (826)
      • ►  dez. 31 (31)
      • ►  dez. 30 (20)
      • ►  dez. 29 (23)
      • ►  dez. 28 (25)
      • ►  dez. 27 (22)
      • ►  dez. 26 (30)
      • ►  dez. 25 (13)
      • ►  dez. 24 (30)
      • ►  dez. 23 (28)
      • ►  dez. 22 (30)
      • ►  dez. 21 (25)
      • ►  dez. 20 (23)
      • ►  dez. 19 (31)
      • ►  dez. 18 (19)
      • ►  dez. 17 (33)
      • ►  dez. 16 (30)
      • ►  dez. 15 (27)
      • ►  dez. 14 (25)
      • ►  dez. 13 (25)
      • ►  dez. 12 (34)
      • ►  dez. 11 (26)
      • ►  dez. 10 (30)
      • ►  dez. 09 (27)
      • ►  dez. 08 (32)
      • ►  dez. 07 (28)
      • ►  dez. 06 (21)
      • ►  dez. 05 (26)
      • ►  dez. 04 (23)
      • ►  dez. 03 (30)
      • ►  dez. 02 (30)
      • ►  dez. 01 (29)
    • ►  novembro 2010 (643)
      • ►  nov. 30 (22)