sábado, abril 30, 2011

ILIMAR FRANCO - Apetite


Apetite 
ILIMAR FRANCO
O GLOBO - 30/04/11

Com a eleição de Rui Falcão para a presidência do PT, os petistas devem retomar as pressões para ampliar suas posições no governo Dilma Rousseff. O ex-presidente José Eduardo Dutra estava represando as demandas partidárias por cargos. Esse fato veio à tona há três semanas, quando Dutra entrou de licença médica e o secretário-geral do PT, Elói Pietá, apareceu na Casa Civil com uma lista de quadros para serem aproveitados no governo.

A costura que levou Falcão ao poder
O novo presidente do PT, Rui Falcão, integrante da chapa majoritária no Diretório Nacional, a Construindo Um Novo Brasil, é de uma pequena tendência, a Novos Rumos. Esta conta com quatro deputados federais e cinco estaduais, não tendo peso para fazê- lo presidente. Falcão levou, dizem os petistas, porque foi mais determinado do que o senador Humberto Costa (PE). Experiente (foi presidente do PT em 1994), ele conversou pessoalmente com o expresidente Lula e, por telefone, com a presidente Dilma Rousseff, na quinta-feira. A expectativa dos petistas é a de que ele tire o partido da paralisia em que se encontra. 

"Reabrir essa questão é interromper o caminho de unidade que viemos construindo desde então” — Carlos Henrique Árabe, secretário nacional de Formação Política do PT, contra a refiliação de Delúbio Soares

MUDANÇA DE PLANOS. A princípio está descartada a fusão do PSD com o PSB, planejada para depois das eleições municipais do ano que vem. Surpreendidos com o tamanho que o novo partido adquiriu, os socialistas não têm mais interesse no projeto. Isso porque eles entrariam enfraquecidos na empreitada. Dirigentes do PSB também dizem que a heterogeneidade dos quadros do PSD dificulta as composições nos estados.

Gelo
Chamou atenção de participantes da reunião do Diretório Nacional do PT, ontem, o silêncio de José Dirceu durante os discursos de homenagem a José Eduardo Dutra, que deixou a presidência do partido. Dirceu não deu um pio. 

Restos a pagar 
Presidente da Frente Nacional dos Prefeitos, João Coser (PT) ameaça ir à Justiça se o governo federal não prorrogar o prazo dos restos a pagar para 31 de dezembro. O objetivo é garantir recursos também para as obras já anunciadas.

A cabeça rola e o corpo fica
Um integrante da cúpula do PMDB explicou por que o partido resolveu engolir a indicação do PT para a presidência da Funasa. Ele diz que foi feito um acordo, pelo qual o partido indicará dois diretores gerais e manterá o comando de 22 das 26 superintendências regionais da fundação. Se a direção do PMDB não aceitasse o acerto, corria o risco de ficar sem nada. A expectativa agora é de que o PT cumpra o prometido.

O pregoeiro
O ex-presidente do BC Gustavo Franco é manchete no site do PSDB. Ele diz: “O Brasil está correndo sérios riscos com a inflação”. Sua receita é conhecida: liberar o câmbio e contração de despesa pública, de consumo e de investimento.

Gula
A provável presidente do novo PSD, a senadora Kátia Abreu (TO), que também é presidente da Confederação Nacional da Agricultura,
agora é candidata também à presidência da Federação da Agricultura do Estado do Tocantins (FAET).

 MORDOMIA GERAL. A Mesa Diretora do Senado indicou o senador Wilson Santiago (PMDB-PR) para relator do ato normativo que estende a uniões homoafetivas a licença-gala, que concede uma semana de folga para quem se casar.
 PRÉVIAS. Em reunião dos diretórios zonais de São Paulo, na semana passada, o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) disse que é pré-candidato à Prefeitura de São Paulo e defendeu a realização de prévias.
 O EX-PREFEITO de Recife, deputado João Paulo (PTPE), fez campanha contra o líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), para a presidência do partido.

Nenhum comentário: