sábado, dezembro 27, 2014

Falta o poderoso chefão - PLÁCIDO FERNANDES VIEIRA

CORREIO BRAZILIENSE - 27/12

As confissões dos delatores - que, em tese, não podem mentir sob o risco de perder o benefício de redução da pena - indicam que o bilionário esquema de ladroagem montado na Petrobras estendeu os tentáculos a praticamente todas as grandes obras federais. O mais intrigante de tudo, até agora, é que, na organização criminosa, não havia chefe. Ou, pelo menos até agora, o dedo do poderoso chefão da quadrilha, que atuou durante os governos de Lula e Dilma, não apareceu na história.

Nas delações, réus contaram que parte do dinheiro roubado era rapartido entre PT, PP, PMDB e políticos aliados do governo. Seria por decisão espontânea que os integrantes do bando resolveram destinar parte da bufunfa aos partidos que dão sustentação ao Planalto? Não. Não foi apenas por generosidade. É inconcebível, inacreditável, que alguém surrupie bilhões de dólares de uma empresa, ainda mais com ações negociadas na bolsa de valores, como a Petrobras, sem que ninguém perceba.

Teriam os bandidos passado a perna assim tão facilmente na cúpula da estatal? São Tomé que sou, imagino que não: era preciso ser muito ingênuo para não perceber nada; ou, então, incompetente ao extremo; ou, por fim, cúmplice. Há indícios, colhidos nas confissões, mas nenhuma prova apresentada publicamente, de que o esquema tinha o aval de poderes acima da Petrobras. Na empresa, pessoas erradas em postos de comando institucionalizaram a roubalheira. Só pegava obra quem topasse entrar no clube da propina.

Agora, imagine que todo esse megaesquema veio abaixo praticamente por acaso. A Polícia Federal investigava lavagem de dinheiro. Um dos alvos era o doleiro Alberto Youssef e o então diretor da Petrobras, Paulo Roberto Costa. Ao prendê-los, percebeu que integravam organização muito maior. Como num dominó, uma a uma as peças da máfia que saqueava a Petrobras começaram a ruir. Falta chegar aos políticos. Inclusive, ao capo dei capi, artífice de maracutaias que vão além da estatal: agenda do doleiro apreendida na operação indica que o esquema abarca outras 747 obras de infraestrutura país afora. Em muitas delas, o TCU já havia apontado irregularidades.

Briga interna - MERVAL PEREIRA

O GLOBO - 27/12

A dificuldade que a presidente Dilma está tendo para anunciar os nomes do PT de seu novo Ministério indica bem os desentendimentos das correntes internas do partido, que se refletirão no andamento do governo, sobretudo dentro do Congresso. Nomear Pepe Vargas para o Ministério das Relações Institucionais contra a vontade da facção majoritária Construindo um Novo Brasil - Vargas é da Democracia Socialista (DS) - e, sobretudo, sem o apoio do ex-presidente Lula, terá conseqüências graves para a presidente, que claramente tenta montar dentro do Palácio do Planalto uma trincheira que lhe permita governar sem grandes concessões ao partido a que está filiada, mas que nunca liderou.

Aloizio Mercadante, no Gabinete Civil, é a figura central desse núcleo duro do governo que substituiu pessoas ligadas a Lula, como Gilberto Carvalho e Antonio Palocci no primeiro mandato, para colocar em seus lugares petistas próximos a Dilma e, por isso mesmo, afastados dos setores que decidem dentro do partido.

Além do mais, Miguel Rossetto e Pepe Vargas, ministros que coordenarão os movimentos sociais e a articulação política, são gaúchos, o que provoca insinuações de que Dilma está se isolando em suas preferências pessoais.

Dilma resiste a outra pressão do PT, para que coloque Ricardo Berzoini nas Comunicações, como indicação de que o controle social da mídia é prioritário nesse 2º governo. O PT, orientado por Lula, quer uma guinada à esquerda no restante do Ministério, mas Dilma dá preferência a estabelecer canais diretos com os partidos aliados e a manter por perto gente em quem confia.

Indulto

O advogado do ex-presidente do PT José Genoino terá que fazer malabarismos para incluí-lo no indulto natalino assinado no dia 24 por Dilma. Como os termos do decreto são os mesmos do ano passado, Genoino teria que ter cumprido 1/3 da pena e isso não aconteceu ainda, pois até agora, de acordo com o controle de execução de penas do Tribunal de Justiça do DF, Genoino cumpriu 1 ano, 1 mês e 10 dias de uma pena total de quatro anos e oito meses.

Ele teria que reduzir de sua pena total alguns dias por ter lido livros ou trabalhado, mas teria que provar. O destino do ex-presidente do PT será decidido em última instância pelo ministro Luís Roberto Barroso na base da interpretação pessoal. Ele pode ser desqualificado pelo Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária, do Ministério da Justiça por uma tradição não escrita de não indultar políticos envolvidos em crimes de desvio de dinheiro público. Mas como não foi condenado por peculato, e sim por corrupção ativa, pode se beneficiar disso.

O indulto só não é concedido formalmente para condenados por Crimes hediondos e tráfico de drogas. O decreto de indulto também inclui pessoas"acometidas de doença grave e permanente que apresentem grave limitação de atividade e restrição de participação ou exijam cuidados contínuos que não possam ser prestados no estabelecimento penal"

Tanto Genoino quanto Roberto Jefferson podem ser enquadrados nesse caso, especialmente o petista que já está em prisão domiciliar.

Petrolão

O processo que a ex-gerente da Petrobras Venina Velosa está abrindo contra a estatal, alegando que sofreu assédio moral e que a companhia teria feito cortes ilegais no salário, revela uma maneira de administrar que tem sido usada pelas gestões petistas para pressionar os funcionários a aceitarem os desvios que porventura presenciarem.

Na ação, os advogados contestam a redução de 69 mil reais para 24 mil brutos, que não poderia ter sido feita por uma decisão do Tribunal Superior do Trabalho (TST). Para cooptar os funcionários em setores chave, os diretores da Petrobras atribuíam a eles altas gratificações, mas as retiravam diante da primeira reação crítica às práticas da empresa.

O silêncio era bem recompensado. Só que a estatal não seguia a determinação do TST de que, depois de 10 anos, a gratificação é incorporada ao salário, mesmo que o funcionário seja removido da função.

Ecos de junho - VERA MAGALHÃES

FOLHA DE SP - 27/12

Setores do PT ligados a movimentos sociais e à juventude relatam preocupação com a decisão de Fernando Haddad de aumentar a tarifa de ônibus na capital paulista. Petistas temem que o reajuste provoque protestos como os de 2013, que possam comprometer a recuperação da popularidade do prefeito e até custar sua reeleição. No início do mês, parte da sigla tentou aprovar uma moção contra o aumento, mas desistiu diante da constatação de que isso traria ainda mais desgaste.


Vamos conversar 
Esses setores consideravam o reajuste necessário, mas achavam que ele deveria ter sido precedido de um diálogo maior com as entidades.

Nem vem 
Dirigentes petistas, no entanto, dizem que a prefeitura tomou ao menos duas providências para que as manifestações não sejam deflagradas: o anúncio durante as férias e a concessão da tarifa zero para estudantes de escola pública, reivindicação dos protestos de 2013.

Em cima da hora 
A prefeitura decidiu antecipar o anúncio do reajuste porque, por uma exigência legal, precisa comunicar a mudança à Câmara cinco dias úteis antes de ela entrar em vigor.

Fatura 
No comunicado aos vereadores, a prefeitura encaminhou trecho de relatório da SPTrans que lembra os protestos de junho de 2013. "Uma das mais eloquentes questões levantadas foi a da transparência sobre quanto custa, quem paga e quem se apropria dos ganhos."

Amigo secreto 
De saída da Secretaria da Aviação Civil, Moreira Franco convocou para a próxima segunda-feira uma reunião com representantes do órgão, da Anac e da Infraero. Quer apresentar o sucessor, Eliseu Padilha (PMDB-RS), para a equipe.

Deixa que eu faço 
Relator da CPI da Sabesp na Câmara paulistana, o vereador Nelo Rodolfo (PMDB) vai propor no documento final da comissão a criação de um fundo emergencial de recursos para reparo de obras feitas pela estatal na cidade.

Deixa que ela paga 
A ideia do peemedebista é criar uma poupança com uma porcentagem da conta paga pelos consumidores para que a prefeitura possa assumir a realização de obras emergenciais caso a Sabesp deixe de concluí-las. O relatório deve ser apresentado em março.

Questão... 
A fidelidade dos deputados do PMDB ao Planalto em 2014 é a menor que a sigla já exibiu a um presidente desde 1989. Os peemedebistas nunca tinham dado menos de 60% de seus votos ao governo na Câmara.

... pessoal 
Neste ano, só 54% dos votos do PMDB atenderam ao que pediu o líder de Dilma Rousseff na Casa. Os recordes negativos anteriores eram de 62% em 2013 e em 1991, no governo Collor.

Par... 
Líder do "blocão" que impôs derrotas a Dilma no passado, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) contemporiza: "Estamos alinhados com o governo, mas podemos divergir. Depende do conteúdo".

... ou ímpar 
Para saber de que lado a banda vai tocar, Cunha diz que ouvirá em janeiro a nova bancada peemedebista, com 28 deputados novatos entre os 66 eleitos.

Quem te viu 
O ex-governista PSB virou uma das principais vozes da oposição. Juntou-se a PSDB, DEM e PPS no grupo dos que deram cerca de 30% dos votos aos interesses do governo em 2014. Os dados são do Cebrap.

Ele pode 
Aliados de Dilma não se incomodam que o futuro ministro Joaquim Levy (Fazenda) a chame de "presidente", e não "presidenta". "O crédito dele é tão alto que pode usar até o primeiro nome", diz um auxiliar.

Xis 
Não é só entre governistas que Levy está com moral. Um parlamentar da oposição aproveitou uma reunião no Congresso para fazer uma "selfie" com ele.

com BRUNO BOGHOSSIAN, PAULO GAMA e ANNA VIRGINIA BALLOUSSIER

TIROTEIO

"Para saber quem perdeu as eleições, é só ver Dilma escolhendo seus ministros, enquanto Aécio Neves escolhe só seu bronzeador."

DO SOCIÓLOGO EMIR SADER, sobre o anúncio do ministério dilmista a dias da posse, após o PSDB pedir à Justiça Eleitoral que anulasse os votos de Dilma.

CONTRAPONTO

Tempos modernos

Vicentinho (PT) e Orlando Silva (PC do B), que integrarão a bancada paulista na Câmara a partir de 2015, foram à cerimônia de diplomação de Geraldo Alckmin (PSDB), na Sala São Paulo. Quando o governador reeleito recebeu o diploma, a plateia --formada majoritariamente por tucanos-- levantou e aplaudiu de pé. Eles permaneceram sentados até se tocarem que eram as exceções.

--Levanta, vai. A gente precisa mostrar que sabe perder também... --disse Silva, resignado.

Minutos antes, o presidente do TRE-SP, Antonio Carlos Mathias Coltro, citara Lulu Santos em seu discurso.

--Eu vejo um novo começo de era...

COLUNA DE CLAUDIO HUMBERTO

“Costa persistiu lavando valores mesmo após deixar a Petrobras”
Juiz federal Sérgio Moro, responsável pelo inquérito da Operação Lava Jato, da PF


GOVERNO BATE RECORDE DE RECEITA: R$ 2,19 TRILHÕES

A receita do governo federal em 2014, o ano do Petrolão, é a maior em toda a história do Brasil. Antes mesmo do ano se encerrar, o governo Dilma já havia arrecadado mais de R$ 2,19 trilhões, entre impostos e receitas não-tributárias. Coincidentemente, a economia brasileira apresentou os piores resultados em mais de dez anos: estagnação do Produto Interno Bruto (0,2%) e inflação acima do teto previsto: 6,5%.

RECORDE É POUCO

O governo Dilma só arrecadou 91% do previsto para o ano e ainda tem que correr atrás de R$ 200 bilhões para fechar o ano com 100%.

OLHO GRANDE...

Os números explicam o desespero do governo para mudar a meta de superávit, pois a expectativa atualizada de receitas é R$ 2,39 trilhões.

ADVOGADOS DE SUCESSO

A Advocacia-Geral da União, por exemplo, é o órgão que mais superou expectativas no governo: arrecadou 3.500% a mais que o esperado.

QUE VERGONHA

De longe, os piores resultados são dos ministérios da Integração e de Minas e Energia com 5,1% e 14% da arrecadação prevista em 2014.

EX-DEFENSOR DE LULA, PAZZIANOTTO AGORA ACUSA O PT

Ex-advogado de Lula, nos tempos de Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo (SP), Almir Pazzianotto Pinto assistiu a fundação do Partido dos Trabalhadores e da CUT, mas hoje – retirado da vida pública – enojado e decepcionado, escreve artigos contra o PT. “Que decepção! Ao tomar o Poder [o PT] revelou ao País a face oculta, e os resultados estão aí, na forma dos maiores escândalos da história”.

MUDANÇA DE RUMOS

“Jamais imaginei a mudança de rumos do partido que se propunha ser representante único da classe trabalhadora”, afirma Almir Pazzianotto.

BANDEIRAS ABANDONADAS

Pazzianotto lembra que o PT queria autonomia de organização sindical, o fim da contribuição anual obrigatória, a moralização da vida pública.

HISTÓRIA NO TST

Ex-deputado estadual em São Paulo, Almir Pazzianotto Pinto foi também ministro e presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST).

E AGORA?

Filho da futura ministra Kátia Abreu (Agricultura), o deputado Irajá Abreu apresentou proposta que exige curso superior para ser eleito presidente da República, governador, senador, deputado e vereador.

ASSIM É FÁCIL

A Petrobras contabiliza em seu site de “transparência” mais de 75 mil aditivos de contratos (75.283) – entre mudanças em datas e/ou valores – desde 2005, primeiro ano registrado no site.

SABEM DAS COISAS

Providence, cidade nos Estados Unidos que processa Graça Foster, presidente da Petrobras, outros 13 executivos, 15 bancos e duas subsidiárias, ficou conhecida por se livrar da máfia italiana nos anos 80, após décadas de crime, quando a família “Patriarca” perdeu força.

LAVA JATO NÃO ESQUECE

A ministra Miriam Belchior (Orçamento) é membro do conselho de administração da Petrobras desde julho de 2011 e Sérgio Quintella, vice-presidente da Fundação Getúlio Vargas, é membro desde 2009.

BRIGA INTERNA

Candidato à Presidência em 2014, o pastor Everaldo Pereira trava queda de braço com o presidente do PSC, Vítor Nósseis, para indicar mais membros na executiva nacional e tomar o controle do partido.

POR DENTRO

A confirmação de que Venina Velosa, nova delatora do esquema do Petrolão, fez parte do conselho designado para administrar obras da refinaria “hiperfaturada” de Abreu e Lima (PE) só comprovam que suas denúncias foram feitas com conhecimento direto de causa.

DE QUALQUER JEITO

O PMDB da Câmara exige o Ministério do Turismo, mesmo que não seja assumido por Henrique Alves (RN), citado na Lava Jato. Vinicius Lages, apadrinhado de Renan Calheiros (AL), ocupa o cargo.

OUTRO LADO

Indicado à Aviação Civil, Eliseu Padilha (PMDB-RS) declarou, via assessoria, que nunca respondeu processos no STF. “O que tramitou foram investigações, que prescreveram ou foram arquivadas”, diz.

RECEITA NORMAL

Segundo a Receita Federal, a arrecadação do governo Dilma foi “dentro do esperado” este ano. Já as despesas...


PODER SEM PUDOR

ANIMAL ERRADO

No final dos anos 1970, quando Arena e MDB eram os partidos autorizados pela ditadura, vivia em Manaus um comerciante sírio, Salim, conhecido por "Jacaré". Certo dia, às vésperas da eleição de 1978, recebeu uma ligação:

- Aqui é Luís Humberto, da Comissão de Finanças da Arena. Estamos reunindo recursos para a campanha do vice-governador João Bosco, nosso candidato ao Senado. Precisamos de sua contribuição financeira.

- De jeito nenhum, patrício. A Arena só tem leão ou rato. Eu sou Jacaré.