terça-feira, setembro 23, 2014

COLUNA DE CLAUDIO HUMBERTO

“O quadro desta eleição é o mais populista que vi na minha vida”
Armínio Fraga, ex-presidente do Banco Central, sobre o oportunismo eleitoral



YOUSSEF COMEÇA A DELATAR AUTORIDADES CORRUPTAS

Autoridades do Executivo e do Legislativo terão de aumentar a dose de tranquilizantes: após forte pressão da família e apesar da discordância de um dos seus advogados, o megadoleiro Alberto Youssef começou a prestar depoimentos para se habilitar a acordo de delação premiada com a Justiça Federal do Paraná, semelhante a Paulo Roberto Costa, ex-diretor da Petrobras. Ele delata pessoas e fornece provas.

SAI DE BAIXO

Além dos deputados André Vargas (ex-PT) e Luiz Argôlo (SD), o megadoleiro aponta cúmplices e outros políticos que subornou.

CANA LONGA

O objetivo de Youssef é tentar se livrar de condenação longa, em razão dos seis processos em que é réu só no âmbito da Operação Lava Jato.

ELE MERECE?

Youssef terá de conquistar confiança para um novo acordo, após a Justiça cancelar o anterior no caso do Banestado, por descumprimento.

CHAVE DE CADEIA

Preso há seis meses, Youssef é réu por corrupção, quadrilha, tráfico de drogas etc. Está sujeito a mais de um século de cadeia.

LULA DESTINA A PADILHA QUASE TODO DINHEIRO DO PT

O tesoureiro nacional do PT, João Vaccari, delatado pelo ex-diretor corrupto da Petrobras Paulo Roberto Costa, deixou na mão a maioria dos candidatos do PT à reeleição, na Câmara, apesar de o partido ser campeão na arrecadação. Discreto, Vaccari não conta, mas é Lula, como sempre, quem decide o destino de cada centavo. E, para Lula, a prioridade é tentar eleger Alexandre Padilha governador paulista.

FAMINTOS

A campanha de Dilma arrecada facilmente doações de fornecedores do governo, mas, sem o dinheiro do PT, a de Padilha morreria de inanição.

SUFOCO

Padilha tem desempenho modesto nas pesquisas, situando-se muito aquém dos primeiros colocados, afugentando os financiadores.

NOVA NOTA

A nota de 10 euros entra em circulação nesta terça-feira. Países como Portugal temem que os caixas eletrônicos não as reconheçam.

TEATRINHO POLÍTICO

Como esta coluna antecipou, o juiz federal Sergio Moro negou acesso à delação premiada – sob segredo de Justiça – de Paulo Roberto Costa, solicitado por Dilma e outros. Eles só queriam mostrar que não temem o que de fato temem: as revelações do ex-diretor da Petrobras.

RECORDAR É VIVER

A presidente Dilma se meteu em saia justa diante da recordação, em entrevista ao Bom Dia, Brasil, que na campanha de 2010 ela defendia a autonomia do Banco Central, que hoje demoniza.

NÁUFRAGOS

Lula recebeu apelos dramáticos de Armando Monteiro (PTB), candidato a governador, e do candidato ao Senado João Paulo (PT), para ir a Pernambuco tentar salvá-los. Eles se sentem em pleno naufrágio.

JUSTIÇA EM NÚMEROS

Os ministros Ricardo Lewandowski e Maria Cristina Peduzzi, presidente da Comissão de Gestão Estratégica do Conselho Nacional de Justiça, apresentam nesta terça-feira o Relatório Justiça em Números 2014.

MAIORES ABANDONADOS

Candidato a senador, Romário (PSB) se afasta de Lindbergh Farias, que disputa o governo do Rio, alegando que o PT não o ajuda como prometeu. “Não ajuda nem a mim”, adoraria dizer o próprio Lindbergh.

MANDANDO BEM

O desempenho do ministro Dias Toffoli na presidência do Tribunal Superior Eleitoral tem surpreendido os mais céticos. Até os críticos reconhecem que o ex-advogado do PT adota postura de magistrado.

ALÔ, PROCON!

Clientes de operadores de celular têm recebido um torpedo ameaçador: “Até o momento, não identificamos o seu contato com a Claro”. E ainda indica números para os quais as vítimas devem ligar: 0800 8821136, 400 3116 e (51) 3123-1052. Se não for crime, é pura picaretagem.

DECLÍNIO DOS CORREIOS

Um leitor se surpreendeu com a notícia de que um ministro conseguiu recuperar um livro retido nos Correios por 40 dias: pediu pela internet um boné, e, após 50 dias, ainda está preso na alfândega.

PENSANDO BEM...

...o candidato a presidente Eduardo Jorge (PV) faz por merecer ações do Twitter na Bolsa, que “bomba” sempre que ele emite opiniões e se torna campeão de gozações.


PODER SEM PUDOR

SALVAR VIDA TEM SEU PREÇO

O médico Jofran Frejat (PR), hoje candidato ao governo do DF, era deputado federal em 1992 quando foi chamado a socorrer com urgência o colega Gastone Righi (PTB-SP) que acabara de cair em convulsão no plenário da Câmara. Frejat fez então respiração boca a boca, salvando a vida do colega, sob aplausos dos demais colegas.

Mas o então líder de PMDB e futuro presidente da Câmara, deputado Ibsen Pinheiro (RS), que viu toda a cena, não perdeu a piada:

- Parabéns, Frejat: sou testemunha de que você salvou uma vida. Mas, aqui pra nós: não precisava virar os olhinhos depois de beijar na boca o Gastone Righi...

Até Frejat caiu na gargalhada.