segunda-feira, julho 20, 2009

PAINEL DA FOLHA

Justiça cega

FOLHA DE SÃO PAULO - 20/07/09

Nem bem o PT proclamou o lançamento da pré-candidatura de Tarso Genro ao governo do Rio Grande do Sul, os presidentes dos principais partidos de oposição a Lula passaram a fazer campanha por sua demissão imediata do Ministério da Justiça.
‘O ministro da Justiça do país tem de estar afastado da conjuntura eleitoral’, diz o senador Sérgio Guerra (PSDB). Para o presidente do DEM, Rodrigo Maia (RS), a permanência de Tarso se torna insustentável, uma vez que a Polícia Federal atua na investigação das denúncias de corrupção no governo Yeda Crusius (PSDB). ‘Há incompatibilidade clara. Se a PF já atuava com viés político, imagine agora’, diz o deputado.

Não saio - Confrontado com o questionamento, Tarso diz que, se houvesse impedimento de pré-candidatos atuarem no Executivo, a própria Yeda teria de deixar o governo. ‘Minhas funções de ministro não se confundem com atuação política.’

Oficial - Em pelo menos um evento internacional do qual Dilma Rousseff (Casa Civil) participou como ministra, seu currículo com informações incorretas foi usado para apresentá-la. Foi em março de 2005, num seminário do Banco Mundial sobre o futuro da energia, em Washington.

Bastão - O adiamento para depois do recesso da ida de José Múcio para o TCU, sem razão que o justifique, foi lido por aliados como a certeza de que Lula só espera o julgamento de Antonio Palocci pelo STF, marcado para agosto, para fazer dele o novo articulador político do governo.

Dominó 1 - Presidente da TV Brasil, Teresa Cruvinel se desentendeu com mais um dos diretores que ajudaram a colocar de pé o projeto da emissora. Agora foi Delcimar Pires, diretor de administração, ligado ao chefe de gabinete de Lula, Gilberto Carvalho.

Dominó 2 - A demissão não havia sido formalizada até sexta-feira, mas ninguém acreditava haver clima para o retorno de Pires ao cargo. Três diretores já deixaram a TV por motivos semelhantes: Orlando Senna, Mario Borgneth e Leopoldo Nunes.

Nova sigla 1 - Será anunciada nesta semana a criação de um novo partido, o PSR (Partido Socialista da República). A legenda nasce com 3 deputados federais, 6 estaduais e 2 distritais. Só falta colher as 500 mil assinaturas necessárias para o registro.

Nova sigla 2 - Os 3 representantes do novo partido na Câmara dos Deputados serão Silvio Costa (PMN-PE), Bispo Rodovalho (DEM-DF) e Manoel Júnior (PSB-PB). Em comum, todos estavam sem ambiente nos atuais partidos.

Baianidade - José Serra estará duas vezes em Salvador e Aécio Neves, uma, em agosto. O governador paulista participa de uma palestra na Associação Comercial e, dias depois, assina um convênio com o governo estadual. Já o mineiro receberá o título de cidadão baiano da Assembleia.

Dilma potiguar? - Quem leu entrevista de Lina Vieira à ‘Tribuna do Norte’, em que condena a falta de punição aos que enriquecem por meio da corrupção, ficou com a impressão de que a ex-titular da Receita será mais uma técnica a abraçar a política em 2010.

Vem cá - O governador Eduardo Campos vai chamar o PP, que quer apoiar a reeleição de Sérgio Guerra (PSDB) ao Senado, para dizer que, em Pernambuco, quem estiver no palanque de Dilma e dele terá de ser fiel à chapa inteira.

Tiroteio

Se os senadores são os pizzaiolos, então o presidente Lula foi o grande chef do mensalão.

Do deputado VIC PIRES (DEM-PA), sobre a frase do presidente comparando os senadores a pizzaiolos, na semana passada, por conta da criação da CPI da Petrobras.

Entre amigos - A UNE negocia com a Funcef, o fundo de pensão dos funcionários da Caixa, adiantamento para começar a reforma da sede, orçada em R$ 30 milhões, enquanto o Congresso não aprova projeto do governo que destina recursos para a obra.

Passar bem

Em sua primeira campanha, em 2006, Flávio Dino (PC do B-MA) visitava Matões e foi pedir votos a Lula Pereira, um líder político muito respeitado na cidade.
- Sou juiz federal e estou deixando a carreira para me candidatar a deputado. Gostaria de ter seu apoio -, disse.
- Meu filho, desista. Não tem a menor chance -, respondeu o coronel, secamente.
Dino, espantado, ainda tentou argumentar:
- Mas seus filhos me conhecem e serão meus eleitores...
- Um juiz largar a carreira para ser candidato a deputado só pode ser maluco. E eu não voto em doido -, explicou o velhinho, já se levantando para encerrar a conversa.

Nenhum comentário: