quarta-feira, novembro 28, 2012

COLUNA DE CLAUDIO HUMBERTO

“É claro que me atinge. Não tenho como negar”
Ministro Luiz Adams (AGU) sobre o escândalo Rosemary, sem falar em pedir demissão


GOVERNO TEME ATUAÇÃO DE ROSE NA ILHA BARNABÉ

O Palácio do Planalto teme que negócios na ilha Barnabé, no Porto de Santos, estimados em R$ 1 bilhão, apareçam entre as atividades de Rosemary Noronha, ex-chefe do Gabinete da Presidência da República em São Paulo, flagrada na operação Porto Seguro, da Polícia Federal. O governo suspeita que o nome do ex-presidente Lula tenha sido usado por “Rose” para beneficiar grupos interessados nos negócios.

EXPORTAÇÕES

Na ilha Barnabé está o maior terminal do mundo para exportação de produtos químicos, especialmente etanol.

ILHA-PROBLEMA

Um ministro “dilmista” segredou ontem, preocupado: “O problema é ilha Barnabé”. Para ele, a bomba que pode explodir no colo de Lula.

PERGUNTA NA ESQUINA

Além de mandar fechar, Dilma também mandou tirar o sofá da sala do escritório da Presidência da República em São Paulo?

MAIS UM

Aumentaram para quatro os concorrentes a vice-presidente da Câmara pelo PT. O deputado Fernando Ferro (PE) entrou na disputa.

PSDB ‘AMARELA’ E DECIDE CONTER ATAQUES A LULA

O PSDB decidiu “aliviar” os ataques ao ex-presidente Lula até que surjam “fatos novos” revelados pela operação Porto Seguro, da Polícia Federal. Dentre os 18 indiciados está a ex-chefe do Escritório Regional da Presidência em São Paulo, Rosemary Nóvoa de Noronha, amiga íntima dele. Como no mensalão e outros episódios de corrupção, a oposição teme o confronto com Lula, que ainda goza de popularidade.

À DISTÂNCIA

Líder do PSDB na Câmara, deputado Bruno Araújo (PE), monitora a crise a sete mil quilômetros de distância, nos Estados Unidos.

NO GATILHO

A assessoria do PSDB já está com requerimento pronto para convocar Lula a prestar esclarecimentos no Congresso. Só falta a ordem.

EM CRISE, SEM PAZ

Ironia da vida: Lula será homenageado em Nova Iorque, em abril, pelo International Crisis Group, no jantar anual do prêmio Em Busca da Paz.

‘A PEDIDO’ AMIGO

Como Rosemary Noronha foi “exonerada a pedido” e não demitida, conforme prometera o Planalto, ela poderá voltar a ocupar cargo público a qualquer momento. Quando a poeira abaixar, por exemplo.

EXPLICAÇÕES

O ex-presidente Lula precisa explicar por que “Rose”, sua influente e insinuante ex-chefe de gabinete, ganhou passaporte diplomático e o acompanhou em trinta viagens internacionais a 23 países.

CLANDESTINA

Nas viagens com Lula ao exterior, Rosemary Noronha nunca constava da lista oficial, até para não ser notada. Os comandantes do Air Force 51 ficavam perplexos e preocupados: e se o avião caísse?

DELAÇÃO PREMIADA

O deputado Paulo Teixeira (PT-SP) descarta que a operação Porto Seguro seja retaliação da Polícia Federal por não conseguir aumento salarial: “Isso foi uma delação premiada daquele auditor do TCU”.

RASGAÇÃO DE SEDA

Candidato a presidente da Câmara, Henrique Alves (PMDB-RN) aproveitou o aniversário do 1º ano do PSD para ganhar votos. Sua saudação foi mais demorada que a do próprio líder do partido.

LOTERIA DA VIDA

É melhor nascer na Grécia que no Brasil em 2013, revela índice da Economist Intelligence Unit sobre segurança, qualidade de vida e serviços públicos. Ficou em 37º. Suíça, Austrália, Noruega e Suécia lideram.

APAGÃO PROPOSITAL

A TV e Rádio Senado foram retiradas do ar ontem à tarde por falta de parlamentares no plenário. Único presente, o senador Cássio Cunha (PSDB) teve de esperar alguns colegas para discursar na tribuna.

AGORA É DÍVIDA

Presidente interina da Câmara, Rose de Freitas (PMDB-ES) prometeu à oposição que tentará reverter a decisão do presidente José Sarney que impede pedido de verificação de quórum sem apoio da maioria.

PENSANDO BEM...

...deveria se chamar “Batom na Cueca” e não “Porto Seguro” a operação da Polícia Federal que descobriu o “nome da Rose”.



PODER SEM PUDOR

MINISTRO SÓ COM TELEX

Eduardo Portela era ministro da Educação no governo João Figueiredo. Ele foi obrigado a pernoitar em São Paulo: o mau tempo fechou o aeroporto. Foi direto para o hotel Maksoud e, na recepção, o empregado português exigiu pagamento antecipado da diária. Mas não aceitou seu cheque, de Brasília. Um primo de Portela, Valdir Luciano, cochichou:

- Esse é o ministro da Educação, Eduardo Portela.

- Não é, não - cortou o empregado do hotel, para explicar cartesianamente - se fosse, teria vindo um telex de Brasília fazendo reserva. Toda vez que vem ministro pra cá, vem telex. Não tem telex, então ele não é ministro.

Nenhum comentário: