quarta-feira, novembro 28, 2012

A fiança - PAULO SANT’ANA

ZERO HORA - 28/11


Um dos momentos mais nervosos e cruciais do campo espiritual é aquele em que uma pessoa pede fiança para outra.

Eu tenho um amigo que não tem nenhuma propriedade imobiliária. No entanto, durante toda a vida ele teve inúmeras oportunidades de adquirir imóveis. Nunca adquiriu algum porque tem a família muito numerosa e, se tivesse adquirido imóvel, fatalmente alguém iria lhe pedir fiança.

A relação entre o fiador e o afiançado é uma das mais conflituosas que se conhecem no campo das relações humanas.

Há pessoas que não concedem fiança nem para os seus irmãos de sangue, quanto mais para os cunhados.

E não há instante de pior ruptura entre as pessoas do que quando alguém nega fiança para outrem: está assim quebrado o cristal da amizade.

Outro amigo meu tem uma expressão: “Dou tudo o que tenho para quem me pedir, menos fiança”.

Não há nada mais injusto do que um fiador pagar uma fiança para um afiançado que não cumpriu com seu compromisso.

O fiador, em última análise, não tem nada a ver com aquele compromisso financeiro que assumiu o afiançado. E, no entanto, ele é obrigado a pagá-lo. Paga sem ter usufruído do aluguel ou qualquer outro bem que tenha gozado o afiançado.

Por outro lado, para o afiançado se torna muito dolorido e constrangedor pedir fiança para o provável fiador. Há afiançados que relutam durante anos em pedir fiança, envergonhados, inibidos, destruídos ante a possibilidade de que tenham de pedir a fiança, o supremo momento de dor e covardia dos afiançados.

Há outros caras de pau que nem se tocam para pedir fianças, pedem-nas a torto e a direito e por certo não honram nenhuma delas.

Ainda na semana passada narrou-me um conhecido meu as imensas dificuldades por que está passando em face de ter de pagar uma fiança concedida a um parente seu que não foi honrada.

Ele me disse que o juiz que executou a fiança ainda foi compreensível e parcelou a dívida, até mesmo porque não teria como pagá-la por inteiro.

Mas ele me contou que está sendo obrigado a restringir todos os seus gastos, até mesmo os de alimentação, em razão de que a prestação a que foi obrigado reduziu a escombros o seu orçamento.

Felizes dos que, ou por se precaverem, ou por sorte, não são solicitados a dar fiança a ninguém.

Se há instituto do Direito Civil que é infeliz e inadequado, é o da fiança, que separa as pessoas, que cria ódios e inimizades, que tinha de ser substituído por outro mecanismo que não transformasse os seus atores em inimigos da noite para o dia.

Maldito abismo criado entre as pessoas essa encrenca máxima da fiança.

Nenhum comentário: