domingo, outubro 11, 2009

PAINEL DA FOLHA

Arrastão

RENATA LO PRETE

FOLHA DE SÃO PAULO - 11/10/09


A semana terminou marcada pela maior contraofensiva da candidatura de Dilma Rousseff (PT) desde que a última rodada de pesquisas encheu a bola de Ciro Gomes (PSB), o outro governista nas considerações para 2010. No intervalo de poucos dias, a ministra da Casa Civil viu o PMDB se definir por uma pré-aliança em torno de seu nome, arrancou palavras de adesão do PDT - que vinha se oferecendo para dar um vice a Ciro - e participou de um convescote do PC do B no qual o mais antigo aliado petista deixou claríssimo que estará a bordo em 2010. Por pequeno que seja o PC do B, seu movimento, somado ao do PDT, indica que Ciro, a permanecer na cédula nacional, corre o risco de disputar com um tempo de TV quase nanico.

Se virando - Numa semana em que tudo deu certo para Dilma, Ciro conseguiu manter alto grau de visibilidade dando combate a José Serra (PSDB) em São Paulo.

O céu é o limite - O mundo pode achar que o PMDB já tem muito, mas o PMDB não acha. ‘Hoje somos periféricos’, diz um dos caciques que participaram do jantar para definir o pré-compromisso com o PT. ‘Num governo da Dilma nós vamos realmente participar.’

Jorge Amado - O esforço para se dividir entre os candidatos Jaques Wagner (PT) e Geddel Vieira Lima (PMDB), durante visita a Salvador na sexta-feira, rendeu à ministra o apelido de ‘Dona Dilma e Seus Dois Maridos’.

Gigantes... - Para o eleitor de SP, o embate de 2010 já chegou ao horário nobre. Por vezes um em seguida do outro, estão no ar comerciais do PSDB e do PT vendendo realizações dos governos estadual e federal, respectivamente.

...do ringue - Na sexta-feira, uma emissora exibiu inserção em que o PT batia bumbo para recursos injetados por Lula no metrô. Colada veio uma peça do PSDB com Serra, in loco, dizendo que as obras ‘estão sendo feitas com dinheiro só de São Paulo’.

Apertado 1 - A votação que mais preocupa o governo no Senado hoje é a da autorização para o ingresso da Venezuela no Mercosul. Mapeamentos em poder de líderes e ministros não permitem assegurar que a proposta vai passar. Sua eventual rejeição criaria saia justa sem precedentes com Hugo Chávez.

Apertado 2 - O problema é que fiéis governistas, como José Sarney (PMDB-AP) e Fernando Collor (PTB-AL), jogam pelo ‘não’. Lula pretende bater um papo com ambos para pedir que, em nome das boas relações no continente, relevem suas reservas a Chávez e votem a favor.

Na estrada - Dilma será a estrela de um encontro do PT com movimentos sociais, nos próximos dias 24 e 25 em SP. Irá com vários ministros.

Lei... A queda de braço entre ruralistas, em sua maioria ‘demos’, e o governo em torno da criação da CPI do MST esticou outra corda: a disputa pelo comando e pela relatoria da comissão especial que trata da mudança do Código Florestal. O presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), foi chamado para tentar colocar panos quentes.

...da selva - Caberá à comissão especial analisar um catatau de mais de 300 projetos sobre legislação ambiental parados na Câmara. Ruralistas têm pressa em votar as alterações porque expira em 11 de dezembro o prazo imposto pelo governo para a regularização de propriedades.

Muvuca - Líderes partidários foram a Temer reclamar do excesso de manifestantes, que fazem um verdadeiro corredor polonês entre as salas das comissões e o plenário da Câmara. Pedem que o presidente coloque em pauta de uma vez todos os projetos ‘populares’ na esperança de esvaziar a Casa depois.

Contraponto

Meritocracia

Cerca de 50 pessoas almoçavam na semana passada nos apartamentos contíguos dos deputados Paulo Maluf (PP-SP) e Fábio Ramalho (PT-MG), refeição que acabou se transformando numa espécie de evento de boas-vindas para o novo ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha. As eleições dominavam a conversa.

- Olha que você vai acabar votando na Dilma.. - dizia José Genoino (PT-SP) para Maluf.

- Ela é a melhor candidata, sem dúvida - completou entusiasmado João Paulo Cunha (PT-SP).

Maluf não se fez de rogado:

- Bom, se o critério for esse, o melhor candidato sou eu!

Tiroteio

Lula estava controlando o jogo. Só que faltando um segundo o Obama fez uma cesta de três pontos do meio da quadra e ganhou.

Do deputado EDUARDO GOMES (PSDB-TO), sobre o Nobel da Paz dado ao presidente dos EUA uma semana depois do anúncio do Rio como sede da Olimpíada de 2016.



Nenhum comentário: