domingo, outubro 11, 2009

ANCELMO GÓIS

Ele é o cara

O GLOBO - 11/10/09


Lula, embora seja monoglota, tem seu nome lançado por alguns chefes de Estado para ser secretário-geral da ONU.

O choro de Lula
Quinta, na Rua Uruguaiana, Centro do Rio, mesmo debaixo de chuva, um camelô anunciava bem alto DVDs piratas do filme da candidatura brasileira às Olimpíadas de 2016.
— Aquele que emocionou os jurados do COI — gritava.

Porta aberta
A avaliação do governo é que o Senado aprova no fim do mês a entrada da Venezuela no Mercosul, em que pese Hugo Chávez ser alérgico a democracia.
Dois fatores pesam a favor da entrada. O primeiro é de ordem econômica: o saldo da balança comercial a favor do Brasil é de US$ 4,5 bi por ano

Segue...
O outro fator é político: até gente da oposição a Chávez na Venezuela começa a achar que o Mercosul pode ajudar a conter os desvios ditatoriais do falastrão.
Ou como diz um empresário interessado na aprovação: “Chávez um dia morre, e a Venezuela segue.” É pode ser.

Ivan, o terrível
Ivan Lins, único brasileiro indicado aos dois principais prêmios do Grammy Latino, excede em prestígio lá fora.
O CD “Love is the answer”, de Barbra Streisand, com sua música “Love dance” (dele, Gilson Peranzetta e Paul Williams), foi o mais vendido esta semana nos EUA, com 180 mil cópias.

Visão do paraíso
A Companhia das Letras vai editar textos inéditos de Sérgio Buarque de Holanda sobre o Brasil na época do Império.
A editora ainda relançará “Visão do paraíso”, livro do historiador sobre o Descobrimento e a colonização da América

O DOMINGO
É de Isabelle Drummond, a exEmília do “Sítio do Picapau Amarelo”, niteroiense de 15 anos que rouba a cena na novela “Caras e bocas”, da TV Globo. Como a espevitada Bianca, Isabelle lançou o bordão “é a treva”, que já caiu no gosto popular. Depois de aprontar poucas e boas na trama, agora, ela se disfarça de mulata (veja a foto) para sair de casa sem que a mãe, Dafne (Flávia Alessandra), descubra, e parte em uma nova aventura para provar a inocência do pai, Gabriel (Malvino Salvador)

H&M no Brasil
A sueca H&M mandou ao Brasil, semana passada, um grupo de executivos para prospectar uma locação para a primeira loja da rede de vestuário no patropi.
Os gringos voltaram para casa animados. A expectativa é inaugurar a filial brasileira em dois anos.

O novo Zé Luiz
Luiz Carlos Barreto, o produtor de cinema, numa roda onde se comentava o fato de Eike Batista já ter investido cerca de R$ 20 milhões em filmes brasileiros, não resistiu à comparação: — Eike é o novo José Luiz Magalhães Lins.

É que...
Discreto e influente, Magalhães Lins, na época em que comandava o finado Banco Nacional, foi o principal financiador do Cinema Novo na década de 1960.

ZONA FRANCA

O ministro Luís Felipe Salomão, do STJ, vai fazer palestra no Fórum Permanente de Direito do Consumidor (www.emerj.tjrj.jus.br), na Emerj, dia 19 de novembro, no TJ do Rio.

O Casa Cor termina terça-feira com a “Special Sale”, que liquida cerca de 500 itens de mobiliário, acessórios e eletrônicos.

Geraldo Carneiro lança “Como um cometa”, amanhã, no Planetário.

Emir Sader foi eleito para um segundo mandato de secretárioexecutivo de Clacso.

Fábio Bouillet e Rodrigo Jorge assinam um projeto no Cap Ferrat.

“Fundamentos de dermatologia”, de Márcia Ramos e Silva e Maria Cristina Ribeiro de Castro, ganhou o Prêmio Jabuti.

Fumaça global

Veja como a globalização muda o hábito do fumante no Brasil. Não faz muito tempo, marcas internacionais famosas, como Camel e Winston, eram esnobadas aqui. Cigarro, só local.
Hoje, nos grandes centros, marcas de fora, como Dunhill (foto), Vogue e Lucky Strike, todas da Souza Cruz, já têm uns 10% do mercado e não param de crescer

Espírito olímpico
Cláudia Costin, secretária de Educação do município do Rio, mandou comprar 1.065 bandeiras olímpicas.
Cada colégio da rede municipal terá uma para hastear às segundas-feiras com as bandeiras do Brasil e do Rio.

Museu da moda
O Museu do Primeiro Reinado, palacete que foi da Marquesa de Santos, em São Cristóvão, no Rio, pode ser transformado em... Museu da Moda.
Pelo projeto de Adriana Rattes, secretária estadual de Cultura, o lugar contará a história da moda a partir do Primeiro Reinado.

Ato secreto
Sarney & cia. acabaram na Lapa. Flávio Oliveira do Salgueiro inscreveu no concurso de marchinhas da Fundição Progresso a música “Ato secreto”.
Trechinho: “Vovô autorizou o meu mestrado/Tudo pago pelo erário/Pro seu neto tão dileto/Mas tudo é feito na boca miúda/Um jeitinho bem discreto/ De um tal ato secreto.”

A palavra é... Olimpíadas

O evento que o Rio vai abrigar em 2016 chama-se Olimpíadas — assim mesmo, no plural. Apesar de ser uma só, recebe a denominação por ser, na verdade, um apelido. O que vai acontecer daqui a sete anos pela primeira vez na América do Sul são os Jogos da 31aOlimpíada, que, no singular, é o período entre as competições — quatro anos, como os que vão se passar a partir de Londres-2012.
A explicação vem da Grécia antiga. Os Jogos foram criados em 776 a.C. para estancar as guerras entre as cidadesEstados. Só que, como os atletas precisavam chegar com segurança a Olímpia, capital das competições, decretou-se uma trégua, chamada... Olimpíada. Ao fim dela, com todos sãos e salvos no destino, começavam os Jogos Olímpicos.
— A confusão entre plural e singular ocorre só no Brasil.
Em inglês, são Olympic Games. Em francês, Jeux Olympiques.
E por aí vai — diz o coleguinha Marcelo Barreto, autor (com Armando Freitas) do “Almanaque Olímpico Sportv”.
O professor Sérgio Nogueira observa que não está errado chamar os jogos pelo singular. Mas quem quiser a medalha de ouro no uso correto da língua deve usar o plural: — É a forma mais próxima da origem da palavra, porque vem de Jogos Olímpicos — ensina.

Betinho olímpico

Veja este cartaz. Em 1996, quando o Rio se candidatou às Olimpíadas de 2004, o saudoso Betinho, um santo a serviço do semelhante, idealizou uma agenda social para a cidade, com cinco metas, uma para cada anel olímpico.
Eram elas: educação de qualidade; ninguém morando na rua; favelas urbanizadas; alimentação de qualidade para todas as crianças e jovens; e esporte e cidadania jogando no mesmo time.
Passados 13 anos, a agenda continua atual.

Nenhum comentário: