sexta-feira, março 23, 2012

Na ponta da faca - ILIMAR FRANCO

O GLOBO - 23/03/12

Candidato favorito nas prévias do PSDB de São Paulo, neste domingo, o ex-governador José Serra recebeu um ultimato do DEM. Se os tucanos não apoiarem a candidatura do deputado ACM Neto à Prefeitura de Salvador, o que lhe garantiria dois minutos a mais de propaganda na TV, o Democratas apoiará o candidato do PMDB em São Paulo, o deputado Gabriel Chalita, dando a ele um minuto e quarenta segundos de publicidade na televisão.

Royalties: propostas da bancada do Rio

A bancada de parlamentares do Rio no Congresso reuniu- se, na noite de anteontem, para definir propostas ao relatório do deputado Carlos Zarattini (PT-SP) no projeto de redistribuição dos royalties do petróleo. São três as propostas em debate: 1) Antecipar para os 27 estados R$ 12 bilhões relativos ao petróleo do campo de Libra (Otavio Leite e Leonardo Picciani); 2)
Securitizar os royalties de todosos estados viabilizando a emissão de títulos (Anthony Garotinho); e 3) Criar um fundo para compensar os estados não produtores, antecipando R$ 12 bi da receita de royalties de futuros campos (Alessandro Molon).

O governo não vai votar com a corda no pescoço” — Jilmar Tatto, líder do PT na Câmara (SP), sobre o adiamento da votação do Código Florestal.

BATENDO PÉ.
 A presidente Dilma está uma arara com o líder do PMDB, Henrique Alves (RN), na foto, e com o relator do Código Florestal, Paulo Piau (PMDB-MG), porque eles participaram do processo de negociações no Senado. A irritação da presidente é porque o governo flexibilizou exigências ambientais para fechar um acordo, e agora a bancada ruralista, com o apoio do PMDB, quer arrancar novas concessões para votar o código.

Xadrez
Se o deputado Sérgio Carneiro (PT-BA), que é suplente, ficar mesmo sem mandato, o PT vai escalar o ex-líder da bancada, Paulo Teixeira (SP), para assumir a relatoria do processo de elaboração de um novo Código de Processo Civil.

Reviravolta?
Diante da perspectiva de o TSE decidir que o PSD, do prefeito Gilberto Kassab, não terá tempo de televisão nem fundo partidário até as eleições de 2014, o DEM já aposta na volta de, pelo menos, oito deputados federais para o partido.

Aposta nos Brics
O ministro Gastão Vieira (Turismo) aproveitará a viagem à Índia, com a presidente Dilma, para se reunir com seu equivalente naquele país. O Brasil quer intensificar o fluxo de turistas dos Brics para cá. Em 2010, 18.829 indianos visitaram o Brasil. Com esse número, a Índia não está nem entre os 20 primeiros do ranking. A Argentina é a origem da maioria dos turistas que visita o Brasil, com 1,4 milhão em 2010, seguido dos EUA, com 641 mil, e a Itália, com 245 mil.

Afinaram
Atendendo a um apelo do presidente do DEM, José Agripino (RN), os senadores Pedro Taques (PMDB-MT) e Randolfe Rodrigues (PSOLAP) não acionaram o Conselho de Ética no caso do líder do DEM no Senado, Demóstenes Torres (GO).

Compadres

O deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), no auge do caso Carlinhos Cachoeira, ligou para o ministro Aldo Rebelo (Esporte) e pediu sua intervenção para que os senadores do PCdoB não atacassem o líder do DEM, Demóstenes Torres (GO).

EMBOLADA. 
Sem acordo entre o prefeito de Recife, João da Costa, e o deputado João Paulo para as eleições municipais, o PT tem agora um terceiro candidato: Maurício Rands. A direção nacional não quer prévias.

A COMISSÃO
 de Desenvolvimento Regional do Senado aprovou, ontem, projeto que aumenta de 20% para 40% a cota de produtos produzidos nas ZPEs que podem ser vendidos no mercado interno.

A MINISTRA
 Ideli Salvatti (Relações Institucionais) tem agenda especial hoje em Florianópolis. Vai conhecer a neta, Helena, que nasceu ontem. 

Nenhum comentário: