segunda-feira, setembro 30, 2013

SALDO POSITIVO - MÔNICA BERGAMO

FOLHA DE SP - 30/09

As micro e pequenas empresas seguem puxando o emprego no país. Em agosto, o saldo entre as vagas abertas e as que foram fechadas foi positivo: chegou a 127,4 mil. Entre as médias e grandes o saldo foi negativo. Elas cortaram 2,4 mil vagas no mesmo mês.

COLCHÃO
Resultado: as micro e pequenas, que faturam até R$ 3,6 milhões por ano, foram responsáveis por 100% do saldo positivo de vagas geradas no Brasil. De acordo com o presidente do Sebrae, responsável pelo estudo, desde novembro do ano passado os pequenos negócios estão à frente da criação de empregos no país.

EM DOBRO
O ritmo de aumento da remuneração também é acelerado. Em uma década, o reajuste real de salário nos pequenos negócios foi de 19%, o dobro do registrado nas médias e grandes, de 9%.

DOIS PONTOS
O entendimento do ministro Luiz Fux, relator dos embargos infringentes, de que provas não podem ser reanalisadas nesta fase do julgamento do mensalão, não é unânime no STF (Supremo Tribunal Federal). De acordo com um dos magistrados mais experientes da corte, isso pode, sim, ocorrer.

NA BALANÇA
O que os embargos não preveem, de acordo com o mesmo ministro, é a apresentação de novas provas, materiais ou testemunhais. Mas as que já estão no processo podem ser rediscutidas e daí surgir um novo entendimento sobre as penas a serem aplicadas nos crimes. Ou não: depois da rediscussão, o que já foi decidido pode ser plenamente confirmado.

FALA QUE EU TE ESCUTO
A consulta pública que a ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) abriu para decidir as mudanças no rol de procedimentos obrigatórios dos planos de saúde recebeu 7.340 participações. Foi um recorde entre os 52 processos semelhantes que o órgão já realizou.

FALA 2
Metade das participações foi de consumidores, 15% partiram de operadoras e 15%, de profissionais como médicos e gestores.

CONTAS
O novo rol, que será anunciado nos próximos dias, vai incluir tratamento para câncer em casa, com medicamentos administrados por via oral. André Longo, presidente da ANS, diz que a medida vai reduzir os gastos dos planos, já que o paciente não precisará ir ao hospital receber quimioterapia.

MELODIA DE DEUS
Marina Lima, a estrela do clipe que inaugurou a MTV Brasil, em 1990 --uma versão de "Garota de Ipanema"--, diz lamentar o fim da emissora, que sai do ar hoje. "É uma pena, mas o mundo mudou", afirma a cantora, que atribui à internet as transformações no mercado musical e no videoclipe. "[O canal] Foi muito importante em uma época. Mas, depois de 20 anos, ficou meio sem sentido."

MUSAS
E Marina, que prepara novo CD, compôs uma canção em homenagem a Maria Bethânia e Rita Lee. "Elas são referência para mim", diz.

BAIÃO NO MUSEU
O Museu Cais do Sertão será inaugurado em 13 de dezembro no Recife, encerrando as comemorações do centenário de Luiz Gonzaga. Além de ver objetos pessoais do Rei do Baião, o público poderá interagir com suas canções mais populares. O acervo terá ainda instalação com textos do músico Tom Zé sobre o sertão e uma "praça da língua", criada por José Miguel Wisnik a partir de pesquisa sobre a linguagem do sertanejo.

BONITINHA DO PAI
Com uma carreira recém-iniciada no Rio de Janeiro, Maria Luiza Jobim, 26, filha de Tom Jobim, fará sua estreia nos palcos paulistas no dia 10 de outubro. O duo Opala, formado por ela e pelo produtor Lucas Paiva, vai se apresentar no projeto BRisa, do bar Riviera. O show terá participação da cantora Marcela Vale.

EU QUERO TER UM MILHÃO DE LIVROS
O escritor Marcelo Rubens Paiva, o cineasta Arnaldo Jabor e o jornalista Carlos Alberto Sardenberg foram recebidos pelo empresário Pedro Herz, dono da Livraria Cultura, na inauguração da loja do grupo no shopping Iguatemi. A chef de cozinha Rita Lobo abriu o espaço Cultura Gourmet, dedicado a eventos gastronômicos, com uma sessão de autógrafos e bate-papo.

JUBILEU DE PRATA
O banqueteiro Charlô Whately comemorou os 25 anos de seu bistrô com amigos. Entre eles o fotógrafo Tuca Reinés, a designer Dora Levy, a arquiteta Lourdinha Siqueira, Dimitri Mussard, herdeiro da grife Hermès, e a médica Rita Secaf.

CURTO-CIRCUITO
O engenheiro Flávio Aragão dos Santos, presidente do conselho da Apemec, recebe hoje o título de cidadão paulistano, às 19h, na Câmara Municipal.

Cachaça é o tema do Entre Estantes & Panelas, encontro sobre gastronomia que ocorre hoje na Livraria Cultura da avenida Paulista, às 19h30. Curadoria de Janaina Fidalgo. Grátis.

Nenhum comentário: