FOLHA DE SP - 08/02
Setor de ópticos espera crescimento de 25% e avanço de estrangeiras em 2013
O mercado de produtos ópticos, como armações e lentes, cresceu 23% em 2012, com faturamento de R$ 19,5 bilhões, de acordo com a Abióptica (associação do setor).
Para este ano, as estimativas indicam uma alta de 25%, segundo Bento Alcoforado, presidente da entidade, graças à elevação no Brasil da regulamentação, da conscientização sobre a saúde ocular e do combate à pirataria.
Entre os 20 milhões de óculos vendidos no país no ano passado, a produção nacional representou 28%.
"Ela já foi de 15% em 2005 e algumas medidas do governo produziram a evolução. Com o aumento da entrada de multinacionais e capital estrangeiro, isso pode chegar a 50% em seis anos", diz.
Além do interesse europeu e americano, Alcoforado cita projetos de instalação de indústrias coreanas no Brasil.
"O Brasil tem uma grande população com deficiência visual e caminha para o envelhecimento. É um mercado a ser explorado. Na Europa, a população já está envelhecida. O crescimento é baixo."
Neste ano, a Essilor pretende produzir mais de 25 milhões de lentes na fábrica do Brasil para atender o mercado nacional e exportar.
A nova marca Lema21, de design nacional e fabricação estrangeira, é um exemplo de ingresso de capital americano aliado a brasileiro.
NO PÓDIO
Com crescimento de 24%, a GE, multinacional americana de infraestrutura que atua no Brasil desde 1919, registrou em 2012 seu melhor resultado no país.
O faturamento de US$ 3,3 bilhões (cerca de R$ 6,5 bilhões) manteve o Brasil como terceiro maior mercado para a companhia no mundo, atrás de Estados Unidos e China.
O avanço abrange contratos em todos os negócios industriais da GE, como um dos maiores da empresa, para a produção de cabeças de poço -equipamento para o setor de petróleo, no valor de US$ 1,1 bilhão.
"O crescimento foi homogêneo em todos os setores, óleo e gás, aviação e saúde. Em todas as áreas onde o crescimento do país nos últimos anos provocou gargalos", afirma o presidente da GE para a América Latina, Reinaldo Garcia.
O executivo cita também a ampliação da equipe de cientistas para o novo centro de pesquisas do Rio de Janeiro, que já tem cem profissionais para o desenvolvimento de inovação.
"A ideia é que esse número de engenheiros e cientistas se multiplique em até quatro vezes nos próximos anos", diz Garcia.
US$ 3,3 bilhões foi o faturamento da empresa no Brasil em 2012
24% foi o crescimento da companhia no país no ano passado, na comparação com 2011
100 é o número de profissionais no centro de pesquisa do RJ
US$ 1,1 bilhão é o valor do contrato do equipamento para o setor de petróleo
CANA-DE-AÇÚCAR CARA
O etanol aumentou em média 1,32% no país em janeiro e ficou mais vantajoso em apenas quatro Estados -São Paulo, Paraná, Mato Grosso e Goiás-, de acordo com levantamento da Ticket Car.
O litro do combustível ficou em cerca de R$ 2,32, enquanto o valor da gasolina chegou a R$ 2,95. Os melhores preços foram encontrados no Estado de São Paulo.
O etanol deve sofrer um reajuste nos próximos meses devido ao período de entressafra, que costuma diminuir a produção de cana-de-açúcar, segundo Eduardo Lopes, executivo da empresa.
GASTO ÚNICO
Com 6% de crescimento, o gasto médio dos brasileiros que moram sozinhos avançou com menor velocidade em relação à média da população (8%) em 2012, segundo pesquisa da Nielsen.
O levantamento aponta que os consumidores individuais gastam R$ 10,76 por ato de compra e vão 81 vezes em pontos de venda anualmente. A média nacional é de 119 visitas aos pontos de venda com gasto médio de R$ 13,52.
Minas Gerais, Espírito Santo, interior e Grande Rio de Janeiro e Grande São Paulo são as áreas onde mais se verifica a presença dessa população, que corresponde a 5% dos lares brasileiros, conforme o balanço.
Sucos concentrados, com 39%, sobremesas prontas, com 36%, e os antissépticos bucais (32%) são produtos com consumo maior dos sozinhos em relação à média nacional, segundo a Nielsen.
Banca O TozziniFreire Advogados terá Alexei Bonamin como sócio das áreas de mercado de capitais, bancário e operações financeiras. Antes, Bonamin atuava no escritório Mattos Filho Advogados.
Prato A rede Spoleto deve abrir 48 unidades em 2013 e alcançar faturamento de R$ 499,5 milhões. Em 2012, foram R$ 429,7 milhões, 16,5% a mais do que em 2011, e 27 lojas novas.
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