sexta-feira, fevereiro 08, 2013

A lei é para todos - ILIMAR FRANCO


O GLOBO - 08/02

A Controladoria Geral da União (CGU) quer fazer valer a Lei de Acesso à Informação nos estados e municípios. A maioria sequer regulamentou a legislação que dá transparência aos atos do poder público. Para isso, criou o programa Brasil Transparente para treinar os servidores locais na aplicação da lei e na prevenção da corrupção.

O ministério de Mendes
A despeito das especulações de que a presidente Dilma vai desalojá-lo do Ministério da Agricultura para acomodar o PR no governo, o ministro Mendes Ribeiro (PMDB) diz que está cheio de planos para o futuro, todos acertados com sua chefe. Na volta do carnaval, Mendes vai ao Congresso apresentar os resultados e projeções para o setor. Conta que está desempenhando muito bem sua função, e prova disso é que ontem o Brasil bateu recorde da safra de grãos. Em processo de recuperação de um câncer no cérebro, afirma que está bem de saúde e pronto para enfrentar as demandas da pasta.

"O rito institucional foi cumprido com desgaste. Mas se o PSB está insatisfeito com as eleições na Câmara e Senado, que vá reclamar com a presidente Dilma e o PT”
Marcus Pestana
Deputado federal e presidente do PSDB-MG


Sem ministério
A ida do deputado Gabriel Chalita (PMDB) para algum ministério subiu no telhado. Depois do veto de cientistas para a Ciência e Tecnologia, o PMDB resiste à ideia de remanejá-lo para o lugar de Gastão Vieira (Turismo).

Aulas práticas
A atriz Giovanna Antonelli, foto, gravou cenas de sua personagem em Salve Jorge, a delegada Helô, na Academia Nacional de Polícia, em Brasília. Participou de treinamento pelo qual passam os policias federais e está recebendo consultoria em tempo integral de duas investigadoras da Polícia Federal especialistas em tráfico de mulheres.

Crime e castigo
O PMDB culpa o ministro Aloizio Mercadante (Educação) pela suspensão da indicação de Gabriel Chalita. Os peemedebistas ameaçam dar o troco na eleição ao governo de São Paulo, na qual os dois devem se enfrentar.

Sutileza presidencial
A presidente Dilma convidou os líderes do governo no Senado, Eduardo Braga (PMDB), e no Congresso, José Pimentel (PT), a ficar nos cargos. Mas ainda não fez o mesmo com o líder na Câmara, Arlindo Chinaglia (PT). Pesa contra ele a relação ruim com o presidente da Casa, Henrique Alves. Os petistas Henrique Fontana e Ricardo Berzoini podem tomar o cargo.

Fica Freixo
Abaixo-assinado de celebridades como Caetano e Wagner Moura e ONGs como Tortura Nunca Mais pede ao presidente da Alerj, Paulo Melo (PMDB), que mantenha Marcelo Freixo (PSOL) na Comissão de Direitos Humanos. Há pressão para tirá-lo.

Nem pensar!
O PSB pressiona, mas o PMDB não vai entregar aos socialistas a relatoria da MP dos Portos. O líder do governo no Senado, Eduardo Braga (PMDB-AM), deve relatar a matéria.

PASSEIO NO PARQUE. A presidente Dilma vai ao Parque da Cidade, no dia 19, para participar de encontro de mulheres camponesas.


Nenhum comentário: