sábado, março 10, 2012

Quarteto trapalhão - VERA MAGALHÃES - PAINEL

FOLHA DE SP - 10/03/12

A derrota sofrida pelo governo no Senado nesta semana fez a presidente Dilma Rousseff voltar a considerar a possibilidade de substituir o time de líderes no Congresso. A avaliação do Planalto é que a ministra Ideli Salvatti (Relações Institucionais) e a tríade Cândido Vaccarezza (Câmara), Romero Jucá (Senado) e José Pimentel (Congresso) não fala a mesma língua.

O problema é que a troca voltou para o banho maria depois da entrevista em que o senador Lindbergh Farias (PT-RJ) defendeu a destituição de Jucá após a derrubada do diretor-geral da ANTTBernardo Figueiredo. Tirar o peemedebista agora só colocaria fogo no circo.

Surpresa O governador Jaques Wagner (PT-BA) participava de uma solenidade no Ministério Público em Salvador quando mais um afilhado seu, o ministro Afonso Florence (Desenvolvimento Agrário), perdeu o cargo.

Segunda chamada Pepe Vargas, que assume a pasta responsável pela reforma agrária, já tinha figurado como ministeriável quando Ideli Salvatti substituiu Luiz Sérgio na articulação política.

Na ativa 1 Lula falou na quinta-feira com o ministro Gilberto Carvalho (Secretaria Geral). Demonstrou contrariedade pelo fato de o governo não ter agido na greve dos tanqueiros em São Paulo.

Na ativa 2 O ex-presidente demonstra incômodo com as vitaminas que lhe são administradas no Sírio-Libanês. Ao ingerir um copão do mix, brincou com um visitante: "Quero saber quando vamos poder tomar um uísque".

Boletim Dilma telefonou ontem para o cardiologista Roberto Kalil. Queria saber notícias sobre o estado de saúde do antecessor. Ouviu um protocolar "está bem".

Negócios... Henrique Meirelles participa na segunda-feira de seu primeiro compromisso como presidente do grupo J&F, holding que abriga o frigorífico JBS. Ele vai a Itajaí (SC) anunciar investimento de R$ 200 milhões da divisão Flora, de cosméticos.

... e política O lançamento da fábrica será acompanhado pelo governador Raimundo Colombo e pelo secretário Paulo Bornhausen, líderes do PSD, partido do ex-presidente do Banco Central.

Vice verde Dos cinco secretários de Gilberto Kassab que se afastarão em abril para a eleição, Eduardo Jorge (Meio Ambiente) é hoje o mais próximo de José Serra. Filiado ao PV, abandonou a habitual discrição e mergulhou nas articulações em favor do ex-governador. Prega a aliados ampla aliança para evitar o segundo turno.

Tanque zero De um dirigente petista ironizando o slogan da publicidade oficial da gestão de Kassab: "Combustível nos postos: antes tinha, agora não tem".

Nova direção Depois de cogitar transferir o Detran, hoje subordinado à Secretaria de Gestão Pública, para a pasta da Fazenda, o governo paulista decidiu movê-lo para o Planejamento. O Bandeirantes avaliou ser inadequada a vinculação do órgão à arrecadação do Estado.

Ex-cunhado... Relatório do Ministério Público Federal aponta que Carlinhos Cachoeira se preocupou, em maio de 2011, com o possível divórcio de sua irmã e Adriano Aprígio. O cunhado seria laranja do empresário, com vários bens em seu nome.

... é pra sempre Cachoeira chamou a separação de "bomba", porque os "trem" estariam em nome do cunhado. Segundo a investigação, Aprígio negociou pelo menos 37 imóveis entre 1999 e 2011.

com FÁBIO ZAMBELI e ANDRÉIA SADI

tiroteio

"No governo de Juscelino Kubitschek, a meta do país era atingir um crescimento de 50 anos em 5. Nas administrações do PT, em dez anos regredimos 56."

Do LÍDER DO PSDB NA CÂMARA, BRUNO ARAÚJO (PE), ironizando os números que atestam o recuo da participação da indústria brasileira no Produto Interno Bruto aos níveis registrados em 1956.

contraponto

Só se for agora

Na conversa reservada que teve ontem com Geraldo Alckmin e José Serra, no Palácio dos Bandeirantes, o deputado pedetista Paulinho da Força foi cortejado pelo pré-candidato tucano à prefeitura paulistana.

Depois de o governador, sabendo que o próprio Paulinho é pré-candidato a prefeito, afirmar que a aliança do PSDB com o PDT é para 2014, Serra interveio.

-Eu penso diferente do Alckmin, viu? -, disse, na tentativa de manter abertas as perspectivas de entendimento já para a sucessão de outubro.

Nenhum comentário: