quarta-feira, outubro 26, 2011

MÔNICA BERGAMO - PEDAÇO DE MIM


PEDAÇO DE MIM
MÔNICA BERGAMO
FOLHA DE SP - 26/10/11

A polícia de Nova York deu um pedaço das torres do World Trade Center, que desabaram no atentado de 2001, para o Museu do Crime da Polícia Civil de SP. A peça, de metal retorcido, pesa 80 quilos e tem mais de um metro de comprimento.

MEMORIAL
O delegado Mauro Marcelo, ex-diretor da Abin (Agência Brasileira de Inteligência), viajou aos EUA só para buscar o presente. A peça será colocada em um memorial em homenagem aos policiais mortos no dia do atentado. O Museu do Crime fica na Cidade Universitária, na USP.

EM CIMA DA HORA

Os organizadores da turnê da banda Pearl Jam no Brasil estavam angustiados ontem com a demora do consulado do país em Londres na concessão de vistos para a equipe dos músicos. Parte dela tem desembarque previsto em SP amanhã e, um dia antes de pegar o avião, ainda não tinham em mãos os vistos autorizando sua entrada no Brasil. Os shows estão marcados para 3 e 4 de novembro, no Morumbi.

TUDO CERTO

Até o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) foi acionado para resolver o problema. "Enviei carta [ao consulado] na semana passada pedindo atenção para que eles possam ter o visto em tempo hábil", diz o petista. O cônsul Marcos de Vincenzi, de Londres, afirmou à coluna que a questão já foi resolvida.

NA RODA

Fernando Haddad será o próximo entrevistado do "Roda Viva", na segunda, 31. O ministro da Educação é o candidato de Lula à sucessão de Gilberto Kassab (PSD-SP).

BRAÇOS DADOS

O governador Geraldo Alckmin admite conversar sobre a suspensão da meia-entrada para estudantes durante a Copa de 2014 em SP.

Mas só se a decisão for tomada em "nível nacional", com a adesão de todos os Estados que abrigarão os jogos do próximo Mundial.

TÔ FORA

O Instituto Democracia e Sustentabilidade, de Marina Silva, realizou pesquisa com cem jovens (18 a 25 anos) de SP sobre como eles veem a política. A maioria, mesmo entre aqueles que atuam em grêmios de escola, igrejas ou fazem trabalho comunitário, descarta se candidatar um dia. Associam política a corrupção e citaram palavras como "raiva", "nojo", "ódio" e "vergonha".

JESUS POLÍTICO

Quando perguntados sobre figuras inspiradoras de suas vidas, os jovens citaram primeiro pais, mães e avós e depois celebridades como Ronaldo, Silvio Santos, Cazuza e Rodrigo Faro. Jesus Cristo foi citado como "político", ao lado de Lula, Mandela, Gandhi, Luiza Erundina e da própria Marina Silva. Esses personagens são reconhecidos por sua "luta", com características semelhantes às de seus familiares.

SER MINEIRO É...

A pré-estreia do filme "Tancredo - A Travessia", de Silvio Tendler, foi um elogio à mineirice. A começar pelo próprio longa: o ex-governador José Serra (PSDB-SP), personagem secundário naquele momento da história do país, quando Tancredo foi eleito presidente, é figura de destaque no filme. "Ficou equilibrado", dizia Aécio.

"Reconheci a minha testa em uma das fotos [antigas que aparecem no longa]", dizia o próprio Serra. Na época, ele era secretário do então governador de SP, Franco Montoro (um dos líderes da transição), e nem sequer aparecia nas imagens.

O governador Geraldo Alckmin perguntava ao humorista Tom Cavalcante, na frente de Aécio: "Sabe o que é o mineiro? É aquele que, quando tem barro, vai atrás; quando tem poeira, vai na frente; e quando tem porteira, vai no meio".

Aécio gostou: "Vou citar, com crédito para o autor!".

No filme, que conta a história de Tancredo desde quando era ministro de Getúlio Vargas, passando pelo governo de Jango e terminando com sua morte, o personagem principal também define a mineirice.

"O mineiro não é radical. Se é mineiro, não é radical. Se é radical, não é mineiro. Mesmo tendo nascido em Minas", diz Tancredo.

ENVELOPE

A estilista Diane von Furstenberg desembarca em SP em novembro. Falará sobre seu trabalho na Faap, no dia 9, para alunos e convidados.

DEPOIS DE OBAMA

Gabriela Montero, pianista venezuelana que se apresentou na posse de Barack Obama em 2009, fará concerto popular com a Orquestra Sinfônica Brasileira em SP. A apresentação será no próximo dia 6, na Sala São Paulo, com ingressos a R$ 10.

TELÃO

O Masp exibirá amanhã, véspera da exposição "Sigmar Polke - Realismo Capitalista e Outras Histórias Ilustradas", curta feito pelo artista. "Sao Paulo (Brasilien)" foi produzido em 16 mm, nos anos 70, e será visto pela primeira vez fora da Alemanha.

BOM PRATO

Chefs como Samuele Oliva, do Terraço Itália, e Andrea Berton prepararam o jantar beneficente que abriu, anteontem, a Semana Mesa SP. Os casais Rose e Alfredo e Nádia e Olavo Setubal, do Itaú, estiveram lá.

CURTO-CIRCUITO
A exposição "Gestos", de Normando Martinez, será aberta hoje, às 19h, na Jo Slaviero & Guedes Galeria.

Breno Lerner lança amanhã "O Ganso Marisco e Outros Papos de Cozinha", na Livraria da Vila do shopping Higienópolis.

A Dpot promove amanhã mostra fotográfica de Marcelo Penna e apresentação de novo showroom.

A festa Halloween Trash acontece na sexta. 18 anos.

com DIÓGENES CAMPANHA, LÍGIA MESQUITA e THAIS BILENKY

Nenhum comentário: