quarta-feira, outubro 26, 2011

ILIMAR FRANCO - A crise se arrasta



A crise se arrasta
ILIMAR FRANCO
O GLOBO - 26/10/11

O governo Dilma esperava que as ondas contra o ministro Orlando Silva (Esporte) refluíssem. Mas a maré continua alta e a decisão do STF, de abrir inquérito contra o ministro, pedido pela PGR, deu combustível ao caso. Muitos aliados estão se perguntando: "Vamos resistir, mas até quando?". Há quem ache a causa inglória e argumente: "O ministro mais poderoso do governo Lula caiu (José Dirceu). O ministro mais poderoso do governo Dilma também caiu (Antonio Palocci)".

Divisão entre os comunistas
As irregularidades no Ministério do Esporte estão incomodando os parlamentares do PCdoB, partido do ministro Orlando Silva. A publicidade negativa afeta a todos. Além disso, a crise fez aflorar ressentimentos das últimas eleições para a Câmara dos Deputados em São Paulo. Consta que o ministro montou uma poderosa máquina eleitoral em favor do cunhado, Gustavo Petta, candidato a deputado federal, que em determinado momento chegou a ameaçar a reeleição do ex-presidente da Câmara Aldo Rebelo (PCdoB-SP). Nos debates internos, teme-se que o partido se isole dos aliados ao adotar a tática da guerra contra a mídia.

"O que vai acontecer aos ministros que roubaram bilhões de reais? Está escrito aí, está gravado aí: se um ministro desses pegar cadeia, eu renuncio, senadores!”
— Mário Couto, senador (PSDB-PA)

PUTIN-MEDVEDEV. Num dia desses alguém perguntou ao ex-presidente Lula: "Lula, você quer voltar?". Sua resposta: "Nós só não podemos deixar os nossos adversários voltarem". Foi o suficiente para que se comece a especular com a fórmula Vladimir Putin-Dmitri Medvedev. Putin foi presidente e Medvedev primeiro-ministro na Rússia. Depois inverteram os papéis. Agora, Putin se prepara para voltar a disputar a presidência.

Na marra
O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), deu preferência para o senador Fernando Collor (PTB-AL) ler seu substitutivo contrário ao fim do sigilo eterno de documentos oficiais. Não adiantou. Eles foram derrotados.

Esforço
Para tentar aprovar a reforma política na Comissão Especial, o deputado Henrique Fontana (PT-RS) desistiu do voto duplo. Seu relatório vai propor o voto belga, no qual o eleitor vota na lista do partido ou no nome de um deputado.

Despacho roubado
O presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), determinou a abertura de investigação, pela Polícia Legislativa, para averiguar o roubo de um pé de arruda do hall do apartamento do deputado Paulo Magalhães (PSD-BA). "Esta Casa está obrigada a adotar um posicionamento firme para apurar o desaparecimento desse vaso de arruda, que nós colocamos com o objetivo de nos proteger dos maus-olhados e trazer alguns benefícios", disse Magalhães, na tribuna.

Unha e carne
Antes de apresentar emenda à Lei Orçamentária para conceder aumento real aos aposentados que ganham acima de um salário mínimo, o presidente da Força Sindical, deputado Paulo Pereira da Silva (PDT-SP), se reuniu com o PSDB.

Vigilância
Nas audiências com seus ministros, nesta semana, a presidente Dilma pede que todos reforcem a fiscalização dos convênios com ONGs. Dilma alerta que não aceitará que seus ministros digam que não sabiam de eventuais problemas.

AS BANCADAS do Rio e do Espírito Santo podem entrar com mandado de segurança no STF para tentar impedir a votação da Lei dos Royalties pela Câmara. Vão alegar perdas irreparáveis para seus estados.

O DEPUTADO petista André Vargas (PR) diz que o fato de ser do partido do governo não fez com que suas emendas fossem liberadas: "Eles foram isonômicos".

O LÍDER do PSDB no Senado, Álvaro Dias (PR), anda ameaçando deixar o partido. Reclama do tratamento recebido do governador Beto Richa (PSDB-PR).

Nenhum comentário: