domingo, novembro 01, 2009

PAINEL DA FOLHA

Tapete vermelho

RENATA LO PRETE

FOLHA DE SÃO PAULO - 01/11/09


A despeito das exibições marcadas para o próximo dia 14 em Recife e 17 em Brasília, as atenções do governo e dos responsáveis pelo filme ‘Lula, o Filho do Brasil’ estão voltadas para a pré-estreia do dia 28 em São Bernardo do Campo, a única até agora com presença confirmada do presidente. ‘Dá para entender’, diz o produtor Luiz Carlos Barreto. ‘O nascimento político dele se deu no ABC.’

Em São Bernardo, administrada pelo petista Luiz Marinho, um pavilhão nos antigos estúdios da Vera Cruz está sendo preparado para receber 2.800 pessoas na sessão. A prefeitura aproveitará a oportunidade para anunciar uma reforma que pretende transformar o lugar num complexo dedicado ao audiovisual.

Hermanos 1 - Amanhã Luiz Carlos Barreto estará em Buenos Aires para negociar com o grupo Constantini, que já atuou em parceria com brasileiros em ‘Tropa de Elite’, a distribuição da cinebiografia de Lula na América Latina.

Hermanos 2 - A ideia inicial, segundo Barreto, era lançar o filme no exterior em abril ou maio. Mas, devido à demanda dos argentinos, a operação deve ser antecipada para fevereiro num circuito de capitais latino-americanas. No Brasil, a estreia comercial será em 1º de janeiro.

Projac - Estrela do programa do PT que irá ao ar em dezembro, Dilma Rousseff aparecerá somente em gravações de estúdio. Por receio de ações na Justiça Eleitoral, o partido não exibirá nenhuma imagem da ministra-candidata em inaugurações de obras e outros eventos de governo.

Cruzada - O PSDB inicia no próximo dia 14 uma espécie de treinamento para colocar 2.500 militantes nas ruas no Nordeste, fortaleza eleitoral do lulismo. Identificados com carteirinhas do Instituto Teotônio Vilela, ligado ao partido, os ‘multiplicadores’ receberão apostilas sobre como abordar e vídeos com mensagens dos governadores.

Last call 1 - Após avisar ao Planalto que muito provavelmente estará com a oposição em 2010, o senador Garibaldi Alves (PMDB-RN) começou a reclamar da demora nas obras do aeroporto de Natal.

Last call 2 - Lula, que não gosta de ser contrariado, se pôs a falar o diabo de Garibaldi depois de ver recusado o pedido de apoio a Dilma. Mas, dada a importância do PMDB para a aliança nacional, talvez as obras em Natal ainda tenham chance de vingar.

Free - José Antonio Toffoli deve participar do julgamento desta quarta. Pouco depois de ser indicado por Lula para o STF, ele comentou com amigos que até poderia se declarar impedido no caso do mensalão federal, por ter trabalhado na Casa Civil sob José Dirceu, mas que o mensalão mineiro era outra história.

Termômetro 1 - É consensual entre os ministros do Supremo a avaliação de que o colega Joaquim Barbosa, relator do caso do chamado mensalão mineiro, deverá acolher a denúncia no julgamento marcado para esta quarta-feira.

Termômetro 2 - Barbosa, porém, não deverá arrastar os votos do plenário com a mesma facilidade verificada em agosto de 2007, no julgamento do mensalão federal, quando, nas palavras célebres de Ricardo Lewandovsky, os ministros votaram ‘com a faca no pescoço’. Espera-se mais discussão desta vez, e até um eventual pedido de vista.

Monsieur - Tão logo se aposente do Supremo, em 2010, Eros Grau quer realizar um antigo sonho: abrir um escritório de consultoria em Paris.

Contraponto

Parábola eleitoral

Em palestra no encontro anual da Anpocs (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais), Antonio Lavareda usou uma série de metáforas para analisar o quadro de 2010. O sociólogo, que assessora campanhas da oposição, comparou Lula a um ‘pai amado que vai para o céu’. As opções de sucessão na família seriam ‘restritas, todas sem o carisma do patriarca’.

Haveria ‘a tia distante, às vezes durona, irmã favorita do pai’ (Dilma), ‘o dono da farmácia do bairro, competente e responsável (Serra), ‘o tio jovial e irrequieto’ (Ciro) e ‘uma tia doce e frágil, quase religiosa’ (Marina).

Mensagem de Dilma: ‘Vote em mim em nome do pai’. E o pai, por sua vez, ‘estará na TV apontando seu nome’.

Tiroteio

Se isso for verdade, trata-se de uma nomeação de Cristo para Judas.

De ARTHUR VIRGÍIO (AM), líder do PSDB no Senado, sobre a troca de comando na Fundação Real Grandeza, fundo de pensão dos funcionários de Furnas, creditada à pressão do deputado peemedebista Eduardo Cunha (RJ).



Nenhum comentário: