sábado, setembro 07, 2013

Solidariedade sob suspeita - ILIMAR FRANCO

O GLOBO - 07/09

O promotor Mauro Faria de Lima (DF) abriu inquérito sobre fraudes na formação do Solidariedade. Uma denúncia apontou o uso de assinaturas falsas, já constatadas, nas fichas de adesão. A suspeita é que cerca de dois mil cidadãos, do cadastro de sócios do Sindilegis (Sindicato dos servidores do Congresso), foram para a lista de fundadores do partido do presidente da Força Sindical, o deputado Paulo Pereira da Silva (SP). 

O flagrante 
A denúncia de fraude, feita ao Ministério Público do Distrito Federal, partiu de um servidor da Câmara, filiado ao Sindilegis. Ele constatou dezenas de assinaturas falsas de colegas de trabalho nas fichas de adesão ao Solidariedade. Além disso, verificou que a mesma caligrafia foi usada no preenchimento de dezenas de fichas. O denunciante relatou que ao menos duas mil assinaturas foram fraudadas em um escritório de advocacia, em Brasilia, por três funcionários do gabinete do deputado Paulo Pereira da Silva (SP) e por um dirigente da Força Sindical. O Sindilegis tem 11,3 mil associados e consta que seu banco de dados foi parar nas mãos do grupo. 


“Está todo mundo sob efeito dos protestos que sacudiram o país. Estamos no divã, fazendo autoanálise” 
Carlos Lupi 

Presidente do PDT, sobre os protestos deflagrados em junho e que terão sequência neste 7 de setembro 

Batismo de fogo 
A chefe da Polícia Civil do Rio, delegada Martha Rocha, está chamando as manifestações pelo Brasil afora que se darão neste 7 de setembro, e que prevê terão continuidade nas próximas semanas, de “setembro vermelho’ 

Mais um vice 
Um tucano influente relatou porque o governador Geraldo Alckmin (SP) quer o apoio do PMDB para sua reeleição. Segundo ele, Alckmin tem como sua principal alternativa para concorrer a vice, em sua chapa, o deputado Gabriel Chalita. O vice Afif Domingos ficou fora da chapa quando virou ministro da presidente Dilma. 

Seguro eleitoral 
Para evitar a queda da bancada, como ocorreu nas eleições de 2010, deputados federais do PSDB de São Paulo estão torcendo para que o ex-governador José Serra concorra à Câmara. Mas suspeitam que sua preferência é pelo Senado. 

Herança lusitana 
A reação dos médicos brasileiros à vinda dos cubanos não é novidade no Brasil. O escritor espanhol Javier Moro, no romance histórico “O Império e Você’ relata que a princesa Leopoldina, mulher de D. Pedro 1, foi obrigada a mandar de volta à Áustria o seu médico, Kammerlacher. Os médicos portugueses queriam que ele fosse expulso e até o diagnosticaram com tuberculose. 

Paulo Teixeira critica arrogância 
O candidato da Mensagem à presidência do PT, Paulo Teixeira (SP), diz que a chapa da tendência CNB vai ser vítima de sua “arrogância’ Relata que ontem recebeu o apoio do presidente do PT mineiro, deputado Reginaldo Lopes. 

Formando o time 
A ex-secretária de Comércio Exterior da pasta do Desenvolvimento Tatiana Prazeres vai assumir a função de assessora sênior do diretor-geral da OMC, Roberto Azevedo, cuja posse será nesta segunda-feira, no Conselho Geral da OMC. 

SUDESUL. 
O governo pensou em recriá-la com a presença dos estados do Sudeste. O Sul não topou porque avaliou que perderia dinheiro. Com Simone Iglesias, sucursais e correspondentes

Nenhum comentário: