“Faço apelo aos jovens: protestem, mas longe de mascarados”
Senador Pedro Simon (PMDB-RS), para quem gritar contra as injustiças é um dever
IRREGULARIDADES NO SESC
O atual presidente do conselho fiscal do Sesc, Carlos Eduardo Gabas, que é também secretário-executivo (nº 2) do Ministério da Previdência, assinou ofício afirmando que “abster-se-á” de apurar irregularidades na gestão de Antônio de Oliveira Santos, na Confederação Nacional do Comércio. As anomalias foram apontadas pelo conselho nos relatórios de 2011 e 2012. Gabas ganhou o cargo de Antonio de Oliveira Santos.
É GRAVE
Os relatórios no Sesc apontam transferência de recursos para financiar atividades de terceiros e duplicidade de pagamentos, entre outras.
BLINDAGEM
Gabas não esmiuçou as contas do Sesc alegando que o caso estaria sub judice. Mas os deveres do conselho fiscal não foram cancelados.
ELE É ESPERTO
Presidente da CNC desde 1980, Antonio de Oliveira Santos dá cargos até a ministros, como Gilberto Carvalho, para ficar “bem” com o poder.
ZERO À ESQUERDA
Há 33 anos como presidente, Antonio de Oliveira Santos colocou a CNC à margem das decisões nacionais, ao contrário da CNI, CNT etc.
AZEVÊDO ESTREIA NO G20 COMO DIRETOR DA OMC
O embaixador brasileiro Roberto Azevêdo estreou em São Petersburgo (Rússia) como diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC). Ele arrancou uma sonora gargalhada do presidente Barack Obama quando, durante reunião plenária com chefes de Estado e de governo, pilheriou sobre negociadores comerciais, que segundo ele “chupam até a última gota de sangue”. Dilma já havia voltado ao Brasil.
FEITO HISTÓRICO
Roberto Azevêdo é o primeiro brasileiro a ocupar o mais importante cargo em organismos internacionais, como diretor-geral da OMC.
POSSE NA SEGUNDA
Azevêdo assumiu a OMC dia 1º, mas sua posse formal será nesta segunda (9). O chanceler Luiz Alberto Figueiredo até vai discursar.
IGNORADO
O encontro reservado de Obama com Dilma para discutir a espionagem dos EUA não mereceu uma linha no site de notícias da Casa Branca.
MICO
Foi duro aguentar a cara de raiva de Dilma no encontro do G20. Pior foi dizer depois que quer “saber tudo com rapidez”, provando que em matéria de contra-espionagem o Brasil está no tempo da manivela.
CARAS DE PAU
Representantes do governo boliviano citaram “acordos internacionais” para pedir que o Brasil entregue o senador refugiado Roger Pinto Molina, vítima de perseguição do regime de Evo Morales. Mas fez questão de ignorar acordos que o obrigavam a expedir salvo conduto.
QUE VERGONHA...
A Controladoria-Geral da União decidiu manter a alemã Siemens no cadastro de empresa pró-ética, mas em “regime especial de rigoroso acompanhamento”, até “esclarecimentos mais completos da situação”.
DESCARTADAS
A perda de assinaturas do partido de Marina Silva, nos cartórios, foi a 30% no DF e a 35% em São Paulo – consideradas falsas. Isso põe em risco a chance do Rede de atingir as 492 mil assinaturas no prazo.
TEORIA E PRÁTICA
Os auditores fiscais do trabalho pediram explicações ao Ministério do Trabalho sobre a contratação “terceirizada” dos médicos cubanos, que serão submetidos a “condições degradantes” no serviço público.
EM CIMA DA HORA
Presidente da Força Sindical, Paulo Pereira (PDT-SP) espera que a criação do Partido Solidariedade seja definida pelo Tribunal Superior eleitoral esta semana. Ele estima uma bancada de até 40 deputados.
PÉ CÁ, OUTRO LÁ
Após brigar com os irmãos Geddel e Lúcio Vieira Lima, o deputado Arthur Oliveira (PMDB-BA) fechou com o presidente da Força, Paulo Pereira (SP), filiação ao Partido Solidariedade, em vias de criação.
É UMA ÁFRICA
Devem ter virado pó os US$ 10,4 milhões que o governo Lula investiu na Guiné-Bissau, após sua visita em 2010: para o DEA, de controle de drogas dos EUA, o país lidera o tráfico na África em parceria com as Farc, da Colômbia. Chega ao Brasil pelos Andes e daqui à Europa.
PERGUNTA NA PARADA
Depois das máscaras, a vaia também será proibida nas manifestações de hoje?
PODER SEM PUDOR
CASA ALEGRE
Tequila e pedaços de beiju marcaram a inusitada reunião em Olinda, certa vez, entre o então presidente Lula, o empresário mexicano Ricardo Salinas e o cantor Alceu Valença. O artista convidou:
- Salinas, passa lá e você vai ver que casa alegre e bonita é a minha. Agora, é minha mesmo! Fui casado quatro vezes e cada mulher que entrava fazia uma reforma. Quase quebrei. Agora, chega! É meu último casamento, e quem manda lá sou eu!
Nenhum comentário:
Postar um comentário