domingo, janeiro 27, 2013

Ponto de ebulição - FÁBIO ZAMBELI - PAINEL


FOLHA DE SP - 27/01

O ingresso de Romero Jucá (RR) na corrida pela liderança do PMDB no Senado divide o partido e abre margem para o lançamento de candidatura dissidente à de Renan Calheiros (AL) na eleição para a presidência, marcada para sexta-feira. Após impasse nas tratativas para ocupar cargo na Mesa Diretora, Jucá, ex-líder do governo, terá de enfrentar Eunício Oliveira (CE), rompendo pacto que pacificava os peemedebistas em torno dos principais postos reservados à sigla na Casa.

Onde pega
O pano de fundo da reviravolta no PMDB do Senado é a 2ª vice-presidência. Nos bastidores, senadores queriam instalar Jucá no posto, mas peemedebistas acusam Renan de negociar a vaga para um aliado de Gim Argelo (PTB-DF).

Climão
De um descontente peemedebista sobre a mudança de rota na bancada na reta final da disputa: "Renan, no olho do furacão, se elege no céu de brigadeiro e por aclamação enquanto a liderança vai para o voto a voto e racha a bancada?''.

Timing
Integrantes do governo, sobretudo da área econômica, não entenderam o esforço de Dilma para anunciar na TV, com pompa, o corte na tarifa de energia, pouco antes do aumento dos combustíveis. "Quem tem carro vai lembrar do que na hora de votar?", indaga um aliado da presidente.

Sintonia
Os ministros Aloizio Mercadante (Educação) e Fernando Pimentel (Desenvolvimento) estão cada vez mais próximos. Integrantes do governo observam que a dupla, outrora distante, agora é presença frequente em restaurantes de Brasília.

Na área
Joaquim Barbosa antecipou sua volta ao Supremo Tribunal Federal. O ministro, cujo retorno era previsto para o dia 1º, reassumirá a presidência da corte amanhã. Ricardo Lewandowski, interino, concedeu as liminares relativas à medida provisória do Orçamento e ao FPE.

Arco...
Embora evite clima de "caça às bruxas" na prefeitura, Fernando Haddad encerrará o primeiro mês de mandato reformulando o Cidade Limpa, uma das vitrines de Gilberto Kassab. O petista quer direcionar o programa para a revitalização da paisagem urbana no centro.

... do futuro
Além de trocar o comando das 31 subprefeituras, afastando os coronéis dos cargos de chefia, Haddad já congelou os projetos da Nova Luz e do Piritubão, tidos como prioritários pelo ex-prefeito.

Lá e cá
Na semana em que Dilma Rousseff receberá prefeitos de todo o país com pacote de bondades, Geraldo Alckmin dará início a rodada de reuniões com os recém-empossados dos partidos que compõem sua base de apoio no Bandeirantes.

Falta um
O movimento que formata o novo partido de Marina Silva já montou comissões estatutárias para receber fichas de adesão e coleta de assinaturas em 26 Estados -a exceção é o Rio Grande do Norte, onde a equipe ainda não está fechada.

Trinca
Em São Paulo, o trabalho será conduzido por Basileu Margarido, ex-presidente do Ibama, Ricardo Young, vereador do PPS, e Maurício Brusadin, ex-presidente estadual do PV.

Contas...
Indicador da Internacional Budget Partnership, que avalia a transparência orçamentária, coloca o Brasil em 12º lugar no ranking, aumentando sua pontuação em relação a 2010.

... abertas
O governo brasileiro lidera a estatística na América Latina, à frente do Chile, e está no mesmo patamar dos EUA no quesito divulgação de informações detalhadas sobre o Orçamento.

tiroteio

Tucanos deram duplo tiro no pé. Erraram ao boicotar a redução da tarifa e agora atacam Dilma, ignorando o benefício ao consumidor.

DO PRESIDENTE DO PT-SP, EDINHO SILVA, sobre as críticas do comando do PSDB ao pronunciamento em que a presidente anunciou contas de luz mais baratas.

Contraponto


Generosidade de anfitrião

Em campanha pela presidência da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) passou por São Paulo para pedir apoio à bancada do Estado. Durante jantar em tradicional churrascaria paulistana, o deputado Devanir Ribeiro (PT-SP), que é coordenador do bloco paulista, discursou a favor do candidato. Ao encerrar sua fala, sugeriu que cada participante pagasse sua parcela na conta.

O colega Paulo Maluf (PP-SP), que também estava presente, arrematou:

-Eu fui convidado, como todos os deputados que estão aqui, por você. Então, essa conta é sua!

Nenhum comentário: