domingo, janeiro 27, 2013

As consequências - LUIS FERNANDO VERISSIMO

O Estado de S.Paulo - 27/01


Já passaram 27 dias desde o réveillon na casa da Dica e as consequências da festa continuam a aparecer. A separação dos Torelis, o pé quebrado do embaixador, a intoxicação da Sarinha (que continua internada e jogou pela janela do hospital o vaso de flores que recebeu da Dica, ferindo um transeunte, que vai processá-la), o começo de incêndio no apartamento da frente, a briga a socos na calçada entre os Ponte Carreros e todos os Marciais, inclusive a dona Ritinha, e a desastrada tentativa de apartar do Santos, que ainda não achou sua prótese, a viagem, às pressas, da Flavia Leite de Barros para o exterior, mandada pela família até que passe o escândalo (embora se diga que há tapes), o desaparecimento do romeno que ninguém conhecia e que distribuiu preservativos musicais na festa e a misteriosa mudança de voz do Negreiros.

O Marcos e a Márcia não foram ao réveillon da Dica porque tinham decidido passar o fim do ano em casa, só os dois, e tentar salvar seu casamento. Discutiriam suas mágoas e reivindicações abertamente, os podres na mesa, e resolveriam tudo a tempo de abrir o champanhe à meia-noite e começarem 2013 reconciliados. Marcos foi primeiro.

- Prometo não deixar mais minhas meias no chão se você prometer não ser tão desdenhosa de tudo.

Márcia sorriu do jeito que tinha, os cantos da boca descendo em vez de subirem.

- Típico - disse, com desdém.

- Olha aí - disse o Marcos.

- Meu querido, você sacrifica um mau hábito e pede que eu sacrifique um posicionamento moral!

Às 11h55, Marcos foi visto na rua correndo atrás da Marcia para acertá-la com uma garrafa de champanhe. A Márcia gritando:

- Típico! Típico!

Já o Lineu acordou numa cama ao lado da mulher do Tales sem que nenhum dos dois soubesse onde estava ou como tinha ido parar ali. Tentaram reconstituir a noite anterior. O Lineu se lembrava de estar na sacada do apartamento da Dica, tentando acertar com um rojão a janela do apartamento da frente, depois não se lembrava de mais nada. A mulher do Tales se lembrava de estar num carro a caminho de algum lugar. Lembrava-se das estrelas. Talvez estivesse no teto do carro.

- Houve alguma coisa entre nós? - perguntou o Lineu.

- Você que dizer sexo?

- Ou coisa parecida.

A mulher do Tales examinou-se. Estava vestida, mas com uma camiseta do Vasco sobre o longuinho preto. Lineu também estava completamente vestido, mas com sapatos de salto alto. Aparentemente, não houvera sexo entre eles. Lineu suspirou, aliviado.

- Você sabe que o Tales e eu vamos discutir aquela joint venture esta semana...

- Sei.

- Ninguém precisa ficar sabendo disto.

- Claro.

Quando passaram pela sala, viram o romeno maluco atirado no sofá, com a boca aberta. Parecia não estar respirando. Mas fingiram que não o viram. Foram para a rua e cada um pegou um táxi e foi se explicar em casa.

- O que que eu faço com isto? - perguntou a Darlene, uma das empregadas da Dica, mostrando um punhado dos preservativos musicais que o romeno distribuíra entre os convidados do réveillon.

Dica nem olhou. Era a manhã do dia seguinte. Mesmo que quisesse olhar, não conseguiria virar a cabeça

- Leve para a sua casa - disse.

Darlene sorriu.

- As crianças vão adorar.

Hoje a Dica contou a última consequência da sua festa. Depois de balançar durante três semanas, o lustre da sala finalmente caíra.

Nenhum comentário: