domingo, janeiro 27, 2013

COLUNA DE CLAUDIO HUMBERTO

“Tenho por norma, quando deixo cargos, não olhar para trás”
José Sarney (PMDB-AP), ao final de sua quarta presidência no Senado Federal


ANEEL NÃO COGITA DEVOLVER COBRANÇAS INDEVIDAS

Tem que ser “pessimista”, ao contrário do que sugeriu Dilma na TV, ao anunciar a redução de 18% na conta de luz residencial: o Tribunal de Contas da União mostrou que deveriam ser devolvidos R$ 7 bilhões cobrados a mais, por erro na metodologia nos cálculos das tarifas. O ministro Valmir Campelo despachou o caso para a Agência Nacional de Energia Elétrica, que não cogita devolver o afano ao consumidor.

PÕE NA CONTA

A Aneel desqualificou a auditoria do TCU, afirmando que não cabe devolução dos cálculos errados de tarifas entre 2002 e 2009.

NO LIMBO

A questão está no limbo do governo, mas se confirmada a auditoria, o governo está bancando a redução com o próprio bolso do contribuinte.

A CONTA É NOSSA

O governo põe num bolso e tira do outro: o Tesouro Nacional vai torrar R$ 8,46 bilhões para bancar a redução das tarifas de energia elétrica.

PARTIR PRA CIMA

Lideranças ambientalistas organizam encontro em Brasília, na primeira quinzena de março, para discutir “agenda menos defensiva” para 2013.

CRENDICE EM ANGOLA ‘EXPLICA’ FORTUNA DE SANTOS

Em Angola, difunde-se uma história que não conseguiria prosperar nem no Brasil dos mensaleiros, sobre a origem supostamente “limpa” da fortuna de Isabel dos Santos, filha do presidente José Eduardo dos Santos, que segundo a revista Forbes é a primeira bilionária da África.
Os angolanos são levados a acreditar que a fortuna dela vem de uma cobra, pertencente ao seu marido, que “cospe dinheiro” todos os dias.

PLANOS PARA 2014

Em Alagoas, aliados de Renan Calheiros (PMDB), favorito a presidir o Senado, dizem que ele lançará Renan Filho para governador, em 2014.

JUNTOS E MISTURADOS

Michel Temer presidente e o senador Valdir Raupp (RO) como vice vão reeditar a chapa para o comando do PMDB na convenção de maio.

AMEAÇA BAIANA

O ex-ministro Geddel Vieira Lima não descarta disputar o comando do PMDB contra Michel Temer, mas diz que só decidirá depois.

PORTA DOS FUNDOS

A Funai sabe, mas finge-se de morta: índios estariam contrabandeando nióbio “a pedidos” na Reserva Raposa do Sol, em Roraima. Morro dos Seis Lagos, em São Gabriel da Cachoeira (AM), tem a maior reserva do mundo do mineral, que, segundo experts, “poderia salvar o Brasil”.

MÃO QUE LAVA OUTRA

Agora com apoio do Planalto na disputa pela liderança do PMDB na Câmara, o deputado Sandro Mabel (GO) foi muito útil nas tentativas de ferrar o governador Marconi Perillo (PSDB) na CPI do Cachoeira.

SÓ CARGO RESOLVE

O presidente do PSD, Gilberto Kassab, vai este fim da semana à Bahia para tentar acalmar os ânimos do vice-governador, Otto Alencar, que diz ter sido abandonado pelo partido e preterido em relação a SP.

PAÍS IMAGINÁRIO

A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) diz que 24 milhões saíram da pobreza “graças aos benefícios do INSS”. E que quanto mais idade, menos pobre. Só 10% seriam “pobres” aos 70 anos.

CONVERSA ANIMADORA

O deputado Lincoln Portela (PR-MG) contou o entendimento animador com madame: “Tive uma conversa muito boa com a presidente Dilma, e o partido não tem nenhum sentimento de oposição”.

PARALELO

Assim como tem o dólar oficial e o paralelo – observa um leitor –, o Brasil tem também a presidente oficial e Lula, o presidente paralelo.

MISSÃO IMPOSSÍVEL

A deputada Rose de Freitas (ES) – que disputa o comando da Câmara para “valorizar o passe” – terá dificuldades de concorrer ao Senado pelo PMDB em 2014. Paulo Hartung já passou a deputada para trás.

MÃO LAVA OUTRA

Candidato a presidente da Câmara, Henrique Alves (PMDB-RN) se comprometeu, caso eleito, a fazer reunião com os 27 governadores ainda em março para tratar de FPE, dívidas dos Estados, royalties...

MAIS PREPARADO

Fábio Ramalho (PV-MG) abandonou o conterrâneo Júlio Delgado (PSB) para coordenar a campanha do adversário Henrique Alves (RN) ao comando da Câmara: “Ele tem 42 anos de Casa”, justifica.


PODER SEM PUDOR

COMO LIDAR COM BAJULADORES

Os políticos estão sempre cercados de bajuladores, e gostam. Mas houve exceções como Antônio Carlos Andrada, presidente de Minas Gerais. Ele retornava de uma viagem à Europa quando um assessor bajulador tomou uma lancha no cais e foi recebê-lo ainda a bordo do navio, antes mesmo de o ilustre político reencontrar a própria família. O presidente se vingou:

- Você está cada vez mais careca!

O puxa-saco respondeu, nojento:

- Sim, mas cada vez mais amigo de vossa excelência!

Nenhum comentário: