domingo, outubro 28, 2012

Vida inteligente - HÉLIO SCHWARTSMAN

FOLHA DE SP - 28/10


SÃO PAULO - No belo artigo publicado domingo passado, o físico Marcelo Gleiser, analisando os achados do satélite Kepler de que existem muitos planetas com características físicas semelhantes ao nosso, reafirmou sua fé na hipótese da Terra rara, isto é, a tese de que a vida complexa (animal) é um fenômeno não tão comum no Universo.
Gleiser retoma as ideias de Peter Ward expostas de modo persuasivo em "Terra Rara". Ali, o autor sugere que a vida microbiana deve ser um fenômeno trivial, podendo pipocar até em mundos inóspitos; já o surgimento de vida multicelular na Terra dependeu de muitas outras variáveis físicas e históricas, o que, se não permite estimar o número de civilizações extraterráqueas, ao menos faz que reduzamos nossas expectativas.
Uma questão análoga só arranhada por Ward é a da inexorabilidade da inteligência. A evolução de organismos complexos leva necessariamente à consciência e à inteligência?
Robert Wright diz que sim, mas seu argumento é mais matemático do que biológico: complexidade engendra complexidade, levando a uma corrida armamentista entre espécies cujo subproduto é a inteligência.
Stephen J. Gould e Steven Pinker apostam que não. Para eles, é apenas devido a uma sucessão de pré-adaptações e coincidências que alguns animais transformaram a capacidade de resolver problemas em estratégia de sobrevivência. Se rebobinássemos o filme da evolução e reencenássemos o processo mudando alguns detalhes do início, seriam grandes as chances de não chegarmos a nada parecido com a inteligência.
Fico com Gould e Pinker. Cérebros, mais que a quintessência de uma teleologia evolutiva, são apêndices biológicos às vezes dispensáveis. Um bom exemplo é o do tunicado, um animal marinho que nasce com um pequeno cérebro que o ajuda a eleger um lugar para fixar-se. Assim que o faz, o bicho devora esse órgão energeticamente dispendioso.

Um comentário:

claaaaaa disse...

aco que ja estamos chegando nesta etapa da evoluçao....