domingo, outubro 28, 2012

Comparações e preconceitos - TOSTÃO

FOLHA DE SP - 28/10


Rogério Ceni é um grande goleiro e um excepcional profissional. É também autossuficiente, o que, às vezes, se confunde com soberba.

Por ser Ney Franco um treinador simples e tranquilo, o goleiro, mesmo se não tivesse sido essa sua intenção, tentou passar por cima do treinador.

Rogério Ceni e os outros jogadores devem ter aprendido que Ney Franco é educado, pacato, mas é muito mais contundente e firme do que outros treinadores falastrões e exibicionistas que eles conheceram.

Ouço, com frequência, de técnicos, jogadores e comentaristas, que Messi faz tantos gols porque os times espanhóis, fora o Real Madrid, são muito fracos e ainda marcam muito menos que os outros da Europa. Isso se tornou um lugar-comum.

Messi joga muito e faz muitos gols em todos os campeonatos e contra as melhores equipes do mundo.

Os times médios e pequenos da Espanha estão também, no mínimo, no mesmo nível dos médios e pequenos dos outros países.

O Barcelona e o Real Madrid é que são muito bons. As equipes médias da Espanha quase sempre vão bem na Liga Europa. O Atlético de Madri é o atual campeão.

Quase todos os times, grandes ou pequenos, da Espanha e de toda a Europa, que enfrentam o Barcelona jogam na retranca. Isso dificulta para Messi fazer gols.

Continuo com as comparações. Apesar de bem diferentes, Messi e Zico, outro grande craque da história, se parecem, pela concisão e pela objetividade.

A principal diferença entre os dois jogadores é que o argentino dribla e conduz a bola, colada aos pés, com mais velocidade. Como já disse o técnico do Arsenal, Arsène Wenger, Messi parece um jogador de PlayStation.

Anos atrás, Zico e Maradona jogaram juntos uma pelada organizada no Rio de Janeiro .

Um leitor, apaixonado pelo Flamengo, após ver o show de malabarismo de Maradona, me disse que, pela primeira vez, concordou e entendeu por que a maioria acha Maradona melhor que Zico.

Cruyff, Gerson e Xavi não são os melhores, mas são os com mais talento coletivo que vi atuar.

Jogam e, ao mesmo tempo, conseguem ver a partida como se fossem espectadores.

Gerson é um brilhante comentarista. Xavi será o futuro técnico do Barcelona.

Cruyff, além de ter sido ótimo técnico, é o ex-jogador que melhor fala de futebol em todo o mundo, embora muitos comentaristas brasileiros gostem de ironizá-lo, quando o holandês é contundente e sai da mesmice.

Assim como há ex-jogadores que têm preconceito contra comentaristas que não foram atletas profissionais, como se somente quem jogou fosse capaz de analisar bem os detalhes técnicos e táticos, existem jornalistas preconceituosos com ex-jogadores-comentaristas, como se somente quem cur- sou a faculdade fosse capaz e tivesse o direito de falar e escrever sobre futebol.

Nenhum comentário: