domingo, outubro 28, 2012

Depois das eleições - ILIMAR FRANCO


O GLOBO - 28/10

A expectativa dos dirigentes dos partidos aliados é que a presidente Dilma realize, em breve, uma reforma ministerial, para ampliar o espaço do PMDB no governo e abrigar o PSD na Esplanada. Esses movimentos são considerados naturais para reforçar a parceria com o PMDB e para fechar as portas do PSD a flertes com os eventuais planos de voo solo do governador Eduardo Campos.

Quando perder de 10 a 0 é melhor
Os advogados dos réus do mensalão comentam que os condenados por 10 a 0 (Valdemar Costa Neto, Roberto Jefferson e Simone Vasconcelos) têm mais chances de serem beneficiados com penas brandas, do que aqueles que tiveram sentenças por seis a quatro (José Dirceu, José Genoino e Delúbio Soares). Ocorre que os quatro ministros que mais absolveram (Ricardo Lewandowski, Rosa Weber, Dias Toffoli e Cármen Lúcia) não participam da dosimetria destas penas, fixadas só pelos ministros considerados linha dura. No caso dos que foram condenados pelo pleno inteiro, terão a seu favor a participação de todos os ministros no cálculo das penas.

Reprovados
A consultoria ArkoAdvice fez levantamento sobre o desempenho de deputados federais e senadores nas eleições para prefeito. Só 15 deputados foram eleitos, outros dez ainda podem vencer. Derrotados: 56 deputados e os cinco senadores candidatos.

Muita pompa
Cerca de dois mil convites estão sendo distribuídos país afora e no exterior para a posse do ministro Joaquim Barbosa, dia 22 de novembro, às 16h, na presidência do STF. Chama a atenção o número de convidados estrangeiros, especialmente da França e dos Estados Unidos. Somados, os convidados dos dois países, são mais de 60 intelectuais.

A sucessão de Henrique Alves
A tendência “Afirmação Democrática”, integrada por 18 deputados do PMDB, vai se reunir na terça-feira para decidir sobre o lançamento de um dos seus, o deputado Manuel Junior (PB), para concorrer a líder da bancada na Câmara.

O secretariado de Cachoeira
O governador Marconi Perillo (PSDB-GO) havia anunciado reforma no secretariado após o envolvimento de assessores com o bicheiro Carlos Cachoeira. Até agora, nada. Jayme Rincón, chamado na CPI, continua na Agetop (Agência Goiana de Transportes e Obras). Alexandre Baldy, integrante do “grupo Nextel” de Cachoeira, segue secretário de Indústria e Comércio.

Licença poética
Derrotada em Porto Alegre, a deputada Manuela D’Ávila (PCdoB) agora se dedica à poesia: “Matar barata/trocar a lâmpada/tocar a obra/pagar as contas/essa é a vida real/sem maçã do amor/ pérolas no colar/rosas na porta/velas no jantar”.

O pós-mensalão
Os grandes escritórios de advocacia avaliam que haverá uma exacerbação na fixação de penas nos tribunais de primeira e de segunda instâncias, sobretudo dos réus oriundos da elite, em decorrência das penas do STF para o mensalão.

O PALÁCIO DO PLANALTO pretende anunciar na semana de cinco de novembro os novos programas de concessões dos portos e aeroportos.

Nenhum comentário: