sexta-feira, junho 29, 2012

PT x PT - VERA MAGALHÃES - PAINEL


FOLHA DE SP - 29/06

Em descompasso com os planos do Planalto, o líder do governo na Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), protagonizou anteontem um bate-boca com o ministro Alexandre Padilha (Saúde) por conta da proposta que reduz a jornada de trabalho dos enfermeiros para 30 horas. Chinaglia fez coro com o presidente da Casa, Marco Maia (PT-RS), que colocou o projeto polêmico na pauta. O ministro descartou "entrar no jogo'' do líder e bateu o pé para que o projeto fosse retirado da pauta.

Bola nas costas Para os parlamentares, o episódio mostra a falta de interlocução do governo com o Congresso, que leva o Planalto a ter de "desarmar bombas" às vésperas das votações.

Rixa O mal estar entre Padilha e Chinaglia não é episódico. O líder do governo chegou a se movimentar para ser ministro da Saúde no início do governo Dilma Rousseff.

Combo A base aliada na CPI do Cachoeira planeja aprovar na semana que vem, de uma só vez, a convocação do ex-diretor do Dnit Luiz Pagot, do dono da Delta, Fernando Cavendish, e do ex-diretor da Dersa Paulo Vieira da Silva, o Paulo Preto.

Foco A estratégia governista é transferir os holofotes da CPI para São Paulo, onde José Serra lidera as pesquisas. Paulo Preto foi personagem na campanha de 2010, quando se queixou de ter sido abandonado pelo PSDB após acusações de ter feito caixa 2 para os tucanos.

Troca Com a candidatura de vice na chapa de Luciano Ducci (PSB) em Curitiba, o deputado federal Rubenos Bueno (PPS-PR) deixará a CPI. O seu suplente é o deputado Sarney Filho (PV), filho do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP).

Suspense O ex-ministro da Justiça Márcio Thomaz Bastos ainda não entregou o memorial de defesa de seu cliente no mensalão, o ex-diretor do Banco Rural José Roberto Salgado. Enviará a peça aos gabinetes dos ministros do STF no recesso.

Novela Em conversa com Dilma Rousseff o líder do PMDB no Senado, Renan Calheiros (AL), ouviu que o presidente da Transpetro, Sergio Machado, seu afilhado político, será mantido no cargo.

Na geral Enquanto aumenta o suspense sobre o vice de José Serra, o aliado Gilberto Kassab, que reivindica o posto para seu PSD, brincou ontem: "Fiquei muito chateado, mas o Serra já escolheu o vice, à minha revelia: será o Corinthians". Em tempo: o prefeito é são-paulino e o tucano, palmeirense.

Relâmpago Secretário de Juventude do PSDB nacional, Wesley Goggi é a primeira baixa na campanha de Serra. Menos de um mês após assumir a ala jovem do QG tucano, ele se desentendeu com dirigentes do partido e retornou ao Espírito Santo.

Baixo astral Retirado da corrida pela prefeitura paulistana, Netinho de Paula faltou ao evento em que Nádia Campeão foi oficializada como vice de Fernando Haddad. O PC do B quer motivá-lo em agendas com Lula. "Ele levar áo candidato ao povo do gueto", diz um comunista.

Mudança... Ausente da campanha de Haddad, Marta Suplicy direcionará energias para cobrar do governo paulista vigor no combate à violência contra a mulher. Um dos nomes do PT para a disputa em 2014, a senadora apresentará hoje diagnóstico do tema hoje na Assembleia.

... de foco "Os dados são estarrecedores. As mulheres do interior estão mais abandonadas", diz Marta, que mapeou as estatísticas. Dos 55 mil casos de lesão corporal registrados em nove meses, 34 mil são de fora da capital.

com FÁBIO ZAMBELI e ANDRÉIA SADI

tiroteio

"Para completar sua política higienista só falta agora a prefeitura proibir a circulação de moradores de rua. E fazer isso por decreto."

DO DEPUTADO ESTADUAL JOÃO ANTONIO (PT), sobre a proposta de restringir a distribuição de sopa a moradores de rua em São Paulo, feita por Gilberto Kassab.

contraponto

Trolagem ao vivo

Após encontro de candidatos à prefeitura paulistana promovido ontem pela ONG Nossa São Paulo, Fernando Haddad (PT), que criticou o fato de Gilberto Kassab não ter cumprido as metas de seu mandato, pediu à rival Soninha Francine (PPS) na saída do palco:

-Vê se não bate muito em mim...

A candidata, que havia ironizado a declaração do petista no Twitter, respondeu:

-É mais forte do que eu! Já bati em tempo real. Você falar em meta parcialmente cumprida? E o PAC?

Haddad não quis estender a polêmica e se despediu.

Nenhum comentário: