sexta-feira, junho 29, 2012

No sapatinho - ILIMAR FRANCO

O GLOBO - 29/06

Os líderes do PT e dos aliados estão insatisfeitos com agestão do governo Dilma. Reclamam que os ministérios estão amarrados e que os investimentos não saem do papel. Dizem que há problemas administrativos e que o Planalto não dialoga com o Congresso. Dirigentes petistas reclamam da centralização das decisões imposta pela presidente Dilma. A eleição municipal, que pavimenta as campanhas pela reeleição dos parlamentares em 2014, deixa todos com os nervos à flor da pele.

Unanimidade e a reviravolta de Ayres

A Adin contra o direito do PSD à propaganda na televisão foi rejeitada pelos 10 ministros que votaram ontem no STF. O fato mais eloquente da decisão foi a mudança do seu presidente, o ministro Ay-res Britto. Ao dizer sim ao direito do PSD à TV, ele reviu posição anterior, quando, ao julgar mandado de segurança,negou o direito do PSD de indicar parlamentares para comissões do Congresso. Com a vitória, o partido vai brigar para integrar comissões na Câmara e no Senado. E acredita que o TSE lhe destinará recursos do Fundo Partidário. O DEM, o que mais perde dinheiro e tempo na televisão, foi o grande derrotado.

Voto pela improcedência total da ação. Não posso deixar de externar aqui: essa ação direta foge completamente à vocação das ações constitucionais” —Joaquim Barbosa, ministro do STF, ao rejeitar a ação direta de inconstitucionalidade contra o PSD

PROMESSA QUEBRADA. Os enfermeiros não estão irados à toa com o governo por este ter retirado, da pauta de votação da Câmara, o projeto que reduz a jornada de trabalho da categoria para 30 horas semanais. Apoiá-lofoi umcompromisso assumido pela presidente Dilma nas eleições. Acima, trecho de documento encaminhado aos sindicatos com a assinatura do ministro Alexandre Padilha (Saúde), que na época era coordenador nacional da coligação Para o Brasil Seguir Mudando.

Troco

O deputado Fernando Fran-cischini (PSDB-PR) lutou para ser o vice do prefeito de Curitiba, Luciano Ducci (PSB). Mas seu partido fechou com o deputado Rubens Bueno (PPS). Irritado, decidiu ingressar num novo partido, o PEN.

Ligado
O governador Marconi Peril-lo pediu à CPI cópia integral do material bruto das escutas das operações Vegas e Monte Carlo, e todos os documentos provenientes de seus sigilos bancário, fiscal e telefônico, que já estão em poder da CPI.

Requião: entre dois amores
A representação brasileira no Parlasul, liderada pelo senador Roberto Requião (PMDB-PR), decidiu não suspender a bancada paraguaia da reunião do organismo, na terça-feira, em Montevidéu, no Uruguai. “Nós decidimos que a posição brasileira será a de dar voz aos paraguaios”, disse Requião. Depois de criticar o golpe, o senador emendou: “Eu sou amigo do presidente Fernando Lu-go, mas sou muito amigo também de um dos supostos líderes do golpe, o general Lino Oviedo”.

A fotografia
O PSB estava exultante ontem com foto, publicada no site do PT, na qual aparecem sorridentes o governador Eduardo Campos (PE) e o ex-presidente Lula. O pe-tista teria dito que não fará da eleição no Recife um cavalo de batalha.

O fatoUm dos mais duros na CPI do Caso Cachoeira, o deputado Carlos Sampaio (PSDB-SP) surpreendeu no depoimento do ex-chefe de gabinete do governo de Brasília Cláudio Monteiro, dizendo que este podia sair de cabeça erguida da CPI.

VALE. Na audiência com a presidente Dilma, anteontem, o presidente da Vale, Murilo Ferreira, informou que, na nova mina de ferro de Carajás, o minério será retirado por uma esteira rolante. A Vale vai produzir mais com menos empregados.

O PSB está procurando aliados no Sudeste. O partido avalia que, sem força nessa região, nenhuma candidatura à Presidência da República é viável.

ON-LINE. O senador Blairo Maggi (PR-MS) fez uma cirurgia cardíaca ontem. De imediato postou fotos no Twitter, no Facebook e no seu site.

Nenhum comentário: