domingo, março 11, 2012

Lei da mordaça - VERA MAGALHÃES - PAINEL

FOLHA DE SP - 11/03/12
Uma ordem expressa de Dilma Rousseff ajuda a explicar a crise na relação entre o governo e o Congresso. A presidente proibiu os ministros que são políticos, mas ocupam pastas técnicas, de atuar na interlocução.
Aliados dizem que Aldo Rebelo (Esporte) poderia costurar acordo no Código Florestal, a nova dor de cabeça para Dilma. José Eduardo Cardozo (Justiça) e Mendes Ribeiro (Agricultura), com bom trânsito na Câmara, também seriam úteis para distensionar o ambiente.

Mas só Ideli Salvatti (Relações Institucionais) e Gleisi Hoffmann (Casa Civil) têm aval da presidente para negociar cargos, emendas e outras demandas da base.

Pague para entrar... Os ministros também se queixam que são chamados para reuniões intermináveis no Planalto, muitas vezes para tratar de detalhes de temas secundários de suas pastas.

... reze para sair "Você chega lá e primeiro fala com a presidente, depois com a Gleisi, depois com o sub da Gleisi", descreve um habitué das sessões do palácio. 

Nada feito Dilma recusou pedido levado por Michel Temer e Renan Calheiros para transferir aos líderes a decisão sobre destinação de emendas. A palavra final sobre projetos beneficiados continuará no Executivo.

Desgaste Demitido na última sexta-feira, o ex-titular do Desenvolvimento Agrário Afonso Florence andava às turras com a colega Tereza Campello (Desenvolvimento Social), responsável pelo Brasil sem Miséria, por conta da demora em ações no campo.

Bombachas Aliados reclamam do "gauchério" de Dilma, ampliado com Vargas. Aproveitam para minar a ida de Vieira da Cunha (PDT-RS) para a pasta do Trabalho.

Deixa estar Quem esteve com Dilma nos dois últimos dias saiu convencido de que ela desistiu, por ora, de reconduzir o PR ao comando do Ministério dos Transportes.

Spam Sem tempo para percorrer todas as regiões de São Paulo até as prévias do dia 25, a equipe de José Serra inaugurará serviço de telemarketing para persuadir os filiados do PSDB. O QG serrista também vai disparar mensagens para 14 mil endereços eletrônicos de militantes cadastrados pelo partido.

Homeopatia Fernando Haddad hesita em submeter agora a Lula os nomes do seu estafe de campanha. Com a disputa por postos-chave entre as correntes do PT a todo vapor, o pré-candidato quer apresentar ao ex-presidente, com visitas restritas, mais soluções que problemas.

Faxina Na tentativa de turbinar uma de suas vitrines eleitorais, Gilberto Kassab criará núcleo de fiscalização do Cidade Limpa focado na retirada de toldos e propaganda irregular de valets.

Sonho meu Em sua posse na Academia Paulista de Letras Jurídicas, na semana passada, o advogado Alexandre de Moraes anunciou que pretende disputar vaga no STF. Dirigente do DEM, ele falou, de cor, datas de aposentadoria de sete ministros que deixam a Corte até 2018.

Toga justa As queixas de desembargadores contra Geraldo Alckmin surpreenderam o Bandeirantes. Em fase de aproximação com o governo, o TJ-SP acaba de aprovar, com aval da base do tucano na Assembleia, 2.199 cargos de assistentes de juízes.

Mais-valia Dirigentes da Fiesp, CNI e Abimaq discutem amanhã com as centrais sindicais, em São Paulo, adesão patronal ao movimento contra a desindustrialização.

Tiroteio

Com a troca do ministro, Dilma reconhece o que nós temos reafirmado: os números da reforma agrária em seu primeiro ano de governo foram vergonhosos.

DO DIRIGENTE NACIONAL DO MST ALEXANDRE CONCEIÇÃO,
atribuindo a saída de Afonso Florence, que deu lugar a Pepe Vargas (PT-RS) no Ministério do Desenvolvimento Agrário, ao tímido índice de assentamentos em 2011.

Contraponto
Bullying baiano

O governador Jaques Wagner (PT) arrancou gargalhadas na posse de José Sergio Gabrielli na Secretaria de Planejamento da Bahia, anteontem, ao explicar a presença da presidente da Petrobras, Graça Foster, na cerimônia.
- Ela veio confirmar que o cara saiu mesmo.
Na mesma solenidade, Gabrielli respondeu à provocação de Geddel Vieira Lima (PMDB), que o chamou de "piano de cauda": grande, vistoso e que ninguém sabe onde por. O ex-presidente da estatal desconversou:
- Piano de cauda tem um som muito bonito!

Nenhum comentário: