quarta-feira, março 14, 2012

Ideli na cabeça - ILIMAR FRANCO

O GLOBO - 14/03/12


Os líderes aliados estão perplexos com a forma truculenta com que foram defenestrados os líderes Romero Jucá (PMDB-RR) e Cândido Vaccarezza (PT-SP). Cruel, como no caso do ex-ministro Afonso Florence. Na Esplanada, o que se diz é que a presidente Dilma cultiva um jardim de ressentimentos. A ministra Ideli Salvatti (Relações Institucionais), que se dizia boicotada, e que fez os sucessores, foi a grande vitoriosa. Mas a que preço? Será que o governo ganhou? Vai dar certo?

Desconfiança e cautela no PMDB
A escolha de Eduardo Braga (AM), para líder do governo no Senado, intriga os mais experientes. Alegam que ele não tem o apoio da maioria governista do PMDB nem lidera a inorgânica minoria dissidente. Avaliam que trata-se de uma operação contra o líder do PMDB, Renan Calheiros (AL). Na Câmara, o partido avalia que a escolha de Arlindo Chinaglia (PT-SP) consolida a candidatura do líder do PMDB, Henrique Alves (RN), para presidir a Casa na sucessão de Marco Maia (PT-RS). Argumentam que quem assume a tarefa de pedir lealdade e fidelidade ao governo, não poderá pregar a traição do acordo PT-PMDB.

"Nunca vi tantos homens participarem de uma sessão do Dia Internacional da Mulher como hoje. Muito tem valido a pena a eleição da primeira mulher presidenta” — Vanessa Grazziotin, senadora (PCdoB-AM), na entrega do prêmio Bertha Lutz à presidente Dilma

ACORDO MANTIDO. A ministra Ideli Salvatti ligou, ontem à noite, para o vice Michel Temer para dizer que o PT cumprirá o acordo de rodízio com o PMDB na presidência da Câmara. O novo líder do governo na Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), também ligou para tranquilizar o líder do PMDB, Henrique Alves (RN). Aliás, o acordo PT-PMDB nasceu para impedir a reeleição de Aldo Rebelo, atual ministro do Esporte, e eleger Chinaglia.

Deselegância
Os assessores no Planalto apontam o líder do PMDB no Senado, Renan Calheiros (AL), como o responsável por vazar a demissão do ex-líder Romero Jucá. Anteontem, sua queda já era notícia quando esteve com a presidente Dilma.

Boa intenção...
Nas conversas com o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), sexta-feira, com Renan Calheiros, anteontem, e com Jucá, ontem, a presidente Dilma afirmou que seu objetivo era unir a bancada do PMDB no Senado.

Código Florestal derrubou Vaccarezza
A fragorosa derrota do governo, no primeiro semestre, na votação do Código Florestal, quando Cândido Vaccarezza (PT-SP) foi sensível às posições da maioria da Câmara e a derrota anunciada do texto que veio do Senado, na votação prevista para agora, foram decisivas no processo de mudança na liderança do governo na Casa. A expectativa da presidente Dilma é que o novo líder derrote os ruralistas no Código Florestal, da mesma forma que aprovou o Orçamento da União para 2012.

Reagindo
O veto da cúpula do PDT à nomeação do deputado Brizola Neto (RJ) para o Trabalho não é unânime. O deputado Miro Teixeira (PDT-RJ) lembra que "a experiência mostra que nem sempre as sugestões dos partidos são as melhores".

Negociando
O vice Michel Temer, o presidente do DEM, José Agripino (RN), e o líder do PMDB na Câmara, Henrique Alves (RN), almoçaram ontem. Na mesa: o PMDB apoia ACM Neto em Salvador; e o DEM vai de Gabriel Chalita em São Paulo.

A SECRETARIA-Geral da Presidência, que com a prefeitura do Rio vai definir o local onde será a Cúpula dos Povos, na Rio+20, diz que parte da sociedade civil prefere a Quinta da Boa Vista porque teria uma infraestrutura melhor para os alojamentos. Os ambientalistas preferem o Aterro do Flamengo.

O PREFEITO Eduardo Paes, a pedido do deputado Chico Alencar (PSOL-RJ), vai receber a coordenação da Cúpula dos Povos na segunda-feira.

MIGALHA. O PT ofereceu apoio à deputada Angela Albino (PCdoB) à prefeitura de Florianópolis em troca da aliança com Fernando Haddad, em São Paulo. 

Nenhum comentário: