quinta-feira, agosto 04, 2011

RICARDO MELO - Guichê ao lado


Guichê ao lado 
RICARDO MELO
FOLHA DE SP - 04/08/11


SÃO PAULO - Defender a criação de uma CPI da corrupção no Brasil ou é mera chantagem política, ou falta do que fazer, ou absoluta desorientação sobre o que fazer. Ou então as três coisas ao mesmo tempo.

Obviamente, não faltam crimes para investigar. O problema é inverso: o leque é tão amplo que uma comissão desse tipo precisaria funcionar como um tribunal. E quem iria julgar a quem? Com raríssimas exceções, o Congresso brasileiro é povoado de gente que em algum momento mamou nos cofres públicos.

De concessões de rádio e TV a ambulâncias, passando pelo mensalão, pela privatização das teles, votos pela reeleição, verbas de representação, pensões irregulares -tudo já foi e continua sendo objeto de negociatas no Legislativo.

É de provocar risos antecipados imaginar caciques do PT, do PMDB, do PSDB, do DEM, do PC do B e quem mais for posando de inocente ultrajado diante de alguma transgressão. Veja-se, a respeito, a coleta de assinaturas para criar a tal CPI.

O porta-voz do processo é um senador tucano que tentou amealhar aquela infame pensão de ex-governador. Não bastasse isso, um dos primeiros a retirar o nome da requisição foi justamente um parlamentar do... PSDB, a legenda-chefe da oposição. Agora ele diz querer assinar de novo, num vaivém revelador do grau de suas convicções.

Até os Dragões da Independência sabem que a demissão em massa no Ministério dos Transportes não tem chance de prosperar no resto da Esplanada. Se considerarmos a aliança que a elegeu, só se tiver vocação para o suicídio político Dilma irá investigar o restante do governo, a começar das fatias controladas pelo PT e pelo PMDB.

A acomodação generalizada dos partidos ao que há de mais convencional e apodrecido é a maior garantia de que o combate sério à roubalheira não tenha futuro no Congresso. Essa tarefa ainda depende, acima de tudo, da vigilância e da pressão da opinião pública -e das escolhas na hora de votar.

Nenhum comentário: