quinta-feira, agosto 04, 2011

RENATA LO PRETE - PAINEL DA FOLHA

Básico do básico
RENATA LO PRETE
FOLHA DE SP - 04/08/11

Expoentes governistas no Congresso receiam que o Planalto não tenha captado a mensagem da movimentação que quase resultou na criação de uma CPI para investigar denúncias de corrupção no Ministério dos Transportes. "É preciso fazer a leitura correta", pondera o líder do PMDB no Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). "Há dificuldades com a gestão política."
Parlamentares com vários mandatos nas costas lembram que o Senado, de onde partiu a ameaça, foi de longe a Casa mais bem tratada por Dilma até agora. E que dali saíram as duas ministras agora à frente da rotina do Planalto: Ideli Salvatti e Gleisi Hoffmann.
Recado Um dia depois de seu embaraçoso discurso, Alfredo Nascimento recebeu telefonema de Ideli. Segundo ela, o ministro demitido dos Transportes será chamado por Dilma para conversar.

Na boa Pergunta ouvida no Congresso: se o PR não é mais "governo", mas só "Dilma", vai entregar a diretoria de engenharia de Furnas? No cargo está um indicado do partido, Mário Rogar.

Presente! Nem bem os governistas abortaram a CPI da Corrupção, o senador Álvaro Dias (PSDB-PR) já conseguiu mais de uma dezena de assinaturas para ressuscitá-la com um novo requerimento. "Agora ele vai fazer chamada todo dia", brinca um colega de oposição.

Sede de sangue No governo, há quem questione a eficácia da recém-adotada estratégia de mandar ministros ao Congresso para se explicar antes mesmo de a oposição pedir. Argumento: se para peemedebistas como Wagner Rossi (Agricultura) a blindagem é grande e pluripartidária, não se deve esperar o mesmo quando chegar a vez de um petista depor.

Endereço Nelson Jobim comprou apartamento no bairro paulistano dos Jardins. No médio prazo, o ministro da Defesa pretende fixar residência na cidade.

Fui O secretário paulistano da Educação, Alexandre Schneider, protocolou ontem pedido de desfiliação do PSDB. Ele descarta ingressar de imediato em outro partido, mas, segundo aliados, poderá vir a fazê-lo antes de outubro, a tempo de participar das eleições de 2012.

Memória Em 2008, Schneider foi um dos tucanos do primeiro escalão municipal a apoiar a reeleição de Gilberto Kassab, que venceu Geraldo Alckmin. Antes, havia trabalhado na gestão de José Serra e no governo de Mario Covas. Estava no PSDB desde o início dos anos 90.

Toma lá... O governo paulista decidiu inverter as etapas do monotrilho do ABC. Vai antecipar a compra dos trens e da sinalização, que equivalem a 30% do custo total de R$ 3,1 bilhões. E somente num segundo momento fará o projeto executivo da obra. Em consórcio com empreiteiras brasileiras, Bombardier, Hitachi e Scomi já manifestaram interesse.

...dá cá Para lançar o edital, pleito histórico de São Bernardo do Campo, administrada pelo petista Luiz Marinho, Geraldo Alckmin (PSDB) aguarda a inclusão formal do projeto no PAC da Mobilidade Urbana.

Emoções Dudu Braga se filia ao PTB no sábado. O filho de Roberto Carlos disputará vaga de vereador em SP.

#prontofalei Do peemedebista Geddel Vieira Lima, sobre a vaga de ministro do TCU cobiçada por deputados dos mais variados partidos: "O PMDB tem postulante. Espero que o líder Henrique Alves respeite isso".
com LETÍCIA SANDER e FÁBIO ZAMBELI

tiroteio

"A expressão 'assinar embaixo' virou letra morta no Congresso. Em vez de caneta, os parlamentares deveriam usar lápis para subscrever CPIs. Fica fácil apagar depois."
DO DEPUTADO CHICO ALENCAR (PSOL-RJ), sobre os senadores que assinaram o pedido de CPI da Corrupção e mais tarde, pressionados pelo governo, recuaram.

contraponto

Hora extra


No encerramento da manifestação promovida pelas centrais sindicais em São Paulo, Netinho de Paula (PC do B) subiu ao palanque, discursou pela redução da jornada e cantou "Gente da Gente", cujos versos tratam do cotidiano do trabalhador na periferia.
Em seguida, o deputado Paulinho da Força (PDT), que busca alianças para a eleição municipal, brincou:
-As 40 horas semanais só não valerão pra gente no ano que vem... Podem escrever: eu e este negão vamos ter muito trabalho, juntos, em 2012.

Nenhum comentário: