quinta-feira, agosto 04, 2011

ARTHUR VIRGÍLIO - Serial


Serial
ARTHUR VIRGÍLIO
BLOG DO NOBLAT

A exemplo dos “serial killers” dos filmes e, lamentavelmente, da vida real, existe no Brasil uma espécie de “serial corruption”. É um escândalo por semana, no mínimo.

Parece doença. Surto de cleptomania “cívica”.

Mal dá tempo de a sociedade entender o que lhe está a suceder, em termos de prejuízos éticos e objetivos. Um caso “abafa” o outro e, pior de tudo, as pessoas se entorpecem, porque corrupção virou paisagem.

Seria injusto de minha parte dizer que Dilma Rousseff apodreceu o país em apenas sete meses de gestão. Os quadros de seu governo vieram da era Lula. Os métodos também.

Até creio que a presidente gostaria de trabalhar em cenário diverso. Sinceramente, acredito nisso. Mas não dá. É comprometimento demais. É a República do “rabo preso”.

Já não se fala mais no Ministério dos Esportes, em Palocci, nos “aloprados”. O Ministério dos Transportes começa a sair do ar. A ANP sequer foi esmiuçada, pois jornalista tem de ter tempo para comer e dormir e, com tanta matéria prima, acaba tendo de ser “seletivo”.

O ministro Wagner Rossi, da Agricultura, pode ficar tranquilo. Brevemente surgirá nova escatologia e as atenções se desviarão de sua seara.

Durante o recente discurso do senador e ex-ministro Alfredo Nascimento, dava para “ler” o medo das lideranças petistas. Imaginem se o homem resolvesse falar. Seria um Deus nos acuda!

Um quadro desses não pode levar a bom porto. Somos um país com a máquina pública loteada em favor de numerosíssima e inútil base parlamentar. Cada partido “aliado” é dono do Ministério tal ou qual. E ponto.

Confundem governabilidade com fisiologia. Não têm projeto de Nação. Não pretendem votar nenhuma reforma que exija quorum de 3/5 dos parlamentares de cada Casa Legislativa.

Confundem governabilidade com desfaçatez. E isso poderá terminar complicando a própria governabilidade.

Um comentário:

Anônimo disse...

ótima análise da triste realidade .
Arthur Virgílio uma grande inteligência, um grande líder.

o tempo trará ele de volta ao poder ,para fazer juz a sua imensa sabedoria,

na última eleição foi covardemente atropelado pela corrupta máquina eleitoral dos nojentos petistas.