quinta-feira, julho 07, 2011

RENATA LO PRETE - PAINEL DA FOLHA

Diário de férias
RENATA LO PRETE
RANIER BRAGON (interino)
FOLHA DE SP - 07/07/11

A queda de Alfredo Nascimento pode não significar o encerramento da crise instalada no setor de Transportes. Luiz Antonio Pagot, um dos pivôs do episódio, procurou senadores do PR para dizer que parte dos aditivos a obras foi feita para alavancar a candidatura presidencial de Dilma Rousseff, em 2010.
Ressaltando não ter havido irregularidade nessas ações, o diretor-geral do Dnit -cuja exoneração já está anunciada para depois de suas férias- afirma que recebia "ordens superiores", entre outros, de Paulo Bernardo, então no Planejamento, hoje nas Comunicações. Pagot foi aconselhado a submergir, mas a oposição quer ouvi-lo em comissão do Congresso.
Rotina Dilma recebeu a carta de demissão do ministro no meio de uma reunião em que discutia justamente a questão das obras do PAC, com a presença do secretário-executivo dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, e de Miriam Belchior (Planejamento). Saiu por um momento, leu o papel e, logo em seguida, voltou para retomar normalmente a discussão.

Perdas e ganhos 
O Planalto tem claro o diagnóstico de que Valdemar Costa Neto (PR-SP) perde acesso aos gabinetes governamentais, mas continua com: 1) afilhados nomeados para cargos federais; e 2) muito poder dentro do partido, que, de resto, manterá o Transportes sob seu comando.

Balcão 
Em São Paulo, o PT costura alianças eleitorais nas principais cidades diretamente com o deputado do PR, secretário-geral da sigla.

Quem, eu? 

Em litígio com Costa Neto, o deputado Sandro Mabel (PR-GO) nega ser fonte da artilharia que abateu Nascimento: "Alguém em sã consciência vai vazar algo dessa natureza, que pega todos do PR?".

Medalha 

José Francisco das Neves, afastado da Valec, foi homenageado ontem pela Câmara de Palmeiras de Goiás (GO) por ter projetado um entreposto da ferrovia Norte-Sul no município. O governador Marconi Perillo (PSDB) esteve no evento.

Ex-verde 

Escolhida por simbolizar a consciência da biosfera (conjugando matizes do mar, vegetação e atmosfera), a cor turquesa será dominante no evento de hoje em que Marina Silva anunciará sua desfiliação do PV.

Mapa 
Apesar de o PSD de Gilberto Kassab ter mais força em São Paulo, Bahia e Santa Catarina, foi Mato Grosso quem saiu na frente na autenticação das assinaturas de apoio. Lá o processo é tocado pelo vice-governador, Chico Daltro, e pelo presidente da Assembleia, José Riva, ambos de saída do PP.

Pódio 
Aprovado para presidir a Autoridade Pública Olímpica, Márcio Fortes brincou ao ser indagado se poderia garantir que os brasileiros não passarão vergonha na Rio-2016: "Obras eu garanto, mas medalhas... Isso não é comigo".

Alicerce 
Entregue por Geraldo Alckmin ao PP de Paulo Maluf, a CDHU, estatal paulista responsável pela construção de casas, terá o caixa reforçado até o final do mandato -R$ 11 bilhões, o dobro do exercício anterior.

Veja bem 
Gabriel Chalita nega que tenha procurado dirigentes tucanos para discutir a eleição paulistana. Diz estar concentrado na reorganização do PMDB-SP.

Visita à Folha 
Julio Cesar Carmo Bueno, secretário de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços do Estado do Rio de Janeiro, visitou ontem a Folha, onde foi recebido em almoço. Estava acompanhado de Fábio Nascimento, assessor de imprensa.
com FÁBIO ZAMBELI e ANDREZA MATAIS

tiroteio

"Essa é a Dilma Rousseff que chegou à Presidência da República."
DO SENADOR EDUARDO BRAGA (PMDB-AM), comentando a queda de seu adversário político Alfredo Nascimento (PR-AM), afastado ontem do Ministério dos Transportes em meio a suspeitas de irregularidades em licitações.

contraponto

Mero detalhe

Em audiência na semana passada para discutir o Código Florestal, o senador Casildo Maldaner (PMDB-SC) recorreu ao Brasil Império para elogiar a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, presente ao encontro. Ele citou a Lei Áurea para dizer que se Isabel libertou os escravos, outra Isabel, a ministra, será uma das responsáveis pela libertação dos agricultores.
Lembrado por um colega que a ministra se chama "Izabella", não Isabel, Maldaner saiu-se com essa:
-Melhor ainda. Além de Isabel, também é Bela!

Nenhum comentário: