sexta-feira, maio 27, 2011

RENATA LO PRETE - PAINEL DA FOLHA


É a política
RENATA LO PRETE
FOLHA DE SÃO PAULO - 27/05/11

Quanto mais as horas passam, mais indícios surgem de que Lula permaneceu em Brasília para apagar um incêndio de proporções maiores do que foi dado ao público saber. Segundo relatos de governistas encarregados da negociação do Código Florestal, não apenas Dilma Rousseff ameaçou demitir os ministros do PMDB, dado o apoio do partido à emenda combatida pelo Planalto, como Michel Temer abandonou a polidez habitual e teve pelo menos duas conversas ásperas com Antonio Palocci, portador do recado da presidente -o vice nega tanto a ameaça quanto sua reação. No final, prevaleceu o instinto de sobrevivência política dos envolvidos, mas restaram sequelas.

Para entender 
O barraco palaciano pré-votação do código está na origem da declaração de Henrique Eduardo Alves (RN). Ao encaminhar o voto de sua bancada a favor da emenda, o líder afirmou que o PMDB "não está no governo, é governo".

Nem vem... 
No almoço dos senadores do PT com Dilma, Wellington Dias (PI) relacionou a derrota na votação do código na Câmara a demandas não atendidas dos deputados. Ela cortou na hora: "Eu não vou botar cargo nessa negociação!".

...que não tem 
Marta Suplicy (SP) sugeriu que encontros como o de ontem fossem feitos com mais frequência. E Dilma: "Não posso garantir nesta frequência. Mas, na medida do possível..."

Quero não 
Dilma aproveitou para deixar claro que discorda do texto, em discussão no Senado, que muda a tramitação das MPs, dificultando o uso do instrumento.

Resenha 
Entre mortos e feridos na votação do código, Dilma elogiou o relator Aldo Rebelo (PC do B-SP). E nada disse aos petistas sobre o comportamento do PMDB.

Tira... 
Em privado, Clésio Andrade (PR-MG), que ontem retirou a assinatura da CPI para investigar o salto patrimonial de Palocci, alegou ter sido pressionado. Não descartou, porém, voltar a endossar o requerimento.

...põe? 

Senadores da base dizem a colegas da oposição que vão esperar as explicações de Palocci à PGR. A depender do conteúdo, podem aderir ao pedido de CPI. São necessárias 27 assinaturas. Ontem, havia 18.

Incubadora 1 

A Finep (Financiadora de Estudos e Projetos) tem hoje dois diretores na mesma cadeira. Roberto Vermuln foi nomeado em 16 de maio para comandar a área de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, cargo ocupado também por Eugenius Kaszkurewicz.

Incubadora 2 
Vermuln é ligado a Palocci, assim como outros três dirigentes do órgão subordinado ao Ministério da Ciência e Tecnologia, de Aloizio Mercadante (PT).

Simples assim 
Existe só uma chance de José Serra conseguir vencer a resistência dos aecistas e se instalar na presidência do Instituto Teotônio Vilela: ter seu pleito integralmente bancado por Geraldo Alckmin.

Motivacional 

Ciente dessa realidade, Serra procurou os governadores tucanos Marconi Perillo (GO) e Beto Richa (PR) para transmitir a seguinte mensagem: seu eventual fracasso na disputa pelo ITV significaria a primeira derrota de Alckmin diante de Aécio rumo a 2014.

Data 
Um dia após o veto de Dilma ao "kit gay", Alckmin transformou em lei o "Dia de Luta contra a Homofobia em São Paulo", a ser celebrado em 17 de maio.

Mais um 
O PDT-SP faz convenção amanhã e pretende lançar a pré-candidatura de Paulinho da Força à prefeitura paulistana em 2012.

Visita à Folha Álvaro Batista Camilo, comandante-Geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo, visitou ontem a Folha. Estava com Maria Aparecida de Carvalho Yamamoto, chefe do Centro de Comunicação Social.
com LETÍCIA SANDER e FABIO ZAMBELI

tiroteio


"Ao tentar remediar a caótica articulação política do governo, Lula, de síndico, foi promovido a Supernanny de Dilma."
DO DEPUTADO DUARTE NOGUEIRA (PSDB-SP), sobre a entrada do ex-presidente em cena na esteira do caso Palocci e da encrencada votação do Código Florestal.

contraponto

Afasta de mim

O ex-governador do Piauí Wellington Dias chegou para o almoço de Lula com senadores do PT, na terça passada, portando pasta recheada de documentos. Quando se aproximou do ex-presidente, brincou:
-Trouxe isto tudo para despachar com o senhor.
Lula foi logo se esquivando:
-Ainda bem que eu não sou mais presidente!

Nenhum comentário: