sexta-feira, maio 27, 2011

ILIMAR FRANCO - Sem acordo


Sem acordo
ILIMAR FRANCO
O GLOBO - 27/05/11

Alertada pelos senadores do PT, a presidente Dilma desautorizou ontem acordo firmado pelo líder do governo, Romero Jucá (PMDB-RR), com a oposição para mudar a tramitação das medidas provisórias. “Não tem acordo comigo. Não estou sabendo de nada. Na minha época vão engessar? Não vou ter um instrumento de governo?”, reclamou Dilma, em almoço com a bancada. Pela proposta, aprovada na CCJ, uma comissão pode derrubar as MPs antes de elas chegarem ao plenário.

BNB: segunda tentativa

Diante da forte reação da bancada nordestina, o ministro Guido Mantega (Fazenda) desistiu de colocar Miguel Terra Lima na presidência do Banco do Nordeste. Em conversa com o governador Cid Gomes (CE), Mantega colocououtro nome na mesa: Eduardo de Oliveira Martins, funcionário da área internacional do Banco do Brasil. Pelo menos ele cumpre um dos requisitos exigidos pela bancada: ser nordestino. Martins é cearense, enquanto Terra Lima é de Santa Catarina. O martelo, no entanto, ainda não foi batido. O atual presidente
do BNB, Roberto Smith, deve cumprir seu mandato até o final, em julho. 

"Estamos fazendo um esforço para não compartimentar a Executiva para A, B ou C” — Duarte Nogueira, deputado federal (SP) e líder do PSDB, sobre a queda de braço entre José Serra e Aécio Neves

NEGOCIAÇÃO. O senador Clésio Andrade (PR-MG) (foto) retirou ontem sua assinatura do requerimento de criação da CPI para investigar o ministro Antonio Palocci (Casa Civil). “Ele disse que estava sofrendo muita pressão do governo”, afirmou o líder do PSDB, senador Álvaro Dias (PR). Quanto aos dissidentes do PMDB, o Palácio do Planalto já jogou a toalha em relação ao senador Roberto Requião (PR). Ele ficou contrariado com a indicação do exgovernador Orlando Pessuti para o conselho do BNDES.

Troco 
Ao votar contra a emenda do PMDB ao Código Florestal, a líder do PSB, deputada Ana Arraes (PE), implodiu sua candidatura ao TCU. A indicação para a vaga que será aberta no tribunal tem que ser aprovada pelo plenário da Câmara. 

Mui amigo
Em tom de brincadeira, o ex-presidente Lula disse, no almoço com os senadores do PT, que a presidente Dilma Rousseff está tão sumida que até o presidente dos EUA, Barack Obama, tem aparecido mais do que ela no noticiário nacional.

CLT nos hospitais universitários
A Câmara dos Deputados aprovou anteontem o regimeceletista para funcionários de hospitais universitários e correlatos. Esse era o cerne da proposta das fundações estatais, briga perdida pelo ex-ministro da Saúde José Temporão. A atual negociação foi costurada pelo ministro Alexandre Padilha (Saúde) e pelo relator da medida provisória, deputado Danilo Forte (PMDB-CE). A matéria ainda será votada pelo Senado.

Banda larga

O TCU encontrou sobrepreço de R$ 53 milhões em obras do Programa Nacional de Banda Larga. O tribunal mandou a Telebrás renegociar contratos com as empresas contratadas, sob risco de cancelamento de novas ordens de serviço.

Ficha limpa 
Após o governo de Minas proibir a nomeação de fichas sujas para cargos em comissão, a Câmara de BH votará projeto que adota a regra na prefeitura, e estende a restrição a funcionários de empresas que prestam serviços ao município.

 A PRESIDENTE Dilma tem reunião terça-feira com governadores e prefeitos de capitais que serão sede da Copa, para discutir o andamento das obras. 
 A BANCADA do PT no Senado vai se reunir com a ministra Izabella Teixeira (Meio Ambiente), na segundafeira, para discutir o Código Florestal. 
● O EX-DEPUTADO Rocha Loures (PMDB-PR) foi nomeado chefe da assessoria parlamentar da Vice-Presidência da República.

Nenhum comentário: