sexta-feira, maio 27, 2011

MÔNICA BERGAMO - EFEITO PAULISTA


EFEITO PAULISTA
MÔNICA BERGAMO
FOLHA DE SÃO PAULO - 27/05/11

O número de processos instaurados na Secretaria da Justiça de SP para apurar discriminação de homossexuais superou, em apenas cinco meses, as marcas dos anos anteriores. Já foram abertas 34 ações em 2011, uma a mais que em todo o 2010 e dez a mais que em 2008 e 2009. A coordenadora de políticas para a diversidade sexual da pasta, Heloisa Gama Alves, diz que as denúncias aumentaram após os ataques a gays na avenida Paulista, em novembro passado.

TOLERÂNCIA ZERO

"O segmento está cansado. Chegamos a um limite de tolerância zero, e as pessoas estão sendo encorajadas a buscar os seus direitos", afirma Heloisa. Atualmente, há 75 processos em andamento, entre novas denúncias e as de anos anteriores.

QUASE EM SILÊNCIO

Do outro lado da balança, os processos por discriminação de portadores de HIV ainda engatinham. Apesar de existir uma lei contra isso desde 2002, somente neste ano foram abertas as três primeiras ações.

Em uma delas, uma mulher afirma que descobriu ter o vírus durante o exame admissional para trabalhar em uma clínica, e perdeu a vaga após o resultado. "É mais difícil comprovar que o acesso ao mercado de trabalho foi dificultado ou negado por causa do HIV", diz a coordenadora Gama Alves.

PAPEL PASSADO

E a Igreja da Comunidade Metropolitana de São Paulo realizará um "casamento comunitário" gay no dia 25 do próximo mês. Na cerimônia, os casais receberão uma bênção ecumênica durante a assinatura das escrituras de união homoafetiva, preparadas por um cartório da capital paulista.

LETRAS GRAÚDAS
Palestra do crítico literário Fredric Jameson abriu o evento Fronteiras do Pensamento 2011, anteontem. Foram à abertura, na Sala São Paulo, o advogado Pierre Moreau e a professora Maria Elisa Cevasco.

MÚSICA NATUREBA
O festival Natura Nós levou à Chácara do Jockey, em SP, o cantor havaiano Jack Johnson; estavam na plateia do show a modelo Caroline Trentini e a cantora Marina de la Riva, entre outros.

AMIGO
O deputado Anthony Garotinho (PR-RJ) procurou lideranças do PT para avisar que ainda "tem chumbo grosso" para aparecer contra o ministro Antonio Palocci, da Casa Civil. Os petistas ficaram espantados com as informações do parlamentar, até ontem não confirmadas.

RETORNO
E a construtora WTorre, que contratou consultoria da Projeto, empresa de Palocci, recebeu o prêmio internacional Prix d'Excellence pela Torre São Paulo. O empreendimento, na zona sul de SP, abriga a sede do banco Santander, que também contratou os serviços de Palocci.

SÓ FALTA MARIDO
Desde que o Supremo Tribunal Federal decidiu que casais homossexuais formam uma família com os mesmos direitos dos heterossexuais, houve aumento de 15% nos clientes gays da agência de namoro de luxo Lunch 42. Para se cadastrar na agência, paga-se R$ 5 mil.

SUSPENSE
Lázaro Ramos é o ator mais cotado para protagonizar "O Lobo Atrás da Porta", longa que a Gullane rodará em 2012. Fernando Coimbra estará na direção da história que gira em torno do sequestro de uma criança.

LAÇOS DE FAMÍLIA
A modelo Georgia Jagger, filha de Mick Jagger, buscou seu irmão Lucas Jagger, ontem, na escola St. Paul's, em SP. O garoto é filho do músico com a apresentadora Luciana Gimenez. Georgia está na cidade para fotografar a campanha da grife Bô.Bô.

TROCA-TROCA

Durante sua passagem por Uruguai e Argentina no fim de semana para shows, Rita Lee teve sua bagagem trocada com a do cantor argentino Facundo Cabral.

BANDA BARATA

Operadoras de telecomunicação diminuíram o valor cobrado pelo sinal que vendem a provedores de acesso desde o anúncio do Plano Nacional de Banda Larga, do governo. Segundo pesquisa que será divulgada hoje no 4º Congresso de Secretários de Estado de Administração, em Brasília, a queda de preços variou de 11,90% a 28,92%.

CURTO-CIRCUITO

"O Mistério de Santo Reis", documentário de Fábio Rodrigues e Maurício Cardoso, será exibido hoje no Primeira Exibição, projeto que mostra filmes ainda inéditos no circuito comercial. Às 20h30, na Cinemateca Brasileira. Classificação: livre.

A Moraes Pitombo Advogados celebra dez anos com palestra sobre direito digital. Hoje às 9h30 no hotel Tivoli.

A AMP inaugura nova loja, hoje, na rua Augusta 2445.

com DIÓGENES CAMPANHA, LÍGIA MESQUITA, THAIS BILENKY e CHICO FELITTI

Nenhum comentário: