sábado, janeiro 30, 2010

HOLOFOTE

REVISTA VEJA
Panorama

Holofote

Uma conta de 7 bilhões

Andersen Barbosa/F. Press


O governo pensou ter obtido em agosto a maior vitória no campo das finanças públicas na década, depois que o Supremo Tribunal Federal decidiu que os exportadores haviam perdido o direito ao crédito-prêmio do imposto sobre produtos industrializados, um benefício que os ressarcia desse tributo e foi extinto em 1983. Se eles tivessem vencido a briga, os cofres oficiais seriam sangrados em 70 bilhões de reais. Na semana passada, as tradings resolveram ressuscitar a disputa. Elas acreditam que não foram afetadas pela sentença e recorrerão à Justiça para reaver 7 bilhões de reais. O grupo foi reunido pelo consultor Roberto Gianetti da Fonseca.

A Ryanair no Brasil

Divulgação


A companhia aérea irlandesa Ryanair, que revolucionou o setor ao oferecer passagens baratas em troca do mínimo de serviços aos viajantes, está de olho no mercado nacional. Há vinte dias, seus dirigentes reuniram-se com a Webjet, de Guilherme Paulus. Disseram-se interessados em comprar parte da empresa brasileira. O interesse animou Paulus. A Ryanair avisou que retomará as conversas depois da promulgação da lei que estenderá de 20% para 49% o teto para que estrangeiros participem de empresas aéreas nacionais. A mudança está prevista para março.

Washington Post candango

Antonnio Henriques


Em 2009, o grupo português Ongoing, de Nuno Vasconcellos, lançou em São Paulo o jornal Brasil Econômico. Agora, planeja abrir um novo título em Brasília. O plano é fazer uma publicação destinada ao público geral, para concorrer com oCorreio Braziliense e o Jornal de Brasília. Os portugueses informaram ao governo que querem criar uma espécie de Washington Post brasileiro – que, aliás, se chamaria Brasília Post. O ex-ministro da Casa Civil José Dirceu acompanha a operação – e sabe-se lá o que isso significa. Quer dizer, sabe-se, sim.

Uma fase acre para o PT

Cristiano Mariz


O Ministério Público Federal virou-se contra os dirigentes petistas do Acre. Candidato ao governo local, o senador Tião Viana foi denunciado por propaganda eleitoral fora de época. O ex-governador Jorge Viana, seu irmão, foi envolvido em uma ação mais cabeluda. Os procuradores apontam irregularidades na compra de um helicóptero feita pelo atual governador, Binho Marques. Ele teria pago 2 milhões de reais a mais pelo aparelho, que é fabricado pela Helibras, empresa presidida por Jorge Viana, seu padrinho político.

78% de torcedores

Oscar Cabral


Nada menos do que 78% dos brasileiros adultos dizem torcer por um time de futebol e 49% compraram algum objeto relacionado ao clube do coração em 2009. Os números constam de uma pesquisa inédita encomendada pela CBF para aferir sua imagem e a de seus dirigentes junto à população. Chega a 72% a proporção dos entrevistados que apontam espontaneamente a CBF como o órgão que regula o esporte no país. A avaliação positiva da instituição chega a 52% e a negativa a 22%. Já o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, é aprovado por 53% e rejeitado por 28% dos entrevistados.

Pânico na política potiguar

Tiago Queiroz/AE


O deputado potiguar Fábio Faria (PMN) tem um cabo eleitoral de peso. Desde o fim do ano passado, sua namorada, a apresentadora Sabrina Sato, participa das viagens e comícios que ele faz no interior do Rio Grande do Norte. Filha e neta de vereadores da paulista Penápolis, Sabrina é desenvolta. Desce do palanque, conversa com a população e realça a imagem de galã de Faria, o mais votado em seu estado, em 2006. Os correligionários do moço acham que o apoio de Sabrina lhe renderá milhares de votos. O deputado só não contava com que ela passasse a pensar em se lançar também na política.


Nenhum comentário: