sábado, janeiro 30, 2010

ARI CUNHA

Cinco por cento reprimidos

CORREIO BRAZILIENSE - 30/01/10

O presidente Lula assinou ato determinando que 5% dos lucros de empresas sejam divididos com os funcionários. Sabe-se que a inovação vem do tempo em que Roberto Mangabeira Unger esteve no Brasil como Secretário de Assuntos Estratégicos. Antes de deixar o posto e regressar aos Estados Unidos, Unger discutiu com grupo fechado de intelectuais. Só deu conhecimento a um grupo de sindicalistas favoráveis à medida. Ninguém soube disso. O repórter Vanildo Mendes publicou o fato neste jornal. Mangabeira Unger disse ter contatado a CUT, Força Sindical, UGT. CGTB, NCST e CTB. Nenhuma entidade empresarial foi ouvida. Mangabeira Unger entregou extenso relatório e deu as costas ao Brasil. Foi decisão pessoal.

A frase que foi pronunciada

“Parece que nunca vamos ser respeitados como indivíduos.”
Joachim, Haiti

Confusão

Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) tem a construção suspensa pela Justiça. A placa indicativa da obra chega até a Polícia Federal. Fala-se que essa inauguração será rápida. Estranho é usar VLT sem concluir o projeto. Não cai bem para as pessoas que um dos grandes eventos de Brasília pare logo na porta da Polícia Federal. Estranho prazer para turistas.

Mergulho

Locomotiva que conduzia os outros vagões representando os estados está afundando. São Paulo, governo e poderes não seguram a natureza. O estado está se estraçalhando. Todos olham com tristeza, e autoridades não se esforçam para adotar providências que amenizem o sofrimento da população para os próximos anos. Não se sabe o que estão esperando. São Paulo não é mais o orgulho do Brasil. Isso, ao completar 450 anos.

Retificação

A morte da moça vítima de lipoaspiração nada tem a ver com o hospital. É que o edifício Pacinni é sede de consultório de oftalmologia do médico que lhe dá o nome. Há algumas clínicas independentes do hospital, e que alugam partes do edifício simplesmente como inquilinos. A informação é do dr. Pacinni à coluna.

Faroeste

A criação dos lotes que compõem a cidade Noroeste, próxima à Água Mineral, não tem aprovação do Ibama e outros órgãos de controle do ambiente. As vendas estão proibidas. A área invade parte da reserva florestal. O que se prevê é a devolução do dinheiro aos compradores, visto que se houver recurso ao Judiciário não será julgado tão cedo. Piores são os preços que exorbitam a tudo que se vende no Distrito Federal.

Athos Bulcão

A cidade deve esquecer o que houve. A destruição da empena do Teatro Nacional é substituída por formas fabricadas pela empresa encarregada. Já que não teremos a obra original do arquiteto Athos Bulcão, vamos ver o exemplo do que foi pensado pelas mãos criadoras do partícipe da equipe Niemeyer. O sol volta a fazer desenhos sem parar.

Placa

A Nasa está monitorando por satélite a placa tectônica que se localiza à altura do Haiti. O mesmo está sendo feito na Califórnia, com relação ao aumento de ondas no oceano. Qualquer acidente poderá ser comunicado imediatamente às populações.

Proteção nos trevos

Ao contrário do que acontece no Rio e em São Paulo, o GDF adota cuidados com medidas de proteção aos deslizamentos nos trevos. Há lugares onde a terra estava cedendo e ameaçava a cabeceira dos viadutos. Estão sendo colocados blocos de pedras protegidos por arame, para segurar a terra ofendida.

Estadista global


Cansaço e hipertensão internaram em hospital do Recife o presidente Lula da Silva. Era véspera da viagem para Davos, Suíça, onde ia receber o título de Estadista Global. Transportado para seu apartamento em São Bernardo do Campo, foi constatado cansaço. Como o repouso está sendo em São Bernardo, a crise de São Paulo começa a incomodar o presidente, que merece repouso.

Mudanças

O presidente Barack Obama, dos Estados Unidos, tem seu estilo de governo. Com perda de votos no Congresso para os democratas, enfrenta a oposição com destemor cuidadoso. É que seu governo é aberto ao povo, o que deixa americanos satisfeitos. Não há segredos, a menos que sejam de Estado. Obama fala para seus eleitores.

História de Brasília

O poeta Eurípedes Formiga, oficial de gabinete do prefeito do Distrito Federal, está fazendo um levantamento das pessoas que procuram o sr. Paulo de Tarso. O trabalho é sigiloso, particular e tem a característica de ser feito em verso. Há tipos hilários. (Publicado em 24/2/1961)

Nenhum comentário: