quinta-feira, maio 07, 2009

PANORAMA POLÍTICA

Na berlinda

Ilimar Franco
O Globo - 07/05/2009
 

A Usina de Belo Monte, uma das obras do PAC, esbarrou no Ibama. Os analistas da Diretoria de Licenciamento Ambiental concluíram que é deficiente o Relatório de Impacto Ambiental apresentado pela Eletrobras e por um consórcio de empresas.

O relatório, de 4 de maio, conclui que os dados fornecidos são insuficientes e não detalha o impacto nas terras e nas comunidades indígenas.

O Ibama recomenda que o EIA-RIMA seja refeito.

 

A reação dos ambientalistas

 

O ministro Carlos Minc (Meio Ambiente) decidiu reagir à ofensiva da Confederação Nacional da Agric ultura , que pretende abrandar a legislação ambiental via aprovação de leis estaduais. Ele está convocando para a próxima semana uma grande reunião com ONGs, acadêmicos, entidades e as associações de secretários municipais e estaduais do meio ambiente para traçar uma proposta de ação conjunta. “Querem passar um rodo na legislação que protege os nossos biomas”, adverte Minc. O ministro acredita que é preciso modernizar, mas sem destruir as leis de proteção existentes e que são elogiadas no exterior.

 

Eles confundiram o partido com os interesses particulares deles” — Nelson Jobim, ministro da Defesa, sobre a reação do PMDB às demissões na Infraero

 

O PETRÓLEO É NOSSO. Os tucanos, que são contrários à criação de uma nova estatal para explorar o pré-sal, decidiram ir para cima da Petrobras. O senador Álvaro Dias (PSDB-PR) recebeu sinal verde e ontem começou a coletar assinaturas para criar a CPI da Petrobras. A comissão vai investigar patrocínios, contratos e pagamento de royalties. Na largada, coletou 20 das 27 assinaturas necessárias. Entre elas, as dos senadores Pedro Simon (PMDB-RS) e Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE).

 

Lobby

 

A caravana para Israel foi rearticulada ontem na Comissão de Segurança Pública.

Três deputados vão conhecer inovações tecnológicas bélicas. Só falta pedir ao presidente, Michel Temer (PMDB-SP), que a Câmara banque a viagem.

 

A mira

 

Um dirigente nacional do PT avalia que a candidatura do prefeito de Nova Iguaçu, Lindberg Farias, ao governo do Rio, não é para valer. Sua verdadeira meta seria disputar o Senado. Para isso, precisa ter força para desbancar Benedita da Silva.

 

Desespero no Senado

 

A sucessão de escândalos no Senado não poderia vir em pior hora. Os mais experientes dizem que a tendência de vários senadores é adotar uma postura agressiva nas cobranças ao presidente da Casa, José Sarney (PMDB-AP). Este comportamento está sendo chamado de “Síndrome de 2010”. Vários senadores, em situação eleitoral difícil, apostam no discurso moralista, na tentativa de melhorar suas chances de reeleição.

 

O caso Infraero deixou uma ferida

 

O senador Pedro Simon (PMDB-RS) discursou ontem em defesa do ministro Nelson Jobim (Defesa). Afirm ou que a direção do PMDB devia estar discutindo o lançamento de uma candidatura própria nas eleições presidenciais de 2010, e não cargos no governo Lula. Enquanto isso, assessores do ministério percorriam os corredores do Congresso com a lista das indicações feitas pelo PMDB. Dela constavam as ligações dos nomeados e os salários que recebiam.

 

SOBRE a reforma eleitoral, o senador Francisco Dornelles (PP-RJ) diz: “O voto em lista é um golpe dos políticos que controlam os partidos e não têm votos, contra os que têm voto”.

 

O PROCURADOR do Ministério Público do Trabalho, Otavio Brito, sugeriu ao ministro Carlos Lupi (Trabalho) ampliar o tempo de concessão do segurodesemprego para os resgatados do trabalho escravo.

 

APROVADO em tempo recorde na Câmara, 51 dias, o Estatuto do Torcedor. O ministro Orlando Silva (Esporte) quer agora votar no Senado até junho.

Nenhum comentário: