quinta-feira, maio 07, 2009

BRASÍLIA - DF

Operação desembarque


Correio Braziliense - 07/05/2009
 

Primeiro, foi um estremecimento entre o ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima (PMDB), e o governador da Bahia, Jaques Wagner (PT). Agora, foi a vez do deputado Jader Barbalho (PMDB-PA) começar discretamente a se afastar do governo de Ana Júlia Carepa no Pará. No PT, há uma suspeita de que o PMDB ensaia aos poucos um afastamento programado do governo Lula. E, daqui para frente, se os interessados em uma aliança com os petistas para 2010 não se mexerem, vão perder. O PMDB se prepara para ficar cada vez mais distante do PT nos estados e, mais à frente, na hora de discutir a campanha presidencial, mostrar um quadro de incompatibilidades que impeça o casamento. Para alegria dos tucanos, que estão com a rede pronta esperando para receber outros peemedebistas.


Vem por aí...

...Uma nova operação da Polícia Federal, daquelas interestaduais de peso, que envolve os chamados “alvos sensíveis”, ou seja, gente ameaçada de sequestro. Já está inclusive autorizada pelo Ministério da Justiça. 

Enquanto isso, no Senado

O senador Álvaro Dias (PSDB-PR) retomou a coleta de assinaturas para criar a CPI da Petrobras. Dois do PMDB já assinaram, Pedro Simon (RS) e Jarbas Vasconcelos (PE). Se o governo não agir, outros vão engrossar a lista. 

Lula está chamando 

O presidente fará uma reunião com a bancada do PT. Quer colocar os pingos nos is no que se refere ao relacionamento com o PMDB, as votações na Casa e, de quebra, pedir calma no que tange aos cargos que o partido entregou aos demais aliados. Leia-se o Ministério de Relações Institucionais. 

Promessa de Sarney 

Em audiência com o ex-deputado Chico Vigilante e diversos representantes dos sindicados dos vigilantes do país, o presidente do Senado, José Sarney, prometeu colocar todo o empenho pela aprovação do projeto da deputada Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) que cria um adicional de risco de vida para os profissionais da área. “É muito justo”, disse o presidente. Hoje, são 1,6 milhão de vigilantes cadastrados na Polícia Federal. 

Termômetro 

Um grupo de deputados começou ontem a colher assinaturas para a criação de uma frente parlamentar contra a lista fechada, aquela em que o eleitor escolhe o partido e a legenda escolhe a ordem de eleição de seus candidatos. A intenção das excelências com essa nova frente é medir o número de votos contra a proposta, um dos poucos itens da reforma política com chances de prosperar na Câmara. 

No cafezinho...

 
 

Sem casamento, por favor 
Os deputados receberam assim a notícia de que não será mais possível demorar meses para que as excelências entreguem os relatórios sobre projetos legislativos. “Não pode namorar. No máximo, ficar”, brincou o deputado Eduardo Gomes (foto), que já havia adotado essa medida na Comissão de Ciência e Tecnologia. 

Timing 
Em plena ressaca do escândalo das passagens, funcionários da WebJet distribuíam brindes ontem pelos gabinetes do Senado. O regalo tinha alvo certo: as secretárias dos senadores, encarregadas de escolher a companhia aérea que transportará a excelência com o dinheiro da cota de passagens. Como brinde, os servidores ganhavam uma sacolinha de pano, um mousepad, um bloco de anotações e um aviãozinho de brinquedo. 

Façam suas apostas 
A maioria dos petistas acha que o pedido de reintegração do ex-tesoureiro Delúbio Soares não será aceito na reunião desta sexta-feira, em Brasília. A conferir. 

Sondagem 
O Sindicato dos Trabalhadores do Judiciário e do Ministério Público da União (Sindjus) publicou em seu site uma pesquisa sobre a sucessão de Antonio Fernando de Souza na Procuradoria-Geral da República. Em primeiro lugar aparecia ontem à noite a subprocuradora Ela Wiecko, com 2.323 votos. Ela é seguida do procurador-geral do DF, Leonardo Bandarra, que nem candidato é, com 2.094.

Nenhum comentário: