domingo, fevereiro 10, 2013

Um sonho a mais - VERA MAGALHÃES - PAINEL


FOLHA DE SP - 10/02


Em gestação, o novo partido de Marina Silva recorrerá a agressiva estratégia de mobilização virtual para arregimentar as 500 mil assinaturas necessárias ao reconhecimento da sigla pela Justiça Eleitoral até outubro. Grupo da ex-ministra que coordena a coleta de adesões desenvolve página na internet cujo destaque é a área na qual simpatizantes poderão baixar as fichas de apoio, imprimi-las e copiá-las. Os sonháticos serão instados a remetê-las a endereços divulgados no site.

Biodiversidade 
A despeito das regras que Marina pretende estabelecer para filiações, como a identificação com as propostas de sustentabilidade da nascitura sigla, o processo de coleta de adesões será irrestrito. Qualquer cidadão poderá subscrever o pedido de criação da sigla.

Pente-fino 
Quatro especialistas em direito eleitoral estudam, em Brasília, as regras para validação de assinaturas. Isso porque o TSE tem se mostrado rigoroso ao legitimar nome e identificação de eleitores que subscrevem a fundação de legendas.

Trending topics 
Um dos nomes debatidos pelos marineiros para identificar o novo partido é uma hashtag: "#rede". A ideia é que a expressão sirva como convocação de adeptos via Twitter e Facebook a partir de sábado.

Está escrito 
A possível candidatura de Michel Temer ao governo paulista, colocada à mesa por Lula, é vista com ceticismo pelo PMDB-SP. Em deliberação de dezembro passado, os peemedebistas referendaram como prioridade do vice-presidente sua manutenção na chapa reeleitoral de Dilma Rousseff.

Pirâmide 
O PT produzirá diagnóstico atualizado dos estratos sociais para embasar a revisão programática que norteará congresso em 2014. O objetivo é calibrar o discurso eleitoral aos anseios da "nova classe C". Ex-Ipea, Márcio Pochmann coordena o estudo, cujo lema é "o povo como protagonista".

Selo 
Após editar portaria vetando a vinculação do Minha Casa, Minha Vida a programas estaduais, o governo federal estuda agora normatizar eventos de lançamento de unidades habitacionais.

Como assim? 
Auxiliares da presidente Dilma Rousseff relatam que, a despeito do investimento federal, governadores enviam convites à Esplanada como se o programa fosse patrocinado com recursos dos próprios Estados.

Copyright 
O governo prepara também novas campanhas publicitárias para promover o Minha Casa, Minha Vida, de olho na vitrine eleitoral para o ano que vem.

Novas... 
Renan Calheiros (PMDB-AL) nomeou para a chefia de gabinete da Presidência do Senado Luiz Fernando Bandeira de Mello, advogado-geral da Casa na época do escândalo dos atos secretos, em 2009, e consultor legislativo quando o atual presidente enfrentou processo no Conselho de Ética.

... alianças 
Bandeira de Mello, que havia sido nomeado para a Advocacia-Geral por Garibaldi Alves (PMDB-RN) para fazer cumprir na Casa a súmula antinepotismo do STF, atuava agora como chefe de gabinete do hoje ministro da Previdência.

Santo de casa 
O Centro de Convenções Ulysses Guimarães, local onde ocorreu o encontro de Dilma com prefeitos na semana passada, não tem alvará de licença de funcionamento. No evento, a presidente chegou a pedir um minuto de silêncio pela tragédia de Santa Maria (RS).

Outro lado 
A assessoria do centro confirmou que faltam seis itens dos 100 pedidos pelo Corpo de Bombeiros, todos "relativos aos corrimãos e suas espessuras".

com FÁBIO ZAMBELI e ANDRÉIA SADI

tiroteio
"É oportunismo fazer discurso de oposição perante a opinião pública tendo cargos e ocupando ministério no governo Dilma."
DO DEPUTADO MARCUS PESTANA (PSDB-MG), para quem o governador Eduardo Campos (PSB-PE) teve postura ''ambígua'' na eleição das Mesas do Congresso.

contraponto


Folia sem fronteiras

Assim que assumiu a liderança do PSB no Senado, Rodrigo Rollemberg (DF) se reuniu nesta semana com o presidente do partido, Eduardo Campos, em Brasília. Após discutirem os trabalhos no Congresso, o senador foi convidado pelo governador de Pernambuco para participar da tradicional festa do Galo da Madrugada, em Recife.

Rollemberg agradeceu dizendo que tinha outros compromissos na capital federal.

E emendou, brincando:

-Vou ficar para representá-lo na filial daqui, o Galinho de Brasília!


Nenhum comentário: