sábado, janeiro 11, 2014

Nas asas de Cabral - BERNARDO MELLO FRANCO - PAINEL

FOLHA DE SP - 11/01

Depois de transportar as crianças, a babá e o cachorro Juquinha, o governador Sérgio Cabral (PMDB) agora empresta helicópteros do Estado para estrangeiros em visita ao Rio. Em dezembro, os governadores de Maryland (EUA) e Buenos Aires (Argentina) decolaram três vezes com aeronaves oficiais. Os voos ocorreram no mesmo mês em que Cabral, depois de uma pausa motivada pelos protestos, voltou a requisitar os helicópteros para passar fins de semana em sua casa de praia.

Voo panorâmico Em 7 de dezembro, a comitiva de Maryland embarcou para um "sobrevoo no Grande Rio", segundo relatório da Subsecretaria Militar da Casa Civil do Estado. O helicóptero decolou da Lagoa, onde turistas pagam até R$ 1.400 por pessoa para sobrevoar a cidade.

A regra é clara O governo diz que o empréstimo dos helicópteros está "de acordo com as regras de uso de aeronaves oficiais". Em agosto, decreto de Cabral limitou os voos a poucos passageiros: governador, vice, secretários e presidentes de empresas públicas. As únicas exceções são os chefes do Legislativo e do Judiciário estadual.

Vai ou fica? Após prometer pela terceira vez entregar os cargos no governo Cabral, o presidente do PT no Rio, Washington Quaquá, voltará a discutir o assunto com a cúpula nacional do partido. Ele pega a ponte aérea na terça-feira para se reunir em São Paulo com Rui Falcão.

Mesmo barco Líder nas pesquisas do Estado, Anthony Garotinho (PR) ironizou a indecisão e voltou ontem a chamar os petistas de "turma da boquinha". "Cabral e o PT vão sair do Palácio Guanabara pela porta dos fundos", atacou o deputado.

Voz do Brasil Depois de três dias de silêncio, Dilma Rousseff recorreu ontem ao Twitter para comentar a barbárie no Maranhão. Foi o mesmo expediente usado há um mês após a pancadaria entre as torcidas de Vasco e Atlético-PR em Joinville (SC).

Monólogo Ao se refugiar no microblog em vez de dar entrevistas, a presidente evita ter que responder a perguntas incômodas. Um exemplo: "A senhora ainda pretende apoiar a campanha de Roseana ao Senado?"

Escambo Do presidente da Câmara, Henrique Alves (PMDB-RN), sobre a guerra na base aliada por espaço na reforma ministerial: "Aceitamos trocar o Ministério da Integração Nacional pelo das Cidades, em um gesto de desprendimento e colaboração com a presidente Dilma."

Basta O ex-presidente do PT José Eduardo Dutra não quer mais ouvir reclamações de dirigentes do PSB sobre a nota petista com ataques a Eduardo Campos. "Tudo bem, esse texto foi uma lambança, mas já deu de mimimi', né?", disse, no Twitter.

Luz... Campos encomendou novas pesquisas para medir o potencial das candidaturas de secretários cotados para sucedê-lo. Estão no páreo Tadeu Alencar (Casa Civil), Paulo Câmara (Fazenda) e Danilo Cabral (Cidades).

... própria Campos sabe que estará ocupado com a corrida presidencial, que o afastará da disputa em Pernambuco. Por isso, dessa vez terá mais dificuldades de eleger um "poste" que em 2012.

Fico O presidenciável avisou a aliados que o governador do Piauí, Wilson Martins (PSB), deve permanecer no cargo até o fim do mandato, em vez de disputar o Senado.

Visita à Folha Rodrigo Garcia, secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo, visitou ontem a Folha. Estava com Alexandre de Moraes, advogado.

TIROTEIO
"A pressão não nos incomoda. A presidente saberá reconhecer a dimensão de cada partido na hora da reforma ministerial."

DO DEPUTADO MÁRIO NEGROMONTE (PP-BA), sobre a disputa entre seu partido e o PMDB pelo comando do Ministério das Cidades na reforma da Esplanada.

CONTRAPONTO


Comida de tubarão
Candidato do PV ao Planalto em 1998, o deputado Alfredo Sirkis (PSB-RJ) fazia uma "barqueata ecológica" na costa do Recife quando seu motor enguiçou. Atrasado para um compromisso, ele avisou à mulher e a uma aliada:

-Vou voltar para a praia a nado!

Na chegada à areia, o verde se empolgou ao notar que todos os banhistas olhavam para ele. Pensou que finalmente estava sendo reconhecido, até que viu as placas avisando que o mergulho estava terminantemente proibido.

-Logo imaginei a manchete de jornal: "Candidato a presidente é devorado por tubarão"...

Um comentário:

Anônimo disse...

A questão é que esses protestos assustam qualquer um, é uma questão de segurança o uso de helicópteros, tem muitos vândalos por aí.