sexta-feira, dezembro 06, 2013

Camarão e desinformação - RENATO FERRAZ

CORREIO BRAZILIENSE - 06/12
Em 1º de janeiro, todos os carros fabricados ou vendidos no Brasil a partir de então deverão ter air bag e freios ABS. Esse pequeno detalhe vai salvar mais vidas do que a indústria das multas via pardais - aquela que faz brilhar os olhinhos dos governantes, independentemente de partidos. Como sempre, o novo traz dúvida. Por isso, levamos uma questão relativamente boba às instituições públicas, federais ou distritais, ligadas ao segmento: o carro modelo 2014 produzido em 2013 poderá ser vendido normalmente, sem air bag e ABS, no ano que vem?
Crise: ninguém soube ajudar. O DFTrans respondeu, pelo Facebook, em 39 minutos. Um recorde. Mas apenas sugeriu procurar o Detran. Esse, por sua vez, não tem redes sociais - usa as do GDF e nem sequer se dá ao direito de responder ao cidadão. O Denatran também julga as redes sociais sem importância. A ouvidoria da instituição, contatada por e-mail pelo site oficial, fingiu-se de morta. A Secretaria de Defesa do Consumidor, do Ministério da Justiça, não respondeu - nem pelo Facebook nem pelo Twitter. Ligamos para o 156, opção 4, do DFTrans. Mandaram acionar o 154, do Detran. Nenhum atendente sabia. Um adepto do "aumento" das causas nefastas da mobilidade sugeriu que o contribuinte fosse "pessoalmente" ao Detran (provavelmente, de carro). Outro servidor sugeriu procurar o Contran. A atendente de lá, por sua vez, pediu que fosse enviado um e-mail para a coordenação-geral de trânsito. Aguardamos resposta desde 28 de novembro.

Bem, isso mostra, no fundo, que o serviço público brasileiro é ruim, muito ruim. Às vezes, aqui no jornal, até sabemos de episódios em que algum barnabé surpreende positivamente o cidadão: é raro, às vezes vira até notícia! Recentemente, Abdel Hamid, da Embaixada da Jordânia, mandou-me um e-mail felicíssimo com o atendimento recebido por equipe da UPA do Núcleo Bandeirante. Ué, lembrei-lhe: isso não passa de obrigação! Uma semana depois, a real: transtornos com grevistas da CEB em Ceilândia; desordem no trânsito em frente ao Buriti, motivada pelas polícias, enfermeiros, puxa-sacos. E, para aumentar ainda mais a acidez estomacal do pagador de impostos, o Correio descobre que o GDF gastou recentemente R$ 2,8 milhões para comprar 804kg de camarão, 540 potes de sorvete.Um luxo! 

Ah, carro sem air bag e ABS continuará à venda. Até, claro, acabar o estoque.

Nenhum comentário: