segunda-feira, outubro 07, 2013

Paulo Coelho X PT - ANCELMO GOIS

O GLOBO - 07/10

Paulo Coelho, em e-mail ao amigo Zé Dirceu, manifestou irritação com a versão espalhada pelo governo sobre sua saída da Feira de Frankfurt. Ele teria pedido privilégio em relação aos outros escritores, inclusive um auditório com mil lugares.
O escritor disse que sua saída, como se sabe, foi um protesto. É que autores como Eduardo Spohr, Thalita Rebouças e Raphael Draccon não foram convidados.

Segue...
Segundo o Mago, ele foi procurado, segunda passada, por Marta Suplicy, por meio do amigo comum Fernando Morais, seu biógrafo:
— A ministra disse que havia conseguido meu auditório de mil lugares. Eu nunca pedi isso.

Mas...
Gente do governo afirma que Galeno Amorim, ex-presidente da Biblioteca Nacional, fez várias promessas ao agente literário de Coelho, inclusive o tal auditório.

Só que o substituto dele na FBN, Renato Lessa, defende tratamento isonômico para todos.

Outra...
A Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN) prepara um ato contra o fato de só haver um escritor negro entre os 70 selecionados — o carioca Paulo Lins
— para a Feira de Frankfurt.
A polêmica foi levantada pela imprensa alemã.

De volta pra casa
Até 2015, a Petrobras, que este ano está completando 60 anos, vai fechar 38 de seus escritórios e empresas fora do Brasil. A ideia é se concentrar na exploração do Pré-Sal.
A informação é da presidente Graça Foster à revista “Brasil Energia Petróleo e Gás”, que circula esta semana.

E a tal desindustrialização?
Apesar de ter perdido espaço no emprego total a partir de 2008, o ministro Marcelo Neri exibe, hoje, no Ipea, números que mostram que a indústria tem índice crescente de trabalhadores com carteira:
— O Brasil tem hoje o mesmo percentual de emprego na indústria que o observado na Alemanha (em torno de 21%) e maior que o dos EUA (15%).
É. Pode ser.

Lei Roberto Carlos
De Paula Lavigne sobre a posição do grupo “Procure saber” nesta questão das biografias não autorizadas:
— Pior do que não saber, é saber errado. A imprensa divulga de forma errada os propósitos do grupo. É uma campanha desigual, onde a mídia distorce os nossos objetivos por interesses próprios. “Lei Roberto Carlos?” Quem propõe mudar a lei é a Associação dos Editores, Anel. Não somos a favor de proibir ou censurar. Somos contra a violação da intimidade e da privacidade de uma pessoa, direitos dos mais caros e delicados da nossa Constituição.

No mais...
Calma, gente! Sem demissão
A Rádio Corredor do Itamaraty diz que o diplomata Eduardo Saboia, que organizou a operação que trouxe ao Brasil o senador boliviano Roger Pinto Molina, será punido com 90 dias de suspensão. Ou seja: não será demitido.
A conferir.

Cabana da Serra
Com a UPP no Complexo do Lins, o restaurante Cabana da Serra, no alto da Grajaú-Jacarepaguá, fechado há muitos anos por falta de segurança, pode, quem sabe?, voltar a ser ponto de muito namoro.
O lugar acabou servindo de base da Polícia Civil, na operação de ontem, no Complexo do Lins.

Boate em Miami
A Miroir, boate badalada da noite carioca, vai descobrir a América. Em novembro, uma festa no Hotel Delano, em Miami Beach, vai marcar o lançamento internacional da marca.

Pelé no cinema
Milton Gonçalves vai participar deste novo filme sobre Pelé, de produção americana, ainda sem nome, e com roteiro dos irmãos Jeff e Michael Zimbalist.
Ele interpretará o jogador Waldemar de Brito, que levou Pelé, então com 15 anos, para o Santos.

Retratos do Brasil
Quinta, às 1 1h40m, bem em frente ao Copacabana Praia, uma mulher se desesperou ao dar de cara com quatro jovens (três negros e um branco) vindo em sua direção, na calçada.
Entrou correndo no hotel puxando a filha de uns 10 anos.

Só que...
Os garotos ficaram furiosos. Um deles entrou no hotel e avisou: “Qual é, tia? Achou que a gente ia te roubar? A gente é que devia ir na delegacia dar queixa contra a senhora. Racista!”

Nenhum comentário: