sexta-feira, setembro 27, 2013

Prós e contras - ELIANE CANTANHÊDE

FOLHA DE SP - 27/09

BRASÍLIA - Não bastassem os 30 partidos já existentes, vêm aí o Solidariedade e o Pros (Partido Republicano da Ordem Social), aprovados pelo TSE na noite de terça-feira e lançados ao mar como boias salva-vidas para políticos insatisfeitos com suas atuais agremiações e, principalmente, para candidatos em busca de uma sigla, qualquer sigla, para disputar em 2014.

O Solidariedade, criado por Paulo Pereira da Silva, o Paulinho da Força Sindical, repete a trajetória e até o nome do sindicato, depois partido, de Lech Walesa, na Polônia. E é mais um, como o PSB, que ameaça fazer oposição a Dilma e ao PT em 2014. O PSB, com a candidatura própria do governador Eduardo Campos (PE). O Solidariedade, possivelmente apoiando o tucano Aécio Neves.

E o que é, afinal, o tal Pros? Qual a sua ideologia? Quais os seus líderes? Quais as suas intenções? Ainda não se sabe. Talvez nunca se venha a saber. Seu dono, ops!, seu mentor e articulador é o famoso quem? Um tal de Euripedes de Macedo Júnior, ex-vereador em Goiás.

O mais curioso, ou assustador, é que imprensa, opinião pública e mundo político se distraíam discutindo a Rede Sustentabilidade e a fusão do PPS com o PMN, que foi um espirro, deu em nada, enquanto o Solidariedade era gerado e o Pros trabalhava em silêncio para colher as assinaturas (apesar de bem questionáveis e bastante questionadas).

Até se falou um pouco no Solidariedade, mas esse Pros surge agora como por encanto, e a Rede, de Marina Silva, está no limbo até o limite da filiação partidária, na semana que vem. Como pode o Pros, sem líder conhecido e sem rastro, colher as assinaturas direitinho, e a Rede, puxada por uma pré-candidata com 20 milhões de votos e em segundo lugar nas pesquisas, não conseguir fazer o dever de casa?

Com ou sem o novo partido, aderindo ou não ao PEN, a candidatura Marina começa mal.

Um comentário:

matuto disse...

Nada que o "jeitinho brasileiro" não dê conta!
O Pros é uma sigla que traz em seu bojo a ética e a moral que faltam nos partidos existentes!
O que achou da retórica? Digna?
Mandem suas respostas para:
Ah! deixa prá lá!!!